Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedroAS EQUIVOCADAS PRIORIDADES DE CARTAXO

 

O prefeito Luciano Cartaxo, logo que assumiu a Prefeitura mesmo com os buracos tomando conta de praticamente toda cidade, inverteu a prioridade e a lógica e resolveu pavimentar em pleno Carnaval, toda via do Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, mesmo não existindo naquele trecho um único buraco que justificasse tal despesa. Agora para surpresa de todos com todo calçadão da Praia do Cabo Branco onde caminham as pessoas, literalmente destruído, sendo impossível caminhar por ali sem risco de acidentes ou de ter que desviar para o meio da rua, o prefeito informa que irá construir dentro de uma determinada padronagem as calçadas do outro lado da rua, ou seja, beneficiando imóveis particulares de grandes hotéis, pousadas, condomínio de luxo e alguns ricaços que ainda mantém ali suas mansões. O advogado Camilo Macedo, já anunciou que já na próxima semana vai ingressar na Justiça com uma ação popular para conter tal abuso e salvar R$1,5 milhão de nós pobres contribuintes, pois cada proprietário é que deve fazer a sua calçada dentro do padrão estabelecido pela Prefeitura Municipal, sendo portanto totalmente ilegal tal despesa como pretende o prefeito Cartaxo.

 

AS EQUIVOCADAS PRIORIDADES DE CARTAXO II       

 

Outra informação que surpreendeu a todos foi a inclusão da chamada Praça dos Motoristas no elenco das obras. Ora, ora, ora, há poucos dias moradores do entorno daquela praça, estenderam ali uma faixa cobrando do vereador Bira Pereira uma promessa sua de campanha, que seria a de reformar aquele espaço. Nada contra o vereador, afinal de contas uma das atribuições do vereador é exatamente essa, ou seja, pedir ao gestor municipal, mas logo vem a inevitável pergunta, qual dos logradouros é mais importante, a Praça dos Motoristas ou a Praça João Pessoa, totalmente destruída e diariamente visitada por turistas, envergonhando a todos nós? E como ficam as Praças Pedro Gondim, Praça da Pedra, Praça do Automóvel Antigo no Bessa, Praça da Socic, Praça Antônio Pessoa em Tambiá, Praça das Muriçocas, as praças do Castelo Branco, dentre outras? Será que só vale o pedido do seu líder na Câmara Municipal ?Com relação as outras intervenções, soou como positivas a reforma no Parque Sólon de Lucena, a reforma no casario do Varadouro e principalmente a intervenção na Barreira do Cabo Branco, evitando assim a sua completa destruição por conta da erosão, cujo ponto geográfico dos mais importantes para nós, vem pedindo socorro há vários anos, sendo tal problema bastante grave ignorado por diversos prefeitos que antecederam Cartaxo. Neste aspecto ponto positivo para o atual gestor.

 

VEREADOR BIRA PEREIRA ADMITE DESCOMPASSO DOS SECRETÁRIOS DE CARTAXO
Ainda falando no vereador Bira, o mesmo declarou através da imprensa que existem alguns secretários realmente que não entraram no ritmo do prefeito Cartaxo e que precisam se movimentar. Felizmente o líder do prefeito pensa assim, pois aqui neste espaço este aprendiz de digitador tem feito reiteradas criticas aos mais diversos secretários municipais, que na verdade são tão parados – com raríssimas exceções – que a população de nossa capital nem sabe os nomes dos mesmos. Já passou da hora de Cartaxo fazer uma mexida na sua equipe, pois o mato, o lixo, a escuridão e os buracos tomam conta de toda a nossa cidade.
O JAMPA-DIGITAL E A FALA DE GILVAN FREIRE
O sempre irrequieto e bem informado Gilvan Freire que tenho a hnra de contar como colaborador do meu blog, falando sobre o escândalo Jampa-Digital, escreveu nas redes sociais: ‘No mundo político, dezenas de pessoas bem informadas sabiam desde os primeiros instantes da maracutaia do Jampa Digital e seus atores visíveis e ocultos. Dessas podridões quem nunca sabe é o povo, até que os dutos dos esgotos estourem. Se a Polícia Federal apurar rápido outros escândalos de maior teor ofensivo moral e de maior agressividade aos cofres públicos, que já mostraram seus rastros, o governo de Ricardo Coutinho terá chegado ao fim melancólico. A falsa moralidade de quem não se preocupa em ser honesto, é a face mais corrosiva da corrupção, porque o sujeito dá o bote, esconde a mão, surrupia o patrimônio público e ainda passa a ideia de que o ladrão é outro’. Sem comentário.

 

CRIAÇÃO DE FAVELA NO PONTO DE CEM RÉIS

 

Não se sabe ainda que é o autor da ‘brilhante’ ideia, mas se especula que o antigo prédio do Ipase em pleno Ponto de Cem Réis ira se transformar em moradias populares. Já dar para imaginar aquele núcleo habitacional com roupas penduradas nas janelas, ou seja, calcinhas sutiãs, cuecas e outros acessórios da vestimenta, sem falar na grande quantidade de lixo acumulada diariamente ali, considerando a dificuldade de se fazer a coleta com o caminhão do lixo. A visão do centro de nossa capital será verdadeiramente um dos quadros o inferno de Dante Alighieri.

 

PARQUE PARAHYBA – PARA QUE SERVEM AS PLENÁRIAS?

 

Já decidida pela população a criação do Parque Parahyba numa de suas plenárias, todos esperavam que o prefeito Luciano Cartaxo fizesse o seu anuncio agora para o segundo semestre, o que para surpresa e decepção de todos não aconteceu. A Prefeitura dispõe no Bairro do Bessa de duas grandes áreas que circundam os canais do Rio Jaguaribe, cujas áreas são de proteção ambiental e vem servindo atualmente como deposito de lixo. A proposito do Parque Parahyba vale registrar a apresentação de tal equipamento feita pela Associação dos Moradores do Jardim Oceania: ‘O projeto de construção do Parque Linear Urbano Parahyba, que ocupará uma área de 73 hectares, vai modificar a paisagem urbana do Bessa e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida do pessoense. Somente em equipamentos públicos, o bairro vai ganhar quadras de esporte, pista de cooper, ciclovias, área de convívio e área para eventos. Além disso, será instalado no próprio parque o Teatro Municipal, com capacidade para 2.500 lugares.

 

PARQUE PARAHYBA – PARA QUE SERVEM AS PLENÁRIAS II ?

 

E prossegue a apresentação do projeto: ‘Segundo a Secretaria de Planejamento, o parque deve ficar pronto em um ano, após o início das obras. A criação do Parque Parahyba faz parte de uma estratégia que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está desenvolvendo para garantir a qualidade de vida urbana, preservando espaços verdes existentes na capital. Desde 2008, equipes das secretarias de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam) estão trabalhando na criação do projeto. Além dos equipamentos públicos que estarão disponíveis para toda a população, o projeto do Parque vai trazer, principalmente, os benefícios ambientais. A vegetação será recuperada, haverá a diminuição das ilhas de calor dos bairros do Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube e ainda será possível recuperar a Bacia do Jaguaribe. Como se pode observar tudo que foi feito até agora, ficou apenas no papel, na promessa e na ilusão.

 

RICARDO, CÁSSIO E O JAMPA-DIGITAL

 

Sempre falei aqui que não haveria o menor interesse do rompimento do senador Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho, visando a candidatura dele Cássio em 2014 para o Governo da Paraíba. No meu modesto ponto de vista, o maior interessado em tal candidatura era o senador Cícero Lucena, que ganharia muito com a entrada de Cássio na disputa majoritária, pois a situação dele Cícero não é das melhores com relação ao Senado, já que a briga é por uma única vaga, disputada por muitos nomes de peso, tais como Rômulo Gouveia, Ricardo Marcelo, Efraim Moraes, Wilson Santiago e seu próprio companheiro de partido, tucano de alta plumagem Ruy Carneiro, que não irá vacilar em montar o cavalo se passar selado na sua frente. O problema alegado agora é que por conta do escândalo denominado de Jampa—Digital, tal lama poderia no futuro respingar no tucano Cássio Cunha Lima e melar suas asas. É faz sentido.

 

REGINALDO PEREIRA E A SUA LEGIÃO DE PARENTES

 

Numa roda de amigos, o prefeito de Santa Rita Reginaldo Pereira, se lamentava da quantidade de parentes e dizia: ‘Ora, tenho família grande e pobre, pois tenho dez irmãos e sessenta sobrinhos, sendo, portanto impossível ajudar a todos. “A lei só permite a nomeação de parentes para ocupar secretarias e sendo assim eu teria de criar pelo menos uma centena delas”. Pois é, Reginaldo poderia até não fazer a administração que os seus eleitores esperam, mas com certeza entraria no Guiness Book, o livro dos recordes, como o prefeito com o maior numero de secretários no mundo.

CLEANTO: A PARAÍBA DEVE UMA HOMENAGEM A BURITY

O antenado Cleanto Gomes Pereira, em artigo lembrou os 10anos da morte do ex-governador Tarcísio Burity, dizendo dentre outras coisas: ‘Burity saiu do cargo de secretário de Educação e Cultura do Estado para assumir o cargo de Governador, notoriamente cobiçado pelos políticos de carreira, tendo, à semelhança de Osvaldo Trigueiro de Albuquerque e José Américo de Almeida, homens de pensamento e ação, realizado uma das mais fecundas e inovadoras gestões da história da Paraíba. A Costa do Sol, a via litorânea, o Espaço Cultural, o abastecimento completo de águas e esgotos da capital e milhares de casas populares dos grandes conjuntos residenciais, transformados, progressivamente, em bairros, onde, hoje, vivem mais de cem mil paraibanos, têm, indiscutivelmente, a sua marca criadora. A Paraíba deve uma homenagem de peso a Tarcísio Burity.
RAMALHO LEITE: A PARAÍBA DEVE UMA HOMENAGEM A CANDIDO ARAGÃO, O ALMIRANTE DO POVO
Por outro lado quem também se pronunciou num artigo sobre o esquecimento de outro paraibano, foi o ex-deputado Ramalho Leite, a partir deste ponto: Cândido Aragão, nascido em quatro de setembro de 1907, nesta cidade de João Pessoa, começou sua carreira como soldado, chegando a capitão-tenente em 1938. Durante a Segunda Guerra comandou a Ilha de Trindade, e em 1948, cursou a Escola de Guerra Naval. Por suas posições políticas, foi reformado no posto de capitão- de -corveta e ficou afastado da Marinha até 1955 quando retornou à ativa por decisão judicial. JK o fez contra-almirante fuzileiro naval, e João Goulart, vice-almirante. No mesmo ano, 1963, nomeado Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, alí foi alcançado pelo golpe militar de 1964. Um estopim para a deflagração do movimento que tirou Jango do poder e entronizou os militares por três décadas, foi a atuação do paraibano como líder dos marinheiros rebelados. Eclodido o movimento armado, Candido Aragão foi preso. Graças a um habeas-corpus concedido pelo Superior Tribunal Militar foi solto após quatro meses de cárcere. Pediu asilo político no Uruguai. Regressou ao seu País em 1979, já na vigência da Lei da Anistia – o que não impediu que fosse novamente preso por 49 dias. Tempos depois, era absolvido em todos os processos instaurados contra ele. Foi promovido a Almirante pelo presidente João Figueiredo. Jango continua “deshomenageado”.Candido Aragão, o Almirante do Povo, é paraibano como nós. Merece ser lembrado e pranteado. O prefeito do Rio batizou uma rua na Barra da Tijuca com o seu nome. Falta a Paraíba, às vezes ingrata, destacar os seus filhos mais ilustres’. Tanto Cleanto quanto Ramalho Leite têm razão no que pedem e o que dizer do economista paraibano Celso Furtado, cujo nome não figura sequer numa viela na Paraíba. Realmente a Paraíba não venera os seus filhos ilustres.

 

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais