Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

INCHA A FOLHA DE PESSOAL NA PREFEITURA DE INGÁ

Para ninguém não falar que não houve progresso em Ingá, os dados do seu Sagres revelam que aquela cidade cresceu sim e muito, pelo menos na folha de pagamento. Segundo o Sagres que tem sido uma verdadeira dor de cabeça para muitos prefeitos que antes trabalhavam por debaixo dos panos de janeiro a junho do corrente, exatamente num ano eleitoral o número de cargos comissionados era em janeiro de 876 – Folha de Pagamento 964.410,43, agora em junho a folha saltou 1.194 servidores – Folha de Pagamento 1.487.666,89, um acréscimo, portanto de 64,82. O ingresso no serviço público, salvo em casos excepcionais, só pode ocorrer através de concurso, mas os gestores sempre arrumam um jeitinho para driblar a Lee e enfiar na folha de pagamento os seus apaninguados. É por essas e outras, que muitos defendem o fim do instituto da reeleição, pois com tais praticas tem o mesmo se revelado altamente injusto para aqueles que disputam o cargo com aquele que se encontra no poder. O MP bem que poderia investigar o crescimento desproporcional da folha de pagamento, solicitando do prefeito Lula as devidas explicações.

AGRA VAI SE FILIAR AO PT LEVANDO 200 EX-SEGUIDORES DE RICARDO COUTINHO


O jornalista Walter Santos informa no seu portal, que o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, tomou a decisão de se filiar ao Partido dos Trabalhadores ao lado de mais de duzentos aliados – muitos ex-seguidores do governador Ricardo Coutinho, que retornam ao PT – em ato que será comandado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que abonará a ficha de filiação no mês de setembro quando o mesmo virá participar da campanha de Luciano Cartaxo. É um verdadeiro desarme do Grupo Girassol que praticamente desmoronou após a questão envolvendo a sucessão do atual prefeito Luciano Agra.

EDVALDO ROSA: SERÁ UM TIRO NO PÉ DOS ADVERSÁRIOS ESTADUALIZAR O DEBATE

O presidente do PSB da Paraíba, Edvaldo Rosas, admitiu que a tentativa dos opositores do socialismo em ‘estadualizar’ o debate será um tiro no pé para os adversários, pois na opinião dele, o governador Ricardo Coutinho será o principal cabo eleitoral na disputa da capital, pois foi exatamente aqui onde o mesmo foi melhor avaliado, por conta da sua excepcional gestão à frente da Prefeitura da capital. Ao arrematar disse Edvaldo: “É uma eleição que vamos comparar Zé Maranhão nas três gestões a frente do governo estadual e de Cícero como prefeito por oito anos. È um bom debate para nós”, explica. Para aqueles que já foram gestores públicos a estadualização do debate pode sim ser um péssimo negócio.

CAMILO MACEDO RECEBE O APOIO DE TIÃO LUCENA

Camilo Macedo que é candidato a vereador na capital, tem através das redes sociais apresentado vários projetos de sua autoria que pretende apresentar caso seja eleito em outubro próximo. Esta semana ao apresentar no facebook um projeto de sua autoria, que visa melhorar a relaçao entre Prefeitura e população no que diz respeito ao pagamento do IPTU evitando a execução do devedor, o mesmo foi aplaudido pelo respeitado jornalista Tião Lucena, que de público assim se manifestou: “Este sim e um vereador nota mil. Vou com ele” Camilo Macedo, honrado com o apoio prontamente respondeu a Tião nos seguintes termos: “Meu caro Tião, o seu voto é motivo de muito orgulho, pois acima de tudo é um voto de um excepcional formador de opinião, ou seja, de uma pessoa que sabe das coisas e não se deixa levar por enganadores. Muito Obrigado.”

OS VEREADORES E AS CAMPANHAS MILIONÁRIAS

Por falar em vereadores a campanha dos mesmos em nossa capital até parece que é para senador, considerando o volume de dinheiro gasto. Quem anda nas ruas verifica diversos carros de som, muitos adesivos e carros plotados, comitês em vários bairros e até mesmo na orla marítima, sem falar nas centenas de pessoas a serviço de determinado candidatos, principalmente aqueles que buscam a reeleição. Ontem em pleno almoço, este aprendiz de digitador que reside no Bessa, teve a sirena da casa acionada e ao atender verificou se tratar de uma pessoa a serviço da vereadora Raissa Lacerda, pedindo votos para a mesma e indagada revelou que existem dezenas de pessoas em todos os bairros fazendo o mesmo trabalho. Difícil é imaginar como o vereador pode gastar na campanha muito mais do que irá ganhar durante todo mandato. Realmente é um grande mistério.

ESCÂNDALO NA DEFENSORIA PÚBLICA

O defensor público Dirceu Lima denunciou ao Tribunal de Contas do Estado uma serie de irregularidades que estão sendo cometidas na Defensoria Pública da Paraíba pelo defensor geral, Ivanildo Brito com objetivo de atrair votos, já que o defensor geral é candidato na primeira eleição da história da defensoria pública depois da lei de autonomia. As denúncias são várias e tratam de distribuição de vantagens pecuniárias a defensores – Adicional de periculosidade para defensores que não tem direito. (Só quem tem direito são os defensores que atuam nos presídios), várias gratificações estão sendo concedidas sem previa regulamentação do Conselho Superior da DP, como exige a Lei Orgânica, acumulo de funções de defensores em comarcas muito distante uma da outra, o que inviabiliza o trabalho. (Ex: um defensor atua em Santa Rita e em Conceição), nomeação da Corregedora sem escolha de lista tríplice e sem autorização do Conselho Superior da DP, distribuição de livros pelo Defensor Público Geral para defensores sem critério de escolha para quem vai receber permuta de comarcas entre defensores sem publicação de edital. 

ESCÂNDALO NA DEFENSORIA PÚBLICA II

E prossegue as denúncias: Para que um defensor troque de comarca, tem que haver a publicação de edital para quem quiser trocar possa se habilitar, duas defensoras foram nomeadas para ocupar o cargo de chefe de gabinete, chefes de gabinete e sub-defensor recebem gratificação de periculosidade, custeio de hospedagem para cerca de 40 defensores em hotel de Fortaleza. Pior é que o governador Ricardo Coutinho que sempre foi feroz critico de tais práticas e costumes nos governos anteriores, toma conhecimento de tantas irregularidades e permanece quieto, sem um pio ou mesmo um sussurro, ou seja, não faz nada. 

PROCURADOR VARANDAS CHAMA IMPRENSA DE VENDIDA E INDECENTE

O procurador chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, em artigo publicado na edição deste domingo do Jornal da Paraíba, criticou a parcialidade da imprensa paraibana nas eleições de 2012. “O que mais tem me impressionado é o ingresso descaradamente parcial de segmentos de nossa imprensa na defesa cega e interesseira de certos políticos. São verdadeiros cabo eleitorais, descaradamente, vendidos que, além de promover determinados indivíduos, encarregam-se do vil mister de destruir a imagem dos concorrentes”. Sem citar nomes ele afirma de forma contundente: “Os portais e blogs paraibanos viraram uma guerra de imoralidade, indecência e mau gosto. Varandas aproveitou e criticou também os programas radiofônicos. Até o Judiciário e o Ministério Público paraibanos foram criticados pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas. “Lamentavelmente, também é conhecida a condescendência inclusive de alguns membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, seja por ação ou omissão culposa”. O Procurador Varandas no seu artigo para ser mais verdadeiro, bem que poderia ter citado os nomes dos vendidos e indecentes, pois falando assim de forma genérica agride a todos que militam na área.

FAROESTE CABOCLO NA ASSEMBLEIA

Bastou mexer no ponto dos deputados faltosos e os mesmos sentirem no bolso os efeitos daqueles que faltam ao trabalho que o clima esquentou por ali. Primeiro o deputado Mikika Leitão não se sabe porque, tomou as dores do presidente Ricardo Marcelo e chamou o colega Tião Gomes de covarde bandidos e outros adjetivos. O deputado estadual e presidente do PSL na Paraíba, Tião Gomes, rebateu nesta segunda-feira (27) às acusações do deputado Mikika Leitão (PEN) e avisou que vai solicitar ao Ministério Público uma investigação sobre a atual situação dos bicheiros na Paraíba. Segundo Gomes, às autoridades competentes tem que investigar quem são os verdadeiros bandidos do Estado e tomar as medidas cabíveis o quanto antes. Ora, se existe uma contravenção penal que é do conhecimento de todos, será que é preciso o deputado Tião Gomes denunciar ao MP?Os mesmos não deveriam agir de ofício?

HOJE SE COMEMORA

O Dia Nacional do Combate do Fumo

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais