Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedroVAVÁ DA LUZ CONVIDA PARA A 5ª CAVALGADA DO INGÁ

No próximo domingo (6) no município de Ingá-PB, acontecerá a 5ª Cavalgada, cuja rota se inicia no Parque e Haras Burity e irá até a Pedra do Ingá por uma trilha repleta de natureza. Ainda no Parque, haverá distribuição de café da manhã e ao chegarem na Pedra, apresentação de trio de forró pé-de-serra. Em seguida os participantes retornarao ao ponto inicial, onde haverá uma feijoada e um bingo de um carneiro. O vibrante secretário de turismo daquele Município Vavá da Luz, reforçou o sentido da cavalgada, pois para ele a rota escolhida, cercada por natureza estabelece o sentido ecológico, juntamente com as atividades nas Pedras Itacoatiaras, considerado Patrimônio da Humanidade. A nossa cultura regional, apresentada por meio dos trios de forró, complementarão o evento. Os participantes deverão aderir comprando a camisa com marca da festa, que permitirá inclusive participar do bingo no encerramento. Realmente imperdível.

 

 VITAL NÃO VINGA COMO MINISTRO, MAS PODE PRESIDIR O SENADO          
Aqui mesmo neste espaço, este aprendiz de digitador já tinha dado uma de Mãe Dinah e escrito que dificilmente Vital do Rego Filho assumiria o Ministério da Integração, pois seria demais para a chamada grande imprensa, dois paraibanos ocupando importantes ministérios do Governo Federal e até escrevi que tal indicação teria que passar obrigatoriamente pelo crivo de Renan Calheiros, o todo poderoso peemedebista e presidente do Senado. Como se sabe tal nomeação aparentemente deu chabu, pois só restou uma promessa de uma longínqua nomeação lá para o mês de janeiro do próximo ano. Ratificando este meu modesto entendimento o jornalista Chico Pinto, com base no que leu na coluna radar da Revista Veja, escreveu o artigo denominado ‘Vital é regra três de Renan’.
VITAL NÃO VINGA COMO MINISTRO, MAS PODE PRESIDIR O SENADO II
Dentre outras coisas escreve Chico Pinto: “Renan quer garantir o processo de sucessão de sua cadeira e deixar o posto para alguém de sua turma. Com José Sarney ameaçando pendurar a gravata e Eunício Oliveira disposto a deixar Brasília para disputar o governo do Ceará. Vital é o favorito para assumir a presidência do Senado”, diz o colunista do Radar Online. ‘Vital do Rego é a regra três de Renan! Um interlocutor do alagoano assegura que o paraibano “já fez dois vestibulares para ficar do tamanho da cadeira: a presidência da CCJ e da CPI de Carlinhos Cachoeira. O ministério seria o último degrau até estar preparado prá chegar ao comando do Senado”. Como a estratégia não funcionou, por enquanto, pelo menos serviu para Vital aprender uma lição básica: aquela que não se pode contar com o ovo ainda incrustado no interior da galinha’.

MAIS UM REFORMA NA ASSEMBLEIA E FÉRIAS MAIORES PARA OS PARLAMENTARES

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba Ricardo Marcelo comentou sobre um curto-circuito que aconteceu no plenário daquela Casa de Leis e já anunciou que irá realizar uma reforma ali no próximo recesso parlamentar, já que “será necessário trocar todo o sistema de cabeamento elétrico no prédio inteiro”. Em relação ao as criticas do governador Ricardo Coutinho sobre as diárias gastas pela Assembleia, Ricardo Marcelo disse que não avalia criticas inconseqüentes e que gasta menos do que seus antecessores. Com relação a tal reforma, que deve ser a trigésima naquele prédio, quem quiser pode anotar ai, mais uma vez irá servir para ampliar o recesso e a folga remunerada dos deputados.

 

VAMOS SALVAR O ACERVO DO JORNAL O NORTE
O jornalista Marcos Tavares faz uma grave denuncia ao informar na sua coluna que a coleção de jornais que compõe a história do extinto O Norte, e, por conseguinte cobre mais de cem anos da história da Paraíba e do Brasil, encontra-se depositada num anexo ao prédio da hoje TV Clube. Dentre outras coisas escreveu Marcos: ‘Como é que uma empresa de comunicação com a tradição dos Associados joga fora esse material tão rico para futuras pesquisas e para se saber como era e foi nossa Paraíba? Invoco aqui a Funjope, a Secretaria de Cultura, o Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, a API para que iniciem uma campanha visando saber onde está esse acervo e em que estado de conservação se encontra. Que destino lhe será dado, já que a história não pode ser vendida como papel velho. Os atuais dirigentes do veículo, que já demonstraram pouco apreço pela Paraíba ao fecharem um dos seus principais veículos, poderiam tentar se redimir doando a alguma instituição ou alguma universidade essa preciosa fonte de informação, para que mais uma vez nossa história não desapareça tragada pelas traças’. Tem razão Marcos Tavares, seria bom as nossas autoridades se movimentarem para salvar tais jornais, bem como o acervo fotográfico que deve existir ali.
A SUSPEITA LICITAÇÃO PARA A ZONA AZUL DA CAPITAL

O vereador Lucas de Brito (DEM), que tem sido uma das mais gratas revelações da Câmara Municipal de João Pessoa, fez um questionamento dos mais oportunos com relação à chamada Zona Azul. O edil questionou o edital aberto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), visando à contratação de uma empresa para gerenciar a Zona Azul no município. De acordo com o parlamentar, o documento é equivocado, já que não traz informações essenciais para a realização da seleção pública e ainda limita a participação de várias empresas. Entre as exigências, o edital prevê a instalação de sensores que detectem os veículos, quando apenas um consórcio dispõe dessa tecnologia e poderia prestar o serviço, cuja exigência só ocorreu em duas cidades brasileiras e na prática não funcionou. “É uma licitação, portanto, inegavelmente direcionada e que já está sendo objeto de impugnação por outras empresas que querem também concorrer na licitação”, declarou o parlamentar. Outro questionamento feito por Lucas é com relação ao edital e detalhes de informações que deveriam constar no processo de licitação. “O documento é omisso quando não especifica o índice de rotatividade das vagas, a taxa média de ocupação e o índice anual de reajuste previsível para as tarifas. A preocupação do vereador é oportuna, pois até mesmo o valor do contrato não foi devidamente detalhado, constando apenas uma estimativa no valor de R$ 24 milhões por cinco anos de concessão. Ora, ora, ora, como o valor do contrato atual é de R$ 2,5 milhões por ano, metade do valor previsto no edital, facilmente se percebe que vem por ai aumento significativo da tarifa da Zona Azul na Capital paraibana. Seria bom o prefeito Luciano Cartaxo ou sua procuradoria explicar melhor tal licitação que parece direcionada para proteger alguém. Por fim, via um aviso, notem o nome de Lucas de Brito pois quem puxa aos seus degenera o jovem político é neto do saudoso deputado federal Joacil de Brito Pereira que marcou época pela sua coragem e altivez.
PREFEITURA QUER TROCAR TAMANDARÉ POR EPITÁCIO PESSOA

Talvez para marcar espaços e criar fato novo, circula por ai a informação de que o prefeito Luciano Cartaxo estaria na intenção de retirar da calçada de Tambaú, o monumento do Almirante Tamandaré e colocar ali o busto de Epitácio Pessoa, que ora se localiza no início da avenida, próximo a Praça da Independência. Ora, o Busto de Tamandaré como é conhecido a varias gerações marca definitivamente aquele espaço e sua retirada dali, seria uma verdadeira afronta a nossa história e aos nossos costumes. Se Cartaxo é marcar espaço, poderia, por exemplo, lembrar de colocar o busto de José Américo de Almeida na avenida que leva o seu nome e assim ajudaria a acabar o péssimo costume – inclusive do próprio prefeito – de denominar aquela Avenida de Beira-Rio. Em tempo: a escritora e pesquisadora Lourdinha Luna, que foi secretária do ex-ministro e governador paraibano, tem o busto do mesmo que tentou inclusive doar a nossa Prefeitura na gestão de Ricardo Coutinho e não se sabe o motivo, tal doação foi rejeitada.

O MAU EXEMPLO DA PREFEITURA QUE JOGA ENTULHOS NA CALÇADA DO CENTRO DA CIDADE

Há quase um mês a Prefeitura fechou um grande buraco na Rua José Artur de Carvalho, que liga a Praça 1817 a Rua 13 de Maio, deixando ali sobre a estreita calçada tudo que sobrou do pavimento retirado, fazendo assim que os pedestres caminhem pelo leito da rua, disputando espaço com os veículos. A questão é que os próprios comerciantes que se localizam ali nas imediações, copiando o mau exemplo da Prefeitura, passaram a jogar seus lixos também na referida calçada, aparecendo no local até mesmo uma armação de algum cartaz publicitário, enfeando mais ainda a esquecida via, que mesmo localizada em pleno centro da capital, não conta sequer com uma placa com o nome do cidadão lembrado naquela artéria, dificultando assim ávida de todos aqueles que procuram aquele endereço.

DE MERCADO MODELO PARA CALL CENTER E FINALMENTE FEIRA DE TROCAS

Em 2012 com pompas e circunstancia, o então prefeito Luciano Agra e o governador Ricardo Coutinho assinaram um protocolo de intenções ara acessão do terreno do antigo Mercado Modelo, visando instalar ali um call Center que geraria aproximadamente 3 mil empregos diretos. Na parceria, o Governo do Estado cedeu o terreno onde seria construído um call center, em regime de comodato, pelo período de dez anos, onde sempre funcionou o Mercado Modelo, mas os últimos trabalhadores de lá estão sendo recolocados pela secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da PMJP. O documento foi assinado pelo prefeito Luciano Agra, o governador Ricardo Coutinho e o diretor-presidente da empresa de consultoria e telemarketing AeC, Alexandre Carlos Costa, oficializando a instalação do empreendimento. A solenidade aconteceu no Palácio da redenção.
DE MERCADO MODELO PARA CALL CENTER E FINALMENTE FEIRA DE TROCAS II

 

Pois bem dia desses, o prefeito Luciano Cartaxo alegando que iria reformar a Praça Napoleão Laureano, defronte a CBTU, cujo superintendente é o seu irmão Lucélio, retirou dali a horrível feira de troças, onde se permuta de tudo, até arma de fogo com numeração raspada e informou e iria recolocar tais pessoas na Praça Antonio de Pádua Carvalho, próximo a antiga Proserv. O fato é que tais mercadores se recusaram ir para o novo endereço e para surpresa de todos, guardas da Sedurb na semana passada, apareceram no terreno do antigo Mercado Modelo, retiraram as cercas e instalaram ali a tal feira de trocas, que de tão indesejável já andou praticamente por toda cidade de João Pessoa. Seria tal media um novo cabo de força entre Luciano Cartaxo e Ricardo Coutinho?Onde vai ser instalada finalmente essa empresa que na visão deles gestores, seria a oitava maravilha do mundo pelos milhares de empregos que iria gerar?
PREFEITA LUCRÉCIA A GASTADORA

Os números podem assustar, mas estão divulgados no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que a prefeita de Joca Claudino, Lucrécia Adriana, gastou até o mês de julho deste ano, o equivalente a pelo menos 100 salários mínimos com diárias civis. O pequeno município já recebeu este ano quase R$ 8 milhões, até julho a prefeitura havia recebido R$ 6.819.816,61. O alto valor em diárias recebido por Lucrécia deve desencadear uma fiscalização do Ministério Público que está analisando gastos exagerados em algumas prefeituras do Alto Sertão.
PENSAMENTO

CIVILIZAÇÃO – Chama-se de civilização o esforço conjunto da humanidade, durante milhões de anos, para se autodestruir estupidamente.–Millor Fernandes

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais