Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

RICARDO COUTINHO JÁ ACUMULA 35 PONTOS NA CNH

Um extrato do sistema de consultas de multas do Detran-PB, obtido pelo colunista Clilson Júnior, aponta que o governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, já recebeu 35 pontos na carteira de habilitação durante os últimos 12 meses. Com o título “Ninguém está acima da lei” Clilson revela em sua coluna que o governador deverá ter sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa ou cassada pelo Departamento de Trânsito da Paraíba. Ora, a multa é aplicada contra o veículo e ninguém em sã consciência pode imaginar que o governador andou dirigindo por ai fazendo barbeiragens. É preciso a cada notificação avisar ao Detran quem dirigia o veiculo no momento da infração o que parece não foi feito, daí os pontos aparecem no prontuário do mesmo.

MUITO SAMBA E FEIJOADA NO ANIVERSÁRIO DE RC

Por falar Ricardo Coutinho,o aniversário do mesmo foi no último dia 18, mas a festa será realizada neste domingo (25). A organização do evento é composta por uma comissão que conta com a ex-secretária de Planejamento de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB), o ex-secretário do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, o prefeito de Picuí, Buba Germano, a ex-secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes e outros amigos de Ricardo.No convite um poema faz alusão ao ano vivido pelo ‘Mago’ e ressalta que ‘os girassóis não se rendem à tempestade’. Naturalmente tal convite faz alusão ao fato que o socialista viveu um ano cheio de dificuldades na Assembleia Legislativa e uma derrota na disputa das eleições na Capital. Certamente os mesmo devem ter muito a comemorar.

VENEZIANO PARA GOVERNADOR E WILSON SANTIAGO PARA O SENADO

Depois da reunião da pacificação no início desta semana a situação ficou mais ou menos assim no PMDB: O Presidente Nacional do PMDB, Valdir Raupp, confirmou que o ex-senador Wilson Santiago pediu para disputar a vaga de senador em 2014. O acordo ficou apalavrado a partir da formação da nova composição do diretório da Paraíba. Ele ainda revelou que o nome do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, é unanimidade no partido para disputar o Governo do Estado.A chapa do PMDB nesse cenário, cederia apenas a vaga de vice para formar sua aliança em 2014.Na reunião ficou decidido que José Maranhão em 2014 não disputará nenhum cargo. Ora para Maranhão o que ele queria agora a qualquer preço era a presidência regional de sua legenda, mas até 2014 muitas águas irão rolar e será mesmo que a velha raposa vai se contentar em ficar apenas espiando. É difícil acreditar.

CÁSSIO PEDE ESTADO DE EMERGÊNCIA PARA O NORDESTE

O senador Cássio Cunha Lima em pronunciamento na tribuna do senado pediu a presidente Dilma Roussef que decrete estado de emergência no Nordeste, diante da gravidade da situação acarretada pela longa estiagem. Dentre outras coisas para justificar tal pedido Cássio enfatizou que é uma situação de caos, desolação completa e omissão absoluta do governo federal com relação ao Nordeste brasileiro, exigindo providências urgentes, porque boa vontade e promessas não resolverão nosso problema”.

CÁSSIO NÃO ACEITA QUE SENADO PAGUE IMPOSTO DE RENDA DE SUA VERBA INDENIZATÓRIA

Por falar em Cássio o mesmo esta semana deu um belo exemplo de seriedade com o dinheiro público, pois não aceitou que o Senado pague o imposto de renda da verba indenizatória que recebe. O mesmo informou que tão logo tomou conhecimento da ação do fisco contestando a chamada verba indenizatória, ele providenciou o pagamento do valor cobrado pela Receita Federal e que no último dia 30 de outubro enviou ofício ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).No documento, ele informa que efetuou, desde o dia “25 de outubro” do corrente, o pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), referente à ajuda de custo de caráter indenizatório a que os Senadores faziam jus por força do Decreto Legislativo n° 7 de 1995, desonerando, assim, o Senado Federal dessa despesa.Cássio é um dos poucos parlamentares que todos os meses presta contas na internet da utilização da verba indenizatória.

CAIO ROBERTO E A LICENÇA

Esta semana este aprendiz de digitador estranhou aqui que o jovem deputado Caio Roberto estivesse doente e, portanto estaria pensando em se licenciar para assim abrir vaga no Parlamento par o ex-prefeito Bado. Naquela ocasião escrevi que nos ato de licenças médicas publicados no diário do Legislativo, deveria constar obrigatoriamente os nomes dos médicos, e que deveria também existir uma apuração por parte do MP, considerando que as estranhas doenças causam prejuízo ao erário pois tanto o titular como o suplente recebem os gordos salários a cada fim de mês. Felizmente ontem o deputado Caio desmentiu que iria tirar tal licença e revelou que se encontra muito bem de saúde. Bom para o mesmo e para os nossos bolsos.

PROIBIDA INVESTIGAÇÃO POR PARTE DO MP

Por 14 votos a dois, foi aprovada nesta quarta-feira numa comissão especial do Congresso Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que dá às polícias o direito privativo de atuar em investigações criminais, retirando do Ministério Público o poder de apurar crimes. Os deputados da comissão não mantiveram, nem mesmo, a exceção para a atuação do Ministério Público em investigações de crimes contra a administração pública ou cometidos por organização criminosas, aberta pelo relator da PEC, deputado Fábio Trad (PMDB-MS). Tomara que sob justificativa que o MP estaria avançando nas atribuições da Polícia Judiciária, nossos parlamentares não estejam tentando salvar as próprias peles, já que quase sempre estão na mira do MP.

AGRA GOVERNADOR OU SENADOR

O vice-prefeito eleito da capital, e Nonato Bandeira, nem mesmo baixou a poeira da eleição passada, já convidou o prefeito Luciano Agra para disputar em 2014 o governo do estado ou a única vaga de senador que estará em jogo. O danado é que Agra a partir de janeiro ficará sem mandato e se não conseguir algum cargo de destaque ficará for de cena por dois anos o que é muito ruim para qualquer político. A principio para 2012 teremos disputando o governo Ricardo Coutinho e Veneziano Vidal. Já para o Senado o próprio Cícero Lucena, que busca a reeleição, Wilson Santiago, O presidente da Ale Ricardo Marcelo, Padre Luiz Couto, Ney Suassuna, Wellington Roberto e Efraim Moraes.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais