Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

LULA RECEBE PRÊMIO ALGEMAS DE OURO

O povo se chamado cada dia reage mais, a prova é que uma pesquisa realizada todos os anos na internet, através do Facebook, desta feita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido como o político mais corrupto de 2012 em uma enquete. Lula recebeu 65,69% dos votos, totalizando 14.547 pessoas. O Troféu Algemas de Ouro – promovido pelo Movimento 31 de Julho, um grupo anticorrupção – chegou este ano à sua segunda edição propondo uma lista de 10 candidatos. A edição anterior foi vencida pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).  

Em segundo lugar na enquete, com 21,82% dos votos, ficou o senador cassado Demóstenes Torres (sem partido-GO), envolvido no esquema criminoso chefiado pelo bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O terceiro colocado foi o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55% dos votos. Completam a lista o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), apontado como um dos operadores do chamado mensalão tucano, em Minas Gerais; a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra; o senador Jader Barbalho (PMDB-PA); o empresário Fernando Cavendish, ex-presidente da Delta, empresa envolvida no escândalo de Cachoeira; o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda; e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT). Pois é sujeito pode até escapar das garras da justiça mas não escapa do julgamento das ruas.

O PT É O PARTIDO MAIS QUERIDO DO BRASIL

Paradoxalmente o Ibope registra o resultado de uma pesquisa que realizou e que foi publicada neste domingo no jornal Estado de S. Paulo, dando ao Partido dos Trabalhadores razões para comemorar. A despeito de todos os escândalos recentes, como o mensalão, e daquilo que os dirigentes da legenda classificam como tentativa de “criminalização” da sigla, o PT é o partido mais querido dos brasileiros, com larga margem de vantagem. Segundo o levantamento, 24% dos eleitores declaram ter preferência pelo PT. Depois disso, vem o PMDB, com 6%, e o PSDB, com 5%.Difícil entender como sua liderança maior recebe o prêmio ‘Algemas de Ouro” e ao mesmo tempo o PT sai consagrado em outra pesquisa. Vá entender.

A NOMEAÇÃO DE ANÍSIO MAIA FILHO

Dias desses um determinado órgão da imprensa, criticou a nomeação de Anísio Maia Filho, para o cargo de chefe de gabinete de uma secretaria municipal, tachando a mesma inclusive de nepotismo, como se o mesmo tivesse algum parentesco como o prefeito Luciano Cartaxo. Um determinado candidato a vereador pelo PT, que pediu para não ser identificado e que é leitor assíduo dessa coluna estranhou tal critica e fez questão de registrar que além do grande trabalho do deputado Anísio Maia que até se licenciou da Assembleia, Luciano contou também com o trabalho incansável de Anísio Filho, que ao mesmo tempo assoviava, chupava cana e ao ainda carregava piano durante toda a campanha e concluiu: “Para falar a verdade Anísio Filho merecia muito mais”.

REGINALDO TAVARES PRESIDE O DIRETÓRIO DO PTB

O médico Reginaldo Tavares de Albuquerque assumiu o comando do PTB de João Pessoa na tarde desta segunda-feira, 21, segundo informou o presidente estadual da legenda, o suplente de deputado federal Armando Abílio.Reginaldo Tavares assume o lugar deixado pelo ex-vereador Tavinho Santos, que saiu do partido após ser preterido pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) para ocupar cargo no governo municipal. O danado é que Tavinho agora além de ficar sem mandato, também perdeu o cargo de presidente municipal do PTB e mesmo assim se diz candidato a deputado estadual. Só mesmo um milagre.

PPROCESSO CONTRA O EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTA RITA

A Promotoria do Patrimônio Público de Santa Rita ajuizou uma ação civil pública de improbidade administrativa contra o ex-presidente da Câmara Municipal, Gilvandro Inácio dos Anjos, por uma série de irregularidades realizadas no exercício 2008. De acordo com a promotora de Justiça Anita Bethânia Silva da Rocha, relatório do Tribunal de Contas do Estado aponta que, na sua gestão, o ex-presidente da Câmara de Santa Rita A ação requer a aplicação das sanções previstas no artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8429/92), que inclui, entre outros, ressarcimento integral do dano, perda dos bens os valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e suspensão dos direitos políticos. Será que não deveria existir o mesmo rigor contra o ex-prefeito Marcos Odilon, que cometeu ali diversas irregularidades?

HERVÁSIO: “O CAMINHO DE CÍCERO É COMPOR COM A COLIGAÇÃO DE RC”

O deputado estadual Hervásio Bezerra (PSDB), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, literalmente jogou água no chope do Cícero Lucena, pois disse nesta segunda-feira (21) que o caminho do senador Cícero Lucena (PSDB), “a princípio”, é compor uma coligação que irá pedir voto para Ricardo Coutinho (PSB) em 2014.Talvez imaginado falta de musculatura política do senador o mesmo ainda enfatizou que Cícero além da situação de compor uma coligação que pedirá votos para Ricardo, pode ter que ficar de fora da disputa pela reeleição, acontece que o senador quase não tem o nome lembrado pelos partidários guando se referem a vaga para o Senado em 2014 e, por isso, pode ser que o caminho de Cícero seja recorrer a disputa de um mandato na Câmara federal. Para quem andava com Cícero para lá e para cá realmente o deputado se revela muy amigo.

O ANIVERSÁRIO DE JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA

Passou em branca nuvens o aniversário do ex-governador e ministro de Minas e Energia José Américo de Almeida, que se estivesse vivo teria completado 127 anos no dia 10 deste mês. Nenhuma linha saiu por parte do governo do estado, muito menos por parte da prefeitura da Capital. Ambos ignoraram solenemente o dia do nascimento de um dos maiores políticos e escritores da Paraíba. Aliás, na gestão de Ricardo Coutinho a ex-secretária particular de Zé Américo, Lourdinha Luna as sua expensas mandou um escultor confeccionar um busto do seu antigo chefe para colocar na Avenida que tem o seu nome, a exemplo do que ocorre com a Ruy Carneiro, Flávio Ribeiro Coutinho e Epitácio Pessoa. Por razões ignoradas o então prefeito não escutou os seus apelos e aquela avenida ficou sem o busto e ainda por cima é chamada indevidamente por jornalistas e por órgãos do próprio Poder Executivo como Beira-Rio. É de doer tanto descaso com os nossos vultos.

LOURDINHA LUNA E A SECA QUE ASSOLA O NORDESTE

Por falar em Lourdinha Luna, ela lembra através da imprensa que o Nordeste vem sofrendo pela seca inclemente por conta do descaso do atual governo federal que só nos envia esmolas, porém é muito rápida quando acontece qualquer tragédia no Sul e Sudeste. Lembra ainda que o nosso conterrâneo o presidente Epitácio Pessoa tentou amenizar os efeitos da seca enviando maquinas e material cujo trabalho foi abandonado no governo de Arthur Bernardes. Outro que também ajudou na questão da se a foi exatamente o então ministro José Américo de Almeida que em 1932 convenceu o presidente Getulio Vargas a contrair empréstimo em libras esterlinas na Inglaterra pagos em vinte anos. Para rebater aqueles ecos chatos que insistem que a transposição poderá prejudicar o Rio São Francisco, lembra a escritora Lourdinha, que o Tocantins está oferecendo águas do seu caudaloso rio, cujas águas seriam levadas para o São Francisco afastando de vez tal temor.

AUDITORES REJEITAM REAJUSTE

Desde o primeiro dia do seu mandato do governador Ricardo Coutinho vem travando uma verdadeira batalha com os auditores fiscais, no que diz respeito ao subsídio dos mesmos. Agora mais uma vez, logo após do anuncio do reajuste para todos os servidores, eis que os auditores se revoltam e alegam que não abrem mão dos direitos previstos na Lei do Subsídio do Fisco, fruto de muitos anos de luta. A categoria já ameaça uma paralisação de 24h no dia 31.

RC ANUNCIA POSSE DE 5.180 MIL APROVADOS NO MAGISTÉRIO E DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NESTA 5ª

Sempre foi mais fácil e cômodo pára os nossos gestores nomear apadrinhados em caráter precário, evitando-se assim o concurso público. Nesta gestão inegavelmente Ricardo Coutinho tem procurado cumprir o que determina a nossa Carta Magna e vem ocorrendo vários concursos abrindo assim possibilidades de acesso para aqueles que estudam. Esta semana mesmo, na próxima quinta-feira, conforme anunciou ontem no durante o programa ‘Fala Governador’ ocorrerá a posse e nomeação dos 5.180 aprovados nos dois últimos concursos do estado. “São 3.180 técnicos administrativos e 2.000 professores que deverão tomar posse nesta quinta-feira (24), no Espaço Cultural, às 10h.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais