Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

TIÃO LUCENA AGORA É CORREGEDOR DA PGE

Tião Lucena foi o único procurador ocupante de cargo de confiança do governo que não entrou na cantilena da Procuradora Sanny Japiassu e permaneceu no seu cargo de chefe da PGE da cidade de Monteiro. Por conta da lealdade e acima de tudo da coragem, o procurador e jornalista Tião Lucena desde ontem assumiu a Corregedoria Geral da Procuradoria Geral do Estado, conforme ato de nomeação publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. O Diário traz ainda a nomeação de Mônica Figueiredo como procuradora geral adjunta e a formação do Conselho Superior dos Procuradores do Estado, incluindo Sanny Japiassu, presidente da Aspas. Conhecendo Tião e a sua coragem e profissionalismo já imagino que o mesmo se sairá de forma a despertar muitos elogios por parte de todos.
JOSÉ ALDEMIR E A EXONERAÇÃO DOS SEUS APADRINHADOS

Todo mundo sabe que o veterano deputado José Aldemir (PEN) sempre      gostou De ficar junto ao poder e de pisar nos tapetes vermelhos do Palácio da Redenção, porém na última quarta-feira, o mesmo atendendo pedido do presidente da sua legenda, deputado Ricardo Marcelo, votou a favor da mudança do Regimento Interno que permite reprovar as contas do Governo com qualquer quorum. Como não existe meia fidelidade, já ontem quinta-feira o Diário Oficial do Estado trouxe diversas exonerações de assessores ligados a deputados que não votaram com o governo, sobre a mudança no Regimento Interno da Assembleia, que permitirá com maioria simples, reprovar as contas de Ricardo Coutinho. Dentre os assessores demitidos, muitos eram indicações de José Aldemir, que revoltado disparou. “Não sou golpista. Jamais quis o pior para o governador. Mereço respeito e jamais quis prejudicar ninguém. Agora eu sou da oposição. Não quero nunca mais ver esse cidadão”, desabafou Zé Aldemir.

DEPUTADOS DO PEN ENTREGAM CARGOS AO GOVERNADOR RC  

A propósito do tema, os nove deputados que integram a bancada do Partido Ecológico Nacional (PEN) na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) formalizaram documento, durante reunião na noite desta quinta-feira (20), entregando todos os cargos ocupados dentro do Executivo Estadual ao governador, Ricardo Coutinho (PSB). Através de nota, eles comunicam que para adotar a postura de independência colocaram os cargos a disposição. “Os deputados que integram a bancada do Partido Ecológico Nacional (PEN) na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), de forma solidária e unânime, comunicam oficialmente que os cargos na estrutura do Governo do Estado exercidos por indicação política de responsabilidades dos signatários deste documento, estão a partir deste momento à disposição, cujas permanências ou exonerações serão de livre decisão de Vossa Excelência”, diz o documento. Será que a valentia dos mesmos e essa suposta independência não ocorrem por saberem os ditos cujos que seus indicados inevitavelmente seriam exonerados?

GOVERNADOR REAGE E DIZ QUE NÃO ACEITA CHANTAGEM

Ainda sobre a mudança do Regimento, o governador Ricardo Coutinho (PSB) com sua costumeira dureza reagiu ao que chamou de “manobra” da oposição na Assembleia Legislativa para tentar desestabilizar seu Governo. A indignação do governador se deu em virtude do duro golpe sofrido nesta quarta (19), quando a maioria dos parlamentares aprovou mudanças no regimento permitindo reprovar constas do Executivo, mesmo quando não existir quórum qualificado na Casa. Ricardo ao tomar conhecimento da manobra mandou um aviso a seus adversários, durante entrevista ao radiofônico Correio Debate: “Não aceito chantagem, nem vou aceitar!. Segundo explica, não atender aos pedidos de benefícios pessoais impostos por esses é o grande motivador dessa cisma. Ricardo mandou mais um aviso contundente: “Eu vou dar um aviso público: não vou repetir certas práticas do passado” (insinuando que no passado a troca de favores era o tom entre o Executivo e alguns membros do Legislativo).

O CONFUSO VEREADOR MARCOS ANTONIO

O vereador eleito e diplomado Marcos Antônio, já enfrenta um novo e grande dilema no que diz respeito a qual postura política adotará em relação ao Governo Cartaxo a partir de 2013. O imbróglio envolve ao mesmo tempo as bases e o partido do qual é filiado – o PPS. Durante a campanha em que pese o jornalista Nonato Bandeira presidente da sua legenda o PPS figurar como vice de Luciano Cartaxo o mesmo inexplicavelmente resolveu apoiar a candidata do governador Ricardo Coutinho, a jornalista Estelizabel Bezerra. No segundo turno mesmo tendo se apoiado na figura de Cássio Cunha Lima, Marcos Antonio mesmo no segundo turno quando só existiam dois candidatos, não apoiou Cícero Lucena que era candidato apoiado por Cássio já na ultima hora resolveu apoiar o candidato petista Luciano Cartaxo. Mai recentemente apoiava a renovação da Mesa da Câmara, mas logo depois inexplicavelmente mudou de idéia e resolveu apoiar a permanência de Durval Ferreira. Sua mais nova dúvida é se segue apoiando Luciano Cartaxo ou fica na oposição. Confuso assim, o perigo é o mesmo se perder no trajeto entre a Câmara e sua casa.

RICARDO MARCELO VERSUS HERVÁZIO BEZERRA

Por conta da mudança no Regimento Interno o clima azedou no plenário da Assembleia Legislativa entre o presidente Ricardo Marcelo e o líder do governo Hervázio Bezerra, com ataques e ofensas de ambas as partes, tendo Ricardo Marcelo disparado:’Não vou admitir censura de sua parte, pois você não é pessoa competente para me censurar. “Eu nunca trai ninguém”, concluiu, Ricardo Marcelo, após interromper diversas vezes as reclamações de Hervazio, cortando o som do seu microfone.

DOSSIÊ REVELARIA FARRA DE DIÁRIAS NA ASSEMBLEIA

Mas se engana quem imagina que tal contenda vai ficar por ai, pois além de recorrer a Justiça, fontes fidedignas informam que vem por ai um dossiê fartamente documentado sobre gastos com diárias na Assembleia. Hum se tal denúncia se concretizar será água no chope de Ricardo Marcelo, que revela que pretende disputar o Senado ou o Governo em 2014. A propósito de eventuais abusos com diárias, vai uma inevitável perguntinha: Será que os abusos com diárias tem a ver com o doce mel de Ricardo Marcelo, que sem dificuldade já vai ao segundo mandato como presidente do Parlamento?

JUSTIÇA DECIDE QUE ESTADO PODE CONTRATAR PESSOAS PARA SUBSTITUIR CARGOS DO FISCO

Fica cada vez mais difícil a situação do servidor no que diz respeito a reivindicar direitos através de greve, pois cada dia que passa a Justiça retira conquistas previstas na nossa Carta Magna, no que diz respeito ao direito de greve. A mais nova ‘bordoada’ aconteceu aqui mesmo na Paraíba, pois o nosso Tribunal de Justiça decidiu que Estado pode contratar pessoal de fora pra preencher cargos do Fisco. Tal decisão se deu por conta de uma ação decorrente da greve dos agentes fiscais no primeiro ano do governo Ricardo Coutinho (PSB), a categoria usou mão de uma medida jurídica a fim de dificultar a condução dos trabalhos de arrecadação do Estado em tempos de paralisação. Com tal medida adotada agora, vai ser muito difícil os auditores conseguirem via greve, qualquer conquista junto ao governo do Estado.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais