Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

LEI DE SEGURANÇA NACIONAL CONTRA O CRIME ORGANIZADO

O tema pode parecer polemico, mas a dor é que faz o remédio. Especula-se que procuradores da República estariam pensando em aplicar a Lei de Segurança Nacional para enfrentar a onda de atentados do crime organizado, em São Paulo e Santa Catarina, contra policiais militares e civis e ônibus e delegacias. A LSN, prevista na Constituição, pode ser acionada por iniciativa do Ministério Público, da Justiça Federal ou Justiça Militar ou o ministro da Justiça. Especialistas acham que vários itens da tal Lei se aplicariam à punição dos atos do tal “PCC”, como os artigos 15 e 20.À medida.A LSN (art. 15) prevê punição contra sabotagem a meios de transporte (ônibus incendiados), instalações públicas como delegacias etc.O art. 20 da LSN pune crimes (roubo, seqüestro, extorsão etc.) e atos de terrorismo para manter organizações clandestinas, com o “PCC”.Instituída durante o regime militar e “modernizada” pelo ex-presidente João Figueiredo, a LSN é considerada um “lixo autoritário e muitos torcem o nariz para a mesma, mas quem sabe agora poderá ser bem útil para combater a marginalidade, que aliás no passado convivendo nos mesmos presídios com os presos políticos, aprenderam com eles muitas ações terroristas que agora estão sendo empregadas.

A CONCILIAÇÃO DO PMDB PARAIBANO
Depois de muitas brigas e acuações, o PMDB esteve ontem reunido em Brasília. Os membros da bancada paraibana do partido em companhia do ex-governador José Maranhão, do presidente estadual da legenda, Antonio Souza da Silva e do ex-senador Wilson Santiago estiveram reunidos com o vice-presidente da República, Michel Temer e com o atual presidente Nacional da legenda, senador Valdir Raupp.Na ocasião, ficou definida a formulação de chapa única para a eleição que ocorrerá na Convenção Estadual do PMDB, marcada para o dia 18 de dezembro. “Os nomes dos membros que irão compor a chapa serão definidos oportunamente. Ainda durante a reunião, ficou acertado o rodízio de dois em dois anos para o comando do partido. Será que vale a pena alguém ser presidente imposto assim de goela abaixo?

RONALDO TERÁ NOME LEMBRADO EM PRÉDIO DO SENADO

A Comissão de Educação do Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 20, o Projeto de Resolução do Senado (PRS 50/2012), de autoria do senador José Agripino (DEM- RN), que denomina Edifício Senador Ronaldo Cunha Lima o espaço físico do Senado onde funciona o importante Interlegis.Aliás mesmo ilegalmente já que feria legislação federal em plena vigência, desde a época que se encontrava à frente do governo do estado, o mesmo conseguiu colocar o seu nome no ginásio localizado na br230, próximo ao Bairro do Cristo Redentor na capital.O estranho que a indevida homenagem permaneceu por anos sem que jamais o Ministério Púbico se pronunciasse. Vá entender tanta omissão.

LUCIA BRAGA COMO SECRETÁRIA EM SANTA RITA

Depois de escolher os ex-secretários estaduais Neroado Pontes e.José Maria de França, como seus futuros secretários de Educação e Saúde respectivamente o prefeito eleito de Santa Rita Reginaldo Pereira, marca mais um gol de placa, convidando a ex-deputada Lucia Braga para ser a sua secretária de Bem Estar Social. Lucia Braga marcou época como presidente da Funsat na gestão do seu marido Wilson Braga, órgão que realizou invejável gestão.

A DANÇA DAS CADEIRAS NA ALE E AS INEXPLICÁVEIS DOENÇAS

De olho numa cadeira na Casa de Epitácio Pessoa, o primeiro suplente e ex-prefeito da cidade de Cuité Oswaldo Venâncio Filho, o popular Bado (PMDB), confirmou em entrevista) que estará assumindo a titularidade na Assembleia Legislativa da Paraíba nos próximos dias em substituição ao deputado Caio Roberto (PR) que pedirá licença para ajudar o aliado. Antes os políticos faziam a maior onda para tirar uma licença, pois ficavam encabulados o que pensariam os seus eleitores, agora a coisa destrambelhou de vez e eles sequer disfarçam as suas licenças e inexplicáveis e dispendiosas doenças, já que ambos recebem dos cofres públicos. Como é muito difícil creditar que um jovem como Caio Roberto esteja enfermo ao ponto de precisar de licença médica, seria bom no ato da publicação da licença no diário Oficial da Assembleia Legislativa sair o nome do médico que assinou a licença, sem perder de vista uma eventual investigação do MP, pois afinal de contas, tal brincadeira é paga com o nosso dinheiro. 

RICARDO BARBOSA DIZ QUE RC É IMBATÍVEL NAS URNAS, INCLUSIVE NUMA DISPUTA COM CÁSSIO

Secretário Executivo do PAC, Ricardo Barbosa avalia que o governador Ricardo Coutinho (PSB) é quase “imbatível” numa provável disputa a reeleição em 2014, inclusive na hipótese de um embate contra o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O mesmo justificou o seu ponto de vista, por conta das inúmeras obras do governo em diversas cidades paraibanas, as ações desenvolvidas em todas as áreas da gestão governamental e da boa relação com a população. Olha que tal declaração não é de nenhum adversário do senador, pois antes de servir a Ricardo Coutinho Ricardo Barbosa sempre foi fidelíssimo escudeiro da família Cunha Lima.

MENOS DEPUTADOS AQUI E EM BRASÍLIA

Uma noticia colocou em polvorosa os nosso parlamentares, temerosos de perderem vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara federal.Toda esta polêmica começou no ano passado por conta de uma petição entregue pela Assembleia Legislativa do Amazonas. Pela PET Nº 95457, os parlamentares amazonenses reclamam o aumento de vagas na Câmara tendo como argumento o artigo 45 da Constituição Federal, pelo qual o número de representantes por estado deve ser proporcional à sua população. T AL processo deverá modificar a atual composição na representação dos parlamentares da Paraíba em Brasília e na Assembleia Legislativa da Paraíba a partir de 2014. Pelo estudo, na próxima eleição os paraibanos só elegerão 10 deputados federais ao invés dos atuais 12 e apenas 30 dos 36 representantes para Assembleia Legislativa do Estado.Muita gente vai ficar de fora com certeza.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

A respeito da nota do vice-prefeito eleito de Campina Grande Ronaldo Filho, prevendo a aposentadoria de José Maranhão, a sempre ligada Lourdinha Luna escreveu: “Oi Pedro, bom dia: O vice-prefeito eleito de Campina Grande tem razão ao falar de coerência e aposentadoria de José Maranhão. O ex-governador, no conceito de adversários sensatos, “mãos limpas”, portanto não deverá conviver com os Fichas-Suja. Seria um choque de consciência, para quem pautou sua vida pela decência, trabalho e a ética na política. Um abraço cordial”.

A SKY E A ESCRAVIDÃO

Um amigo da coluna nos aciona para informar que depois de alguns anos como usuário da Sky resolveu encerrar tal prestação de serviço, tendo que realizar dezenas de incansáveis telefonemas, quando finalmente foi informado agora no início de novembro que em 15 dias finalmente o contrato seria reincidido. Já satisfeito em se livrar da verdadeira escravidão que tais empresas impõem aos clientes o amigo nem teve temo de comemorar pois foi surpreendido com uma fatura de 22 de novembro a 22 de dezembro no valor de R$ 165,00. Como o mesmo não vai utilizar tal serviço na data marcada na fatura, o preço deve ser da carta de alforria. Gente cuidado com a Sky. 

AS HOMENAGENS NO MEU ANIVERSARIO

No último dia 19 este aprendiz de digitador comemorou mais um aniversário, recebendo dezenas de afagos de parentes e amigos. De todos escolhi dois que marcam bem tal data, ou seja, meu amigo de juventude o poeta e blogueiro Vavá da Luz e o grande poeta, compositor e cantor Bira Delgado: A partir deste ponto Vavá da Luz e em seguida BIRA: “Os anos passam, mas deixam marcas em nosso coração,os amigos também são assim na vida da gente,com eles podemos contar em todos os momentos,coragem nos momentos difíceis;luz e alegria nos momentos de desânimo…Conseguir ser uma luz especial nesse mundo de faíscas é, além de um desafio, uma recompensa!Nascer e viver, não apenas existir!Hoje o dia é seu!Feliz aniversário!”velho amigo e porque não amigo velho ?vavadaluz.De Bira Delgado/HOMENAGEM POÉTICA/MUSICAL AO JORNALISTA Pedro Manoel Macedo Marinho:PEDRO MARINHO é um cidadão de primeira/Está sempre antenado em busca da NOTÍCIA/Redigindo, apurando e fazendo sua crítica/Entende de política, economia, educação e cultura,/Organiza sites, blogs, jornais e sua gazeta,/Com bravura, determinação e muito mais, /Registrando tudo nos seus anais./E se o assunto for corrupção, sua palavra será sempre DURA. 
Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais