Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

Imagem de Pedro Marinho
 301 ASSALTOS A ÔNIBUS E AS PORTEIRAS ESCANCARADAS DA PARAÍBA

 

Mesmo o secretário de Segurança Claudiio Lima, dizendo que a sensação de insegurança na Paraíba e na nossa capital é de ordem psicológica os números não mentem e de janeiro a setembro do corrente ano, exatos 301 assaltos a ônibus apenas na cidade de João Pessoa desmentem tal

autoridade e demonstram de forma cristalina que falta um choque de gestão naquela pasta. Os assaltos são constantes fazendo da vida do usuário um verdadeiro inferno. Existem maneiras de se inibir esse tipo de assalto e claro começa no desarmamento dos meliantes o que pelo visto não tem sido feito, basta ver o número de assaltantes com armas de fogo, o que comprova que as nossas fronteiras e estradas estão desguarnecidas, tendo piorado muito com a extinção da Operação Manzuá que realmente já estava exaurida e precisa ser modificada. Naquela oportunidade o secretário prometeu que iria adotar a Manzuá itinerante, o que jamais aconteceu, pois centenas de homens, veículos e equipamentos daquela operação simplesmente sumiriam. Com a sua extinção aumentou muito  a incidência criminal em todo estado. Pior é que foram colocadas câmeras no ônibus e em outros locais e mesmo reiteradas as atuações dos criminosos que até fazem chacota e posam para as câmeras nada acontece, pois os ladrões são identificados nas imagens, mas a polícia mesmo assim não consegue capturá-los, comprovando que não existe um serviço de inteligência e uma boa investigação. Precisamos de menos estatísticas, aliás, bem questionáveis e questionáveis e evidentemente mais ação policial que mostre ao cidadão, principalmente aqueles que necessitam do transporte coletivo que a as policias estão nas ruas. Andar nas ruas de nossa cidade ou nos nossos ônibus precisa deixar de ser uma ati vidade de risco. 

 

CÁSSIO REVELA QUE AÉCIO NÃO TERÁ PALANQUE PRÓPRIO NA PB 


Há meses não se fala em outra coisa a não ser na possibilidade do senador Cássio Cunha Lima romper com Ricardo Coutinho e assim assumir a candidatura ao governo do estado. Ontem o senador paraibano coordenador da campanha presidencial de Aécio Neves, em entrevista a Folha de S ão Paulo declarou que a importância de um palanque próprio para o senador mineiro na Paraíba é superestimada, jogando assim um balde de água fria sobre as pretensões de quem defendia sua postulação ao Palácio da Redenção. Cícero Lucena que sempre defende tal candidatura vai ter
 que arrumar outro mote para alavancar a sua reeleição para o Senado.

LUCÉLIO PARA O SENADO E AGRA PARA VICE GOVERNADOR

 

O pré-candidato ao governo da Paraíba pelo PMDB Veneziano Vital do Rego, informou pela imprens a que o superintendente da CBTU/JP, Lucélio Cartaxo (PT) e o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), são considerados, como bons nomes para compor a chapa majoritária, em nome das oposições, Lucélio para o senado e Agra como vice-governador. Veneziano fez tal manifestação ao ser questionado pelo repórter, Clilson Júnior, no programa da Rádio Sanhauá, Debate Sem Censura. Para o ex-prefeito Veneziano, as possibilidades de alianças se ampliam com a decisão do ex-governador, José Maranhão (PMDB), de disputar uma vaga na Câmara. O problema é que tanto um quanto o outro jamais foram testados nas urnas e, portanto são verdadeiras incógnitas

 

A FALA DE BIRA DELGADO

 

Bira Delgado nasceu no vizinho estado de Pernambuco, mas há muito adotou a Paraíba como seu estado do coração. Bira é cantor da mais alta qualidade e exímio poeta popular, que realiza shows imperdíveis e costuma como bom cidadão se manifestar sobre tudo que pensa, seja na imprensa ou nas redes sociais. Esta semana ele Bira, mesmo sem merecimento o mesmo elogiou este aprendiz de digitador, Bira a partir deste ponto: “O jornalista Pedro Marinho, não usa sua pena para floreios vadios. Escreve bem e correto, mas sua pena é ponta de espada, está sempre a serviço de uma causa nobre.

 

 

MAIS UMA LICENÇA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) empossa, nesta quinta-feira (31) durante a sessão ordinária, o advogado e suplente de deputado estadual Vital Costa (PP). Ele vai substituir a deputada Daniella Ribeiro (PP), que tirou licença de três dias para tratamento de saúde e 120 dias de interesse particular. Diferente de outros deputados, Daniela Ribeiro tirou licença sem vencimento por 120 dias, até porque ficaria difícil a mesma explicar uma licença remunerada para prestigiar alguém que acabou de ingressar no partido PP, que é controlado aqui na Paraíba por sua família. Seria muito bom que os outros deputados licenciados agissem assim.


LUIZ COUTO CHAMA PRESIDENTE DO PT JACKSON MACEDO DE MENTE VAZIA

 

A respeito da nota assinada por Jackson Macedo querendo enquadrar os petistas que servem a gestão estadual, o Padre Luiz Couto sempre ferino disse que o mesmo não tem o que fazer e é mente vazia e fica fazendo essas besteiras. Já Macedo não deixou por menos e tachou Couto de ingrato, pois lembrou que no passado quando era seu amigo e aliado, protestou e exigiu segurança para o mesmo, que se encontrava ameaçado de morte. Disse textualmente Macedo: “Naquela época soltei nota em solidariedade e ele na me chamou de mente vazia…”

 

VAMOS ACABAR COM A CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIARIA  PARA APOSENTADOS DO SERVIÇO PÚBLICO

 

Por falar em Luiz Couto toda bancada paraibana está apoiando o fim da contribuição previdenciária para aposentados do se rviço público, com exceção de Couto, que sendo petista já demonstrou sua posição contrária. Tal contribuição foi criada em 2003 no governo Lula, sob a alegação que era para salvar a Previdência, obrigando o servidor que já pagava a vida toda para receber o benefício que terminou sendo tributado de forma totalmente injusta, pois existe apenas para os servidores inativos e seus pensionistas. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006 prevê a extinção gradual da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos pagos pela Previdência Pública aos inativos. Tal desconto vai até 11% sobre os vencimentos que ultrapassarem o teto da Previdência Social, hoje de R$4.159. A PEC 555 esta tramitando na Câmara desde 2010 e quer reduzir 20% a cada ano, sobre o total cobrado dos inativos, até ficar completamente extinto, após os 65 anos de idade. Estando praticamente num ano eleitoral é hora de os órgãos de classe, pressionarem os parlamentares em Brasília para que tal PEC entre na pauta de votações.

 

A COVARDE AGRESSÃO A UM CORONEL EM SÃO PAULO

 

Na semana que terminou o Brasil assistiu uma cena jamais vista um coronel da Polícia Militar, no exercício de sua difícil atividade, foi violentamente agredido e desarmado por malfeitores e só na sofreu mais, inclusive com risco de vida, em razão da pronta intervenção de outros militares que salvaram o oficial, que teve braço e clavícula quebrados. Por força da frouxa legislação os malfeitores continuam livres leves e soltos. O pior é que não se tem noticia de uma simples visita do povo dos Direitos Humanos a esse operador da segurança pública, mas se fosse para defender os direitos dos manos, com certeza tais pessoas já teriam se pronunciado, inclusive com bastante veemência. É verdadeiramente uma inversão de valores.

 

  A REFORMA DA PRAÇA DA PEDRA

 

O prefeito Luciano Cartaxo conforme promessa recentemente feita, já iniciou a intervenção na Praça do Trabalho, mais conhecida como da Praça da Pedra. Seria bom aproveitar o ensejo e rever o pavimento ali da Rua da Republica que se encontra em péssimo estado de conservação, mesmo sendo aquela rua uma das mais antigas e importantes da capital com grande fluxo diário de veículos. Além da praça citada, seria bom o prefeito não esquecer a Praça João Pessoa, abandonada nas gestões de  Ricardo Coutinho e Luciano Agra, bem como as praças Antonio de Pádua Carvalho, defronte a antiga Proserv, Antonio Pessoa em Tambiá, Praça do Carro antigo, na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, indevidamente chamada de Retão de Manaíra e a Praça Pedro Gondim, em péssimo estado de conservação, servindo inclusive de moradia de moradores de rua.

 

JOACIL DE BRITO PEREIRA E O RANÇO DO FREI ANASTÁCIO

Todo mundo que conhece a história da Paraíba sabe que Joacil de Brito Pereira, foi um dos grandes paraibanos do seu tempo. Joacil exerceu diversos cargos importantes, inclusive foi deputado federal conhecido pela sua cultura e pelo destemor que brigava por tudo aquilo que acreditava, sendo respeitado por tudo e por todos. Além de grande político, Joacil que era advogado e grande tribuno, foi um dos nossos melhores intelectuais com vários trabalhos publicados, tendo inclusive dirigido a nossa Academia Paraibana de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Pois bem, esta semana o deputado Frei Anastácio teve coragem de votar contra a indicação do nome do mesmo para batizar a nova Academia de Polícia Civil, sob o argumento de que ele foi advogado dos patrões nas lutas dos camponeses contra o latifúndio. Ou é muita inocência ou é pura maldade, pois o advogado trabalha para quem o contrata, independente de credo, cor, situação financeira ou ideologia política. A propósito, o sempre antenado Tião Lucena sem seu blog lamentou o ranço do Frei e lembrou  “…que o deputado nem parece  é do PT, o mesmo PT que, para alcançar a Prefeitura de São Paulo, estendeu a mão a um dos maiores corruptos desse país, Paulo Maluf”.Muito boa a lembrança de Tião.

PRIVATIZAÇÃO DA COLETA DO LIXO

O vereador Renato Martins (PSB) utilizou ontem a tribuna da Câmara Mun icipal e lamentou que a CEHAP queira construir 4 mil casas e até agora não tenha recebido autorização da PMJP. Lamentou ainda o inexplicável reajuste em mais de 40% do custo com terceirizadas da coleta do lixo apenas neste primeiro ano de Cartaxo, bem como a dificuldade que vem impondo a PMJP para que o Governo do Estado construa o trevo d Mangabeira. A propósito, o vereador Lucas de Brito também falou sobre o reajuste do lixo e lembrou que aprivatização dos serviços (de natureza essencial, segundo o inc. VI do art. 5° da Lei n° 7.783/1989) de captação e transporte de lixo está para ocorrer, em João Pessoa, com um acréscimo de mais de 50% do custo em relação aos valores do início do ano. Quem pagará essa conta pouco razoável será o contribuinte pessoense.  Ai tem, podem apostar, ou seja, colocaram o bode na sala para depois tir ar. O fato é que jamais se viu tanto lixo espalhado pela cidade, quem sabe para assim justificar um negócios desses que deve ser bom apenas para aqueles que estiverem envolvidos em tal transação, jamais para o povo. 

 

RICARDO BARBOSA ALERTA: EM CASO DE ROMPIMENTO FICA COM RICARDO COUTINHO

Mesmo prometendo lutar com todas as forças para manter a aliança que elegeu Ricardo Coutinho em 2010, Ricardo Barbosa que é cria da casa de Ronaldo e irmão de criação dos filhos do mesmo, já se manifestou e  surpreendeu, no Programa Conexão Master, ao avisar que se o senador Cássio  Cunha Lima romper com o governador Ricardo Coutinho para se candidatar a governador, ele, Ricardo Barbosa, ficará onde está, ou seja, ao lado do governador.Ricardo Barbosa recentemente foi apontado como um dos melhores assessores da gestão de Ricardo Coutinho e deve se afastar brevemente para disputar um novo mandato na Assembleia Legislativa. As coisas se complicaram para o secretário executivo do PAC/PB, Ricardo Barbosa, que teve suas contas da campanha de 2010 rejeitadas por unanimidade pela corte do Tribunal Superior Eleitoral, mantendo a decisão do TRE-PB.

 

 

COMPETÊNCIA- Para dirigir um avião qualquer, só se habilita quem é sabidamente competente. Mas para dirigir um país todo mundo se acha c apacitado. Millor Fernandes

 

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais