Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

PARAÍBA 430 MORTOS EM 100 DIAS

Ontem em edição especial do Jornal A União e em outros veículos de comunicação, o governador Ricardo Coutinho anunciou muitas realizações nas mais diversas áreas do seu governo com de 112 obras, umas já iniciadas e outras para os próximos dias, num investimento da ordem de R$ 800 milhões. Claro que todos torcem pelo sucesso da nova gestão, mas falar em bons resultados em algumas áreas da segurança publica, doeu nos ouvidos e mexeu com a nossa inteligência, pois como explicar a ocorrência de 430 mortes em 100 dias, ou 150 por mês, ou cinco por dia.  Contra números não existem argumentos. Pois não?

FOTO OFICIAL DIFERENTE

Por falar em Ricardo Coutinho, o mesmo na sua gestão, inova mais uma vez e após refutar foto oficial por entender como culto indevido, resolveu agora instalar nas repartições sete painéis com imagens de paraibanos e paraibanas de diversas regiões do Estado que serão utilizados como imagens oficiais do Governo da Paraíba e afixadas em todas as repartições públicas do Estado. A iniciativa, pioneira na política brasileira, mostra a tradicional foto oficial de Governo ilustrada por quem é fonte de todo poder público: o povo. Ninguém jamais poderá dizer que Ricardo Coutinho não é diferente.

DOM ALDO, ESSA ALMA QUER REZA

O Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto se tornou conhecido por pregar uma coisa e fazer outra completamente diferente. Assim foi com a política que proibiu aos seus padres, mas ele mesmo não sendo candidato, sempre esteve na linha de frente, atuando inclusive como fiel escudeiro do ex-governador Cássio Cunha Lima, censurando inclusive com veemência a Justiça quando da cassação do seu mandato de Cássio. Com a posse de José Maranhão, avisado de que alguns convênios do Estado com a Diocese poderiam ser cassados Dom Aldo mergulhou num silencio sepulcral, mas agora volta à cena fazendo na imprensa, rasgados elogios ao governador Ricardo Coutinho. Essa alma quer reza, alguém duvida?

ABÍLIO: TAVINHO NÃO SERÁ CANDIDATO A PREFEITO       

Apesar de revelar sua disposição para disputar a prefeitura de João Pessoa em 2012, o vereador Tavinho Santos não deve ser o escolhido do PTB para entrar na briga. O presidente estadual do partido, Armando Abílio, descartou o nome do parlamentar e informou que a legenda só deve lançar candidatura própria se algum “nome de musculatura” se filiar ao partido. Pois é, faltam a Tavinho os principais, votos e dinheiro.

A PLACA DO AEROCLUBE

O aeroclube sempre utilizou parte do seu terreno para alugar para publicidade de terceiros. Agora para surpresa de todos, colocou lá na sua esquina um outdoor com uma pomba da paz, com os seguintes dizeres: “Queremos paz. Terrorismo jamais”. Pelo visto os mesmos ficaram bem traumatizados com a atitude do prefeito Luciano Agra, que de posse de uma precária liminar da Justiça, demoliu toda a pista daquele clube. Em tempo: Paralelo à campanha SOS Aeroclube, que visa arrecadar donativos para a reconstrução da pista destruída, a diretoria já instruiu seus advogados a moveram ação contra o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), para que ele arque do próprio bolso, com todas as despesas de asfaltamento da pista do Aeroclube orçadas em R$ 1 milhão.

O INEXPLICÁVEL NOME DO COLÉGIO CHICO XAVIER

Quem passa pelo Bairro do Bessa fica sem entender o nome Chico Xavier, postado na placa de uma escola a ser inaugurada hoje. Mesmo existindo milhares de paraibanos ilustres e muitas leis aprovadas e sancionadas dando o nome de paraibanos a colégios da edilidade, o prefeito Luciano Agra, quem sabe orientado pelos mesmos assessores que aconselharam a demolição no Aeroclube, preferiu literalmente pisar em tais leis e homenagear o médium mineiro Chico Xavier, importante líder do Espiritismo, porém sem qualquer vinculo com a Paraíba e muito menos com João Pessoa. Pelo visto o nosso prefeito deve ter ficado bem impressionado com o filme sobre Chico Xavier, ora em exibição nos cinemas brasileiros. Pior é que existem ainda dois colégios prestes para serem inaugurados e pelo visto devem ser denominados apenas e tão somente pela vontade do senhor prefeito. Vamos aguardar os nomes.

PRESIDENTE DO TJ QUER OUVIR COMUNIDADE

Mesmo existindo uma resolução definitiva do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, para que os tribunais obedeçam ao horário de expediente das 9h às 18h o presidente do Tribunal de Justiça Abraham Lincoln, quer ouvir advogados, servidores e a população em geral sobre o horário de funcionamento daquele Poder. Vai ver tal resolução vai ser letra morta, igual aquela de retirada de nomes de pessoas vivas dos prédios da Justiça e que jamais foi cumprida por aqui.

JORNALISTA ASTIER GANHA PRÊMIO DE POESIA

O jornalista Astier Basílio foi o vencedor do Festival Poesia Encenada do Sesc, versão 2011, com o poema “Romance em Feitio de Oração a Senhora dos Navegantes”. Ele e mais 16 poetas participaram da finalíssima ocorrida no dia 8 abril, a partir das 19h30, na Área de Lazer do Sesc Centro João Pessoa e que contou na abertura com a apresentação de “Ensaios Fotográficos”, espetáculo do Grupo pessoense Teatrália, dirigido por Ana Valentin.O segundo lugar do festival ficou com “Linaldo Guedes”, que defendeu a poesia “Gêmeos”, cabendo a terceira classificação a “Michel Costa”, que escreveu “La Negra”.

JORNALISTA ASTIER GANHA PRÊMIO DE POESIA II

A revelação ficou com o jovem ator e escritor Carlos Lucas Gomes, com “Cabedelo, meu porto seguro”, numa das performances que mais despertaram o interesse do público. Já o prêmio de melhor poema coube a “Romance em Feitio de Oração a Senhora dos Navegantes”, criado por “Astier Basílio”, enquanto o de melhor intérprete ficou com’ o “Grupo Cia Nós 2” defendendo a poesia Corpos Líquidos de Nyka Barros.O Festival Poesia Encenada contou esse ano com 95 inscrições da chamada grande João Pessoa, incluindo poetas de cidades circunvizinhas à capital (Bayeux e Cabedelo) e de Campina Grande. 34 poemas participaram de duas eliminatórias nos dias 6 e 7, sendo que 17 estiveram na final.

RUBENS NÓBREGA ESTRÉIA EM NOVO JORNAL

Por falar em bom jornalista, quem estréia hoje no jornal da Paraíba é o competente Rubens Nóbrega, que durante cinco anos foi o agraciado pelos próprios colegas de imprensa como o melhor do estado. Rubens deixou as paginas do Correio da Paraíba onde trabalhou por longos anos e agora vai abrilhantar com o seu impecável texto as paginas do Jornal da Paraíba. Perde o Sistema Correio,  ganha o Jornal da Paraíba e muito especialmente os leitores paraibanos.

CANTORA PARAIBANA ISABEL BARBOSA CANTA EM SÃO PAULO

No dia 13 de maio, sexta-feira, às 20h, a soprano paraibana Isabel Barbosa participa do recital Duo Bel Cantu´s no SESI de Santos com o pianista Ricardo Ballestero. No dia 22 de maio, domingo, às 12h, canta no SESI de São Paulo. Os recitais são da Série Itália-Brasil do SESI Música 2011.Isabel Barbosa nasceu em Esperança, no sertão da Paraíba, foi uma adoção e a mudança para João Pessoa que possibilitou os estudos de música, violino e piano. Foi violinista das orquestras sinfônicas da Paraíba e Rio Grande Norte. Sua nova família a ingressou nos estudos de piano aos 5 anos com Isabel Burity. No violino estudou como curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995 graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College com Marvin Keenze. Em 2007 e 2010 foi graduada e pós-graduada em Canto Lírico, no Conservatório Luigi Cherubini,em Florença.

Esta coluna é publicada em sete portais e no [http://www.blogdopedromarinho.com]