Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

O EMPRÉSTIMO DA CAGEPA

O líder do Governo na Assembleia Legislativa o deputado Hervázio Bezerra não se conforma com a derrota sofrida ontem no plenário quando o pedido de empréstimo para a Cagepa foi arquivado e já revelou que mesmo antes do o Governo recorrer ao Judiciário, ele vai tentar uma solução administrativa. O mesmo anunciou que vai encaminhar um recurso ao presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), para que a Mesa Diretora reconsidere a votação desta quarta, quando foi arquivado o pedido de empréstimo após os deputados não conseguirem os 22 votos suficientes para derrubar parecer da Comissão de Orçamento da Casa pela rejeição da matéria.

O EMPRÉSTIMO DA CAGEPA II

Revela o jornalista Luiz Torres que a votação do empréstimo da Cagepa mereceu atenção até mesmo de ex-deputados, já que levou para o plenário da Casa Epitácio Pessoa líderes políticos sem mandato, mas com poder de articulação junto aos oposicionistas. Além de Anísio Maia, do PT, que foi pra garantir o voto direto de Jutay Menezes, os ex-deputados Gilvan Freire (PMDB), que já presidiu a Assembléia e foi líder de governo, e Fabiano Lucena (PSDB), sobrinho do senador Cícero Lucena, estavam pra lá e pra cá no plenário, conversando com os parlamentares, dando suporte e sustentação aqueles que ficaram balançados com os argumentos do governo. Será que essa turma daquelas do quanto pior melhor? Sei lá, vixe.

CONSELHO DE MEDICINA DA PARAÍBA ORIENTA MÉDICOS CANDIDATOS   

Paraíba dar bom exemplo. Informa a Revista Istoé, que o Conselho Regional de Medicina da Paraíba acaba de lançar uma cartilha em que recomenda para os médicos candidatos às eleições municipais, para que não utilizam o trabalho profissional para obter dividendos políticos. Conselho, aliás, que deveria ser seguido também pelos profissionais de outras áreas que lidam diretamente com o público.

PERÓN REVELA QUE SERÁ ATUANTE COMO VICE

O vice de Daniela Ribeiro o petista Perón Japiassu, promete em caso de vitória que vai ser um vice atuante. Disse o mesmo que vai Acabar com a história de o vice ser mera peça decorativa, pois no seu caso conhece bem a cidade de Campina Grande e que não precisa de GPS para andar por lá. Esse cidadão antes de toda essa marra tem que saber primeiro se no caso a eventual prefeita Daniela Ribeiro lhe daria essa bola toda, pois na Paraíba a união entre titular e vice só perdura até a abertura das urnas.

CONCURSO NA ASSEMBLEIA

Depois de 37 anos finalmente a Assembleia Legislativa da Paraíba resolveu realizar um concurso público para suprir as vagas decorrentes das aposentadorias e mortes dos seus servidores. Só não ficou bem claro, qual a razão de Ricardo Marcelo só agora no seu segundo mandato como presidente e em pleno período eleitoral resolver realizar tal certame. Será que só agora o mesmo se deu conta da necessidade de oxigenar os quadros da Casa de Epitácio Pessoa?

LUCIANO CARTAXO E SEUS PADRINHOS E MADRINHA

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) é, entre todos os candidatos em João Pessoa, o que menos pode reclamar. O mesmo já desponta em terceiro lugar em tudo que é pesquisa, em uma das menores rejeições entre os candidatos e ainda por cima conta dois padrinhos fortes e uma madrinha poderosa, segundo pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo Sistema Arapuan.De acordo com os números, quem mais influencia voto na Capital é o ex-presidente Lula, um dos líderes nacionais mais populares do Brasil. 40,7% dos eleitores disseram que o apoio de Lula aumentaria muito a vontade de voto em determinado candidato. Em segundo lugar, outra madrinha de Cartaxo, a presidente Dilma, com 18,1% e em terceiro Luciano Agra, com 14,2%. Somados, os padrinhos do petista chegam a 70% no grau de influência “Aumentaria Muito”. Pois é, melhor do que isso impossível, pois o candidato ainda conta com um dos maiores tempos no Guia Eleitoral que brevemente começará.

LUCIANO E ESTELIZABEL IRÃO CRESCER COM O GUIA ELEITORAL

Por falar em Luciano Cartaxo o Doutor em Ciências Políticas pela USP, o professor José Henrique Artigas declarou em entrevista a Rede Verdade, que o Guia Eleitoral deverá contribuir para a mudança do quadro atual. Na visão dele, as candidaturas de Luciano Cartaxo, do PT, e Estela, do PSB, vão crescer em razão da exposição maior por causa do tempo de TV e rádio. O tempo no Guia Eleitoral poderá ser muito bom dependendo principalmente da atuação do candidato e com a identificação dele com o eleitor, pois ainda esta semana outro candidato José Maranhão, incomoda com o linguajar excessivamente técnico da candidata Estelizabel Bezerra, até gracejou, informando que para se entender o que a mesma diz vai ser necessário a realização de uma sessão espírita.

LULA QUER O FILHO VEREADOR

O ex-presidente Lula se revela bastante modesto, pois apesar da fama de bom de votos e a enorme popularidade mensurada em todas as pesquisas já realizadas, deseja em outubro próximo alcançar um objetivo bem pequeno, eleger o seu filho Marcos Claudio vereador na cidade de São Bernardo do Campo. Com um padrinho desses o jovem Marcos Cláudio, já pode até comprar o terno da posse.

AINDA SOBRE A MUDANÇA DO NOME DA CAPITAL
Esta semana publique um artigo sobre o verdadeiro motivo da mudança do nome de nossa capital, baseado em documento que me foi enviado plo falecido João Leomax Falcão, filho do poeta Américo Falcão. Corroborando o que ali escrevi, a pesquisadora e verdadeiro arquivo vivo de nossa história Lourdinha Luna que foi secretária de José Américo de Almeida por várias décadas, escreveu um outro artigo em que explica que a mudança nunca foi consenso e se deu apenas em razão dos ânimos exaltados de uns poucos, bem como por conta do sempre vacilante presidente em exercício Álvaro de Carvalho, que sequer desejava assumir o cargo que por pouco não foi entregue ao segundo 2º vice-presidente que seria o gestor estadual Julio Lyra, adversário de João Pessoa, a quem o ex-Presidente João Suassuna, pretendia apresentar como candidato. Se Julio Lira tivesse assumido a mudança com certeza não teria acontecido, pois a mudança só ocorreu em razão do medo e da Guga de todos que eram perrepistas que temiam por si e por suas famílias, pois a violência nas ruas era muito grande por porte dos chamados Liberais.. Mas vamos a Lourdinha, pinçando um pouco daquilo que foi escrito por ela: “O movimento para a mudança do nome da capital e da bandeira, era assunto recorrente no exaltado grupo que tinha à sua frente o poeta Américo Falcão, seguido do Padre Matias Freire (primo de José Américo), da professora Rita Miranda e outros”.

AINDA SOBRE A MUDANÇA DO NOME DA CAPITAL II

Prossegue Lourdinha o seu relato: “O Presidente em exércicio Alvaro de Carvalho de atitudes vacilantes, principalmente, naquela época, resistiu a assumir a governança estadual. Se tivesse chegado ao extremo da desistência, o gestor estadual teria sido Julio Lyra, 2º vice-presidente e adversário de João Pessoa, a quem o ex-presidente João Suassuna, pretendia apresentar como candidato. Foi um trabalho hercúleo convencer o professor do Lyceu Paraibano a investir-se em sua funções constitucionais.Uma tarde o Secretário de Segurança Pública (José Américo) fatigado com trabalho exaustivo para conter os ânimos exaltados é convidado pelo Presidente Álvaro de Carvalho para uma reunião, no prédio de A UNIÃO, enquanto se procedia a reforma do Palácio de Redenção. Do encontro participavam, além do Presidente, em exercício, o Prefeito da capital Dr. José de Ávila Lins, o Secretário José de Borja, o padre Matias Freire, o deputado Antonio Galdino Guedes, Presidente do Poder Legislativo, Antonio Botto de Menezes, Severino Lucena, Irineu Joffily. José Américo e outros. O Presidente anunciou o propósito que os reunia e deu a palavra ao autor da mudança do nome da capital, Américo Falcão. O segundo orador foi José Américo que mostrou para os presentes as implicações jurídicas na mudança de nome de uma cidade. Entre muitas considerações de ordem Jurídica encerrou suas palavras dizendo que João Pessoa era merecedor de todas as homenagens que pudéssemos prestar-lhe, mas preservassem o nome da capital que já fora em 1585, povoação de Nossa Senhora das Neves”.

AINDA SOBRE A MUDANÇA DO NOME DA CAPITAL III

E conclui Lourdinha: “Em 1589 cidade de N.S. das Neves. Em 1.600 Felipéia de N.S. das Neves, como homenagem aos reis da Espanha e Portugal. Em 1635 passou a chamar-se Frederika com a ascensão do neerlandeses. Com a saída deles voltou em 1655 a ser novamente Nossa Senhora das Neves. Finalmente em 1817 tomou o nome de Parahyba, em deferência ao rio que a banha sua capital.Em votação o proposto pelo Secretário José Américo recebeu a aprovação do Presidente e demais presentes. A exceção se deu com a divergência de Américo Falcão, e de Padre Matias, desejou de substituir João Pessoa, como Interventor, na direção do Estado.Revoltados, os vencidos, insinuaram que José Américo era contra João Pessoa, e num gesto de traição fora contra a troca do nome. Arrebanharam estudantes para agredir a autoridade que ao saber do que se passava desceu para explicar aos jovens os motivos de seu posicionamento. O primeiro a manifestar-se contrário ao decidido, o secundarista do Lyceu Paraibano, Aurélio de Albuquerque, o próprio secretário o prendeu e os outros arribaram.Porém a vitória estava com eles na pressão que fizeram aos deputados na votação do projeto que foi sancionado pelo Presidente da Casa, no dia 4 de setembro de 1930.

ISABEL BARBOSA SE APRESENTA NA ITÁLIA

A cantora paraibana Isabel Barbosa se exibiu no ultimo domingo (5) no Teatro Signorelli di Cortona, Italia.No repertorio Arias sacras da Opera Serses de G.Haendel!Entre os protagonistas estavam:Eleonora Abbagnato(bailarina Opera de Paris),Alberto Rollo(Editora La Feltrinelli),Stefano Bollani(jazz italiano),Orchestra della Toscana(musicos classicos),Jovanotti(cantor e compositor),Amanda Sandrelli(atriz italiana),Quartetto Hubay(musicos de Perugia),Alessandra Tedesco(Jornalista RAI),Luca Zingaretti(ator italiano) e a soprano paraibana Isabel Barbosa,representando a Arte do Bel Canto Italiano , que se exibiu com grande êxito no encerramento do evento .Cultura Italiana da melhor qualidade!

AS VÍTIMAS DA SECA PEDEM SOCORRO.

O padre Djacy Brasileiro pede socorro para as vítimas da seca do nosso sertão, o apelo do Padre a partir deste ponto: “Na condição de cidadão e pastor, clamo pungentemente ao governo federal e estadual, no sentido de vir, com urgência, em socorro das vítimas da seca, pois, a cada dia que passa, a situação vai ficando dramática. Confesso, com muita seriedade, que há muitos sertanejos padecendo de sede e fome. Disso, não tenho dúvida. Não se trata de sensacionalismo ou exibicionismo. É uma pura realidade. Sou testemunha ocular. Converso muito com os agricultores, sobre sua vida, sua família, sua realidade. Faço-lhes sempre a mesma pergunta: chegou alguma cesta básica, enviada pelo o governo? A resposta é: não! Fizeram alguns poços artesianos, barragens, açudes, e a resposta é a mesma: não! Sem falar nos pequenos criadores que estão desesperados, vendo seu rebanho morrendo de fome e sede. Disso sou testemunha ocular. Clamo, imploro até pelo o amor de Deus, que o governo venha ,repito, em socorro das vítimas da seca. Afinal, quem está com fome e sede, não pode esperar. Que as ações de combate aos efeitos da seca não fiquem nas palavras bonitas, floridas, emocionantes. O povo sofrido do sertão quer pão e água, não discurso”.

PROGRAMA CANTOS & CONTOS

Lucas Duarte, que faz parte da equipe de produção do excelente programa Cantos &Contos, convida a todos para prestigiarem a assistirem o programa em questão, que segundo ele tem a finalidade de resgatar os autênticos valores da cultura popular nordestina e garantir entretenimento de qualidade ao telespectador. São estes os maiores objetivos do programa “Cantos & Contos”, apresentado pela dupla de cantores Os Nonatos na Tv Correio/Record canal 12 João Pessoa/Paraíba todo domingo as 11:00horas. Realmente imperdível.

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais

Não é possível comentar.