Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

LUCIANO SAI CONSAGRADO DA URNAS

Pode-se dizer tudo de sobre Luciano Cartaxo, menos que não se trata de um político de sorte e que jamais perdeu uma eleição. Cartaxo ininiou-se na politica no ano de 1996 se elegendo vereador na capital se reelegendo nos anos de 2000, 2004 e 2008. Na legislatura de 2008 se elegeu vice-governador na chapa de José Maranhão e renunciou ao mandato de vereador.Ao concluir o mandato tentou de todas as maneiras cntinuar como vice na chapa de José Maranhão, mas foi esnobado pelo mesmo que preferiu colocar como vice o presidente do PT Rodrigo Soares, que tinha uma reeleição tranquila para deputado estadual e com a derrota de José Maranhão também ficou sem mandato, escapando Cartaxo dessa derrota e sagrando-se deputado estaudal com votação quase esclusivamente na capital do Estado.

LUCIANO SAI CONSAGRADO DA URNAS

No corrente ano, desejoso de disputar a Prefreitura da capital quebrou lanças na briga interna do PT, pois uma corrente desejava a continuidade da aliança da legenda com o PSB o partido do governador.Vencidas as brigas internas Cartaxo partiu para a luta e durante algum tempo figurou nas pesquisas em quarto lugar, tendo na dianteira os ex-gvernadores do Estado José Maranhão e Cícero Lucena além da candidata dogvernador Estelizabel Bezerra. Fazendo uma campanha prepositiva sem ataques a nenhum dos candidatos, Luciano em pouco tempo caiu no agrado do eleitorado, que repugando a baixaria dos adversários o consagraram ontem nas urnas, sendo proporcionalmente junto com Arthur Virgilio os mais votados em todo o pais. Em tempo: O presidente do PT da Paraíba Rodrigo Soares, submergiu durante toda a campanha eleitoral e só agora na reta final andou dando entrevista como se fosse um dos responsáveis pela vitória de Luciano Cartaxo. Vá entender. 

ERA NECESSÁRIO LULA NO PALANQUE DE CARTAXO?

A quem afirme que a vinda de Lula a João Pessoa, não teve nenhum importância da eleição de Luciano Cartaxo, pois aquela altura a população já havia optado de forma definitiva pelo nome do mesmo e portanto tal visita não teve nenhum mérito na vitória de Cartaxo, tanto que no mesmo périplo que fez pelo Nordeste, Lula esteve também em Salvador e Fortaleza e ali ocorreu completo fracasso do PT, sem falar em Cuiabá e Manaus, sendo que naquela capital, Lula tinha interesse direto na derrota do ex-senador Arthur Virgilio que foi seu pior algoz durante todo o seu governo.

O BAIXO NÍVEL DA CAMPANHA

Vamos ver se desta feita aqueles políticos nossos que gostam dos ataques pessoais e até mesmo as calunias, aprenderam a lição e nos pleitos futuros se comportam civilizadamente e apresentarem propostas concretas para a nossa população. Pelo menos aqui na capital, visando atingir principalmete o prefeito Luciano Agra que também sai vitorioso da disputa, inventou-se de tudo e não tiveram sequer o pudor de atingir os profissionais do SAMU informando numa revista de circulação nacional, que as ambulãncias estariam transportando drogas e armas. Ora, ora, ora os profissionais do SAMU praticam diuturnamente o bem, ou seja, salvam vidas e jamais se prestariam para vender instrumentos de morte como armas e drogas. Além de não atingirem os seus escusos obetivo os difamadores ainda conseguiram enlamear o nosso Estado.

A IMPORTÂNCIA DO APOIO DE CÁSSIO CUNHA 

Ninguém em sã consciência duvida do poder político de Cássio Cunha Lima, mas o mesmo demonstra mais uma vez que não tem poder nenhum de transferir votos e pretígio. No passado com um candidato leve – pode parecer paradoxo – Rômulo Gouveia, Cássio perdeu dois pleitos em Campina Grande para o jovem Veneziano Vidal do Rego. Mais recente quando da disputa para oSenado saiu por todo Estado pedindo votos para Efraim Moraes e esse até mesmo em Campina Grande, principal reduto de Cássio ficou na terceira posição.No pleito atual atrave´s do gyia eleitoral fez apelos dramaticos pendidndo voto para o tucano Cícero Lucena e diante d resultado das urnas, facilente se verifica que mais uma vez ele Cássio não correspondeu, revelando assim que a informação de que o mesmo foi o responssável pela eleição de Ricardo Coutinho é pura balela.

A INCOERÊNCIA DOS GIRASSOIS 

Depois da declaração de chefe da Casa Civil Lucio Flavio, que iria votar em Cícero Lucena, amigos desta coluna informaram que militantes do Grupo Girassol por debaixo dos panos estariam pedindo votos para Cícero Lucena, pois a ordem palaciana era derrotar a qualquer custo Luciano Cartaxo e por tabela o seu padrinho o prefeito Luciano Agra.No último sabado Sandra Marrocos, o vereador eleito Renato e Coriolando Coutinho irmão do governador foram vistos na periferia pedindo votos para o tucano. Pelo visto o Grupo Girassol achou pouco a derrota sofrida no primeiro turno e partiu para ser novamente derrotado no segundo turno, pois esqueceram o principal combinar essa estrategia mal ajambrada com o eleitorado.

O FUTURO DE CÍCERO

O futuro político de Cícero Lucena é incerto, pois o seu desespero para se eleger mais uma vez prefeito de João Pessoa, tem muito a ver com a incerteza de sua reeleição para o Senado em 2014. Em 2004 o mesmo praticamente não teve adversários, pois o seu principal concorrente foi Ney Suassuna, torpedeado em plena campanha pela grande imprensa por conta do Escândalo das Ambulâncias. Agora a batida do bombo será bem diferente, pois para uma única vaga especula-se os nomes de José Maranhão, Wilson Santiago, Efraim Moraes, Luiz Couto apoiado pelo governador Ricardo Coutinho, o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo, Ney Suassuna e Wellington Roberto. Vai ser um osso duro de roer.

A LIMPEZA DE MARCONI PAIVA

O ex-vereador Marconi Paiva, tem demonstrado contentamento pelo fato de seu recurso junto ao TCE ter sido examinado e suas contas sido finalmente aprovadas, tendo então o Tribunal Eleitoral liberado para divulgação os cerca de 500 votos recebidos pelo mesmo no último pleito. Marconi Paiva pode até rter deixado de ser ficha suja para se tornar ficha limpa, mas a sua campanha, servindo de ventrilóquo com ataques a certos candidatos da majoritária, pegou mal, muito mal e pode ter supultado seu futuro político. 

GENERAL FALA SOBRE A RETIRADA DE ADESIVOS EM CARRO PARTICULAR

Dias destes aqui neste espaço, tratei sobre a agressão sofrida duas vezes por minha esposa que necessitou adentrar com o seu veículo no pátio do Hospital do 1º Grupamento de Engenharia e como seu veiculo tinha nos vidros adesivos de determinado candidato a mesma foi obrigada a se retirar e estacionar várias ruas adiante. Na última vez necessitando dormir com a parenta que se encontrava internada, novamente foi interpelada por um soldado que pediu que a mesma se retirasse com o seu veículo quando a ela alegou que daquela feita não poderia fazê-lo, considerando que estava no período noturno e, portanto não iria correr o risco de caminhar por várias quadras, quando então o militar informou que tinha que retirar os adesivos do carro, tendo a minha esposa diante da situação concordado com a arbitrariedade. Na sexta-feira diante da repercussão negativa o general-comandante da Guarnição enviou o expediente em que nega ser dirigente daquele hospital e que seria subordinado a 7ª Região Militar em Pernambuco cita equivocadamente o caput do artigo 37 da Lei 9.504-97 cuja proibição se refere apenas nos bens do patrimônio público, jamais num veiculo particular.

GENERAL FALA SOBRE A RETIRADA DE ADESIVOS EM CARRO PARTICULAR

Mesmo agradecendo a gentileza da resposta, discordo do general Carlos Alberto Maciel Pereira, pois sei que todos os militares que são lotados em nosso Estado estão naturalmente subordinados a 7ª Região Militar, porém todos com base aqui no Estado devem obediência ao militar mais graduado, no caso o general que assina o documento. Com relação à tentativa de explicar o abuso, posso afirmar que a emenda foi pior do que o soneto, pois a Lei 9.504 em momento alguma trata de bens de particulares, ou seja, a mesma veda propaganda eleitoral nos bens pertencentes ao poder publico, ou seja, ninguém pode pregar por exemplo, um cartaz dentro de uma repartição, ou seja, tal lei em nenhum momento proíbe o tráfego ou estacionamento dos particulares, pois se assim fosse nenhum carro adesivado entraria nos hospitais públicos, escolas, creches universidades muito menos nos centros Administrativos do estado e da prefeitura. O problema é que alguém interpretou erroneamente tal lei e os militares diariamente cometem o crime de abuso de poder, pois nem mesmo um militar no seu veiculo particular poderia ser barrado, imagine uma senhora visitando um irmã hospitalizada no Hospital da Guarnição..

O EXCESSO DE DEBATES

Na semana que passou tratei aqui do excesso de debates em João Pessoa, ou seja, enquanto no EUA um pais daquela importância e grandeza foram realizados apenas três debates, em São Paulo ocorreram apenes sete debates e aqui em João Pessoa inexplicavelmente tivemos nada mais nada menos que vinte debates entre os prefeitáveis, realizados por estações de rádio, TV e até mesmo por sites. Depois da minha estranheza e contrariedade com tantos debates inócuos e repetitivos, os jornalistas Luiz Torres, Abelardo Jurema e Osvaldo Jurema também escreveram sobre o tema e disseram das suas insatisfações com tantos debates, tendo Osvaldo Jurema escrito: “A repetição sistemática dos debates torna a eleição tediosa, uma vez que o ouvinte ou o telespectador já sabe o que vai ouvir por saber de cor as perguntas e as respostas”. Todo mundo sabe que o excesso de debates ocorre por vaidade e acima de tudo por interesses comerciais das emissoras, mas nos próximos pleitos os próprios candidatos poderiam de forma organizada frear os excessos e assinarem um termo para comparecerem a dois debates no primeiro e dois debates no segundo turno, cujos debates seriam realizados em cadeia de emissoras de rádio e televisão e assim a audiência seria dividida entre todos. O eleitor e os candidatos ficariam muitos gratos.

LUIZ COUTO ENTRE OS MELHORES DO CONGRESSO

O deputado Luiz Couto foi listado entre os parlamentares mais do Congresso Nacional no ano d 2012, segundo os 182 jornalistas que cobrem as atividades do Legislativo. Luiz Couto quase todos os anos do seu mandato tem sido relacionados entre os melhores do Parlamento brasileiro. Só podem receber o Prêmio Congresso em Foco os parlamentares que não respondam a acusações criminais no Supremo Tribunal federal, o que de cara já tira muitos parlamentares da disputa. 

QUEM ENTRA E QUEM SAI

Mesmo ficando como meros espectadores, os suplentes Ivaldo Morais, Carlos Batinga e Jutahy Menezes já podem comprar o terno para posse definitiva na Assembleia Legislativa. Outro que também se deu bem como o resultado das urnas foi o major Fabio, que vai herdar o mandato de Romero Rodrigues na Câmara Federal. Para Ricardo Coutinho a ascenção do Major Fábio e Carlos Batinga não soa muito bem pois serão fortes opositores de sua gestão.

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais