Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedroMP DENUNCIA JUIZ, DELEGADO E ADVOGADOS.
 
Há poucos dias os paraibanos ficaram estarrecidos com a prisão do juiz José Edvaldo Albuquerque e de outros seis envolvidos na ‘Operação Astringe’ da Polícia Federal. Além do magistrado do 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira, foram presos o delegado de Polícia Civil da Paraíba,           Edilson de Araújo Carvalho e os advogados Cicero de Lima Souza, Eugenio Vieira Almeida, Glauber Jorge Lessa Feitosa e Dino Gomes Ferreira. Além desses cujas prisões foram mantidas, inclusive já com denúncia formalizada pelo Ministério Púbico Federal, a denúncia ainda traz os nomes do advogado Marcelo Vaz Albuquerque Lima, filho do magistrado que se encontra preso e outras cinco pessoas. Todas as pessoas denunciadas, além da empresa CM Construções Ltda, tiveram os bens sequestrados e as contas correntes bloqueadas. Danado é que sempre se soube que ali no Fórum de Mangabeira era muito complicado se obter um simples alvará, cuja expedição levava meses e até anos, mas parece que para essa turma ora denunciada a coisa andava bem rápida, aliás, como tal Juizado é denominado de Especial, verifica-se facilmente que o mesmo era especial apenas para alguns.

WILSON FILHO SORTEIA PASSAGEM A´REA PARA BRASÍLIA
 
O deputado federal Wilson Filho, inovou e pretende sortear uma passagem área para levar um paraibano a conhecer os trabalhos da Câmara e a rotinas dos parlamentares. Pergunta-se: quem irá pagar tal viagem? Espera-se que tal mimo seja patrocinado pelo próprio parlamentar, que, aliás, na sua declaração de renda ao TRE se revelou como um dos mais ricos parlamentares da atual legislatura. Outro cuidado que o deputado deve ter é com relação à data de tal visita, para não correr o risco de levar o contemplado num momento que aquela Casa de Leis se encontre esvaziada como aconteceu na semana que terminou que por conta do feriado de quarta-feira, compareceram apenas 5% dos parlamentares ou seja aproveitaram o feriado e sumiram a semana inteira, inclusive o próprio Wilson Filho. Por uma questão de justiça é oportuno registrar que daqui da terra de Nossa Senhora das Neves, apenas os deputados Hugo Motta (PMDB-PB); Luiz Couto (PT-PB); compareceram ao trabalho como todos nós pobre mortal.
 
O LIXO NOS CANAIS DO BESSA E O PARQUE PARAHYBA
 
 
Milton Marques Mororó nos escreve a agradece, a partir deste ponto: “A Associação dos Amigos e Moradores do Jardim Oceania ? AMAOCEANIA – agradece o apoio de sua brilhante Coluna na divulgação das causas de interesse dos moradores. Contudo, a luta da sociedade unida pelo Parque Linear Parahyba não se dá na parte sub júdice do Aeroclube. Queremos a implantação do Parque Linear Parahyba nas áreas próprias da Prefeitura, nas várias vertentes que se interligam, onde inexistem impedimentos ou disputas. O projeto está pronto a espera do sinal verde do Prefeito Luciano Cartaxo para ir para licitação. Ele foi escolhido pela população como prioridade n. 1 na execução orçamentária de 2013. O implantação do Parque Linear Parahyba trará mais verde e mais vida e será um grande presente para a cidade”. Tem razão Milton Mororó, o fato é que tais canais do Bessa cujas áreas pertencem a Prefeitura, já há algum tempo vêm servindo apenas de depósito de lixo e entulhos de construções sem que a Prefeitura adote qualquer providências para coibir os sujismundos, ou então faça definitivamente na valiosa área o tão esperado Parque Parahyba, que embelezará a nossa cidade e atenderá a todos com pista para caminhadas, ilhas com lanchonetes, quadras esportivas e outros serviços.
 
PARTICULAR CRIA CENTRO DE TRATAMENTO PARA VICIADOS
 
Em vários pontos de nossa cidade vão se formando ‘ilhas’ de drogados, causando espanto e vergonha a todos, pois tais grupos se localizam exatamente em pontos importantes de nossa capital, tais como: Ponto de Cem Réis e Praia de Tambaú. Triste é verificar que tanto o prefeito Luciano Cartaxo, como o próprio governador Ricardo Coutinho que fala tanto de desenvolvimento com a exploração turística, ignorem totalmente uma situação vexatória como esta. Por outro lado, é bastante louvável a iniciativa do ex-dependente químico João Abrantes que vai inaugurar na cidade de Santa Rita a comunidade terapêutica Green House, com o objetivo de tratar dependentes. Que tal exemplo pelo menos sirva para motivar o governador Ricardo Coutinho e o nosso prefeito Luciano Cartaxo.

AS BANDAS DE MÚSICA E AS POBRES PREFEITURAS
 
 
No passado aqui mesmo neste espaço, solitariamente registrava a minha desconfiança com o excesso de festas patrocinadas pelas nossas pobres prefeituras e os altos cachês pagos aos cantores nacionais. Tempos depois o Ministério Público desencadeou uma operação e prendeu três ou quatro prefeitos, que estariam lesando os cofres públicos na contratação de tais artistas, pois pagavam determinado valor e contabilizavam bem mais na contabilidade das respectivas prefeituras. Pois bem, por conta de tal susto as festas que eram rotineiras, repente pararam e eis que agora nas novas gestões municipais recomeçam com força total, pois mesmo na crise que estamos vivenciando, Patos já anuncia vários dias de festa e vários cantores de renome nacional, bem como a pequena cidade de Pedra de Fogo que anuncia festança com vários cantores, devendo gastar várias vezes mais do que o anunciado 149 mil para a infraestrutura daquela cidade, frutos das emendas individuais do deputado Manoel Junior. Pelo visto tal cidade nem precisaria de tal valor, cujo anúncio foi feito festivamente pelo parlamentar.

ROMERO CRITICOU MUITO VENÉ E SE ESQUECEU DE SUAS CONTAS

Desde a sua posse que o prefeito de Campina Grande não para de olhar no retrovisor com permanentes ataques ao ex-prefeito Veneziano Vidal do Rego, comportamento que motivaram várias criticas ao atual prefeito que estaria se descuidando de sua gestão para tratar apenas de Veneziano. Parece que os críticos estavam certos, pois Romero esqueceu um simples dever de casa, ou seja, esquece de enviar os balancetes dos primeiros meses do seu governo para apreciação do Tribunal de Contas e por conta disto teve as contas daquela Prefeitura bloqueada. Já passou da hora de Romero esquecer o Cabeludo e dizer ao eleitorado campinense a que veio.

FORA ROSILENE GOMES
 
Primeiro foi o até poderoso presidente da Federação Brasileira de Futebol Ricardo Teixeira que há décadas se encontrava aboletado na cadeira de presidente há 21 anos e teve que sair por conta de um escândalo envolvendo propina de pela ISL a membros da entidade máxima do futebol mundial para garantir os direitos televisivos de Copas do Mundo e agora mais recentemente quem teve que pegar o boné e correr foi o presidente de honra da Fifa João Havelange que pro acaso é sogro de Ricardo Teixeira, acusado também de recebimento dos mesmos mimos. João Havelange comandou a Fifa por 24 anos, sendo posteriormente nomeado presidente honorário daquela entidade. Aqui na Paraíba uma eterna e fiel eleitora de Ricardo Teixeira se mantém à frente de nossa Federação há mais de 20 anos, já em substituição ao seu marido .Juracy Pedro Gomes, que comandou a FPF também por outra temporada grande. Já passou da hora de Rosilene pegar o boné, ou seria a bolsa? E cair fora da Federação, pelo bem do nosso futebol. A proposito, o senador Cássio Cunha Lima apresentou um projeto de lei que tem como objetivo impedir reeleição nos órgãos esportivos do Brasil, cuja lei chegaria em boa hora e evitaria essas sempre prejudiciais eternização do sujeito no poder.
 
O MINISTRO DA JUSTIÇA MERECE TÍTULO DE CIDADÃO PESSOENSE?
 
 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na próxima terça-feira (7) estará em João Pessoa para lançar o próximo ‘Brasil mais Seguro’, que integra o Plano Nacional de Segurança Pública. O auxiliar da presidente Dilma Rousseff, que virá de Natal a Paraíba, participará ainda na noite da terça-feira de um jantar oferecido pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT). Tal autoridade que ora nos visita, ainda receberá na Câmara Municipal o título de Cidadão Pessoense, uma iniciativa do vereador Fernando Milanez Filho. Alguns jornais informaram que além de ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso é amigo pessoal do citado vereador. É pouco, muito pouco para merecer tal honraria, que vem ficando altamente banalizada em razão da falta de critérios mais rigorosos para sua concessão.

O ABUSO COM VIATUrA DA POLÍCIA CIVIL
 
 
Existem coisas difíceis de entender e que definitivamente só acontecem na Paraíba, ou seja, o Governo do Estado acaba de alugar dezenas de viaturas que a polícia civil e militar da Paraíba utilizarão no combate ao crime em todo Estado da Paraíba. A licitação envolve o valor global de R$ 9.734.160,00 (nove milhões, setecentos e trinta e quatro mil, cento e sessenta reais) somente com aluguel de carros para polícia. O fato é que pelo menos a Polícia Civil parece não necessitar de viaturas, pois desde o início da gestão de Ricardo Coutinho, um cidadão – infelizmente não foi possível identificá-lo – que reside na orla de Manaíra, ao lado da Construtora Hema, adotou como sua essa viatura caracterizada e que passa dias e dias na sua garagem, principalmente fins de semana. Na última quarta e quinta feira no período da tarde, horário de expediente tal viatura não saiu da citada garagem, dando a entender que a Polícia Civil não necessita da mesma e certamente dessas ora alugadas pelo Governo. Aqui mesmo neste espaço e no blog do Tião Lucena tal denúncia já foi feita, porém o secretario da Segurança Claudio Lima e demais diretores da PC fizeram ouvidos moucos, dando a entender que tal pessoa deve ser muito poderosa na SSP, pois nada teme e continua publicamente desafiando a tudo e a todos.
 
Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromairnho.com e em outros seis portais.