Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

Imagem de Pedro Marinho
CÁSSIO QUER AMORDAÇAR INTERNAUTAS

 Chamado de ficha suja pela imprensa nacional por ter sido cassado por uso de um programa social, quando governava a Paraíba tendo ainda pelos menos dois processos pendentes, o senador Cássio Cunha Lima foi acusado ontem pela imprensa e redes sociais de apresentar emenda           a mini-reforma eleitoral com o propósito de amordaçar aqueles que utilizam as redes sociais para criticar os políticos. Defende o senador a ideia de que a difusão de mensagens e comentários “ofensivos” à honra ou à imagem de candidatos, partidos e coligações seja considerada crime e punível com cadeia e multa para o autor e seu contratante caso a presidenta Dilma Rousseff sancione sem vetos uma lei enviada pelo Congresso ao Palácio do Planalto na segunda-feira 25. De acordo com a emenda do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o autor de mensagens classificadas como criminosas será punido com multa de 5 mil reais a 30 mil reais e com prisão de seis meses a um ano. O castigo para quem o contratou é pior: de 15 mil reais a 50 mil reais de multa e de dois a quatro anos de cadeia. Na justificativa por escrito que apresentou ao defender a criminalização, Cunha Lima dizia que as redes sociais tornaram-se poderosas na formação da opinião pública brasileira, mas “têm tido seu uso deturpado”, especialmente em períodos eleitorais. Não seria mais fácil o político agir sempre com retidão e seriedade?

 

VEREADOR CHAMA A GESTÃO DE HOMERO RODRIGUES DE QUIABO EM GOSTO

 

O vereador Olimpio Oliveira (PMDB) não se fez de rogado e ocupou a tribuna da Câmara Municipal e meteu boca na gestão de Homero Rodrigues que na sua visão é muito medíocre e fulminou: ‘Parece um quiabo, sem gosto’. Já o vereador Rodrigo Ramos acusou Homero de doar dois terrenos a um empresário campinense e assim aumentar a propriedade de tal senhor. O vereador Rodrigo não vai deixar por menos e já promete procurar a Justiça.

 

WILSON SANTIAGO FILHO CORRE O RISCO DE SER CASSADO

 

Na política brasileira mesmo com os rigores da lei Eleitoral trocar de partido ficou muito parecido como trocar de camisa. Na Paraíba não é muito diferente, tanto que temos até o caso de um deputado Federal Walter Brito Neto, que teve o mandato casado por trocar de partido. Mas a punição por infidelidade não parou por ai, pois A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) protocolou, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), petições contra 13 deputados pela perda de mandato por desfiliação partidária sem justa causa. Na lista, aparece o nome do paraibano Wilson Filho, que trocou o PMDB pelo PTB, para assim seguir o sue pai o ex-senador Wilson Santiago que assumiu a presidência de tal legenda na Paraíba. Parece que o comboio do deputado entortou na direção do brejo. Em tempo: Também se encontram nessa mesma, quatro deputados estaduais. Doda de Tião, Wilson Braga, Jandui Carneiro e João Gonçalves.

 

O PILEQUE DO PREFEITO JURANDIR PILEQUE

 

O prefeito Jurandir Pileque da cidade de Taperoá se encontra numa verdadeira saia Justa, tendo em vista que o relator Breno Wanderely e o desembargador Saulo Benevides viram abuso de poder na sua campanha e votaram pela cassação do seu mandato. O julgamento foi suspenso devido ao pedido de vista do juiz Eduardo Carvalho, que não se sentiu completamente convencido para emitir seu voto. Caso a cassação de Jurandir Pileque seja confirmada, quem assume a Prefeitura é a segunda colocada no pleito, Socorro Farias (PSB). Uma noticia dessas é para deixar qualquer um de pileque. 

 

 PASTOR MALAFAIA E A IMERECIDA CIDADANIA

 

Já tratei aqui da banalidade com que se concedem os muitos títulos que foram criados na Câmara Municipal de João Pessoa. Agora par surpresa de todos, a vereadora Eliza Virginia, apresentou projeto concedendo o título de Cidadão Pessoense ao pastor Silas Malafaia, mesmo considerando que o dito cujo além de gritar em nossos ouvidos jamais tenha fez qualquer coisa pela nossa cidade.Comprovando que tais títulos são bem banalizados e que dão dados aleatoriamente, um vereador cujo nome infelizmente não foi revelado declarou para  a imprensa que assinou tal proposição,mas que não concorda de com a mesma. Entenderam? Também não.

 

COMO SER GOVERNADOR SEM VOTOS?

 

O vice-prefeito capital Nonato Bandeira parece que perdeu o prumo e o rumo, pois inesperadamente se lança candidato ao governo da Paraíba pelo seu minúsculo partido o PPS, sem jamais ter sido votado, até mesmo numa mera eleição de sindico de condomínio, já que como se sabe, vice prefeito não é votado nas urnas. É preciso alertar o mesmo que falta apenas combinar com o eleitorado, pois até aqui mesmo na capital boa parte da população sequer o conhece e partir da ponte de Bayeux o mesmo é um ilustre desconhecido.

 

CASSAÇÃO, AQUI E ALHURES – QUE DIFERENÇA! – A FALA DE VIRGOLINO DE ALENCAR

Mais uma do nosso colaborador Virgolino Alencar, a partir deste ponto: ‘Na Itália, o Senado cassou o mandato do todo poderoso Berlusconi, dono de grande rede de comunicação e do Milan, um rico time de futebol.Aqui não se cassa nem o presidente de um time de várzea, porque cartola, nesse país, faz parte da elite intocável. Nem todo cartola, como nem todo político, é desonesto. E estou me referindo aos adeptos da bandalheira.Cassar senador ou deputado? No Brasil, ninguém, nem os juristas do Congresso, nem os juristas das cortes, mostra conhecer a lei que aplica as devidas penas, porém os advogados, ‘et pour cause’, descobrem e bem os caminhos da protelação.As leis e a jurisprudência são assim tão difíceis? Não. Interesses pouco justificáveis é que bagunçam os palcos das decisões’.

ÂNGULO- Fique tranqüilo: sempre se pode provar o contrário. Millor Fernandes

 

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais