Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

Imagem de Pedro Marinho
 O BOTAFOGO E A DISPUTA MESQUINHA E BARATA

 
Ninguém pode em sã consciência negar a substancial ajuda que o prefeito Luciano Cartaxo deu ao Botafogo, ainda no início do seu mandato, cuja ajuda, mais de 1 milhão de reais, foi até questionada por alguns segmentos que entenderam ser ilegal tal doação considerando que o Botafogo é uma empresa particular e que visa lucros. O fato é que com a consagração do Botafogo no último domingo,               se transformou numa arenga política entre o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Cartaxo. O fato é que os políticos de nossa terra mesmo no exercício do mandato conquistado não descem nunca do palanque e tudo se transforma em disputa. Este aprendiz de digitador entende que faltou jogo de cintura a diretoria do Botafogo na condução de tal processo, pois optaram em valorizar o governador Ricardo Coutinho que tem méritos pela intervenção nas duas maiores praças de futebol, mas não tinha o direito de minimizar a importância do prefeito em todo processo de alavancar o nosso até então deficiente futebol. Domingo tivemos a prova de que o futebol profissional na Paraíba pode crescer e alcançar novas conquistas se incentivado, jamais sendo alvo de disputas baratas e mesquinhas.
 
O CABO DE FORÇA ENTRE RICARDO COUTINHO E CARTAXO
 
Mas esse verdadeiro cabo de força não parou por ai e até mesmo uma reunião marcada para ontem no Gabinete do o ministro Aguinaldo Ribeiro que tentava intermediar e solucionar a disputa, não aconteceu, tendo em vista que o Governador Ricardo Coutinho simplesmente não apareceu. Ontem mesmo o governador justificou sua ausência, dizendo que ele não compareceu a citada reunião, tendo em vista que pretende construir um viaduto na entrada do Bairro de Mangabeira, mas a PMJP quer a área para um terminal do BRT.O governador fez tal desabafo em entrevista ao Correio debate, da 98 FM, dizendo ele que o DER fez todos os esforços para ajudar a Prefeitura a encurtar os caminhos na área da mobilidade urbana, mas, que e responsabilidade do município, e fica muito difícil quando a gestão da Capital busca transferir responsabilidade para o Governo estadual. Ricardo criticou a postura da prefeitura em querer tomar o terreno, “Você não pode tomar a área que não lhe pertence. Você não pode chegar e dizer: Eu vou tomar tal área e está acabado, vou usar a força e a violência. Nós vivemos em um estado de direito”. Como se pode observar essa cantilena ainda vai muito longe e quem perde é a população que de certo não elegeu tais senhores que se pudessem avançariam um na goela do outro. Em nome do bom sendo e principalmente em nome de nosso desenvolvimento já passou da hora de encerrar essa pendenga azeda.
 
ESTELA ISABEL DIZ QUE A OPOSIÇÃO NÃO TEM NOMES
 
Colocando mais lenha na fogueira e aumentando o clima de beligerância entre o governo e demais segmentos políticos do estado, a pré-candidata a deputada estadual secretária de Comunicação Estela Bezerra atacou a pré-candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), a governador dizendo que tal candidatura não assusta o Palácio da Redenção. Dentre outras coisas disse Estela: “a oposição não tem candidato”.Revelou ainda a secretária que, os oposicionistas não têm “capacidade” para apresentar críticas construtivas e investem na discórdia. “2014 será decidido em 2014 e nós temos um governo operoso, célere e um partido que chama a atenção nacionalmente. Disse também que a gestão RC tem a compreensão do que está construindo para a Paraíba e para o Brasil”, disse. Por fim a pré-candidata ainda soltou veneno contra a atual bancada de oposição na Assembleia Legislativa, dizendo que muita coisa precisa mudar ali: ‘repaginada’ na Assembleia Legislativa. “É preciso ter uma grande mudança”, defendeu.
 
DEPUTADOS DE OPOSIÇÃO – LEXOTAN NELES
 
Ainda sobre a disputa ferrenha entre Governo e oposição, o líder do governo na Assembleia Legislativa deputado Hervazio Bezerra, considerado um dos mais ardorosos defensores da atual gestão, fez, um diagnóstico sobre o atual comportamento dos parlamentares da bancada de oposição na Casa e constatou que os adversários da administração estão sofrendo de depressão e calafrios por não conseguirem contrapor as ações do Governo do PSB no Estado. “Eles estão extremamente preocupados com as ações do Governo em todas as regiões do Estado, cada um na sua área de atuação, porque são muitas as ações do Estado, mas esses deputados vão se preocupar muito mais, porque o governador estará dando a ordem de serviço lá no trevo de Mangabeira “, disse.Hervázio lembrou ainda que na semana passada, por exemplo, o governador inaugurou o Centro de Convenções, fato que deixou os deputados ‘numa crise profunda de depressão’.Como gosta de enfatizar o próprio governador: Lexotan neles.
 
VEREADOR TUCANO ACREDITA QUE ALIANÇA ENTRE CÁSSIO E RICARDO SERÁ MANTIDA
 
Mesmo defendendo candidatura própria do seu partido o PSDB o vereador de João Pessoa Luiz Flávio (PSDB) disse que acredita na manutenção da aliança do senador com o governador Ricardo Coutinho (PSB) nas próximas eleições. O tucano Luiz Flávio disse que o PSDB e PSB têm projetos políticos que “já caminham juntos” em outros estados e afirmou que “Cássio dará o melhor encaminhamento” ao ninho tucano na Paraíba. Lembrando que o senador foi escolhido pelo PSDB para intermediar alianças com o PSB em todo o país, o vereador disse que acredita na permanência da aliança de Cunha Lima com Coutinho em 2014.
 
VEREADOR RENUNCIA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE GUARABIRA,

Após nove meses de mandato, o presidente da Câmara Municipal de Guarabira, o vereador Lucas Porpino (DEM), renunciou ao cargo, na tarde desta terça-feira (5). Em carta renúncia, o parlamentar alegou que os compromissos pessoais estão atrapalhando a gestão à frente da mesa-diretora da Câmara. “Tenho me esforçado para cumprir os compromissos que o cargo me obriga, mas sou consciente que não estou rendendo o melhor, pois os assuntos particulares não me deixam exercê-lo como gostaria, logo estou falhando como presidente, vereador e empresário”, disse. “Decidi renunciar ao cargo de presidente para poder dedicar-me ao mandato e continuar meus negócios”. É de se louvar o comportamento de tal vereador, que teve a grandeza de reconhecer suas limitações no cargo que até então ocupava. Seria bom que outras figuras bem agarradas a cargos seguissem o seu exemplo.

ANIVERSÁRIO DE CAIÇARA
 
Hoje quinta-feira, após a missa em ação de graças pelo aniversário da emancipação política de caiçara, que terá início às 19:30 horas, todos estão convidados a visitarem a Fundação Waldemir Miranda e assim prestigiarem a projeção fotográfica “caiçara, 105 anos em 105 fotos”. Será um verdadeiro passeio pelos 105 anos de caiçara através de imagens raras reunidas após anos de pesquisas. Imperdível!Na ocasião também se dará o lançamento do cordel “caiçara, a história em versos”, de José Cruz Luiz.
 
O DESCASO COM O PONTO DE CEM RÉIS E A INÉRCIA DA GUARDA MUNICIPAL

Ontem por volta das 10 horas da manhã em pleno Ponto de Cem Réis, dois moradores de rua, tranquilamente dormiam em dois dos poucos bancos existentes naquele espaço, sem serem incomodados por ninguém. Se o abuso parasse por ai, estaria de bom tamanho, mas os mesmos em plena luz do dia fazem necessidades fisiológicas, sob a base do monumento de Vidal de Negreiros e até estendem roupas naquele importante espaço, numa cena diária que chocam a todos que passam por ali, principalmente os turistas que precisam fotografar aquele espaço.O difícil é entender como a Guarda Municipal com o seu veiculo estacionado ali nas proximidades, permite tais abusos, mesmo tais servidores sabendo que os espaços públicos não podem ser utilizados dessa maneira, ou seja, sendo usufruído por poucos em detrimento da maioria.Tais guardas deveriam ser orientados para de pronto coibir tais ações, que afrontam o direito coletivo e o pior, envergonha a todos nós.
 
TOINHO DO SOPÃO FOI CHAMADO DE DPEUTADO DE QUINTA CATEGORIA
 
Danado da vida Toinho do Sopão utilizou ontem a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, para avaliar como positiva a visita feita na terça-feira à tarde pela “Caravana da Saúde” ao Hospital Arlinda Marques. “Não houve tumulto ontem porque não fomos aos hospitais criar tumulto. No Arlinda Marques, os diretores nos receberam bem e eles são do ramo. Estava tudo organizado. Foi o contrário do que aconteceu no Hospital de Trauma. Lá, o diretor Edvan, que eu nem sei qual é o sobrenome, disse que eu era um deputado de quinta, mas fui eu quem botou ele lá quando votou a favor da terceirização. Me arrependo muito!”, disse. Difícil é entender como um parlamentar indica alguém pára o governo e agora revela que sequer sabe o sobrenome do mesmo. Deve ser exatamente por isso que o tal Edivan o chamou de deputado de quinta.

CARRO E A MOBILIDADE URBANA – VIRGULINO ALENCAR

O sempre antenado colaborador do blogdopedromarinho.com Virgolino Alencar, postou nas redes sociais um excelente comentário sobre a mobilidade urbana um tema muito em moda nos nossos dias. Virgolino a partir deste ponto: “Automóvel é bom, não vamos negar. Quem não gosta de uma máquina zero quilômetro, usada para trabalhar, passear e se divertir, como prêmio de um esforço profissional? É um desejo humano justificável. Contudo, no Brasil, carro está virando saúva(uma velha e conhecida praga dos anos 50, que destruiu a lavoura do país), entupindo as ruas, todos querendo chegar primeiro e ninguém chega a lugar nenhum. Não vou aqui propor acabar com o automóvel. Mas, ou se toma uma providência contra os excessos ou, num futuro próximo, a gente não consegue sequer sair do condomínio.Se é para ficar olhando e alisando a máquina, sem nela andar, de que adiantará ter e não usufruir?
Mobilidade urbana é o programa da moda, porém em planos que não saem do papel.O que fazer, responda quem souber ou for expert na matéria.Eu quero andar e andar em paz”.

CRIME – Não é que o crime não compensa. É que, quando compensa, muda de nome. Millor Fernandes
Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais