Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedro VENEZIANO DIZ QUE NÃO É FICHA-SUJA
 
Após noticia de sua condenação, através de sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego, fez questão de divulgar nota através da imprensa e pelas redes sociais em que se diz tranqüilo, com relação a pena de perda dos direitos políticos por três anos em razão de suposta ilegalidade na publicidade institucional do Município. Esclarece Venê, que a decisão de 1ª Instância, por força de lei, não tem qualquer efeito sobre suas condições de elegibilidade, podendo o mesmo ser candidato sem nenhum problema. Diz ainda, que nessa ação proposta em 2008, na 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, o juiz julgou o processo sem conceder o mais singelo dos direitos: o de produzir qualquer prova. Mesmo havendo testemunhas indicadas na defesa e expresso pedido de perícia. Ou seja: depois de quase cinco anos tramitando, sem nenhuma medida cautelar que determinasse a remoção de qualquer publicidade na sua gestão, repentinamente a ação é julgada com evidente e brutal cerceamento de defesa. E conclui: ‘A exemplo de outras tantas demandas, enfrentarei mais uma e quantas surgirem, com absoluta tranquilidade. Seguirei com tenacidade meu propósito de livrar a Paraíba da desumanidade, dos desmandos, do autoritarismo, do desrespeito às instituições e às leis, do descaso com o funcionalismo, com a saúde – hoje totalmente terceirizada – com a segurança, com a educação, enfim: o descaso e o desrespeito com os paraibanos’.
 
PROJETO DE RUY CARNEIRO AMPLIA LEIS DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA       
 
O sempre irrequieto e preocupado deputado federal Ruy Carneiro, vai apresentar na Câmara Federal mais um projeto importante dos muitos que tem apresentado neste seu primeiro mandato em Brasília. O projeto em questão modifica o Código Penal, a Lei dos Crimes Contra as Finanças Públicas e a Lei de Acesso às Informações. O pensamento do nosso parlamentar é que ocorra a ampliação da transparência pública. Uma das mudanças propostas por Ruy é a pena de reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos, para o gestor público que deixar de divulgar ou disponibilizar a qualquer pessoa física ou jurídica, o acesso as informações da gestão pública que não estejam protegidas legalmente. A pena é a máxima prevista para crimes contra as finanças públicas. Nesse universo político com tantas mediocridades e de políticos quase sempre invisíveis, Ruy as duras penas, vem se revelando no Congresso Nacional com suas propostas quase sempre votadas ao cuidado com o patrimônio público.
 
BIRA PEDIU A PRAÇA SAIU

Esta semana aqui neste espaço dizia da minha estranheza em o prefeito Luciano Cartaxo priorizar a reforma da Praça dos Motoristas no Bairro de Jaguaribe, gastando ali R$90 mil em detrimento, por exemplo, da destruída Praça João Pessoa, que muitos denominam Praça dos Três Poderes e da Praça da Independência, ao tempo que explicava aos meus raríssimos leitores que na verdade o mesmo estaria deixando de lado as prioridades, para poder atender um pedido pessoal do seu líder na Câmara Municipal da capital, vereador Bira Pereira, que durante a última campanha prometeu aos moradores daquele núcleo residencial tal reforma, tanto que recentemente através de faixa colocada naquele logradouro, o vereador era cobrado pelos moradores. Ontem quem estava na foto junto ao prefeito Luciano Cartaxo, quando da assinatura da ordem de serviço, exatamente Bira Pereira e o secretário da Sedurb Assis Freire. A coluna mais uma vez acertou.
 
DURVAL FERREIRA PRETENDE SER DEPUTADO

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (PP), junto com Pedro Coutinho um dos mais antigos vereadores de nossa capital, confirmou que deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. O parlamentar também não descartou a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara Federal, mas deixou claro que tudo está em análise. Durval também não descartou nomes do seu partido com chances para participarem da chapa majoritária ao Governo do estado, lembrando Aguinaldo Ribeiro e a deputada Daniela Ribeiro.

 
RODRIGO SOARES E SEU POUCO ESPAÇO NA PREFEITURA
 
Por falar em Prefeitura, o radialista Batista Silva, no seu programa matinal na Rádio Sanhauá sem pedir segredo revelou que o secretário de Articulação Política da Prefeitura da capital Rodrigo Soares, reclamou ao mesmo do pouco espaço que tem na Prefeitura, ou seja, não articula absolutamente nada e por isso estaria insatisfeito com o cargo. Nem tanto, já que todo mês recebe o polpudo salário e não se tem noticia de qualquer pedido de exoneração do aludido secretario.

MUDANÇA DO NOME DA CAPITAL
 
Vez por outra alguém desejando os sempre generosos holofotes da mídia, fala em mudança de nomes de logradouros públicos e até mesmo a mudança do nome da capital. Há alguns anos o vereador Fuba cismou de mudar o nome de nossa capital e quando tentou a reeleição deu com os burros n’água e nunca mais tocou em tal assunto. Mais recentemente o deputado Anísio Maia, andou falando em mudar os nomes dos bairros e ruas que lembrassem os envolvidos com o Golpe de 1964, como Castelo Branco, Costa e Silva, Ernesto Geisel e na sua idéia não poupou sequer a genitora do ex-presidente Figueiredo, pois incluiu também na relação o bairro Valentina de Figueiredo. Após obter espaço em praticamente todos os veículos de comunicação o mesmo também nunca mais voltou ao tema. Agora o Jornal A União, que em tese, fala em nome do Governo do Estado volta ao tema de mudar o nome da capital. Sem querer entrar no mérito, com relação a homenagem prestada ao ex-presidente João Pessoa, que foi feita de afogadilho quando de sua morte, este aprendiz de digitar, entende que temos coisas mais urgentes e importantes a serem resolvidas.

APLAUSOS PARA O PRESIDENTE DA ENERGIZA
 
Existem coisas que definitivamente só acontecem na Paraíba. Dia desses em plena crise envolvendo inclusive a credibilidade da Energiza, acusada de furtar os seus usuários o vereador Fernando Milanez inexplicavelmente apresentou ‘Votos de Aplausos’ para a suspeita empresa, tendo tal proposta gerado polemica e até mesmo desmaio em pleno plenário da vereadora Raissa Lacerda revoltada com a idéia de se homenagear uma empresa envolvida em sucessivas denúncias. Pois bem, por debaixo dos panos, tal proposta foi votada e aprovada por suas excelências os nossos vereadores que entre o povo lesado e a Energiza, preferiram ficar com a segunda. Um comportamento assim de nossos representantes dói como unha encravada, ou nervo exposto de dente.
 
VEREADOR DJANILSON: ‘JOÃO PESSOA SOFRE UMA EPIDEMIA DE BURACOS’
 
Por falar em Câmara Municipal, o vereador Djanilson da Fonseca, o popular ‘Faca Cega’ disse pubicamente o que todo mundo já sabe, revelou o edil – segundo suas próprias palavras – que a capital sofre uma epidemia de buracos – porém ainda segundo ele – o Prefeito Luciano Cartaxo contratou dez equipes que irão tapar os buracos que transformaram a nossa cidade num verdadeiro queijo suíço. Tomara que tais equipes não copiem o mau exemplo de uma equipe municipal que fechou uns buracos na esquina do Bessa-Shopping e já no dia seguinte todos os buracos estavam de volta.Vai ver os buracos foram fechados com cuspe.

RC AMPLIA SUA BASE – É DANDO QUE SE RECEBE
 
A base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deverá ter um apoio ainda maior do deputado Carlos Dunga (PTB), já que nesta quinta-feira (01), o Diário Oficial do Estado publicou a nomeação para o cargo de gestor do programa Cidadão Rural, de um dos seus filhos, o ex-prefeito de Boqueirão, Carlos José Castro Marques, mais conhecido como Cazé. Apesar de ter assumido uma postura independente quando assumiu o mandato na ALPB após disputa judicial, Carlos Dunga vem sempre votando de acordo com a base aliada do governo.O nomeado fará parte da legião de assessores do Palácio da Redenção, cujo prédio já não cabe mais tantos nomeados.
 
RICARDO COUTINHO: ‘QUEREM GANHAR NO TAPETÃO’
 
Ainda ressabiado com a questão do escândalo denominado Jampa-Digital, relativa ainda a sua gestão como prefeito de João Pessoa o governador Ricardo Coutinho e acreditando que tal burburinho partiu dos seus adversários políticos, aproveitou para alfinetar os governos anteriores: “No momento em que for feita uma comparação entre o que o meu governo fez e o que foi feito no anterior, não dá nem para começar. Esse é o desespero deles, como não tem como ganhar na política, nas obras nem na administração, tentam ganhar no tapetão”, Na canela.
 
AS FAVAS A COERÊNCIA E A IDEOLOGIA PARTIDÁRIA

O deputado estadual Doda de Tião ameaça deixar o PPL até o final do mês de setembro. O parlamentar, que deixou o PMDB por divergir da orientação da legenda na ALPB disse agora que vai a procura de um partido que lhe dê condições de se reeleger como deputado nas eleições do ano que vem, como por exemplo, o PTB, cujo presidente o ex-senador Wilson Santiago, já teria feito o convite para que ele integrasse os quadros da legenda. O danado é que o PMDB, partido pelo qual se elegeu pode requerer seu mandato por alegar que o parlamentar teria saído da legenda e estaria fazendo o PPL de “trampolim” rumo ao PTB, configurando ilicitude.Pois é, , não é Doda de Tião?
 
Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais