Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

BIRA DIZ QUE COM AGRA O PSB TERIA VENCIDO NO PRIMEIRO TURNO

Mesmo eleito pelo PSB que o transformou em vítima perante o eleitorado, o vereador Bira ao que parece vai ser uma pedra no sapato dos socialistas, pois ainda demonstrando ressentimento o mesmo ironizou a imposição da candidatura de Estela Bezerra (PSB) para as eleições municipais na Capital. Segundo ele, esta escolha ocasionou a ausência do partido na próxima administração da prefeitura. “Se o atual prefeito, Luciano Agra (sem partido) não tivesse sido candidato, deveria ter sido pelo menos coordenador do processo político em João Pessoa. E se tivesse sido o candidato teríamos vencido no primeiro turno”, destacou. Ao final Bira ainda declarou que Agra foi injustiçado por parte da legenda da qual fazia parte.

O PETRÓLEO É NOSSO 

Diz a Wikipédia que a frase ‘O Petróleo é nosso, tornou famosa ao ser pronunciada, por ocasião da descoberta de reservas de petróleo na Bahia, pelo então presidente da república Getúlio Vargas e que, mais adiante, se tornou lema da Campanha do Petróleo, patrocinada pelo Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e promovida por nacionalistas, que culminou na criação da empresa petrolífera nacional, a Petrobrás. Ora, ora, ora, se o petróleo é de todos os brasileiros, como explicar que dois ou três estados queiram garfar os royalties em detrimento dos demais estados da Federação? A propósito, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), em boa hora decidiu opinar sobre a polêmica dos royalties. Para Coutinho, a proposta dos estados produtores “não é justa”. Ele afirma que produtores não quiseram negociar e espera que a presidente Dilma Roussef sancione o projeto da forma como foi aprovado no Congresso. Caso o projeto seja acatado pela presidência, a Paraíba deve receber um incremento de R$ 342 milhões no orçamento. “A presidente não deve vetar. A camada do pré-sal não pertence a um ou dois estados. O petróleo pertence a todo Brasil”, disse o governador da Paraíba. Matou a pau.

MP-PB PROCESSA RUY CARNEIRO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 

Saiu na coluna Radar da Revista Veja que o Presidente do PSDB da Paraíba e ex-secretário estadual de Esporte, o deputado Ruy Carneiro, contratou, em 2009, a Desk para fornecer cadeiras a dois estádios e um ginásio. O MP lista um rol de improbidades no negócio. Carneiro não fez pesquisa de preços e falsificou documentos. Dois anos depois, 99% das cadeiras, de má qualidade, terão que ser trocadas. Informa ainda a coluna que Carneiro poderá se complicar mais. A investigação focará na estranha compra de um automóvel. Uma funcionária de uma empresa localizada no endereço da Desk depositou 20 000 reais para a concessionária no mesmo dia que venceu uma parcela do carro comprado pelo deputado.

PREFEITA ELEITA NO CONDE PODERÁ NÃO TOMAR POSSE

A prefeita eleita do Município de Conde, Tatiana Correa, poderá não assumir o mandato em consequência da divulgação de uma pesquisa sem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e por não prestar contas á Justiça Eleitoral dentro do prazo. A coligação que apoiou o padre Severino, segundo colocado em número de votos, já entrou com duas ações na justiça pedindo o cancelamento da diplomação e posse da prefeita eleita.

NÃO EXISTE A FIGURA DO DESEMBARGADOR FEDERAL

Erroneamente muitos denominam juízes federais de segunda instância de desembargador, inclusive até mesmo alguns membros da imprensa, não se sabendo se por puxa-saquismo ou por ignorância mesmo. Ora, a nossa Carta Magna diz claramente que desembargador é utilizado apenas para os integrantes dos Tribunais de Justiça Estadual. Enquanto que ao falar dos julgadores dos TRFs o termo utilizado é simplesmente “juiz”. Para dissipar qualquer dúvida a respeito de tal denominação, basta ler a nomeação do advogado paraibano Leonardo Trajano, cuja publicação ocorreu no último final de semana: 

NÃO EXISTE A FIGURA DO DESEMBARGADOR FEDERAL II

A Presidente Dilma Roussef resolve: ‘NOMEAR Leonardo José Videres Trajano, para exercer o cargo de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 13a Região, com sede na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, em vaga destinada a advogado, decorrente da aposentadoria do Juiz Afrânio Neves de Melo’. Como se observa tanto Leonardo quanto Afrânio Melo são tratados como juízes. Na verdade por tal denominação foi criada pelos próprios juízes de segunda instância para se diferenciar dos juízes de primeira instância, ou seja, é uma questão e ego inflado. Se tais juízes têm a vaidade de serem chamados de desembargadores, poderiam trabalhar para criar tal denominação no âmbito federal ao invés de usarem indevidamente tal denominação que sem nenhum amparo legal soa apenas como um apelido.

O MERCADO DE TAMBAÚ E A FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Quem procura o Mercado Público de Tambaú, verifica que as coisas ali andam inteiramente sem controle e fiscalização, pois os donos de Box literalmente tomaram conta de toda a área de circulação das pessoas, a exemplo da estreita calçada que cerca aquele mercado. Quem tentar andar por ali corre o risco de cair da calçada e se esborrachar no leito da rua e ainda ser atropelado pelos carros. Com a palavra a Sedurb.

LOURDINHA LUNA E A CARTA ABERTA AO PREFEITO ELEITO LUCIANO CARTAXO

Em carta aberta dirigida ao prefeito eleito Luciano Cartaxo e publicada no blog que leva o nosso nome, a sempre antenada Lourdinha Luna, trata sobre o péssimo estado do calçadão das Praias de Tambaú e Cabo Branco, bem como da falta de segurança no Cemitério Senhor da Boa Sentença. A partir deste ponto: ‘Ao Prefeito Luciano Cartaxo, encaminho, através dessa crônica, pedido de pessoenses, de todas as idades. Os signatários encarecem a revisão nas calçadas das ruas centrais, em sua totalidade de lajes fraturadas. A irregularidade impede um caminhar tranqüilo, também, em face do estacionamento de veículos onde não deviam estar. Se o pedestre levanta a vista do piso está sujeito a uma queda desastrosa. Forçado a descer para a parte destinada aos motoristas, pode ser colhido por um carro desenfreado. De toda maneira o caminho a ser percorrido é perigoso. Mais adiante em sua carta diz Lourdinha: ‘Infelizmente o desrespeito às Necrópoles não se substancia apenas no roubo das peças dos túmulos que possuem detalhes em bronze. Os larápios também se apropriam de jarros, bancos, jardineiras. As alamedas apresentam crateras e, apenas, a via principal, que dá acesso à capela do Arcanjo Gabriel, está relativamente conservada. As demais são deformadas pelas raízes das arvores, ou o revestimento quebrado. No dia de Finados, a sujeira e o abandono do Campo Santo foram lamento geral’. Lourdinha sempre tem razão.

ISABEL BARBOSA CONVIDADA ESPECIAL EM BERLIM

A cantora lírica paraibana Isabel Barbosa, marcou presença na Premiere Brasil Film Festival. O evento aconteceu no ultimo dia 7 de novembro as 19hs, no Haus der Kulturen der Welt – Berlim. Na ocasião foi exibido Capitães de Areia, filme de Cecília Amado. Isabel Barbosa que vem se destacando no canto lírico no mundo inteiro, esteve recentemente se apresentando na Igreja São Francisco em João Pessoa.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais