Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS

Já na pesquisa Correio/Consult revela uma mudança no quesito rejeição para a corrida pela Prefeitura de João Pessoa. O senador Cícero Lucena é o que apresenta o maior índice: 22,3%. Na pesquisa passada, ele figurou em terceiro com 16,42%. Já Estela Bezerra ficou em segundo lugar com 22,08%. Na segunda rodada, divulgada após o registro de candidaturas, a socialista tinha 20,5% de rejeição.O ex-governador José Maranhão aparece em terceiro. Ele foi citado por 19,5% dos eleitores entrevistados. Na última rodada, o peemedebista aparecia também em terceiro, mas com um percentual menor (18,83%). Luciano Cartaxo, que estava em penúltimo na última pesquisa, aumentou o índice de rejeição: de 3,08% para 4,25%.

CRIME NA CAPITAL COM UTILIZAÇÃO DE SERVIDORES 

Esta semana falei nesta coluna e no meu blog que estava acontecendo aqui na capital o mesmo fato que ocasionou a prisão de pessoas em Cajazeiras, que estavam se passando por entrevistadores. Num programa de rádio o candidato José Maranhão fez a mesma denúncia, ou seja, gestores estariam obrigando os servidores comissionados a realizarem pesquisas fajutas nos bairros periféricos da capital, mas na verdade a verdadeira intenção é fazer que os eleitores mudem os seus votos. Ainda no sábado, o bairro atacado foi Mangabeira, ou seja, se quiser os órgãos fiscalizadores podem facilmente pegar a maracutaia e os crimes eleitorais praticados diariamente em nossas ruas.

NONATO BANDEIRA RESPONDE AO GOVERNADOR

O jornalista Nonato Bandeira resolveu responder aos ataques que a coligação PT/PPS vem sofrendo em João Pessoa do governador Ricardo Coutinho. Em um ato de campanha Nonato chamou o governador de “rei mal coroado”. “Esta cidade não tem muro nem tramela e não é curral de ninguém. O povo de João Pessoa não é gado, como alguns queriam fazer porque dizia Geraldo Vandré “Porque gado a gente marca, tange, ferra, engorda e mata. Mas com gente é diferente”, disse Nonato.“O desespero é tanto que pela primeira vez na história dessa cidade que o governador deixa seus afazeres constitucionais para ir para a mídia e o guia eleitoral para esculhambar um prefeito e um candidato a prefeito. Senhor Ricardo Coutinho, tenha compostura”.lamentou.“Se não respeita o cargo para o qual foi eleito, tenha respeito ao povo dessa cidade que o elegeu. O governador sabe muito bem que Luciano Agra é um homem de bem e ele não pode ficar achincalhando homens de bem como Luciano Agra e nem uma pessoa séria como Luciano Cartaxo”, denunciou.“Contra a vontade soberana do povo de João Pessoa, não tem jeito. Comecei com Geraldo Vandré e quero terminar com Geraldo Azevedo: “Um rei mal coroado não queria.’

INGÁ FICOU AZUL NO FIM DE SEMANA

Foi verdadeiramente um dia de festa o último comício realizado pela dupla Manoel da Lenha e Mendonça, candidatos a prefeito e vice respectivamente n cidade de Ingá. No primeiro comício realizado HP mais de um mês ambos já haviam literalmente conseguido parar aquela cidade e fazer os aliados vestirem camisas azuis, fato que embelezou ainda mais aquela primeira noite de festas, quando estiveram ali o deputado federal Ruy Carneiro e o vice-governador Rômulo Gouveia. Realmente foi uma noite inesquecível para os eleitores de Ingá.Neste fim de semana o sucesso se repetiu e com muito maior intensidade, pois aquela cidade literalmente ficou azul, pois muito mais gente fez questão de prestigiar Manoel da Lenha e Mendonça, que ficaram radiantes e felizes com as manifestações de carinhos que receberam dos seus conterrâneos.

AS DEMANDAS PARA O PRÓXIMO PREFEITO

O próximo prefeito vai ter que urgentemente tratar da grave questão da barreira do Cabo Branco que vem sendo destruída pela erosão, bem como do nosso casario do centro histórico, que vem se deteriorando sem que os seus proprietários demonstrem qualquer interesse na preservação dos mesmos. A Prefeitura de João Pessoa poderia em nome do interesse público indenizar os proprietários pelo valor venal, reformá-los e oferecer como moradia aqueles sem moradia.Outra questão crucial diz respeito à conservação de algumas de nossas praças, que inexplicavelmente abandonadas pela Prefeitura da capital, como a Praça da Independência, Praça João Pessoa, Praça José Leal, Praça Antonio de Pádua Carvalho, antiga Socic, Praça Antonio Pessoa em Tambiá, Praça da Pedra, Praça do Carro Antigo na Avenida Flavio Ribeiro Coutinho.No caso da Praça João Pessoa, vem se cometendo um verdadeiro crime, pois algumas pedras da sua calçada estão sendo inexplicavelmente substituídas por outras totalmente diferente das pedras originais. Para nossa decepção e daqueles que visitam aquele importante local, no término de tal reforma o calçada vai se transformar numa verdadeira colcha de retalhos.

URQUIZA E O COMPORTAMENTO POUCO REPUBLICANO

Um amigo da coluna que pediu para não ser identificado revelou que a saída de Alexandre Urquiza da Prefeitura veio em boa hora, pois além do nepotismo comprovadamente praticado pelo mesmo, o dito cujo vinha ameaçando servidores comissionados e forçando o mesmo a votarem em determinado candidato a vereador, fato bastante grave e que poderia interferir no resultado do pleito. Se tal fato é verdadeiro, o secretário Urquiza já deveria ter sido despachado da Prefeitura faz muito tempo.

LUCIANO LIDERA EM NOVA PESQUISA

O candidato do PT à prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lidera a pesquisa Ipespe, com 28% das intenções de voto. O petista está cinco pontos percentuais à frente do candidato do PSDB, Cícero Lucena. O tucano detém 23%, segundo a pesquisa. O candidato do PMDB, José Maranhão, aparece na terceira colocação, com 18%. Na quarta posição vem a candidata do PSB, Estela Bezerra, com 12%. Renan Palmeira (PSOL) obteve 1%, enquanto que Antônio Radical (PSTU) e Lourdes Sarmento (PCO) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 7% e os indecisos 10%.Em outras pesquisas realizadas pelo Ipespe, Luciano ocupava o terceiro lugar.

PROVÁVEIS VEREADORES DA CAPITAL

Na próxima sexta-feira estarei apresentando um prognóstico dos prováveis vereadores da capital, eleitos no próximo dia 7. Tal estudo foi baseado nos resultados do pleito de 2004 e 2008, bem como nas cincos pesquisas recentemente publicadas. Mesmo sem nenhum base cientifica vale a pena conferir antes e depois da abertura das urnas.

Hoje de comemora

Dia Internacional da Terceira Idade
Dia de Santa Terezinha
Dia do Vendedor
Dia Nacional do Vereador

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais