Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

 

O PSB NA CAPITAL AGE DIFERENTE DAQUILO QUE PRATICA EM INGÁ 

Depois de toda confusão que criou ao impedir a reeleição de Luciano Agra, dando os socialistas uma demonstração clara que não estavam preparados para a chegada ao poder, parece que ainda não encontraram o rumo e o prumo e gora a legenda vai terminar criando uma grande vitima aos olhos do eleitorado que é o vereador Bira que tenta a reeleição. O coordenador jurídico do PSB de João Pessoa, Marcelo Weick, adiantou ontem que o partido vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a candidatura do vereador, cuja liberação foi confirmada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). A argumentação do advogado é de que a decisão sobre confirmação ou negativa de candidatura é prerrogativa interna da legenda. 

O PSB NA CAPITAL AGE DIFERENTE DAQUILO QUE PRATICA EM INGÁ II

Paradoxalmente na cidade de Ingá, o PSB briga desesperadamente para manter a candidatura a vice prefeito Robério Burity, cujo nome jamais foi homologado pelos antigos dirigentes da legenda naquela cidade, que na verdade homologaram uma coligação com o PSD que tem como candidatos a prefeito Manoel da Lenha e como vice Mendonça. O fato é que se utilizarmos os mesmos argumentos do advogado Marcelo Weick, a decisão em fazer uma coligação com o PSD se deu por quem poderia fazê-lo, ou seja, os então dirigentes do PSB naquela cidade. O PSB Já perdeu na Comarca Ingá e no TRE e agora busca manter a inexplicável candidatura no Superior Tribunal Eleitoral. Um detalhe importante o PSB deseja que Robério seja vice do seu pai, o tetra candidato Antonio Burity (PP), que já governou aquele município por três vezes e hoje aos 80 amos de idade, tenta o quarto mandato. 

OS INSTITUTOS DE PESQUISAS NOVAMENTE VÃO SE DESMORALIZAR    

 
Nas duas últimas semanas, este aprendiz de digitador, realizando um trabalho particular, visitou cerca de 25 amigos nos mais diversos bairros da capital, ou seja, Bessa, Castelo Branco, Mangabeira, Funcionários, Jaguaribe, Cristo, Geisel e Ponta do Seixas. Aproveitando tais visitas e sempre com espírito jornalístico, indaguei aqueles a quem visitei o nome do candidato a prefeito e verifiquei que com exceção de uma velha amiga que revelou se encontrar em dúvida entre Maranhão e Cartaxo, os demais como se tivessem combinado entre si, revelaram que irão votar no candidato Luciano Cartaxo, sem nenhuma menção a Cícero, Estelizabel e outros. Pelo andar da carruagem esses institutos que sempre se ficam desacreditados com a abertura das urnas,  novamente vão se desmoralizar.

OS NÚMEROS DA PESQUISA

Ainda falando na pesquisa ora divulgada, fato que chamou a atenção de quem conhece medianamente sobre medição eleitoral é que estranhamente não foi divulgado a rejeição de cada candidato e como se sabe os maiores índices de rejeição são exatamente daqueles que figuram como os mais votados, ou seja, Cícero e Maranhão, que em tese não crescerão mais, pois aquele eleitor que rejeita determinado candidato não vota nele em nenhuma hipótese. Por fim, o que causa mais estranheza é que Luciano Cartaxo com madrinha e padrinhos como Dilma, Agra e o próprio ex-presidente Lula, apareça apenas em terceiro lugar e cresça apenas pouco mais de três pontos percentuais. Estranho, muito estranho.

O GUIA E AS FALSAS PROMESSAS

Ainda falando em campanha, chega a ser ridículo os candidatos disputando quem promete mais no guia eleitoral, como metrô de superfície, PSF funcionando 24 horas – mesmo sem o candidato dizer de onde vai conseguir médicos – empresa pública de transporte urbano, viadutos e corredores viários, fardamento completo para estudantes – o que já vem sendo feito há anos – construção de milhares de residências populares, criação de novas secretarias, dentre outras promessas, como aquelas feitas no passado e que jamais se concretizaram, tais como: a fabrica de helicópteros, reforma total do Mercado Central com a criação de um andar superior, cuja maquete foi inclusive apresentada a imprensa por um ex-prefeito, metrô de superfície na Epitácio Pessoa, Via Jaguaribe com viaduto sobre a própria Epitácio, Porto de Águas Profundas, 13º salário para o Bolsa Família e outras cuja lista ficaria difícil enumerar aqui. O povo precisa desconfiar de certos candidatos.

RUY CARNEIRO ABRE MÃO DO 14º E 15º SALÁRIOS

É preciso tirar o chapéu para o deputado federal Ruy Carneiro, que no seu primeiro mandato é o único parlamentar paraibano que assinou a proposta que visa acabar com a inaceitável vantagem auferida há nãos pelos parlamentares. Como temos três senadores e mais de uma dezena de deputados federais os mesmos precisam copiar o bom exemplo do deputado tucano.

DUELO VERBAL ENTRE RICARDO E CÍCERO LUCENA

O candidato a prefeito Cícero Lucena andou insinuando que os panfletos contra a sua pessoa que foram distribuídos na cidade, foram oriundos das hostes governistas e sapecou: “Quem pratica com panfleto a marginalidade é capaz de ser marginal também em outras práticas”. O governador Ricardo Coutinho não se fez de rogado e respondeu: “Um cidadão desses não deveria provocar ninguém, porque ele é muito frágil. Ele não tem absolutamente nenhuma moral para fazer qualquer tipo de debate conosco”. 

DUELO VERBAL ENTRE RICARDO E NOANTO BANDEIRA

O governador Ricardo Coutinho pelo visto anda co a corda toda, pois segundo o jornalista Luiz Torres, ontem, o governador se estranhou com o seu ontem todo poderoso secretário Nonato Bandeira e recomendou recomendar a imprensa perguntar a Nonato por que Luciano Agra não foi candidato a prefeito de João Pessoa. Nonato que também é bom de briga respondeu de pronto a seu antigo chefe e sapecou: disse que não tinha nada que tratar em assuntos do PSB, no qual Ricardo mandaria e desmandaria, e sobre a rejeição do governador Nonato ainda fez uma provocação acusando-o de sofrer da Síndrome de Coperfield. Segundo Nonato, o PSB esconde Ricardo Coutinho da campanha de Estela. “Não aparece no Guia Eleitoral, nas inserções e sequer no material de propaganda da candidata. Cadê ele?”, questionou Nonato.

AGRA FALA SOBRE CANDIDADOS DA CAPITAL

Outro que anda falando muito é o prefeito Luciano Agra e ontem numa solenidade, indagado pela imprensa, nem pestanejou e já mandou brasa daqueles que disputam a Prefeitura de João Pessoa: Sobre Cícero Lucena ele disse: “Entre todos os candidatos, esse é o pior para a cidade de João Pessoa. Ele está na frente agora na pesquisa, mas acho que atingiu o máximo. Porque é o limite no grau de tolerância da cidade de João Pessoa”, apontou. José Maranhão – “O outro, ex-governador, que já teve vários mandatos. Ainda não entendi por que até hoje ele ainda insiste em querer voltar. Um homem de respeito que já deveria estar gozando da aposentadoria”, opinou.Já sobre Estela sua antiga aliada e subordinada, desabafou: “E a outra é a candidata chapa branca, uma candidatura que foi imposta, que briga com a rejeição. Tudo que eu disse no inicio está se comprovando”, concluiu.

REFORMA NO ESTACIONAMENTO DO AEROPORTO

Depois de muitas criticas, inclusive aqui neste espaço finalmente a Infraero abriu licitação na ordem de R$831,7 mil para ampliar o estacionamento de 10.100 para 20.500 metros quadrados, aumentando o número de vagas de 379 para 600, além de pavimentar toda a área. O superintendente do Aeroporto, Alexandre Oliveira da Silva, informa que o próximo passo será a automação dos serviços de estacionamento. 

O EQUIVOCO DOS FISCAIS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

O proprietário de uma padaria aqui na capital, que pediu para não ser identificado, anda bastante aborrecido com os fiscais da Vigilância Sanitária, que inexplicavelmente proibiram a venda do tradicional queijo de manteiga, informando que por uma questão de higiene só deve ser vendido aquele industrializado, que definitivamente não tem bom gosto e sua cor espanta os fregueses. Ora, tal queijo é vendido há séculos aqui no Nordeste e nunca se soube que ninguém tivesse morrido por ingerir tal produto. Pergunta-se: Se é em razão do cuidado com a higiene, não seria mais inteligente se fiscalizar in loco as chamadas queijeiras? 

HOJE SE COMEMORA

O Dia do Feirante

O Dia do soldado 

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais