Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A EXCRESCÊNCIA E A SAFADEZA EM ANTECIPAR AS ELEIÇÕES DA CÂMARA DA CAPITAL

O mau exemplo começou na nossa Assembleia Legislativa e depois foi se propagando pelas câmaras municipais, dentre elas a de nossa capital, ou seja, a inexplicável e suspeita antecipação das eleições para a Mesa-Diretora. O fato é que há cerca de dois meses o vereador Durval Ferreira, jurou de pés juntos que iria tentar o seu quarto mandato como presidente da Casa de Napoleão Laureano, mas que seria a última vez para assim dar vez aos colegas vereadores. Naquela oportunidade, os vereadores antigos e novatos na falta de uma melhor explicação para tanta submissão, numa justificativa bem tortuosa, – muitos claramente constrangidos – alegaram o mesmo motivo para assim votarem em Durval. Passado um curto período, eis que os vereadores, com exceção apenas de Lucas de Brito, Bira Pereira e Fernando Milanez, rasgando promessas solenemente feitas, concordam em antecipar a renovação da Mesa Diretoria para o biênio 2015/2017, fazendo Durval presidente pela quinta vez, ferindo assim de morte a alternância de poder, que é ponto forte em qualquer democracia.

A EXCRESCÊNCIA E A SAFADEZA EM ANTECIPAR AS ELEIÇÕES DA CâMARA DA CAPITAL      

Difícil é compreender que poder é esse de convencimento que tem Durval Bezerra, que mel tão bom assim que adoça tão fortemente a boca dos nossos vereadores que os inebria e os deixa assim sem reação e sem vontade própria. Ainda ontem o jornalista Josivaldo Pereira, da TV-Tambaú, tentou entender essa incrível liderança de Durval e apresentou números sobre o orçamento anual daquela Casa de Leis, revelando que chega próximo a R$ 500 milhões e que sobraria, portanto mensalmente R$ 500 mil para contratação de assessores. Pois é, o mel de Durval deve ser então a farta distribuição de assessores pelos gabinetes, tanto que o número já chega a ser quatro vezes maior do que o quadro efetivo, revelando um escrachado jogo de interesses e vantagens, que solapa a credibilidade de todos os vereadores que aceitam esse eventual mercado persa de cargos. Difícil é entender o silencio do Ministério Publico e do Tribunal de Contas.

ENIVALDO RIBEIRO TOMA CHÁ DE CADEIRA NA ANTE-SALA DE CARTAXO

O prefeito Luciano Cartaxo (PT) cometeu há alguns dias uma grande grosseria e um verdadeiro pecado político contra o ex-prefeito de Campina Grande e ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro. Ele deu um chá de cadeira no genitor do Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, que pasmem, foi fazer uma visita ao prefeito chegou às 13h. Ficou até as 17h30 e não foi atendido. Enivaldo saiu dali furioso, informando que não queria “pedir nada”, apenas prestigiar o prefeito. De Brasília, o ministro tomou as dores do pai e Cartaxo desculpou-se. Se Aguinaldo Ribeiro com toda sua história é tratado assim, imagine nós pobres mortais.

A MANIFESTAÇÃO DOS CONCURSADOS PARA A GUARDA MUNICIPAL

Por falar em Cartaxo, concursados para a Guarda Municipal cujo concurso ocorreu ainda na gestão de Luciano Agra, se reuniram defronte a Câmara Municipal, durante a abertura dos trabalhos legislativos e tentaram falar com o prefeito Luciano Cartaxo sobre o curso de capacitação dos 100 primeiros aprovados que já deveria ter sido iniciado para a contratação definitiva dos mesmos por parte da Prefeitura. Na Câmara foram barrados pela segurança daquela Casa de Leis, sendo inicialmente recebidos do lado de fora, pelos vereadores oposicionistas Renato Martins e Lucas de Brito e posteriormente pelo secretário Geraldo Amorim, que não deu muitas esperanças ao mesmo, prometendo a chamada apenas para o segundo semestre, pois estaria com dificuldades na obtenção de recurso em Brasília, Depois da manifestação com direito a faixas e muito barulho o prefeito Luciano Cartaxo, esclareceu que no próximo mês de março deve definir a questão dos concursados da Guarda Civil Municipal, que aguardam treinamento e curso de capacitação para assumir os cargos.

A MANIFESTAÇÃO DOS CONCURSADOS PARA A GUARDA MUNICIPAL II

Luciano Cartaxo disse que já foi ao Ministério da Justiça buscar esclarecimentos e a solução do caso. “Solicitamos ao Ministério da Justiça que a Guarda Municipal faça este treinamento, esta capacitação, então estamos aguardando a vinda do ministro agora no começo de março para resolvermos isto à questão. disse o prefeito. O problema é que Cartaxo e todos os candidatos a prefeito da capital usaram e abusaram da questão da segurança pública, como mote principal de suas respectivas campanhas e agora pelo andar da carruagem se percebe que na verdade era muita encenação, pois se os concursados podem receber treinamento nas academias de nossas polícias Civil e Militar como pode o prefeito pretender que o Ministério da Justiça o faça. É preciso observar que mesmo existindo cerca de 500 guardas atualmente não se observa o trabalho dos mesmos em nossas ruas e até que se conclua o treinamento dos novos guardas um ano da gestão de Cartaxo já terá passado, sem que o mesmo cumpra o que tanto prometeu durante toda a campanha, amenizar o problema da segurança pública em nossa cidade.

A DESINFORMAÇÃO DOS NOSSOS APRESENTADORES DE TELEVISÃO

Por falar em Guarda Municipal, o apresentador da TV-Tambaú Victor Freitas, que tem a obrigação como jornalista de informar bem as pessoas, ao tratar ontem no seu programa policial sobre a Guarda Municipal, disse que a tal grupo não atendia a questão da segurança pública, pois só sabia bater nos ambulantes. Alguém precisa alertar Victor, que aqueles que atuam para que a cidade não se transforme num merc ado persa são agentes da Sedurb e nada tem a ver com tal guarda, que raramente são visto na rua ou em qualquer outro lugar. Outro que pisou na bola ontem foi o Jornalista Fabiano Gomes, que ao tratar sobre padres que fazem sexo, disse que no interior do estado tal acontece com frequencia e se fosse chamado pelo Arcebispo Dom Aldo Pagotto, revelaria os nomes dos padres em pecado. Alguém precisa avisar a Fabiano Gomes que apesar do pomposo nome de Arcebispo da Paraíba, tal fato decorre em razão de tal nome ‘Paraíba’ se reportar apenas a nossa capital e vem ainda de antes de 1930, quando a nossa cidade tinha o mesmo nome do estado. Dom Aldo responde e tem atuação apenas na capital e, portanto não tem nenhuma ingerência nas demais dioceses de nosso estado.

CÁSSIO E RICARDO COUTINHO UNIDOS COMO NUNCA

Aqueles que todas as semanas soltam notinhas falando a respeito de rompimento entre Cássio e Ricardo Coutinho, já não sabem mais o que fazer, pois os mesmos estão com atos e palavras sempre desmentindo tais fofoqueiros. No início desta semana o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) recebeu o governador Ricardo Coutinho (PSB) em seu gabinete. Segundo a foto publicada pela nossa imprensa os dois se mostraram bem alegres e=0 num clima bem fraternal. “Foi um encontro alegre, em que discutimos questões administrativas, mas também avançamos em alguns pontos políticos”, disse Cássio depois da conversa. Sem querer revelar detalhes, declarou apenas que ambos ficaram de conversar ainda mais detalhadamente na Paraíba sobre a política.

EM CLIMA DE REGA-BOFE GOVERNADOR REUNE SUA BANCADA

Depois de muitos desencontros entre o governador Ricardo Coutinho e sua bancada de apoio, esta semana foi dado um verdadeiro freio de arrumação no problema, tendo o governador oferecido um farto café da manha para sua bancada no Palácio da Redenção. Tal reunião contou com as presenças de 13 deputados estaduais e os parlamentares licenciados Manoel Ludgério (secretário de Desenvolvimento dos Municípios) e Adriano Galdino (secretário de Governo). A deputada Gilma Germano e o deputado Genival Matias justificaram suas ausências por se encontrarem fora do Estado. Os deputados Hervásio Bezerra, Domiciano Cabral, Iraê Lucena, Tião Gomes, João Henrique, Antônio Mineral, Assis Quintans, Eva Gouveia, Léa Toscano, João Gonçalves, Jutay Meneses, Doda de Tião e Lindolfo Pires participaram da reunião. O líder Hervazio Bezerra, rev elou que o governador já conta com 18 parlamentares na base e até a sexta-feira mais um deputado virá se integrar aos situacionistas, devendo tal parlamentar pessoalmente fazer a revelação a imprensa. Especula-se que seria o deputado Gervásio Maia.

GERVÁSIO MAIA NÃO ACERTA O PASSO NO PMDB

Por falar em Gervásio Maia há muito tempo o mesmo vem sendo escanteado no PMDB e todas as vezes que tanta alguma coisa na legenda logo ser ver obrigado a ficar no seu devido lugar. O mesmo, Já tentou a presidência da legenda no estado e deu com os burros n’ água, sendo o cargo ocupado por José Maranhão, imaginou a presidência do diretório da capital e já não existe duvidas que o eleito será o deputado Manoel Junior. Para o mesmo só restava então disputar a liderança do seu partido na Assembleia e terminou perdendo para Ranieri Paulino. Será que tudo isso não tem a ver com sua constante presença ao lado do governador Ricardo Coutinho?

O ENROLAÇÃO BRASILEIRA NÃO ENGANOU OS BOLIVIANOS

Só besta acreditaria na participação de tal menor no caso da morte do torcedor na Bolívia. Ainda bem que as autoridades bolivianas não caíram nessa verdadeira chicana jurídica que se aplica diaria mente no brasil. Se tal confissão fosse verdadeira tal menor deveria se apresentar naquele país irmão e ai o mesmo veria o que é bom para a tosse, pois lá como outros tantos países não ocorre à moleza existente no Brasil onde os menores só têm direitos e quase nenhuma obrigação. Mesmo tal situação sendo totalmente diferente do que entende a população, os nossos legisladores não mudam tal estatuto, certamente pensando nos seus próprios filhos e netos, jamais no chamado povão, como pode imaginar algumas pessoas inocentes.

A FALA DE CARNEIRO ARNAUD

O ex-deputado federal e prefeito de João Pessoa Antônio Carneiro Arnaud, sensibilizado pela seca que atinge os irmãos no Sertão da Paraíba assim se manifestou: “Acabo de regressar de Pombal, minha querida terra localizada no alto sertão. O coração veio doído com o que presenciei pela falta de chuva. As esperanças estão quase se acabando. Amanhã é lua cheia e a sua força sobre a terra e os seus víveres não trouxe ainda chuva lá na minha região. O dia se São José está se aproximando e se até lá as chuvas não se fizerem frequentes não posso nem imaginar a calamidade que acontecerá”. Republicado por incorreção.
 =B
PENSAMENTOS:

Já cheirei coca. É igual a Pepsi…

Esta coluna é publicada em seis portais e no http:/www.blogdopedromarinho.com