Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

WALTER DA LUZ CRITICA O PREFEITO DE INGÁ

Conheço Walter da Luz ou Vavá para os mais íntimos, desde a nossa juventude e sei que o mesmo não costuma levar desaforos para casa, mesmo àqueles vindos de pessoas que se julgam poderosos. Lá no Ingá onde reside Vavá já foi até processado pelo prefeito Lula, por criticas publicadas no blog subscrito por ele Vavá que ‘malhou’ a gestão daquele que chega a ser seu primo. Quem pensava que Vavá esmoreceu ou baqueou com o processo se enganou redondamente, pois ainda ontem o homem voltou a carga e dentre outras coisas escreveu: ‘… falando de sua administração frente à Prefeitura Municipal de Ingá como sendo a PIOR Gestão que por aqui já passou, um caos em todos os sentidos e setores, e para avalizar minha opinião particular o MP vem sucessivamente impetrando ações neste sentido. Sem contar com as reclamações que lá chegam e que não vem a publico como falta de remédios, curativos, merenda, transporte, buracos, agricultura, educação e por aí vai. Além de ser um sujeito extremamente INGRATO para com o seu passado distante e próximo, tenho dito”. Pior Vavá, é saber que Lula ainda pretende eleger como seu sucessor o octogenário Antonio Burity, que já passou por três vezes pela Prefeitura do Ingá e tem como vice o próprio filho Berim. Pelo que se sabe as lembranças das suas gestões de Antonio Burity não são das melhores, pois até as suas contas foram rejeitadas pela Câmara Municipal. 

JUSTIÇA DECIDIRÁ EM 8 DIAS SITUAÇÃO DO VICE DE CÍCERO LUCENA
Mesmo com o bloco nas ruas e com os adesivos todos prontos, a situação judicia…  envolvendo o PSDB E PSC, terá um prazo máximo de 8 dias para ser resolvida, ou seja , se o candidato a vice prefeito do partido, Dr. Ítalo Kumamoto que é médico poderá ser vice na chapa do candidato Cícero Lucena . Ítalo Kumamoto pode perder o direito a candidatura devido a duas convenções realizadas pelo seu partido. De um lado, o diretório municipal apóia a candidatura de Cícero. Por outro lado, uma minoria seguiu orientação do diretório nacional e homologou o partido na coligação do PT, que tem o candidato Luciano Cartaxo. Apesar de figurar bem nas pesquisas a situação da chapa do tucano Cícero Lucena não é das mais confortáveis, basta ver o que aconteceu com a candidatura de Daniela Ribeiro.

JUSTIÇA INDEFERE CANIDATURA DE DANIELA RIBEIRO

Lá para as bandas de Campina Grande, o juiz da 71ª Zona Eleitoral, Giovanni Magalhães Porto, indeferiu ontem quinta-feira (26) o registro de candidatura da deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) que pretende disputar a Prefeitura de Campina Grande. O magistrado alegou que o PT já conta com a candidatura deferida de Alexandre Almeida e não pode fazer parte de outra coligação. O presidente do PT Rodrigo Soares distribuiu nota à imprensa dizendo que Alexandre Almeida que se lançou candidato a prefeito daquela cidade o fez de forma fraudulenta e que direções, o PT está tomando todas as providências jurídicas para garantir que a verdadeira e legítima decisão política dos/as militantes da legenda seja respeitada e garantida no pleito eleitoral. Tal briga ainda vai dar muito panos para a manga nas hostes petistas.

DURVAL FERREIRA CONTINUA MALTRANDO OS SERVIDORES

Todos os meses no dia 20 a Prefeitura repassa o duodécimo da Câmara Municipal da capital, o que sempre possibilitou o pagamento dos seus servidores antes do final do mês. Mais recentemente o presidente Durval Ferreira, não se sabe a razão, passou a realizar tais pagamentos no início do mês seguinte prejudicando assim os servidores daquele poder, que já tinham seus compromissos agendados para o encerramento do mês. Neste mês de julho quando a própria Prefeitura já encerra o pagamento de sua folha de pessoal a Câmara informa que pagará apenas no dia 1 de agosto. Assim é dose. 

CENTRO DE CONVENÇÕES AUGUSTO DOS ANJOS 

Aqui neste espaço há alguns dias este aprendiz de digitador defendeu que o centro de convenções ora construído pelo governo do estado, não deveria ser denominado nem Tarcisio Burity, nem muito menos Ronaldo Cunha Lima, já que ambos ilegalmente já foram homenageados ainda quando estavam vivos com nome em importante conjunto residencial e o outro em ginásio ambos na capital. O nome proposto foi do ‘Paraibano do Século’ Augusto dos Anjos, que é lembrado apenas num beco no centro da cidade e num velho busto escondidos pelas barracas, na lagoa do Parque Solon de Lucena. A minha idéia foi publicada na coluna do Abelardo Jurema e na mesma data tive a agradável surpresa de ler no mesmo jornal um artigo do respeitável jornalista Cleanto Gomes Pereira, fazendo a mesma defesa, ou seja, que o nome e do Centro de Convenções deveria ser Augusto dos Anjos, se reparando assim a grave injustiça que os governantes paraibanos vêm fazendo ao vate mais lido e debatido da língua portuguesa. Ter Cleanto Gomes Pereira defendendo a nossa idéia é motivo de muito orgulho.

CARTAXO FALA DO SEU PLANO DE MOBILIDADE URBANA

O candidato a prefeito da coligação “Unidos por João Pessoa”, Luciano Cartaxo, vem comprovando nas suas entrevistas que realmente se preparou para administrar a capital João Pessoa. Ontem em entrevista o mesmo revelou o plano de mobilidade que está sendo programado para a sua gestão, caso vença as eleições municipais. Em entrevista ao programa Tambaú Debate, ele falou sobre a criação de dois novos corredores de ônibus, da modernização dos já existentes e de vias subterrâneas para destravar o trânsito na Avenida Epitácio Pessoa.. Uma dessas ações seria a criação de dois novos corredores de ônibus para a Capital – um na Avenida Ayrton Senna e outro na Avenida Tancredo Neves, além da modernização dos já existentes. Também foi anunciada uma interferência na Epitácio Pessoa, com passagens subterrâneas para desviar o fluxo das vias perpendiculares, como as avenidas Maranhão e Piauí, o que vai diminuir o número de sinais de trânsito e os consequentes engarrafamentos em horários de pico. O uso da bicicleta também será estimulado nesse plano com a construção de mais ciclovias.
JOÃO DA UTILAR DESISTE DA REELEIÇÃO
Depois do prefeito de Solânea – que também foi preso na Operação Pão e Circo e desistiu da reeleição, o prefeito do município de Sapé, João da Utilar, desistiu também de disputar a reeleição. A desistência foi anunciada durante entrevista a uma rádio local concedida na manhã desta quinta-feira (26).. João da Utilar informou que a sua decisão se deu após uma reunião com os seus familiares que acharam por vem que o mesmo não disputasse a reeleição. Se ontem quem dançou foi o povo de Sapé, agora quem dança é João da Utilar, num melancólico final de governo.

PREFEITURA FAZ RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DE 180 RUAS

Por falar em mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa recapeou cerca de 180 vias da Capital, cobrindo aproximadamente 100 quilômetros de extensão, que daria, por exemplo, para restaurar todo o percurso de João Pessoa à cidade de Recife (PE). Já são 34 bairros beneficiados. A ação faz parte dos projetos voltados à mobilidade urbana em João Pessoa, com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos nas principais vias de ligação da cidade e promover economia de tempo, segurança e qualidade de vida para a população. Atualmente, as obras estão em execução em três bairros: Mandacaru, Altiplano e Bairro dos Estados.

ELEIÇÃO NA API

Hoje e amanhã os profissionais de imprensa da PB votarão para a escolha da nova diretoria da API (Associação Paraibana de Imprensa) a jornalista Marcela Sitônio que vem fazendo ali um excelente trabalho é candidata a reeleição e certamente receberá uma grande votação dos colegas. Sou um dos mais antigos sócios da API, pois ingressei ali em agosto de 1970, quando a entidade era presidida pelo velho José Leal e como não havia faculdades de Jornalismo, era necessário apresentar a uma comissão permanente, diversos trabalhos publicados, que depois de analisados permitiam ou não o seu ingresso como sócio da API. Aminha matricula é 206 e, portanto dentre aqueles que ainda vivem devo ser dos mais antigos. 

NONATO BANDEIRA PASSA MAL DURANTE ENTREVISTA

O candidato a vice na chapa encabeçada pelo petista Luciano Cartaxo, jornalista Nonato Bandeira (PPS), passou mal durante entrevista ao programa Alex Filho com Você, na TV Master. Nonato foi socorrido no Hospital da Unimed. Informações dão conta de que o candidato teve uma queda de pressão durante a entrevista, mas após atendimento médico passa bem. Como a campanha mal começou e ainda tem muita estrada pela frente, Nonato precisa se preparar melhor fisicamente para a verdadeira guerra que vem por ai. 

DESOCUPADOS ACAMPAM EM MONUMENTO

Ontem passava pelo Ponto de Cem Reis, quando vi um casal de turistas tudo registrado em fotos, dialogando com um grupo de viciados que se posta diariamente em cima da base da estátua de Vidal de Negreiros onde bebem cachaça, fumam e até colocam roupas para enxugar. Ao me aproximar do local, verfiquei que os mesmos tentavam fotografar o monumento, que foi impossível diante da recusa dos viciados em deixarem aquele local, que deveria ser preservado pela sumida Guarda Municipal.Alguém pode até alegar o direito constitucional de ir vir, mas um grupo de desocupados ocupar diariamente um importante monumento e ali realizar uma roda de cachaça, tudo com a anuência de nossas autoridades, já é liberdade demais.

O ABANDONO DA CASA ONDE RESIDIU JOÃO PESSOA

Ontem foi o aniversário de 82 anos da morte de João Pessoa e mesmo não concordando com o nome do mesmo denominado a nossa capital, penso que sua memória deveria merecer respeito.Quem passa próximo a Praça da Indepêndencia, observa que a casa onde morou o falecido presidente João Pessoa se encontra em péssimo estado de conservação e o prédio poderá ruir a qualquer momento já que parte do telhado foi retirada. No governo Cássio Cunha Lima, teve início uma reforma naquele imóvel que não terminou até hoje, estando a obra abandonada. Aquele imóvel estava sendo reformado para abrigar o um museu com toda nossa história, porém se não correrem logo nem mesmo o prédio se salvará.

SAIBA:

Hoje se comemora o DIA DO MOTOCICLISTA

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais