Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

VITALZINHO APONTADO COMO MEMBRO DA TROPA DE CHOQUE DE RENAN CALHEIROS

Depois da denúncia contra Renan Calheiros, enviada ao Supremo pelo Procurador Geral Roberto Gurgel, o senador Vital do Rego Filho, apontado como integrante da tropa de choque de Renan Calheiros, seria a arma secreta dos aliados de Renan para detonar o procurador geral da república, Roberto Gurgel, num processo de impeachment. Segundo o site Congresso em Foco, aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentarão realizar um processo de impeachment contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, levando adiante representações protocoladas na Mesa da Casa contra o chefe do Ministério Público. Hum…feio. Muito feio para nós paraibanos.

DEPUTADOS RECEBEM O 15º SALÁRIO, APENAS UM DA PARAÍBA ABRIU MÃO         

Os parlamentares federais gozam de benefícios que são negados anos pobres mortasi. Além do 13º, eles receberam o 15º salário, e em Março embolsam o 14º, direitos concedidos por regimento aos mandatários (Ato Conjunto de 30 de janeiro de 2003, art. 3º, §2º). Todos os anos, a Câmara paga o 15º em Dezembro, para quem exerceu no mínimo três quartos das sessões. O 14º é pago 30 dias após o início do Ano Legislativo, ou seja, em Março.Documento oficial da assessoria da Câmara mostra que só 29 deputados abriram mão destes salários extras. Dos 12 deputados federais da Paraíba, apenas Ruy Carneiro (PSDB) abriu mão dos salários a mais. Curiosamente, desde meados do ano passado ficou travado o projeto que extingue os dois salários extras, aprovado pelo Senado e recebido por comissão especial na Câmara. Em setembro, chegou-se ao cúmulo de o relator, deputado Afonso Florence, adiar por cinco vezes em um mês a leitura de seu relatório por falta de quórum. A manobra da trupe funcionou, o projeto não andou e Florence desabafou ao repórter: “Não tem lógica um deputado receber 14º e 15º num país em que o trabalhador só vai ao 13º”. Os 29 deputados que abdicaram dos extras vão se reunir após o Carnaval para cobrar celeridade na tramitação do projeto que põe fim à farra.

O LIXO E ENTULHOS DAS OBRAS TOMAM CONTA DO CANAL DO BESSA

As áreas dos dois canais do Rio Jaguaribe, praticamente atravessam todo Bairro do Bessa e irão fazer parte do Parque Linear Parahyba, englobando todo terreno hoje pertencente ao Aeroclube. As duas áreas que são de preservação ambiental, sempre foram respeitadas pelos seus moradores, mas de uns meses para cá, algumas pessoas e principalmente as construtoras passaram a jogar ali lixo e entulhos de construções, sem sofrerem quaisquer ação coercitiva por parte dos fiscais da Prefeitura da capital, principalmente aqueles fiscais de obras, que verificam ali próximas as construções o entulho jogado na área e se fazem de desentendido, cooperando assim para aumentar a sujeira nas duas importantes áreas. Como a demanda na Justiça com relação ao Aeroclube pode perdurar por anos, a Prefeitura antes que seja tarde, deveria iniciar a construção do Parque Parahyba nas citadas áreas, evitando assim a sua degradação total, construindo ali ciclovias, pista de Copper, quadras esportivas, bares e lanchonete para deleite de nossa população, principalmente para aqueles que residem naquele bairro, que é dos que mais crescem na capital e não conta com nenhuma área de lazer.

MAIS UM PROCESSO CONTRA CÍCERO LUCENA

O ministro Teori Zavascki (STF) acatou denúncia contra o senador Cícero Lucena, acusado de irregularidades em obra de esgotamento sanitário no Alto do Mateus, conforme atesta a CGU que aponta a não realização de licitações e indícios de sobre preço. Cícero alega lembra que a obra foi concluída e que foi aprovada pelo TCU. O processo em questão ora acatado pelo Supremo, ficou dois anos parado e agora parece que finalmente irá tramitar exatamente as vésperas do pleito de 2014, quando Cícero terá que disputar a reeleição para o Senado. Ruim, muito ruim para o mesmo.

O PASTOR JUTAHY FINALMENTE SE LEMBROU DE SUA LIGAÇÃO COM RC

O pastor Jutahy Magalhães resolveu se incorporar de mala e cuia na base aliada de Ricardo Coutinho na Assembleia Legislativa, o mesmo finalmente lembrou-se que serviu ao governo do mesmo como presidenteda Junta Comercial. Na campanha passada para prefeito, o mesmo esquecendo os favores devidos ao Mago, incorporou-se a campanha de Luciano Cartaxo e agora depois de uma reservada conversa na Granja Santana com o governador Ricardo Coutinho mudou totalmente de rumo e prumo. Pois é, nada que uma conversa reservada não resolva.

BLITZ DA LEI SECA VAI FISCALIZAR USO DE ENTORPECENTES

Para este aprendiz de digitador sempre foi uma verdadeira ingognita se bater tão duro naqueles que ingerem bebidas alcoólicas e dirigem os seus veículos e esquecer-se de dar aos motoristas usuários de drogas o mesmo tratamento. Estava claro que havia um providencial e suspeito esquecimento de nossas autoridades, com relação aos usuários de maconha, cocaína e outros entorpecentes , tão ou mais perigosos ao volante quanto os bêbados de fim de semana. Agora finalmente as polícias vão agir contra os viciados que flagrados receberão as mesmas sanções administrativas e penais dos consumidores de álcool. O melhor de tal medida será com certeza atingir em cheio os bolsos dos traficantes, que por razões obvias terão as suas vendas e rendimentos drasticamente reduzidos.

JOÃO PESSOA ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

Na semana passada o secretário de Segurança Claudio Lima anunciou festivamente que os homicídios vinham caindo na grande João Pessoa, ocasião que este aprendiz de digitador, estranhou tal informação, considerando que as manchetes dos jornais falam exatamente o contrário, bem como a sensação nas ruas. Esta semana foi divulgada a informação de que quinze municípios brasileiros estão entre os 50 mais inseguros do mundo, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (8) pela ONG (organização não governamental) mexicana “Segurança, Justiça e Paz”. Ficando claro que nossa capital, por ocnta dos homicídios, fica como a segunda mais violenta do Brasil e a nona do mundo. Em ordem crescente, a partir das taxas de homicídio registradas em 2012, a cada grupo de 100 mil habitantes, Maceió (6º), João Pessoa (9º), Manaus (10º) e Fortaleza (13º) foram às cidades mais violentas entre as brasileiras. Das 15 cidades, seis são da região Nordeste do país. O ranking é liderado pelo município de San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 169,3 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar vem Acapulco, no México, com taxa de 142,88, e, em terceiro, Caracas, na Venezuela, com uma taxa de 118,89.A Colômbia aparece no pé da lista, com Barranquilla, com uma taxa de 29,41 assassinatos a cada 100 mil habitantes.Cidades menos seguras, no Brasil, Maceió aparece com uma taxa de homicídios de 85,88; João Pessoa, com 71,59, e Manaus, com 70,37.Ainda entre as cidades brasileiras, o ranking traz Salvador e região metropolitana (14º lugar), Vitória (16º), São Luís (23º), Belém (26º), Cuiabá (28º), Recife (30º), Goiânia (34º), Curitiba (42º) e Macapá (45º).

Esta coluna é publicada em seis portais e no http:/www.blogdopedromarinho.com