Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

FICHA LIMPA PODERÁ SER APLICADA DAQUI UMA DÉCADA

Aqueles que apostaram na Lei denominada Ficha Limpa podem ficar ainda mais decepcionados no futuro, pois mesmo para 2012 a sua aplicabilidade poderá ser questionada. Depois de anular o efeito da Ficha Limpa sobre as eleições do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF), poderá fazer o mesmo mais adiante. Os próximos julgamentos na Corte sobre a Ficha Limpa indicam que dificilmente a lei valerá integralmente para as eleições municipais de 2012. O artigo 5.º da Constituição diz que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. Diante de questionamentos sobre o alcance do artigo, o STF definiu que o cumprimento de uma punição só começa quando o réu esgota todas as possibilidades de recurso ao Judiciário. Quem viver verá.

WILSON SANTIAGO E A CHORADEIRA

Wilson Santiago logo que tomou conhecimento de sua saída do Senado para a entrada do ex-governador Cássio Cunha Lima, imediatamente contratou uma banca de advogados alegando que o casso de Cássio é diferente, pois os mesmos teria outros processos. Ora, supremo que a Lei Ficha Limpa em nenhuma hipótese vale para o pleito de 2010 e portanto mesmo que Cássio tivesse centenas de processos, o mesmo estaria perfeitamente elegível. Num desses jornais que li ultimamente, alguém escreveu que Wilson Santiago além do mandato deveria perder também a carteira da OAB. Vou mais longe, também o emprego de defensor público, pois triste daquele pobre que tiver a desdita de tê-lo como advogado.

A BUSCA PELO CARGO DE WILSON SANTIAGO

Por falar em Wilson Santiago, a saída do mesmo é tão real que mesmo antes de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) assumir o mandato do mesmo no Senado, já teve início uma corrida de peemedebistas pela Segunda-Vice-Presidência. Proporcionalmente, a vaga cabe ao PMDB, que deve submeter ao plenário o nome do substituto de Santiago. Politicamente, o posto é disputado por ser o segundo na linha sucessória do presidente, José Sarney (PMDB-AP). Os postulantes ao cargo também miram uma estrutura que, atualmente, permite 15 cargos de livre nomeação. Realmente para Wilson é de chorar.

O SUMIDO JULIO RAFAEL

Servidores do Sebrae estão se cotizando para colocar um anúncio no jornal, para assim localizarem o superintendente Julio Rafael que pouco aparece naquele órgão, pois se tornou um verdadeiro turista, ou seja, está sempre viajando.Mesmo constantemente viajando, quem reside no Bessa, vizinho ao Superintendente sabe que ele só não abre mão do luxo e do conforto de um carro Vectra prata, com motorista, que todas as manhãs entre 9 e 10 horas fica estacionado defronte a residência de Julio, com o motor e o ar-condicionado funcionando durante um bom tempo, por exigência sua, que deseja encontrar o veiculo gelado.

A VOLTA DO CAPIM CUBANO

O Grupo Capim Cubano que fez enorme sucesso nos anos 2009/2010 e que depois se separou, promete voltar nos próximos dias com a sua formação original, num grande show aqui na nossa capital. Os membros do grupo constataram que separados a trajetória seria muito mais difícil no concorrido mercado musical daí então o entendimento para o retorno. O vocalista do grupo, o paraibano Yego Gomes, traz no sangue o talento do avô o maestro e compositor João Eduardo, que foi o precursor e patriarca de uma família inteira de talentosos músicos.

A ABSOLVIÇÃO DA PROCURADORA

No maior sigilo o Conselho Superior da Procuradoria-Geral absolveu a procuradora Mônica Figueiredo, da denúncia de que teria feito um parecer, facilitando a indenização de um certo terreno no valor de R$ 4 milhões, cujo terreno na verdade sequer existia.Quando será que nossas autoridades vão aprender que aquilo que é publico tem que se tornar publico e sem subterfúgios. Tal absolvição tem que ter a devida publicidade, inclusive o relatório que a absolveu.
Esta coluna é publicada em sete portais e no [http://blogdopedromarinho.com]

Não é possível comentar.