Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

EDVALDO ROSAS E A GRATIDÃO DOS TUCANOS

Nos últimos dias só se fala que o fiel escudeiro de Cícero Lucena o deputado Ruy Carneiro, mesmo fazendo charme estaria propenso a partir de janeiro a tirar uma licença de alguns meses da Câmara Federal abrindo vaga para o socialista Edvaldo Rosas. Comenta-se que tal ‘bondade’ por parte de Ruy seria para amaciar e facilitar uma aliança do PSDB E PSB para 2014, bem como para agradecer a discreta ajuda dada pelo Grupo Girassol a Cícero Lucena no segundo turno da última eleição, quando pretendiam derrotar Agra a qualquer custo. É faz todo sentido.

RICARDO BARBOSA RESPONDE A MANOEL JUNIOR 

Dias desses o governador Ricardo Coutinho declarou que Manoel Junior exerce na Câmara Federal um mandato muito medíocre, pois o mesmo aparece de vez em quando na Paraíba faz um fofoca ou uma intriga e submerge. Desta feita quem mandou lenha contra Manoel Junior foi o secretário Ricardo Barbosa que utilizando a sua língua sempre muito afiada, defendeu o governador da acusação de Manoel Junior que RC teria enganado todos os aliados. Ricardo Barbosa nem pensou duas vezes e sapecou: “Pior é Manoel Junior que nunca enganou ninguém, mas tentou. Ele é a prova viva de que a mentira tem pernas e cabelo armado”. Ricardo Barbosa foi cruel.

A FRAQUEZA DAS NOSSAS LIDERANÇAS

Não resta nenhum duvida que a política esteja mudando e o povo também. No último pleito várias lideranças política utilizando a velha e surrada prática de colocar parentes na disputa eleitoral, como se apenas esses tivessem competência, para substituir eles os pseudos líderes. Só para se ter uma idéia, nomes antes incontestáveis foram gongados nas urnas: Ricardo Marcelo, perdeu com a esposa Crisneilde, Marcio Roberto, perdeu com o filho Jullys Roberto, Domiciano Cabral, perdeu com a esposa Sara, Branco Mendes, perdeu com a esposa Gorete, Wilson Braga perdeu com a irmã Vani Braga, Genival Matias, perdeu com o irmão Bevilaqua, João Gonçalves perdeu com a irmã Cida, Guilherme Almeida ele mesmo candidato, Daniela Ribeiro, ela mesma candidata, Lindolfo Pires ele mesmo candidato, Olenka Maranhão perdeu com o tio Maranhão na capital, Doda de Tião, perdeu com o irmão Carlinhos, Hervázio Bezerra, que perdeu com o filho Léo, já que não contou sequer com o apoio do irmão Odon, Caio Roberto, perdeu com o irmão Bruno, Gervasio Maia que perdeu em Catolé do Rocha, Wilson Santiago que perdeu e Uirauna, Manoel junir que perdeu em Pedra de fogo, Veneziano Vital que perdeu em Campina Grande, Roberto paulino em Guarabira. Pois é, pouco a pouco os paraibanos vão se conscientizando que o nosso estado não é reinado nem capitania hereditária de ninguém.

DESFALQUE EM SANTA RITA

Já agora no final da gestão se descobre que o presidente do Instituto de Previdência do município de Santa Rita Pedro Jorge Coutinho, andou metendo os pés pela mão e deu um desfalque nos cofres daquele Instituto, fato que com certeza trará grandes prejuízos para os servidores. Ao tomar conhecimento das irregularidades o Prefeito Marcos Odilon o demitiu. Resta saber se o Ministério púbico a Polícia foram acionados.

A DEMISSÃO DOS COMISSIONADOS

Todo mundo sabe que o contrato temporário tem que ser exceção, não regra. Acontece que os gestores optam por tais contratos para assim ter os contratados sob os seus pés. O estranho é que tais fatos acontecem durante toda a gestão e o Ministério Público fica silente e só age ao final, como aconteceu no Maranhão III, cujo encargo para demitir 20 mil prestadores de serviço caiu como uma bomba no colo do recém eleito governador Ricardo Coutinho, que pagou e vem pagando um tributo muito alto por tal medida. Agora ao encerrar o mandato que começou com Ricardo e depois com Agra, eis que o MP repete a proeza e determina que Luciano Cartaxo faça às vezes de algoz e jogue no olho da rua milhares de pessoas. Vá entender um troço desses, um verdadeiro presente de grego.

MARCONI PAIVA NO MOMENTO DO REGISTRO ERA FICHA SUJA

A Procuradoria Geral Eleitoral emitiu parecer pela manutenção da inelegibilidade do ex-vereador de João Pessoa, Marconi Paiva (PMDB), que obteve 554 votos. Em recurso que está em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele pede que a Corte reconsidere o indeferimento da candidatura para vereador nas últimas eleições, que foi barrada pela Lei da Ficha Limpa.O candidato alega que o Contas do Estado (TCE) finalmente que aprovou as suas contas referentes ao período em que foi secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), no governo Cássio.No entendimento da vice-procuradora-geral, Sandra Cureau, as condições de elegibilidade devem ser aferidas no momento do registro da candidatura, situação que Marconi Paiva não se enquadra. “À época do respectivo pedido de registro o candidato era manifestamente inelegível, pois não havia obtido provimento, junto ao Poder Judiciário, suspendendo os efeitos da decisão do TCE que rejeitou as suas contas”, afirma a procuradora Sandra Cureau ao defender a manutenção da inelegibilidade. Como o Tribunal de Contas do Estado muda de opinião ao sabor do vento os argumentos de Marconi não prosperaram.

DIRCEU QUER O SEU PASSAPORTE. HUMMM…

Na iminência de ir parar atrás das grades, estranhamente José Dirceu quer seu passaporte de volta. Em recurso – agravo regimental – contra decisão do relator do mensalão, Joaquim Barbosa, a defesa do ex-ministro da Casa Civil pede a devolução do documento, entregue há oito dias, e o fim da proibição de ausentar-se do País sem prévio conhecimento e autorização do Supremo Tribunal Federal. O recurso, subscrito pelos criminalistas José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua, é um duro ataque ao relator. Para a defesa, a ordem de Barbosa “fere o bom senso e se afasta das regras que permeiam o Estado Democrático de Direito”. Como Dirceu já tem experiência anterior quando fugiu do Brasil na época da Ditadura, retornando já com o rosto modificado por conta de uma radical plástica facial, alguém tem duvida que o mesmo novamente não pretende se escafeder?

SUPLICY CANTANDO É UM MÁRTIRIO

Todo mundo sabe Da dificuldade do senador paulista Eduardo Suplicy para fazer um simples discurso no Senado e até mesmo um aparte, sua fala realmente cansa todo aquele que a ouve. Agora o mesmo vem defendendo penas alternativas, que na sua visão esvaziariam as cadeias brasileiras. Se a pena for ouvi-lo cantar “Blowin’in the Wind” todo dia por um ano, continuarão superlotadas, pois os presos com certeza optarão pela primeira hipótese. Cadeia sim, Suplicy cantando não.

A GUERRA NO PMDB

De repente o clima ficou de vaca desconhecer bezerro nas hostes do PMDB, tudo por conta da presidência da legenda em nosso estado. O fato que José Maranhão deseja a presidência, mas alguns peemedebistas querem dar ao mesmo apenas o título de Presidente de honra da agremiação, que na verdade seria mais ou menos o que representa a Rainha da Inglaterra, ou seja, não apita nada, apenas uma figura decorativa. Seus adversários tentam queimar o nome de José Maranhão por conta dos últimos insucessos do mesmo, fato contestado pelo deputado Raniery Paulino que lembra que se o critério para dirigir o PMDB for sucesso nas urnas é necessário lembrar que Gervásio Maia que perdeu em Catolé do Rocha, Wilson Santiago que perdeu e Uirauna, Manoel Junior que perdeu em Pedra de fogo, Veneziano Vital que perdeu em Campina Grande e ainda de forma bem honesta falou do seu pai que Roberto paulino que perdeu em Guarabira. Raniery deu um show de bom senso.

AS PLACAS E A POLUIÇÃO VISUAL

Quem anda pela nossa cidade não agüenta mais ver os postes de iluminação pública cheio de placas de imobiliárias e publicidade de cartomantes e outros. Há exemplo das grades cidades, a Prefeitura da Capital poderia dispor de um caminhão pequeno e um funcionário utilizando um gancho para diariamente arrancar tais placas, que enfeiam muito a nossa cidade. Mas por falar em placas o Tribunal Eleitora no dia de outubro deu 30 dias para os candidatos retirassem as suas placas, muito atenderam a ordem mas outros fizeram ouvidos moucos até agora. Que tal o TRE aplicar uma boa multa nos recalcitrantes.

PRAÇA DESEMBARGADOR LUIZ BRONZEADO

Há dez anos morria o desembargador Luiz Bronzeado, que dentre outras coisas destacou-se como promotor de Justiça e secretário de segurança Pública, cargo que exerceu como muita coragem e seriedade, merecendo o respeito de todos os seus comandados e de toda a nossa população. Bronzeado foi um grande jurista e o um intelectual dos mais respeitados. Esta semana no blog que leva o meu nome publiquei um vídeo sobre esse grande paraibano, cuja vida deve servir de exemplo para as novas gerações. A prefeitura da capital está concluindo a construção de uma bela praça da comunidade Padre Hildon Bandeira e poderia por uma questão de justiça, imortalizar ali o nome do desembargador Luiz Bronzeado. Fica a sugestão para os nossos vereadores ou para o próprio prefeito.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais