Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedroRICARDO COUTINHO PROMETE PAGAR SEGUNDA PARCELA DO 13º NO DIA 10 DE DEZEMBRO

 

Todo mundo sabe que o governador Ricardo Coutinho definitivamente não mantém uma boa relação com os servidores, em razão das medidas duras que teve que adotar no início de sua gestão, para segundo ele adequar a folha que estava acima da Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora seguindo uma boa estratégia o mesmo vem adotando medidas em tese, simpática ao funcionalismo. Ontem o mesmo garantiu o pagamento da segunda parcela do 13º salário para o dia 10 de dezembro. Ele ressaltou que foi o único gestor estadual que pagou a primeira metade do 13º no meio do ano e afirmou que seu governo está fazendo todos os esforços para honrar com o pagamento da folha de pessoal.

 

DILMA VAI APOIAR AGUINALDO RIBEIRO NA PARAÍBA

 

Um dia desses tratei aqui sobre os poucos apoios recebidos até agora pelo pré-candidato ao governo do estado Veneziano Vital do Rego (PMDB) e lembrava que Ricardo Coutinho meses antes do pleito já contava com o apoio de quase duas dezenas de partidos. Pra piorar mais ainda um levantamento do Jornal Correio Brasiliense, publicado nesta segunda-feira (14), mostra os aliados dos principais presidenciáveis do país nos estados para 2014. A reportagem que aponta os candidatos a governador aliados da presidente Dilma Rousseff diz que o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), será o candidato do Palácio do Planalto na Paraíba. Excluindo o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PDDB), da lista dos que farão palanque para reeleição de Dilma, o levantamento afirma que Aguinaldo Ribeiro é o candidato de Dilma ao governo da Paraíba. Por cima de queda coice.

 

CARTAXO DEFENDE QUE PETISTAS DEIXEM OS CARGOS NO GOVERNO

 

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), disse nesta segunda-feira (14), que defende que todos os filiados do partido deixem os cargos que ocupam no governo do PSB na Paraíba, como determina resolução nacional, criada após o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), anunciar rompimento com o Governo Federal e orientar os socialistas a deixarem o governo Dilma. “A resolução é nacional e deve ser seguida nos estados. Acho que o afastamento dos cargos deveria ser natural, espontâneo. Seria um processo natural aqui na Paraíba”, afirmou. O discurso por aqui pode ser até esse de abandonar os cargos mas aqui no vizinho estado de Pernambuco a coisa não é bem assim, pois os petistas estão bem divididos deu-se ali uma verdadeira bifurcação: sair ou ficar no governo de Eduardo Campos? E a legenda optou pelos dois caminhos. O grupo ligado ao senador Humberto Costa e ao deputado federal João Paulo decidiu pelo desembarque. A ala vinculada ao ex-prefeito João da Costa reluta em entregar as posições conquistadas nas máquinas do Estado e da capital, Recife.Ou seja, tudo como dantes no quartel de Abrantes.

 

PREFEITURA DA CAPITAL: UMA LICITAÇÃO QUE PODE CAIR NA LATA DO LIXO
 

Segundo o portal Giropb, escrito pelo jornalista José Euflávio, a Emlur vai privatizar a coleta de lixo de João Pessoa e para tanto está publicando edital para fazer a licitação, com gastos da ordem de meio bilhão de reais, conforme o edital. O contrato com a empresa que ganhar será de quatro anos. A coleta de lixo de João Pessoa é feita atualmente pelas empresas Ambiental, Marquise e também pela mais nova aquisição da administração do prefeito Luciano Cartaxo: a empresa Revita é ligada ao ex-deputado Zé Dirceu, condenado no processo do Mensalão e que chegou para atuar em João Pessoa em janeiro através de um contrato de emergência. Na prática 20 por cento da coleta é feita pela própria Emlur através de funcionários da empresa e os que são contratados de forma temporária. Se privatizar a coleta de lixo e passar a ser apenas uma espécie da agência reguladora, a Emlur será obrigada a demitir pelo menos 700 pessoas de seus quadros, ficando com apenas 300 funcionários de carreira.

 

 

PREFEITURA DA CAPITAL: UMA LICITAÇÃO QUE PODE CAIR NA LATA DO LIXO II

 

 

 

A empresa ganhadora do certamente deverá abocanhar pelo menos 70 por cento da coleta de lixo, ficando os outros 30 por cento com a empresa Marquise, de propriedade de empresários do Ceará, também donos da TV e Rádio Tambaú em João Pessoa. A empresa Revita é ligada ao PT e atuava em Salvador quando os petistas administravam a cidade. Quando ACM Neto ganhou a Prefeitura, a Revita migrou para João Pessoa. Pois é, se for para sair da atual situação em que o lixo tomou conta de praticamente de toda cidade vale apena sim, desde que seja uma licitação transparente e que todos possam concorrer em igualdade de condições conforme determina a lei das Licitações, pois ultimamente duas licitações foram questionadas, a primeira foi com relação à Zona Azul e a segunda da Funjope para aluguel de banheiros químicos, denunciada neste espaço, cujo edital derrubava todas as empresas concorrentes, deixando apenas uma delas no páreo, o que motivou a gritaria dos empresários do ramo e a consequente anulação da tal licitação, que será realizada em outra data sem a ilegal e absurda exigência. Em tempo: Agora fica explicada aquela visita que José Dirceu fez a nossa capital em plena campanha eleitoral, dizendo que estava vendo uns negócios no Porto de Cabedelo, ou seja, sua visita aparentemente não tinha o com água e sim com lixo.

 

A FALA DE RENAN PALMEIRA

 

A proposito do anúncio do prefeito Luciano Cartaxo (PT) com relação ao concurso público do Magistério, o sempre antenado Renan Palmeira, que inclusive foi candidato a prefeito no último pleito estranhou o anuncio e registrou nas redes sociais: ‘Oprefeito Luciano Cartaxo (PT) aproveitou o DIA DOS PROFESSORES para anunciar novamente a concurso de Educação da Prefeitura de João Pessoa, pela quinta vez oficialmente em onze meses , Luciano faz referência ao concurso da educação que até o presente momento não tem data certa apenas diversos pronunciamentos divulgados e um edital vazado’. Renan Palmeira sabe das coisas.


BRASÍLIA: ABRAM-SE AS PORTAS PARA O COMPANHEIRO CARTAXO

 

Quem pode se dar muito bem com o rompimento do PSB com o governo de Dilma Rousseff é o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, pois enquanto as torneiras podem se fechar para Ricardo Coutinho a ordem em Brasília á atender todos os pleitos do nosso alcaide, que tem tudo para desenvolver uma excelente administração, desde que faça uma boa mexida na sua equipe de secretários, pois tem muita gente nomeada no início do ano que até agora não disse para que veio e sequer a população os conhece, pois vivem aboletados nos respectivos gabinetes e fogem das ruas como o diabo foge da cruz. Secretários e assessores assim, não servem a Cartaxo nem a ninguém.

 

PENHORA CONTRA RÁDIO SANHAUÁ


O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) requereu ao juiz da 16a Vara Cível da Paraíba a penhora on line das contas bancárias dos sócios da Rádio Sanhauá de Bayeux Ltda, a decretação da despersonalização jurídica da empresa e ainda, a expedição de ofício à Receita Federal, para que seja informada a existência de ativos patrimoniais em nome da Rádio. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) requereu a execução judicial de dívida atualizada no valor de R$ 197.901,45, decorrente de débito autoral confessado pela Rádio Sanhauá de Bayeux, relativo ao período de outubro de 2007 a agosto de 2012. Wilson Braga nem se fez de rogado e atribuiu tal situação da emissora a sua nora Jussara Moreno Braga, que assumiu o comando da empresa.

 

AOS MEUS NETOS  – HOMENAGEM NO DIA DAS CRIANÇAS

 

Tenho quatro netos, mas verdadeiramente hoje tenho três crianças na minha vida, considerando que a neta Bruna já se tornou adulta.Com relação as crianças devo destacar os meus netos Mariana, Pedro Augusto e Gabriel.Nem precisa dizer a alegria de tê-los, pois além do filhos eles são naturalmente a nossa esperança de ter plantado sementes do bem na nossa terra.Nesta data repetidamente e sempre, sempre e sempre, quero dizer o quanto os amo e quanto vejo neles a esperança de um mundo melhor e que eu e Ana minha esposa, tenhamos – mesmo de forma modesta contribuído para isso.Quero neste dia especialmente, cantar o meu amor por eles, pela inocência que transmitem e pelo amor que nos devolve a cada dia e que funciona para nós – eu e Ana – como um sentimento verdadeiro da palavra AMOR. Disse certa feita Johann Goethe “Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a” Seguindo tal ensinamento é exatamente isso que fazemos todos os dias e eles nos devolvem tal sentimento em dobro.Obrigado a eles por nos ensinar o sentido de nossa existência e o verdadeiro significado da palavra VIDA. Amo vocês. Republicado em razão de diversos pedidos.

 

DURVAL FERREIRA DESCOBRE QUE FALTAM RECURSOS PARA PAGAR OS COMISIONADOS

 

A nossa Câmara Municipal só conta hoje com cerca de 90 servidores efetivos e mais de 500 comissionados, o que gera evidentemente sério inchaço na folha de pagamento se agravando tal quadro, quando ocorre eleições para a mesa diretoria quando são criados novos cargos para agradar os vereadores-eleitores. Agora passada as eleições para a Mesa-Diretora da Casa de Napoleão Laureano, eis que o presidente Durval Ferreira descobre o que todos já sabiam não existem recursos financeiros para tal farra de gratificações e outras benesses, tanto que até mesmo algumas gratificações que foram dadas aos servidores efetivos foram retiradas sem qualquer comunicado prévio, gerando choro e velas.Resta saber o que irão fazer os vereadores para cortar seus cabos eleitorais agraciados com tais gratificações que agora deixarão de existir, até a nova eleição da Mesa-Diretora.


FACA CEGA JÁ AFIOU BEM A FACA

Por falar na Câmara Municipal e suas dificuldades financeiras, depois da Assembleia Legislativa com quatro deputados licenciados, vem agora o verdadeiro pagode de licenças na Câmara Municipal, para beneficiar titulares e suplentes e quem paga a conta é e será sempre o contribuinte otário. Alguém poderia perguntar: por que 121 dias, ora, exatamente para driblar a lei que só admite se convocar o suplente para prazo superior a 120 dias, ou seja, de 121 em diante. É mole? Quem irá pedir licença por 121 dias para tratar de assuntos pessoais será o vereador Djanilson da Fonseca (PPS), conhecido também por ‘Faca Cega’. Com a licença de Djanilson, ocupará a vaga Eduardo Carneiro, irmão do superintendente da Lotep, Fábio Carneiro. Eduardo Carneiro será da ala que apoiará Ricardo Coutinho e é o primeiro suplente da coligação PT-PPS e obteve 2.693 votos. Como se pode observar a faca de Djanilson já está bem afiada. Aqui de jeito nenhum, já que os nossos os políticos são bastante sérios, mas lá fora os suplentes na ânsia de assumirem as titularidades dos mandatos, mesmo que provisoriamente, doam 50% de tudo que receberem ao titular do mandato, que ao final fica durante toda licença com um salário e meio, o que convenhamos cura qualquer doença.

 

COMO CONTRATAR MAGISTRADOS SEM O PESSOAL DE APOIO

 

A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Maria de Fátima Bezerra, anunciou a realização de concurso público para o preenchimento de vagas para juízes. “Nós temos urgência em fazer o concurso para magistrado tendo em vista que temos mais de sessenta unidades vagas, sem juízes, e fica muito difícil oferecermos uma prestação jurisdicional satisfatória quando nós não temos magistrados para atender a população”, justificou. De fato a Justiça da Paraíba, segundo o CNJ está entre as dez mais lentas do País. A presidente Fátima Bezerra, ainda afirmou que os aprovados no concurso de 2008 estão sendo contratados de acordo com a possibilidade orçamentária do órgão”. Ah bom, difícil é entender que não existindo dinheiro para contratar aquelas pessoas já aprovadas desde 2008, vá aparecer agora dinheiro para contratar magistrados e mais difícil ainda é saber como os mesmos irão trabalhar sem pessoal de apoio nas Varas judiciais e cartórios. Seria mais ou menos a mesma coisa que contratar delegados sem que o mesmo contasse com os escrivães e agentes de polícia para realização dos trabalhos.

 

SEVERINO SERTANEJO NO BLOG DO PEDRO MARINHO

 

Tenho a honra e o privilégio de contar no blogdopedromarinho.com, com colaboradores permanentes como Gilvan Freire, Chico Pinto, Tião Gomes, Ramalho Leite, Lourdinha Luna, Cleanto Gomes Pereira, Padre Djacy Brasileiro, Virgulino Alencar, Pedro Cardoso da Costa, além do professor e conferencista paulista Tom Coelho, que escreve para algumas dezenas de portais brasileiros. Agora para enriquecer mais ainda essa leva de talentos que é uma verdadeira seleção do jornalismo e de nossa cultura, o nosso novo colaborador é nada mais nada menos que Luiz Nunes ou Severino Sertanejo como gosta de ser chamado e que irá para deleite dos nossos leitores, nos brindar com suas poesias que já atravessaram as nossas fronteiras. Seja bem vindo Severino Sertanejo, o espaço é todo seu.

 

O DESCASO NO PRÉDIO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA

 

 O prédio, que abrigava a Casa Civil do Governo e a Procuradoria do Estado, há alguns dias foi interditado sob o argumento de que estava colocando em risco a vida daqueles que trabalhavam ali. Tal prédios com sete pavimentos apresentava várias irregularidades nas condições de trabalho, com riscos à saúde e segurança do trabalhador, o que motivou uma ação cautelar preparatória de civil pública por parte do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, com liminar deferida, e interdição pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Na mesma rua mais adiante outro prédio se apresenta em condições físicas semelhantes, aquele que obriga a Receita Federal e a Procuradoria da Fazenda e não se sabe de nenhum providencia por parte dessas mesmas autoridades, para também interditar aquele prédio.Seria dois pesos e duas medidas?

 

A CANDIDATURA DE JOAQUIM BARBOSA

 

Depois de participar como palestrante da 8ª Conferência Global de Jornalismo, o presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, indagado pelos jornalistas sobre o pleito de 2014, admitiu não torcer por nenhuma dos candidatos colocados até agora, dizendo ser muito difícil a escolha de algum deles. A respeito de ser candidato a presidência o mesmo revelou que não considera entrar na corrida eleitoral de 2014, é possível que se candidate “no futuro”, segundo ele mesmo. “Eu não tenho no momento nenhuma intenção de me lançar candidato à Presidência da República. Pode ser que no futuro surja o interesse”, disse Barbosa. Tal manifestação mesmo que seja para o futuro de certa forma compromete a imagem e ate mesmo os votos de sua excelência, tanto é verdade que o consagrado jornalista Reinaldo Azevedo blogueiro da Veja, ao se colocar como presidenciável, Barbosa deixa no ar a dúvida: virou político agora ou já era quando conduzia o processo do chamado mensalão e fazia demagogia com a toga?Sem duvida uma boa pergunta.

PENSAMENTO

COERÊNCIA- Coerente é o sujeito que nunca teve outra idéia. – Millor Fernandes

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais