Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

  • pedro LÚCIO FLÁVIO É EXONERADO DA CASA CIVIL

    Ninguém fala nada e, portanto não se sabe se o escândalo das contas na Granja Santana foi o responsável pela derruba de Lúcio Flávio, mas o Diário Oficial desta terça-feira (27) trouxe a exoneração ‘a pedido’ do mesmo do cargo de secretário da Casa Civil, entrando no seu lugar Walter Aguiar, conforme publicação no D.O. Lúcio deixa a chefia da Casa Civil para uma função menor, será chefe de gabinete do governador, cargo anteriormente ocupado por Waldir Porfírio. Já William Tejo também ‘a pedido’ deixa a vice-presidência da FUNESC. Como já trabalhei na Casa Civil exatamente no setor onde tais atos eram preparados essa palavra ‘a pedido’, leia-se: o exonerado recebeu um pé no traseiro.


    OS GIRASSÓIS NÃO TÊM MEDO DE ENFRENTAR NINGUÉM EM 2014

    Falando em Ricardo Coutinho, fontes ligadas ao governo do estado asseguram que já dispõem de pesquisas internas que demonstram um quadro bem favorável a Ricardo Coutinho, mesmo numa eventual candidatura de Cássio Cunha Lima ao governo do estado em 2014. Alegam os aliados do governador, que o quadro é bem diferente do que se propaga por ai, ou seja, seria blefe a vantagem de outros candidatos. Tomara que tais pesquisas realmente se concretizem, pois eles recentemente esnobaram Luciano Agra e apostaram todas as fichas em Estelizabel Bezerra para a Prefeitura da capital e o resultado das urnas nem é precisa dizer.

    O INDIGESTO CAFÉ DA MANHÃ

    Houve um café da manhã desta segunda, aqui em João Pessoa, no apartamento do ministro Agnaldo Ribeiro. Dele participaram o deputado Ricardo Marcelo, presidente do PEN, o ex-senador Wilson Santiago e seu filho Wilsinho, do PTB e o prefeito Luciano Cartaxo, do PT, além, claro, do anfitrião e da sua irmã, deputada Daniela Ribeiro, cujo assunto naturalmente foi política, mais precisamente o pleito de 2014. Como tudo indica que no plano nacional o PT andará em 2014 com o PMDB, fica muito difícil saber o que Luciano Cartaxo fazia em tal reunião, já que por aqui o mesmo não pode prometer ou fechar qualquer acordo, pois o próprio presidente nacional do PT Ruy Falcão, colocou como prioridade a aliança entre PT e PMDB. Um café desses pode fazer mal a muita gente.

    CRMs PRETENDEM FISCALIZAR OS MÉDICOS CUBANOS

    Os dirigentes dos Conselhos Regionais de Medicina pretendem mirar todo tempo no trabalho dos quatro mil médicos cubanos, que irão trabalhar no Brasil. A intenção é punir com todo rigor qualquer erro cometido pelos mesmos. Ora, ora, ora, para um órgão conhecido como excessivamente corporativista com os seus e que sempre é acusado de passar a mão nos erros cometidos pelos mesmos, seja nos erros profissionais, seja tais figuras assinando o ponto e fugindo do trabalho, conforme vem mostrando as redes de televisão é estranho que agora tais dirigentes queiram literalmente ‘ferrar’ os médicos estrangeiros.Não seria dois pesos e duas medidas?

    RUY CARNEIRO E A SUA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE DOS PARAIBANOS

    O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) visitou nesta segunda-feira (26) a nova diretoria do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. Ruy fez questão de parabenizar pessoalmente o novo diretor-geral da unidade hospitalar referência no tratamento do câncer, Dr. Péricles Serafim Filho. Ele assumiu o comando do Hospital na última quinta-feira (15) em substituição ao Dr. João Batista Simões.O parlamentar que é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Câmara dos Deputados, disse que o encontro serviu para colocar o fórum à disposição da nova diretoria, bem como para renovar o seu compromisso com o Hospital. Ruy Carneiro além do parlamentar atuante que vem se destacando entre os grandes na Câmara Federal, como representante do povo tem uma preocupação constante com o Hospital Napoleão Laureano, referencia no tratamento e na cura do câncer. Ruy recentemente foi eleito por unanimidade presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer. Ruy também é autor de emendas ao Orçamento Geral da União para beneficiar unidades hospitalares sem fins lucrativos que prestam serviço a sociedade paraibana.

    GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DA CAPITAL NÃO CUMPREM LEI DA TRANSPARÊNCIA

    O cidadão leigo não cumprir uma lei já em vigor já seria um absurdo.O fato é que enquanto o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas da Paraíba já disponibilizaram desde o ano passado para a população a lista com os nomes dos servidores, funções e respectivos salários na internet, a Prefeitura de João Pessoa e o Governo da Paraíba preferem ignorar solenemente a existência da lei e sua exigência. A publicidade dos salários atende à Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.572, de 18 de novembro de 2011), a qual estabelece que as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público, não classificadas como sigilosas, são públicas e acessíveis a todos os cidadãos. Tanto o governador Ricardo Coutinho, quanto o prefeito Luciano Cartaxo, poderiam responder pela grave omissão, pois diz o texto da citada lei que o servidor público que se recusar a fornecer a informação requerida, fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa e impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente e no caso as duas autoridades são os responsáveis em fazer cumprir a lei. Sem querer ser advogado do diabo, a omissão não seria com medo de divulgar os salários dos seus apadrinhados e a população descobrir inclusive que muitos deles sequer trabalham.

    OS BURACOS NO PONTO DE CEM RÉIS E A INTERVENÇÃO NA ÁREA NOBRE DO CABO BRANCO

    Alegando preocupação com a mobilidade urbana, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou recentemente que irá gastar cerca de R4 1,5 milhão de reais, com a calçada do lado direito da Praia do Cabo Branco onde ficam as mansões, grandes hotéis, pousadas e restaurantes, enquanto no calçadão da praia que efetivamente seria de sua responsabilidade mandou colocar cimento no lugar das pedras que se quebraram em razão do uso de patinetes, skates e outros aparelhos.Em pleno centro da cidade, mas exatamente no Ponto de Cem Réis, a situação é a que demonstram as fotos, cuja solução seria apenas pequenas intervenções para corrigir os buracos que podem causar graves acidentes, bem como a base da estátua de Duque de Caxias, que os vendedores ambulantes tiveram a ousadia de retirar o mármore para assim acomodar suas mercadorias, sem falar no ferrugem que vem destruindo a parte de ferro do referido monumento. Ali no centro o descaso é tão grande por parte da Prefeitura que até as caixas de esgoto, são fechadas com latões, como se na existisse tampas em cimento ou ferro, pode-se dize, uma verdadeira gambiarra.

    MARCOS MARINHO: SAUDADE DE ALUÍSIO REGIS

    Quem anda uma fera com a atual prefeita da cidade do Conde, é jornalista Marcos Marinho.O fato é que Tatiana substituiu o seu ex-marido que passou oito anos como prefeito daquela cidade e nada fez, a não ser deixar ali muito lixo e buracos. Diz Marcos Marinho: ‘Dona Tatiana Lundgreen, prefeita constitucional do Conde, um dos mais ricos Municípios da Paraíba e onde encontramos as mais belas praias do litoral nordestino – Jacumã, Praia do Amor, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, Tambaba, Praia Bela… – está fazendo uma administração onde a palavra péssima, se a ela for aplicada, ainda parecerá suave, de tão desastrada que anda a coisa’. Pois é Marcos Marinho, a única diferença da prefeita Tatiana com relação ao ex-prefeito Aluisio Regis é que o mesma não agride os adversários com cipó de boi, na gestão parece que serão iguais em tudo. Seria a convivência por muitos anos? 

    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais