Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

CÁSSIO: SEREI LIDERADO DE RICARDO COUTINHO:

Depois de uma tormenta de vários meses o ex-governador Cássio Cunha Lima estando em Brasília, tomou conhecimento da decisão do STF sobre a Lei Ficha Limpa e sua vigência apenas em 2012. O ex-governador colocando água no chope daquele que torcem numa ruptura entre Cássio e Ricardo Coutinho, afastou de pronto qualquer sinal de ameaça à relação com o governador. E resumiu tudo numa frase: “Serei um liderado de Ricardo”. Cássio disse que vai ajudar e contribuir com esse governo, projeto do qual se sente parte, e descartou qualquer candidatura em 2014. “Seria um desserviço à Paraíba”, disse. Por Coincidência Cássio logo após o julgamento, se encontrou num restaurante em Brasília com o Wilson Santiago e o seu filho deputado Wilson Filho e também o deputado Hugo Mota, tendo inclusive de maneira educada conversado numa das mesas.

WILSON SANTIAGO VAI LUTAR PELO MANDATO

Para o ainda senador Wilson Santiago (PMDB), o jogo mão terminou, tanto que contratou uma banca de advogados e se habilitou no processo do senador eleito Cássio Cunha Lima para tentar impedir a posse do tucano. Um dos advogados, Torquato Jardim, antecipou tarde de ontem, que o desfecho pode mudar e a coisa não será tão fácil assim como pensam alguns. Uma das apostas de Santiago é que o recurso extraordinário interposto por Cunha Lima não será julgado monocraticamente pelo relator Joaquim Barbosa. Segundo Jardim, o caso do paraibano tem outras interferências jurídicas além da Lei da Ficha Limpa.

NO JOGO DE CADEIRAS HERVÁZIO PODERÁ SAIR

A decisão do Supremo Tribunal Federal, de invalidar os efeitos da Lei da Ficha Limpa sobre as eleições 2010, além da posse de Cássio Cunha Lima (PSDB) no Senado Federal, também teria influência sobre a composição na Assembléia Legislativa da Paraíba. Segundo se comenta três candidatos que foram eleitos, mas tiveram registros cassados, devem retornar – Dinaldo Wanderley (PSDB), Carlos Dunga (PTB) e Bado (PSL). Se tal acontecer um dos prejudicados seria o deputado Hervázio Bezerra (PSDB) que renunciou ao mandato na Câmara Municipal para assumir na Ale. Ele deve perder o lugar na AL para Domiciano Cabral (DEM), que sai da vaga ocupada hoje, mas volta a AL na condição de primeiro suplente da coligação.

NO JOGO DE CADEIRAS HERVÁZIO PODERÁ SAIR II

Outro que deve perder espaço na Assembléia Assis Quintans (DEM). A propósito do jogo de cadeiras o deputado Genival Matias, desmentiu sua saída, dizendo que o tucano Dinaldo Wanderley, que poderia assumir a vaga, teve o registro barrado com base na Lei nº. 64/90, que estipula a condenação em casos de improbidade administrativa e não com base na nova Lei Ficha Limpa. “Dinaldo teve os votos zerados em 2008 e também em 2010, o caso dele não se assemelha ao do ex-governador Cássio Cunha Lima, ele continua sem mandato e eu na titularidade”, garantiu Matias.

SANDRA COUTINHO INDEVIDAMENTE NA FAC

Uma ouvinte ligou para o programa de rádio de Adelson Barbosa, informado que a irmão do Governador Ricardo Coutinho, a senhora Sandra Coutinho, mesmo sem qualquer nomeação se instalou com armas e bagagens numa dependência da FAC – Fundação de Ação Comunitária e ali passou a atender pessoas, utilizando todos os meios disponíveis e a estrutura fornecida por aquele órgão. Mesmo totalmente errada, Sandra alertada sobre a denúncia candidamente ligou para o citado programa e confirmou com todas as letras que as pessoas lhe procuram e a mesma necessita de um local para atendê-las e, portanto, o faz no interior daquele um órgão público. Tal fato merece algumas considerações: Se tal irmã é tão competente assim, por que o irmão governador não a nomeia como secretária de Ação Social? Outra pergunta: A mesma não estaria cometendo o crime de usurpação de função pública? Por fim, uma constatação, essa alma tão generosa assim, no ano que vem deve ser candidata a vereadora. Podem apostar.

DERROTADOS PARAIBANOS NÃO IRÃO PARA O PARLASUL

Ex-parlamentares paraibanos aguardavam com grande expectativa promessa do senador José Sarney de mudar o Regimento do Parlasul – Parlamento do Mercosul, para assim permitir que aqueles derrotados nas urnas, pudessem conviver com parlamentares da Argentina, Paraguai e Uruguai. Os ex-senadores e ex-deputados paraibanos estavam de olhos nas benesses do cargo, que incluiria um salário ‘simbólico’ de R$ 18 mil, custeado pelo Governo Brasileiro. Dentre os que aguardavam a benesse estavam Efraim Moraes, Armando Abílio, Marcondes Gadelha, Major Fábio e Roberto Cavalcanti, ma parece que ficaram apenas na vontade, pois a Mesa-Diretora do Senado, aprovou resolução que para ocupar vaga no Parlasul o indicado terá que ter obrigatoriamente mandato.

AS PRISÕES NO ALTO DO MATEUS

Entre terça e quarta feira a população estarrecida assistiu um verdadeiro exército de policiais, agindo no Bairro do Mateus para prender integrantes de uma quadrilha que agia naquele bairro e em toda cidade. Na operação dois militares foram atingidos por tiros e finalmente se conseguiu prender onze bandidos, esqueléticos e desdentados. De tudo que foi visto, restou à certeza de que as nossas polícias ao longo dos permitiram que tal situação se consolidasse e, o pior, num bairro praticamente no centro da cidade, permitindo a nós imaginarmos, que o mesmo fato deve se encontrar ocorrendo também em outras localidades de nossa capital, sendo fácil prever que tal omissão, trará muita violência no futuro.

O JOGO NO CENTRO

Por falar em omissão, a denúncia publicada aqui sobre a pratica de jogo na Praça 1817, em pleno centro da cidade, foi repercutida na coluna de Helder Moura, no Jornal Correio da Paraíba. Há cerca de um mês policiais fecharam aquele estabelecimento com grande estardalhaço, apenas para atender a mídia, pois já no dia seguinte os computadores estavam de volta e a jogatina rolando solta. Dizem pelai, com o aval de uma grande autoridade do Estado.

A SINFÔNICA E A NOVA TEMPORADA

Sob a regência do paraibano João Linhares, a Orquestra Sinfônica da Paraíba, realizou ontem a sua estréia da temporada de 2011. O evento aconteceu no Cine Banguê, no Espaço Cultural e com entrada gratuita. No repertório escolhido pelo novo regente, duas peças foram executadas: A primeira foi à abertura da ópera O Guarani de autoria de Carlos Gomes. A segunda foi Concerto Número 1 para violino de Qavbalewsgi. João Linhares começa muito bem, pois logo na sua estréia já colocou no programa uma obra do brasileiro Carlos Gomes. Que tal nas próximas colocar compositores paraibanos como José Siqueira, Gazzi de Sá, João Eduardo, Camilo Ribeiro, Joaquim Pereira e Pedro Marinho, este último, homônimo deste aprendiz de digitador, cujas composições são executadas em vários países, a exemplo de sua famosa composição missa em Aboio.

CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DA UFPB

Por falar em concerto, o maestro Sandoval Moreno, que é o regente titular da Banda Sinfônica José Siqueira da UFPB e que também ocupa uma Cadeira na Academia Paraibana de Música, convida para um concerto daquele conjunto musical em homenagem as mulheres a ser realizada hoje sexta-feira às 18 horas no auditório da Reitoria da UFPB, sob a regência da maestrina Inez Martins da UFCE, tendo como solista Isadora França. Realmente imperdível.

BELLE SOARES E AMANDA NEVES NA FORTALEZA DE CABEDELO

Ainda nesta sexta-feira, cantora Amanda Neves revelação do quadro “Jovens Talentos” do programa Raul Gil se apresenta no Teatro Santa Catarina em Cabedelo nesta sexta-feira (25) as 20h00min. A cantora vem se destacando no cenário artístico nacional pelo seu canto lírico e técnica vocal apurada, é um talento que realmente impressiona. O show contará com a participação especial da jovem e talentosa violinista Belle Soares. A apresentação tem tudo para ser um sucesso, um ótimo programa cultural para a sexta-feira à noite, imperdível! Em breve a artista lançará no mercado um CD de Natal pela Sony, onde vai cantar músicas que apresentou no programa Raul Gil.

Esta coluna é publicada em sete portais e no [http://blogdopedromarinho.com]