É bem verdade que por conta de uma legislação penal branda e cheia de equívocos a violência e a insegurança tomam literalmente conta de todo nosso país, mas no caso da Paraíba o problema vem tomando uma dimensão realmente preocupante, ficando claro que salvo algumas operações pontuais em bairros mais pobres, comprovadamente não existe uma política de segurança púbica com início meio e fim, tentando assim minimizar tal beligerância, que já ceifou no corrente ano 231 vidas, sendo que só na capital no feriadão da Páscoa ocorreram 21 homicídios, superando capitais como Fortaleza, Natal e Salvador. O que existe de fato é muita gente circulando armadas em nossas ruas, comprovando a entrada fácil de armas no Estado e a falta de operações diárias e planejadas para combater tal mal.
A BELIGERÂNCIA NA PARAÍBA II
Tal estado de coisas poderia ser combatido com a reestruturação da policia rodoviária estadual que se encontra praticamente extinta, para que assim fossem fechadas de forma permanente as nossas fronteiras, evitando a entrada de armas, drogas e marginais. Paralelo a tal providencia, deveria ocorrer à desativação da inútil Operação Manzuá que já se exauriu totalmente com o tempo, pois ninguém em sã consciência vai tentar passar por quaisquer dos seus postos se porventura estiver irregular, preferindo, portanto, utilizar um via secundária. Com a desativação da Manzuá, as suas centenas de homens seriam divididas em dezenas de equipes volantes, utilizando micro-ônibus com computador ligado a SSP-PB, para assim in-loco levantar dados das pessoas e veículos abordados. Com tais operações ocorrendo em locais diversos, seja nas estradas ou nas cidades e sem aviso prévio, se teria o resultado realmente esperado por todos. O resto é conversa para boi dormir.
O CASAMENTO REAL
A semana que termina, praticamente foi perdida, pois a nossa imprensa não cuidou de outra coisa a não ser do casamento dos jovens da realeza inglesa Williams e Kate Middleton. O tal ‘casamento do século’ pode até gerar algum dividendo político e até financeiro para os súditos ingleses, mas qual a importância de tal evento para o povo brasileiro? Maquiavel já dizia: “na falta de pão, ofereça circo ao povo”. Foi exatamente isso que tivemos, a população brasileira mesmo faltando hospitais, moradias, boas escolas, empregos, chorou emocionada e riu muito com o casamento real e esqueceu por alguns momentos os dissabores do nosso cotidiano. Que venha logo o próximo casamento da realeza.
O PORTAL DA PREFEITURA É PARA INGLÊS VER
O novo site de notícias da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) cujo layout, totalmente modificado e com novas ferramentas de navegação, foi lançado nessa semana. Durante o lançamento, o prefeito ressaltou que o novo portal de notícias além de promover a inclusão digital e divulgar o trabalho realizado pela Prefeitura, também abre uma janela a mais para a participação da população. “O novo portal promove ainda mais a transparência entre a gestão e os internautas, onde eles terão mais recursos de acessibilidade para participar e acompanhar a nossa administração. A partir de agora o nosso portal passa a dialogar ainda mais com a população”, afirmou a secretária de Comunicação Social, Lívia Karol.O subscritor deste blog oferece um doce ou um picolé de graviola a quem conseguir obter uma simples resposta de um pleito,uma sugestão, uma critica feito através do citado portal, seja de algum secretário municipal ou até mesmo do mais simples assessor. Como estamos num momento bem inglês por conta do casamento real, tal portal deve ser apenas para inglês ver.
A SAIDA DE DUTRA E O REGRESSO DE DELÚBIO
No Brasil, salvo Janio Quadros, ninguém renuncia nem a porteiro de cemitério e somente bobo acreditou na historia de José Eduardo Dutra,.que com uma justificativa mais furada do que urupemba remendada, deixou o importantíssimo cargo de presidente nacional do PT por razões de doença. Conquanto o leitor não tenha percebido, a questão é que o ex-presidente Lula colocou a faca no peito do mesmo, para volta do ex-tesoureiro daquela legenda Delúbio Soares e Dutrapreferiu uma saída estratégica a ter que conviver com tal personagem que se encontra encalacrado até o pescoço no processo do Mensalão.Essas pessoas precisam saber que não podem zombar assim de nossa inteligência.
A FISCALIZAÇÃO DO HOSPITAL DE TRAUMAS
Na semana que passou o Representante do Ministério Publico visitou o Hospital de Traumas e revelou que encontrou ali diversas irregularidades e também lamentou que a imprensa não tivesse tido acesso as dependências daquele hospital de emergência. Mesmo correndo o risco de traumatizar alguém, este aprendiz de digitador por uma questão de justiça, deve esclarecer que irregularidades ali existiram em todos os governos e com relação proibição da entrada da imprensa também sempre existiu. Ou seja, quiseram na verdade criar factóides.
O DETRAN MAIS UMA VEZ NAS PÁGINAS POLICIAIS
Mais um servidor do Detran foi flagrado praticando irregularidades na 8ª Circunscrição da cidade de Sapé. O servidor Antonio Tavares de Sá Filho que é servidor do órgão há 24 anos e que já foi chefe daquela Ciretran. Os escândalos no Detran são facilmente explicáveis, ou seja, decorre da impunidade ali reinante, seja por conta de diretores sem vinculo com aquele órgão, seja por conta de corporativismo para o mal de alguns servidores que nomeados para que apurem os fatos fazem corpo mole e processos administrativos mal elaborados que geram total impunidade daqueles servidores fora-da-lei.Como a corregedoria do Detran agora é dirigida por um delegado de polícia, que se imagina ter compromisso com o Estado e consequentemente com aquele órgão, espera-se que enfim todos os malfeitores de malfeitorias reconhecidas sejam punidos.
Esta coluna é publicada em sete portais e no [http://www.blogdopedormarinho.com]