Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

  • por

EM INGÁ VICE RENUNCIA

Quem finalmente renunciou a candidatura depois de perder em duas instâncias da Justiça e na certeza que iria perder no TSE, foi o candidato a vice prefeito Roberio Burity (PSB) que tentava figurar na chapa do seu pai Antonio Burity(PP).Berinho, como é mais conhecido mesmo ilegalmente tentava ‘emplacar’ seu nome na chapa do próprio  pai, indo contra a convenção do PSB de Ingá, que formalizou uma aliança com Manoel da Lenha do PSD. Berinho na sua carta renúncia comete outra ilegalidade, pois fornece um endereço residencial naquela cidade, que todo mundo sabe não ser verdadeiro, já que o dito cujo reside e trabalha em outra cidade. Na confusa carta, o mesmo renuncia a condição de vice prefeito cargo que atualmente é ocupado pelo seu primo Saulo Burity. O fato é que Berinho jamais ocupou o cargo de vice, ou seja, o mesmo lembrou aquela famosa Viúva Porcina que foi sem jamais ter sido. A insistência do dito cujo em permanecer como vice na chapa do pai é que os mesmos imaginam sempre que quem for da família, não tem competência para gerir a aquela cidade, cujo povo que precisa acordar e de agora em diante escolher melhor os seus administradores, pois sobrenomes pomposos de certas famílias evidentemente não os credenciam para o serem gestores públicos, sem falar que Ingá não é reinado e muito menos capitania hereditária de quem quer que seja.

RICARDO FALA SOBRE A PRESENÇA DE CÁSSIO NO GUIA ELEITORAL

Depois de mais de uma semana da aparição do senador Cássio Cunha Lima, no Guia Eleitoral pedindo votos para Cícero Lucena, o governador Ricardo Coutinho em entrevista a imprensa, demonstrou insatisfação com o fato e falou que apesar de não comungar com a decisão do aliado, no âmbito estadual, destacou que não tem problemas com Cássio, mas considerou um ‘equívoco no ponto de vista político’ a atitude do senador. “Minha relação com o senador é muito boa, não tenho problemas com ele. Não procuro nutrir turbulência. Acho que a aparição de Cássio no guia do candidato do partido dele, no ponto político foi um equívoco”. Será meu Deus, será?

OS INSTITUTOS DE PESQUISAS NOVAMENTE VÃO SE DESMORALIZAR

Há cerca de duas semanas, publiquei aqui neste espaço o texto que se segue, demonstrando como os institutos de pesquisa que atuam na Paraíba ficam desacreditados a cada eleição: “Nas duas últimas semanas, este aprendiz de digitador, realizando um trabalho particular, visitou cerca de 25 amigos nos mais diversos bairros da capital, ou seja, Bessa, Castelo Branco, Mangabeira, Funcionários, Jaguaribe, Cristo, Geisel e Ponta do Seixas. Aproveitando tais visitas e sempre com espírito jornalístico, indaguei aqueles a quem visitei o nome do candidato a prefeito e verifiquei que com exceção de uma velha amiga que revelou se encontrar em dúvida entre Maranhão e Cartaxo, os demais como se tivessem combinado entre si, revelaram que irão votar no candidato Luciano Cartaxo, sem nenhuma menção a Cícero, Estelizabel e outros. Pelo andar da carruagem esses institutos que sempre se ficam desacreditados com a abertura das urnas, vão novamente se desmoralizar”.

OS INSTITUTOS DE PESQUISAS NOVAMENTE VÃO SE DESMORALIZAR II

Pois bem, com a aproximação do pleito, eis que os números já começam a refletir o que este aprendiz dizia, bem como exatamente aquilo que se ouve frequentemente nas ruas, ou seja, a pesquisa Consult/Correio divulgada pelo Sistema Correio de Comunicação, já nos oferece um quadro em que Cartaxo já aparece em primeiro lugar, tanto naquele questionário em que aparecem os nomes dos concorrentes quanto na pesquisa espontânea, tendo marcado, 23,93%, seguido de Cícero com 22,92%, Maranhão com 21,17, Estelizabel com 14,42, Lourdes Sarmento com,042% , Antonio Radical com ,0, 33 e Renan Palmeira com 0,33%.Na pesquisa espontânea Luciano Cartaxo também lidera com 20,08, vindo Cícero com 18,675, Maranhão com 17,33% e Estelizabel com 10,25%. No quesito rejeição, quem lidera é Estelizabel com 20,50%, seguido de Maranhão com 18,83%, Cícero Lucena com 16,42%, vindo Cartaxo com apenas 3,08%.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

Falando na credibilidade das pesquisas, recebo email da atenta colaboradora Lourdinha Luna a seguir: “Oi Pedro: Andei pelo Cerrado (Brasilia, Goiás, Trindade) para desanuviar. Voltei um pouco melhor, porém, ainda intrigada com políticos que protegem corruptos. Eu nunca fui ouvida numa pesquisa e aqui no Cabo Branco, quem eu indago também não. Quanto a Luciano Cartaxo, quando ele se lançou eu disse que se ele chegasse ao segundo turno seria o Prefeito. Ele deve dar graças a Deus Lula não ter vindo apoiá-lo, porque com o cartaz negativo que ele tem hoje não favorece ninguém.

RODRIGO SOARES DIZ QUE LULA ‘ALAVANCOU’ LUCIANO CARTAXO

Ainda falando em pesquisas, quem demonstrou satisfação com a posição ora ocupada por Luciano Cartaxo foi o presidente do PT da Paraíba Rodrigo Soares que ontem, comentou o resultado da pesquisa Consult divulgada pelo Jornal Correio da Paraíba. Segundo ele, a presença do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, foi importante para a mudança nos números, mas ressaltou que as propostas apresentadas nas ruas e no guia eleitoral foram peça fundamental para que Luciano Cartaxo aparecesse em primeiro lugar.

A LAMBANÇA DOS VEREADORES DE CABEDELO

Sorrateiramente no silencio de uma sessão noturna quase sem platéia, os vereadores de Cabedelo para surpresa de todos aqueles que pensam grande e que desejam o progresso daquela cidade, derrubaram um veto do prefeito José Regis, a uma emenda do vereador Leto Viana que por acaso é candidato a vice prefeito na chapa de Luceninha. Na suspeita sessão, votaram ainda contra o Shopping outros sete vereadores: Tércio Dornelas (PSL), Luiz Henrique (PSB), Lucas Santino (PHS), Josué Góes (PRTB), José Ricardo Félix (PT), Jonas Pequeno ((PDT), Benival Severo (PSL). Apenas dois vereadores não votaram a favor das emendas propostas por Leto Viana, que impede a construção do shopping – Wellington Brito e Fábio Oliveira, ambos do PSB, que estranhamento mesmo sabendo tudo que iria acontecer ali, resolveram não comparecer. Note-se que Wellington Brito é candidato a prefeito e deveria ser o maior interessado no Shopping que iria gera 4.500 empregos e R$70 milhões de impostos.

A LAMBANÇA DOS VEREADORES DE CABEDELO II

Tal proibição de se construir grandes empreendimentos naquela área de Intermares, suscitam muitas indagações, pois já existem naquela área outras construções comerciais, sem que os vereadores criassem qualquer dificuldade. É preciso observar ainda que no final dos anos 90- três desses mesmos vereadores Leto Viana, Josué Góes e Luiz Henrique também se posicionaram contra a instalação do Hiper Bompreço as margens da Br 230 e foi preciso o Grupo ameaçar fechar as portas de todos os seus empreendimentos na Paraíba e a pressão popular para que os mesmos voltassem atrás. O resultado não foi bom para a cidade portuária, pois a direção do grupo construiu Hiper Mercado em terreno localizado em João Pessoa e Cabedelo ficou apenas com o estacionamento, que evidentemente não gera qualquer imposto para aquela cidade. Por toda essa lambança proibindo o grande empreendimento na cidade, sem nenhuma lógica ou explicações técnicas tais vereadores merecem a reprovação nas urnas em outubro próximo, pois com certeza não representam de jeito nenhum o interesse do povo ordeiro e trabalhador de Cabedelo e sim de alguém que tem interesse direto que não surjam outros shoppings na grande João Pessoa. Cada um tire as próprias conclusões. Em tempo: por conta da pressão popular e temerosos com a não reeleição em outubro próximo os vereadores de Cabedelo ainda ontem a noite aprovaram em dois turnos com o resultado de 10×10, que aquela área em Intermares pode atender a construção do Shopping sem problemas.

POLICIAIS CANDIDATOS

Quem anda na cidade ou assiste o Guia Eleitoral se surpreende com o grande numero de policiais, tanto civil como militar que se lançam como candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal e sempre todos eles falando e prometendo segurança para os cidadãos. Se a idéia dos mesmos é sempre oferecer segurança, logo vem a inevitável pergunta: Os mesmos não seriam mais úteis a sociedade se estivessem atuando em suas respectivas corporações?

CANDIDATOS IMPUGNADOS NA CAPITAL

Por falar em candidatos, o ex-vereador Marconi Paiva e a delegada Joana D’Arc tiveram as suas candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral e, portanto proibidos de participarem do pleito. No caso de Marconi a sua impugnação decorre da impugnação de suas contas quando foi secretário de Esportes por haver pago de forma superfaturada, ou seja três vezes o valor, o aluguel de equipamento para a chegada dos atletas corredores de rua.O eleitor precisa ficar atendo para não votar em tais pessoas e assim perder o voto e o tempo.

PLACAS DE RUAS

Esta semana este aprendiz de digitador, precisou localizar uma rua no Bairro de Miramar e gastou bastante tempo e gasolina até achar o endereço que procurava, tudo em razão da falta de placas de sinalização nas ruas daquele que é um dos mais antigos bairros de nossa capital.Além das placas das ruas, observa-se que não existe nenhum critério nos números postados nas residências, pois os proprietários colocam os números que bem entendem. Quem assumir a nossa prefeitura terá que cuidar bem de tal problema, pois uma cidade que pretende ser turística e que cresce de forma vertiginosa não pode mais conviver com tal descaso, que prejudica muito a todos.

HOJE SE COMEMORA

Dia da Cruz
Dia do Frevo

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais