Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

NONATO BANDEIRA ACUSA GOVERNO DE CRIME DE RESPONSABILIDADE

Acusado pela secretária Tatiana Domiciano de má gestão quando esteve à frente da Secretaria de Comunicação, o ex-secretário Nonato Bandeira bem ao seu estilo, declarou ontem que o Governo incorreu em crime de responsabilidade. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de entrar na justiça contra os depoimentos de Tatiana, Nonato diz que pedirá uma interpelação que comprove que os “gastos exorbitantes” da Secom não partiram de sua gestão de 1 ano e 3 meses e sim do período de 7 meses, correspondente, inclusive, ao período eleitoral.Pois é, o engraçado de tudo é que essa senhora passou uma grande temporada na Secom e jamais tocou em tal assunto, não teria ela com o seu silencio praticado o crime de omissão?

 

ESTELIZABEL PERDE VISIBILIDADE NA SECOM 

Todo mundo imaginou que Estelizabel Bezerra pela sua experiência e pela necessidade de se projetar politicamente iria assumir uma secretaria importante como Educação ou Saúde, ou mesmo a Casa Civil do Governo, mas foi escolhida como secretária de Comunicação, cargo que apesar de importante não lhe dará de forma alguma a projeção que teria nas Pastas citadas. O governador Ricardo Coutinho poderia, por exemplo, colocar o secretário Lucio Flávio, sempre muito articulado na Comunicação e nomear Estelizabel para o Gabinete Civil, onde ficaria muito mais evidencia para 2014.

A CPI E O PÍFIO DESEMPENHO DE VITAL DO REGO

Dizem que cavalo selado só passa para nós apenas uma vez. No caso do senador paraibano Vidal do Rego, o cavalo passou selado e ele nem se deu conta, pois poderia se consagrar como presidente da CPI do Cachoeira, mas optou em enterrar de forma muita feia a citada CPI. A chamada grande imprensa noticiou que na última se nesta quarta-feira realizou-se a sessão-funeral da CPI do Cachoeira. Dos 34 membros da comissão, apenas seis acompanharam as exéquias. Odair Cunha (PT-MG), o relator-coveiro, teve de carregar junto com Vital do Rego o caixão. O defunto será velado por mais uma semana. Só descerá à cova na outra quarta-feira (5). O nosso noviço senador poderá com o seu pífio desempenho, ter se enterrado junto com a CPI, ou seja, jamais ser designado para outros trabalhos importantes no Senado

AS OBRAS DE RICARDO COUTINHO

A pessoa pode até não gostar de Ricardo Coutinho, mas ninguém em sã consciência pode ignorar as muitas obras que o governo vem realizando no interior do estado. Ontem este aprendiz de digitador foi até a cidade de Caiçara para tratar de assuntos particulares e verificou que existem obras em praticamente todas as cidades do trajeto, inclusive a estrada de Sapé até Guarabira foi toda restaurada, com a pista de rolamento nova, como também toda sinalização. Até 2014 Ricardo ainda vai dar muito trabalho aos seus opositores. 

VETADA HOMENAGEM A RONALDO CUNHA LIMA

Por falar em Ricardo Coutinho, o mesmo vetou um projeto de autoria do deputado Janduhy Carneiro (PEN) que criava um festival de poesia e artes que homenagearia a memória do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, levando o seu nome no festival. Para o líder do governo, Hervázio Bezerra (PSDB), o governador vetou o projeto porque era oneroso aos cofres do estado e classificou a homenagem como uma ‘jogada inteligente’ da oposição para pressionar o governador Ricardo Coutinho a aprová-lo.Por 16 votos a favor e 9 votos em branco, o veto do governador foi mantido e a matéria foi arquivada.aqui neste espaço, este aprendiz já tinha se manifestado com tantas homenagens para Ronaldo Cunha Lima, pois afinal de contas existem outros paraibanos ilustres e completamente esquecidos.

ZÉ MARCOS EXONERADO POR CELULAR

Pode até parecer estranho, mas o fato é que o secretário de Esportes do Estado, o ex-campeão mundial de Vôlei de Praia José Marcos, foi exonerado via celular sem receber sequer um agradecimento pelos meses em que permaneceu na Pasta. Mesmo que não fosse quem é o que representa para o nosso estado, o campeão mereceria um tratamento mais respeitoso.

TAVINHO MESMO SEM MANDATO QUER MOVIMENTAR O PARLAMENTO METROPOLITANO

Mesmo sem mandato a partir de janeiro, Tavinho Santos pretende continuar presidindo o Parlamento Metropolitano, que congrega v vereadores de todo nosso estado, copiando assim o ex-prefeito Buba Germano que quer continuar à frente da Famup -Federação das Associações de Municípios da Paraíba e Wilson Santiago que sem o mandato de senador, queria porque queria continuar com mandado no Parlamento do Mercosul, quando foi convidado a bater em retirada. Infelizmente em nosso estado as pessoas fazem muita questão por cargos, mesmo muitas vezes caindo no ridículo.

O MEL DE DURVAL FERREIRA

Por falar em mandato ninguém consegue entender o mel que tem o presidente da Câmara Municipal Durval Ferreira, que pelo que se comenta já conseguiu a adesão de todos os vereadores para o seu terceiro mandato como presidente da Casa de Napoleão Laureano. Há quem diga que a simpatia teve início quando o presidente aumentou o número de assessores de gabinete de 7 Para 15 pessoas, o que teria agradado a todos, até mesmo aqueles que pretendiam disputar a presidência. Danado mesmo vai ser o dia que todos os nomeados resolverem trabalhar.

SEDURB PROMETE RETIRAR AMBULANTES

Quem pensava que a questão dos ambulantes na capital estava definitivamente resolvida, enganou-se redondamente, pois aproveitando o final da atual gestão, os mesmos pouco a pouco retornam as nossas ruas, invadindo pontos importantes, como por exemplo, o Largo da Igreja da Misericórdia, um importante ponto histórico localizado na Rua Duque de Caxias. A invasão é tanta, que os turistas por conta dos carrinhos estão impossibilitados de uma simples fotografia, tudo sob as vistas dos guardas da Sedurb, que passam toda hora por ali e solenemente ignoram os ambulantes. A propósito do tema, ontem a Sedurb informou que irá retirar vendedores ambulantes que ocupam as calçadas e ruas de João Pessoa sem autorização da Prefeitura da capital paraibana até o fim de dezembro, de acordo com previsão do órgão. A Operação Natal, tem o objetivo, segundo a assessoria da Sedurb, de desafogar as ruas de João Pessoa, que ficam lotadas com os consumidores que irão às compras de fim de ano. A ação prevê ainda trabalho de conscientização e combate ao comércio irregular.

A FALA DE PALMARI LUCENA

Quem escreve para a este aprendiz de digitador é o escritor Palmari Lucena reclamando do péssimo estado de conservação dão calçadão do Cabo Branco. Palmari Lucena a partir deste ponto: ‘Caminhar na calçadinha do Cabo Branco não é para os fracos do coração. A via se há transformado em uma pista de patins, skates e ocasionalmente bicicletas. A falta de manutenção e o dano causado pelos “desportistas” põem em risco aqueles que usam o local para caminhadas e socialização. Uma grande parte destas pessoas são idosos ou crianças. Ocasionalmente adolescentes colocam cones na calçadinha para realizar treinamentos a revelia dos transeuntes. A ausência de autoridades municipais e policiais na área é evidente, exceto no busto de Tamandaré. Tentamos enviar esta informação por internet e logo descobrimos que o Jampa Digital não funciona’. Tem razão Palmari, aliás, praticamente todas as calçadas de João Pessoa estão estragadas e pelo visto o Jampa Digital, também pois jamais funcionou. 

O FIM DOS REINADOS NAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS

Uma audiência pública realizada no Senado, nesta quarta-feira, discutiu o limite para a reeleição de dirigentes esportivos. Dois projetos que tratam do assunto, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e do ex-senador Alfredo Cotait, estão em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Ambos os projetos de lei pretendem restringir a quatro anos de duração máxima os mandatos dos presidentes de entidades esportivas. O texto de Cássio Cunha Lima ainda sugere a proibição da nomeação de parentes para cargos nas instituições e a proposta de Cotait impõe a restrição de repasse de recursos públicos a clubes, federações, confederações e associações esportivas com dirigentes há mais de oito anos nos cargos. Aqui na Paraíba a família Gomes tem a Federação de Futebol como um verdadeiro reinado que começou com Juracy Pedro Gomes que passou ali mais de uma década e agora com a sua esposa Rosilene Gomes que se encontra á frente daquela edilidade há mais de vente anos e já pensa em deixar o seu filho como seu sucessor. A população paraibana e principalmente os desportistas agradecem.

A SELEÇÃO BRASILEIRA E O FIASCO NA ESCOLHA DOS NOVOS TREINADORES

Todo mundo conhece bem Carlos Alberto Parreiraa e Luiz Felipe Scolari. O primeiro foi demitido da seleção da Arábia em pena Copa do Mundo por incompetência, bem como aqui no Brasil após a eliminação quartas-de-final da Copa do Mundo de 2006, quando foi fortemente criticado pela apatia e demora nas substituições, sendo lembrado a sua falta de ação no último jogo quando o Brasil perdia desde o primeiro tempo e ele sequer fez uma única substituição. Sem falar que correu o boato que ele não tinha pulso nenhum com o elenco, cujos jogadores faziam o que bem entendiam, ou seja, farto uso de bebidas e mulheres nos quartos dos mesmos. Já Felipe Scolari a sua trajetória também não é das melhores, pois fracassou em dois times na Europa e recentemente veio para o Brasil e conseguiu a ‘proeza’ de derrubar o Palmeiras para a segunda divisão. Ninguém espere nada dessa dupla, que deve ser imposição de empresas poderosas.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais