Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

  • por

A DIPLOMAÇÃO EM INGÁ

 

Amanha dia 18 será com certeza um divisor de águas na vida do povo de Ingá, cujo nome não abro mão de chamar de Ingá de Bacamarte. Naquela cidade há muito se tinha gestões ultrapassadas e algumas desastradas que não trouxeram nenhum desenvolvimento. A gestão do prefeito Lula que ora encerra, deixa uma cidade sem obras e acima de tudo suja, pois sequer vem sendo feita regularmente a coleta de lixo. Ingá de Bacamarte e seu povo mereceriam coisa melhor e tiveram a sensatez de eleger Manoel Chaves mais conhecido por Manoel da Lenha, que é auditor fiscal do Estado. e para vice-prefeito o perito Carlos Alberto Mendonça, tendo este último com muita competência permanecido 18 anos como chefe do Departamento de Criminalística de Campina Grande.  Os dois graduados servidores do estado e, portanto com bastante conhecimento de  gestão pública, vão com certeza oferecer ao povo de Ingá um novo tempo, acima de tudo de bastante prosperidade e seriedade.

 

 

MAIS SECRETÁRIOS DE CARTAXO 

 

Informa Tião Lucena que prefeito eleito Luciano Cartaxo deverá anunciar, nesta segunda-feira, os nomes de Hildevânio Macedo, ex-presidente do PT, para secretário do orçamento participativo; do vereador Pedro Coutinho para o Instituto de Previdência do Municipio, de Tavinho Santos para a Secretaria de Esportes e de Socorro Gadelha, representante do PP, para a Secretaria da Habitação.

 

O JUDICIÁRIO POUCO CONFIÁVEL

 

O Poder Judiciário segue como uma das instituições que têm a menor confiança da população no Brasil, conforme mostra o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), que analisou o segundo e terceiro trimestres de 2012.Feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, a Direito GV, o estudo mostra que a população brasileira considera o Judiciário só é mais confiável que as emissoras de TV, os vizinhos, o Congresso Nacional e que os partidos políticos.De acordo com a pesquisa — feita com 3,3 mil pessoas —, 90% dos brasileiros consideram a Justiça morosa e 82% a consideram cara. Outros 64% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é desonesto e 61% o enxergam como nada ou pouco independente. Além disso, 64% dos ouvidos acham a Justiça “difícil” ou “muito difícil” de acessar.O ICJBrasil também atribui notas para o desempenho do Judiciário. Numa escala de 0 a 10, a nota geral foi 5,5.

 

                                

                            OPERAÇÃO PALHAÇO

 

Pode até aparecer brincadeira, mas a nossa polícia já fechou quatro vezes uma mesma casa de jogos de bingo no centro da cidade, cujos responsáveis riem dos policiais todas as vezes que são presos e levados para a delegacia de polícia. Informa a polícia que tal bingo estaria funcionando com uma liminar fraudulenta. Pergunta-se: para não desmoralizar mais ainda a polícia e não continuar os mesmos se sentindo palhaços, não seria o caso de aplicação de uma pena de prisão nos reincidentes, atrelada a uma pesada multa?

 

 

NOME DE CIRO GOMES DEIXA VILA OLÍMPICA

 

 

Em Sobral no Ceará por decisão do juiz Wilder Sóstenes de Souza e Silva ruas, avenidas e monumentos públicos não podem ter nomes de pessoas vivas. A Vila Olímpica da cidade que ostentava o nome do ex-governador Ciro Gomes terá que ser rebatizada. Sem dúvida um  bom exemplo para os nossos governantes que misturam o público com o particular e tentando agradar determinadas pessoas colocam seus nomes em prédios públicos, como aconteceu recentemente no PSF de Mangabeira, onde o prefeito Luciano Agra ignorando lei federal que proíbe tais homenagens, deu o nome de uma servidora viva aquele local. Aliás, o próprio Judiciário paraibano vem dando tal exemplo, denominando os Fóruns com nomes de desembargadores, alguns em plena atividade.   O Ministério Público bem quie poderia agir para coibir o descumprimento da lei.

 

 

 

OS VEREADORES ESPERAM INDICAR PARA A PREFEITURA

 

Ninguém tem dúvida das boas escolhas que o prefeito eleito Luciano Cartaxo vem fazendo para compor o seu governo. O problema é que as vagas mais importantes já estão esgotando e os vereadores sequer foram chamados para indicar os seus. Quem ajudou na eleição tem que ajudar na administração, pois  é assim que funciona o jogo e os interesses políticos.

 

   ANDRÉ BONIFÁCIO CONFIRMADO NA SAÚDE DA PREFEITURA

 

Por falar em indicação o prefeito Luciano Cartaxo (PT) convidou o médico André Bonifácio, que hoje é diretor do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde, para assumir a Secretaria de Saúde do Município. André Bonifácio acabou se consolidando, mesmo existindo dentro do PT Nacional e de setores de João Pessoa quem defendesse o nome do advogado Adalberto Fulgêncio, hoje comandando a Auditoria do MS. O Ministro Alexandre Padilha foi consultado sobre os dois nomes e tentou operar para levar a atual Secretária Roseana Meira para Brasília. Pois é faz sentido, pois a mesma sairia do cargo sem se sentir desprestigiada.

 

 

 A OUVIDORA DE CORAGEM

 

 

A ouvidora da Polícia da Paraíba, Valdênia Aparecida Lanfranchi, em entrevista ao Jornal Correio da Paraíba revelou que  encaminhou ao governador Ricardo Coutinho, ofício sugerindo a instalação de uma auditoria nas contas da Polícia Militar, em decorrência de denúncias de má aplicação e desvio de recursos destinados à corporação. A declaração foi feita ao programa Hora da Notícia, da rádio Arapuan.“Tenho recebido denúncias de praças e oficiais do uso indevido da verba da saúde, manipulação no pagamento de diárias, exigindo explicações porque uma diária para oficial chega a R$ 500,00 e para um praça apenas R$ 100,00. Denunciam que os oficiais sequer aparecem nos plantões”, disse a ouvidora.Valdênia quer explicações sobre empresas fornecedoras da PM, que pertencem a ex-oficiais.

 

 

A OUVIDORA DE CORAGEM II

 

 

 A ouvidora disse que há inúmeras denúncias de extorsão, tortura e execuções durante batidas policiais. Com relação aos casos de tortura a mesma informou que também ocorre na Polícia Civil, principalmente sobre o comando dos delegados amais antigos. Disse ainda a mesma que a ONU recomenda a desmilitarização da Polícia Militar, pois há uma interpretação errada do artigo 144 da Constituição Federal, que diz que a Polícia Militar é força auxiliar do Exército. Na sua ótica, numa situação de guerra não se convoca apenas a Polícia Militar, pois todos os cidadãos são convocados. Os policiais militares pela sua formação na relação diária com cidadão pensa que o mesmo é um inimigo. Por fim lamentou o pouco investimento na Polícia Civil que é a polícia que tem que investigar os crimes, que hoje é feita ilegalmente pela PM2 que deveria apenas investigar apenas crimes cometidos por militares.

 

O ESTRANHO COMPORTAMENTO DE SANNY JAPIASSU

 

Ninguém entendeu até agora o comportamento de Sanny Japiassu, pois enquanto estava mergulhada na campanha da OAB, da qual foi candidata a vice-presidência na chapa de Caius Marcellus, a nobre Sanny Japiassu não deu um pio, um gemido, um sussurro sobre as condições de trabalho dos procuradores. Agia como se não houvesse insatisfação alguma por parte da categoria. Bastou passar a eleição com a sua chaa derrotada eis que a mesma de repente, sem nenhum comunicado prévio a quem de direito, incentivou os procuradores a entregar os cargos de chefia, com exceção de Sebastião Lucena que coerentemente não entrou na cantilena de Sanny e permanece como chefe da PGE na cidade de Monteiro.É por essas e outras que os movimentos reivindicatórios quase sempre se desmoralizam.

 

GONZAGÃO E O HOTEL TAMBAÚ


Esta semana se comemorou os 100 anos do nascimento de Luz Gonzaga, fato que lembrou a este aprendiz de digitador, vários contatos mantidos com o mesmo nos anos 70, quando trabalhava no Hotel Tambaú, tendo como companheiro de recepção, dentre outros, o meu velho amigo Vavá da Luz. Alí por conta do Projeto Pinxinguinha, que toda semana enviava uma leva de cantores, conhecemos centenas de artistas e Gonzagão foi um deles, veio participar de uma apresentação na nossa capital e gostou tanto que permaneceu ali cerca de duas semanas hospedado no hotel com a sua esposa. O mesmo em conversa, dizia que se encontrava em negociação para adquirir a Boate Circo, que ficava na Avenida Ruy Carneiro. O fato é que o negócio não vingou e Gonzagão se foi deixando entre nós muito carinhos pela sua pessoa, por conta da forma carinhosa que tratava a todos. Infelizmente naquela época não era comum o uso de maquinas fotográficas, pois pelo preço era bem difícil a sua aquisição e sequer foi possível uma única foto com o mesmo, que passava bons momentos conversando os recepcionistas daquele estabelecimento. (Republicado por incorreção).

 

 

A PRAÇA JOÃO PESSOA 

 

O ex-prefeito de João Pessoa Cícero Lucena quando encerrou a sua segunda gestão, deixou o Ponto de Cem Réis como se fosse uma verdadeira favela ou um mercado persa, pois ali se vendia desde bodes, peixes, frutas, macaxeiras e até armas e munições, sendo quase impossível o trafego dos pedestres, pois além da bagunça havia também os buracos nas calçadas que eram verdadeiras crateras. Agora com Luciano Cartaxo acontece o mesmo, ou seja, sem que se saibam as razões, a Praça João Pessoa foi inteiramente abandonada nos últimos oito anos, nas gestões de Ricardo Coutinho e Luciano Agra e, portanto Luciano Cartaxo, terá que imediatamente fazer uma intervenção naquele importante espaço, sem esquecer o calçadão do Cabo Branco que se encontra literalmente destruído.

 

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais