Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

PT DESEJA DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO

 

Por 10 votos contra 1, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores aprovou, na noite desta quarta-feira (18), resolução que coloca principais lideranças da legenda à disposição para disputa majoritária nas eleições de 2014. bloco PT-PP-PSC, formando uma chapa majoritária que represente os anseios populares de mudança e renovação no estado da Paraíba.Entre os nomes colocados à disposição estão o presidente do Diretório Regional, Rodrigo Soares, o superintendente da CBTU Lucélio Cartaxo, os deputados Frei Anastácio e Anísio Maia, além da delegada do MDA e presidente do CREA, Giucélia Figueiredo. EsseS nomes apresentados sofrem de um problema terrível verdadeiramente são inelegíveis, pois nenhum deles tem musculatura para enfrentar uma eleição majoritária. Os dois maiores nomes hoje do PT são Luciano Cartaxo e Padre Luiz Couto e mesmo assim ainda teriam graves dificuldades numa eleição dessa envergadura.

 

PARTIDO DE RC NA OPOSIÇÃO A DILMA

 

Desde quarta-feira o governador Eduardo Campos, que também é presidente do PSB, após reunir membros importantes do seu partido, inclusive o governador Ricardo Coutinho, resolveu entregar todos os cargos que indicados do partido ocupam no governo Dilma, ficando claro que ele Eduardo Campos é candidato contra Dilma e que sua legenda vai rumar para a oposição. Com tal quadro a gestão de RC poderá ser afetada com relação à liberação de verbas federais, podendo até trazer prejuízos a reeleição de Ricardo Coutinho, mas em contrapartida assegura a manutenção da aliança com o PSDB, ou seja Cássio e RC, já que Aécio Neves tem mantido vários contatos com Eduardo Campos e as duas legendas devem caminhar juntas em 2014. A preço de hoje, tal quadro seria péssimo para a reeleição de Cícero Lucena que não ‘engole’ Ricardo Coutinho de jeito nenhum e não teria como subir no mesmo palanque do mesmo.

 

ELEITOR FALOU DEMAIS E FOI CONDENADO

 

A nossa Carta Magna permite a livre manifestação, porém claro, sem ataques pessoais que possam mexer e afetar as honras das pessoas. As redes sociais têm servido muito para os falantes e difamadores, tanto que um eleitor da cidade de Campina Grande utilizou montagens de fotografias da então candidata a Prefeitura Tatiana Medeiros e passou a escrever contra a mesma, inclusive comparando-a com as protagonistas do filme ‘As branquelas’. O fato se transformou numa ação na Justiça e agora o dito eleitor foi condenado a dois meses de detenção e multa. Na sentença escreveu o Juiz: A postagem de nível rasteiro numa rede social como Facebook tem grande facilidade de divulgação”. Aqueles passionais que fazem criticas descabidas com retóricas causticas, cuidado com as eleições de 2014, pois poderão ter o mesmo tratamento do eleitor ora punido.

 

REVOGADO EMBARGO A OBRAS DO ESTADO

 

Tempos atrás no Governo de José Maranhão, o então Superintendente da Sudema do nada resolveu lacrar a Estação Ciência Cabo Branco, para agradar aquele que governava o nosso estado, recebendo naquela oportunidade total desaprovação de nossa população e dos turistas que eram barrados na entrada da Estação, obrigando o governador a revogar a portaria da Sudema e exonerar o seu superintende, que mais adiante foi agraciado com outro cargo. Esta semana atônita a nossa população tomou conhecimento que fiscais da Prefeitura embargaram a duplicação da Perimetral Sul, tocada pelo governo do estado, alegando falta de licença da Prefeitura. No dia seguinte o secretário do Planejamento Rômulo Polari ao tentar justificar a medida extrema deslizou e confessou que a Prefeitura estava esperando recursos e pretendia executar a dita obra, ou seja, um verdadeiro cabo de aço ou disputa de poder. Porém na data de ontem o bom senso prevaleceu e a obra foi liberada, inclusive do Estádio Almeidão que também havia sido interditada. Aleluia.

 

PREFEITURA CRIA MAIS UM ÓRGÃO

 

Por falar em Prefeitura, no início de sua gestão o Prefeito Luciano Cartaxo criou a Secretaria Municipal de Segurança sob o argumento que viria muito dinheiro federal para a nossa Prefeitura, o que até agora não aconteceu, o que veio mesmo foi mais despesas para os combalidos cofres municipais. Agora sem mais nem menos foi criada mais uma coordenadoria que irá se juntar as muitas outras já existentes: A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa. Quanto mais pomposo a denominação do órgão menos serviço prestará a população, servindo apenas como cabide de empregos. A propósito, o Tribunal de Contas já acendeu a luz vermelha com relação a folha de pessoal de nossa Prefeitura que segundo o Portal Sagres daquele órgão registra que o total de servidores, que em janeiro era de 11.945, pulou para 12.520 em julho, catapultando novamente as despesas com a área. Atualmente, mais de 60% dos funcionários mantidos na administração municipal da capital são contratados ou comissionados. Ao todo são 11.548 contratados por excepcional interesse público e 972 comissionados. Em janeiro esse número era de 10.980 contratados e 965 comissionados.
A TRISTE SITUAÇÃO DE CABEDELO

 

A cidade de Cabedelo apesar de figurar entre as cinco maiores cidades em arrecadação do Estado não tem tido muita sorte com os seus gestores. Depois de oito anos da desastrada gestão de José Regis a população daquela cidade apostou em Luceninha que inclusive na campanha informava que já dispunha da bagatela de R$ 8 milhões para resolver o saneamento e a pavimentação de Intermares e até agora sete meses depois nada aconteceu. Pelo visto aquela população foi vitima mais uma vez de estelionato eleitoral. O que vem ainda salvando os moradores daquela cidade é que o governo do estado, através do DER vem pavimentando ruas no loteamento Praia do Poço (antigo Oceania VI), localizado na Praia de Jacaré. O projeto de asfaltamento para o loteamento Praia do Poço já está licitado, abrangendo da entrada da BR-230 até as imediações da Rua Dr. Jair Cunha Cavalcanti. A questão ali é tão grave que alguns vereadores procuram a direção do DER e solicitaram a expansão do projeto para atender as comunidades do Oceania VI, Vila Feliz, Portal do Poço e Praia de Jacaré, estendendo-se até a Estação Ferroviária de Jacaré. Acorda Luceninha.

 

A URGÊNCIA DE MARMUTHE CAVALCANTI

 

O legislador tem que se policiar o tempo inteiro para não cair no ridículo. Esta semana o vereador Marmuthe Cavalcanti saiu com uma verdadeira pérola legislativa, pois para um simples requerimento de voto de aplausos para o juiz Fabiano Moura de Moura, pediu nada mais nada menos do que ‘Urgência urgentíssima’. Como tais votos de aplausos além da bajulação não têm nenhum significado e importância para a população já passou da hora de nossos edis passarem a apresentar propostas que interessem a coletividade.

 

MILANEZ – É LÁ E LÔ

 

O vereador Fernando Milanez dia desses tentou sem sucesso criar mais uma secretaria municipal, que segundo se comenta, tinha endereço certo, o secretário escolhido seria o seu filho Fernando Milanez Neto, que atualmente dirige um órgão da Prefeitura que cuida do patrimônio público. Naquela oportunidade o vereador Milanez até anunciou a sua saída do PMDB, informando que iria desembarcar no PT partido do nosso alcaide. Agora alegando medo de ser pego por infidelidade partidária, permaneceu na legenda enquanto o filho assinou ficha de filiação no PT. Família que segue desunida nas legendas partidárias inevitavelmente estará sempre no poder, não é Milanez?

 

PENSAMENTO

 

Caráter é aquilo que faz você melhor do que é. Ou impede você de ser pior, sei lá. Millor Fernandes

 

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais