Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CÁSSIO RESPONDE A SERRA

A partir de fevereiro, o PSDB terá novo líder no Senado. A bancada escolheu Cássio Cunha Lima (PB), ligado ao presidenciável Aécio Neves. Chateado com a insistência de Serra em ser novamente candidato a presidência Cássio fiel ao seu padrinho Aécio Neves, nem se fez de rogado e já sapecou: “O PSDB sempre prestigiou o Serra. Deu a ele legenda para ser deputado, senador, governador, prefeito e candidato à Presidência duas vezes. O PSDB fez uma opção clara pelo Aécio, é a vez dele. Se o Serra não aceitar isso, se quiser continuar fazendo esse embate interno, o melhor é ele repensar sua vida partidária dele.” Na canela.

UNS BANHOS DE SAL GROSSO PARA RICARDO COUTINHO    

Repercutiu em toda imprensa nacional e até internacional o acidente envolvendo o governador da Paraíba Ricardo Coutinho que foi a cidade de Campina Grande participar de solenidade de instalação de unidades da polícia solidária em Campina Grande. Ao lado do secretário de Obras do PAC e chefe da Suplan, Ricardo Barbosa, o governador fez um pouso forçado em São de José da Mata. O avião em que estava teve problemas no trem de pouso forçando o piloto a aterrissar de “barriga”. Pelo sim pelo não, como tem muita gente contrariada com a sua pessoa, o governador deveria urgentemente tomar uns passes e muitos banhos de sal grosso.

CÍCERO CONFIRMA QUE É CANDIDATO A RELEEIÇÃO

O senador Cícero Lucena mesmo tendo que enfrentar fortes adversários que já ensaiam candidaturas para 2014 revelou que quer continuar no Senado Federal. O mesmo confirmou que trabalha para disputar reeleição, apesar de muitos falarem no nome do também tucano Ruy Carneiro. Ele disse acreditar na unidade do PSDB para as eleições 2014, coisa que não aconteceu em 2012, mas não quis falar em aliança com Ricardo Coutinho (PSB). Aliás, tem outros desejos. “Acredito na unidade porque vou ser candidato à reeleição na chapa de Cássio a governador”. Para apenas uma vaga, já surgem nomes como Wilson Santiago, Efraim Moraes, Wellington Roberto, Ney Suassuna, Luiz Couto, Ricardo Marcelo, Luciano Agra e outros menos votados.

WELLINGTON ROBERTO É O 3º DEPUTADO MAIS CARO DO PAÍS

Por falar em Wellington Roberto, infelizmente os nossos parlamentares só aparecem, quando se trata de noticias negativas. A bola da vez agora é deputado federal Wellington Roberto (PR), que foi considerado o 3º legislador que mais gastou a verba de gabinete entre os 513 parlamentares, no ano passado.O mesmo indagado sobre o assunto saiu-se com essa: “Eu vou até rir. Porque eu sou o deputado mais econômico”, declarou o presidente estadual do PR.“O que eu faço são pesquisas em relação à minha atuação parlamentar. O que o povo quer e precisa saber e dos recursos oriundos do Governo Federal. Então eu faço todo esse trabalho para que essas pesquisas possam me orientar naquilo que a população precisa conhecer”, Há bom, então tá.

SUPREMO DETERMINA VOLTA DE POLLYANNA A PREFEITURA DE POMBAL

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski concedeu na noite da quinta-feira (24) uma liminar em que determina o retorno imediato da prefeita de Pombal, Sertão paraibano, Pollyanna Werton Dutra. Ela havia sido afastada do cargo por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por entender que ela estaria exercendo um terceiro mandato na prefeitura da cidade, o que é vedado pela Constituição Federal. Nas eleições de 2012, Pollyyana teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, sob a alegação de que ela estaria indo para um terceiro mandato, por haver sucedido na prefeitura o seu marido, Jairo Feitosa, que morreu em acidente automobilístico.Considerando a lerdeza de nossa Justiça e os muitos recursos existentes, tal pendenga deve demorar o mandato inteiro e no dia que ocorrer o trânsito em julgado, Pollyanna já terá cumprido o mandato inteiro.

MAIS UM BUSCA VAGA DE TOINHO DO SOPÃO

Eleito graças à distribuição de alimentos para aqueles mais carentes, Toinho do Sopão – ao que parece – enjoou da vida parlamentar, pois sem que se saiba qual o mal que o acomete, solicitou 120 dias de licença médica, óbvio, devidamente remunerada e sumiu do mapa. Com tão longa ausência diversos suplentes da sua coligação ocuparam a sua vaga e agora quem deseja o mesmo é Sérgio Rafael Bento (Cabo Sérgio), que ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) pedindo a sua diplomação como suplente e consequentemente que o órgão comunique a ALPB que o terceiro suplente Monaci Marques não pode assumir o cargo, já que tem condenação criminal, transitada e julgada, na Justiça Federal. Essa briga toda é apenas para ficar um mês no exercício do mandato, quando se dará o retorno de Toinho.

ENERGIA E COMBUSTÍVEIS – O PAU QUE BATE EM CHICO BATE EM FRANCISCO

Depois de ter anunciado na tevê o corte nas contas de luz, Dilma foi inquirida por um repórter sobre a iminente elevação do preço dos combustíveis. Reagiu assim: “Meu querido, eu não falo sobre aumento de gasolina. Eu falo sobre redução de tarifa de energia: 18 e 32″. Referia-se aos percentuais de desconto –18% para as residências, 32% para as empresas. Oxente, o pau que bate em Chico bate em Francisco e se a gasolina vai subir a galope vem o reajuste dos alimentos, do transporte e outras necessidades de nós pobres e sofridos contribuintes.

A MINÚSCULA BANCADA DE OPOSIÇÃO NA CÃMARA PERDE UM VEREADOR

A minúscula bancada oposicionista na Câmara Municipal da capital se encontra ameaçada de ficar menor. Sem acordo entre os vereadores Lucas de Brito (DEM) e Renato Martins (PSB), a reunião que iria definir a liderança, agendada para esta sexta-feira (25), não aconteceu. Lucas decidiu abandonar o grupo, após declarações de Renato, e agora pretende fundar um novo bloco: o independente. Sem número suficiente, os não governistas devem ficar sem formação de bloco representativo na Casa. Tomara que uma bancada de oposição tão insignificante como essa, não venha a receber benesses com o dinheiro público.

TAVINHO QUER RESSUSCITAR O PARLACREM

Sem mandato, mas com a intenção de se manter no cenário político, Tavinho Santos, quer ressuscitar o Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem) ao anunciar um pacto, entre os municípios da Grande Capital, para pressionar os Governos Estadual e Federal a disponibilizarem recursos públicos. Aqui na Paraíba as pessoas são muito agarradas aos cargos e por conseguinte ocorrem uns fatos engraçados, Buba Germano sem mandato dirige a Famup – Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, Buega Gadelha sem ser dono de industria inexplicavelmente dirige a FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e até mesmo Wilson Santiago sem o mandato de senador, queria a todo custo permanecer como membro do Parlasul.

TERRA SEM LEI

O colunista Abelardo Jurema publicou no seu precioso espaço que a Praia do Poço se tornou lugar de muitos abusos, pois meia dúzia de donos de barracas literalmente se apoderaram de todo espaço daquela praia e não dão a mínima para as autoridades, pois diariamente atrapalham o fluxo dos banhistas, promovem enorme barulheira e jogam lixo por toda a parte.Por que será que a Polícia Militar, Sudema e outros órgãos de fiscalização não agem para acabar com tais abusos?

OS DONOS DAS CALÇADAS

De vez em quanto os dirigentes da Semob criticam a postura de alguns comerciantes que rebaixam as suas calçadas e colocam correntes para assim controlar quem estaciona na frente do seu comércio. Nas inúmeras entrevistas sempre tais comerciantes são ameaçados de multas e outras represálias. O fato é que entre o discurso e prática existe uma distancia muito grande, pois a prática ilegal continua sob as vistas de todo mundo inclusive deles do Semob. Para agir falta um ingrediente indispensável a coragem de bater de frente com os grandes que diariamente desafiam a lei, na certeza que jamais sejam importunados.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais