Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

NEM RONALDO NEM BURITY NO CENTRO DE CONVENÇÕES

A denominação em prédios púbicos deveria ser uma coisa bem natural e representar realmente a vontade do povo, que afinal de contas é quem paga a conta de tudo aquilo que é construído pelo governante. Agora mesmo como se não existisse nada mais importante a resolver, trava-se uma verdadeira batalha para saber se o Centro de Convenções da capital, irá receberá o nome de Ronaldo Cunha Lima ou de Tarcisio Burity. Ora, ambios já foram devidamente hobrados com seus nomes lembrados em prédios públicos e de forma inteiramente ilegal, já que o primeiro estando no governo colocou o seu nome no ginásio localizado as margens da Br 230 e outro repetiu o mesmo erro, permitiu que seu nome fosse colocado em Mangabeira, o maior conjunto residencial da cidade.

NEM RONALDO NEM BURITY NO CENTRO DE CONVENÇÕES II 

Este aprendiz de digitador pensa que tal prédio deveria sim receber o nome do ‘Paraibano do Século’, o poeta Augusto dos Anjos, que até hoje não foi lembrado num espaço a altura de sua importancia, tendo apenas duas monumentos mixuricas na capital, sendo a mais antiga no Parque Solon de Lucena e outra mais recente na Praça Pedro Américo. Pouco, muito pouco, pois Augusto dos Anjpos merecia muito mais do que isto e o momento é bastante significativo para tanto, já que se comemora o 100 anos do seu extraordinário livro ‘EU’.

O GIRADOR DE MANGABEIRA E BURITY

Por falar em disputas e vaidades por indicações e homenagens em locais públicos, há cerca de 4 anos, verificando que não havia nada que lembrasse o nome do ex-governador Tarcisio Burity com relação ao Bairro de Mangabeira, propus ao vereador Tavinho Santos, que apresentasse um projeto de lei obrigando que a Prefeitura da capital colocasse no girador existente na entrada daquele bairro um grande monumento do ex-governador, o que definitivamente passaria a lembrar a todos o verdadeiro nome daquele bairro. Naquela ocasião, a sua viuva Glauce Burity, que estava interessada que o nome de Burity fosse colocado na Estação Ciência, sem conhecer o oportunismo do projeto e a razão do mesmo, imediatamente através de imprensa desautorizou o vereador Tavinho, informado que Tarcisio Burity era maior que um simples girador, fato que chateou o vereador que imediatamente retirou aquele projeto, pois definitivamente a ex-Primeira Dama não tinha entendido nada.O fato é que no girador que era insignificante para a estátua de Buriry, abriga hoje uma bela estátua de Nossa Senhora das Neves, que é a nossa Padroeira.

JUSTIÇA PROIBE QUE CÍCERO DISTRIBUA FOLHETOS CONFECIONADOS NA GRÁFICA DO SENADO

O desembargador José diLorenzo Serpa, do Tribunal Regional Eleitoral, (TRE) concedeu, na noite desta sexta-feira (20), liminar que proíbe a veiculação de um jornal impresso com recursos públicos na Gráfica do Senado Federal pelo primeiro Secretário da Casa, o senador Cícero Lucena, candidato à Prefeitura da Capital pela coligação“Por amor a João Pessoa sempre”. A decisão foi resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) apresentada pela coligação encabeçada por Luciano Cartaxo (PT). Atirar com a pólvora alheia é muito bom.

CÁSSIO CUNHA LIMA E ROSILENE GOMES

O senador Cássio Cunha Lima tenta com um projeto de lei de sua autoria prestar inestimável serviço ao futebol brasilero, evitando que dirigentes esportivos se perpetuem no poder e façam das federações verdadeiros cabides de emprego para parentes e agregados.No ãmbito nacional estivemos à frente da CBF durante 23 anos, realizando desastrada e supeita administração o senhorRicardo Teixeira,que mesmo tendo que sair dali as pressas por conta de várias denúncias, conseguiu com o novo presidete José Maria Marin, uma ‘boquinha’ de R$ 70 mil mensais como consultor da CBF. Imaginem que tipo de consultoria.Aqui na Paraíba a coisa é bem pior, pois Juracy Pedro Gomes passou anos dirigindo o nosso capenga futebol e ao sair para exercer cargos políticos, deixou em seu lugar a mulher Rosilene Gomes, que já se encontra à frente da Federação, há exatos 23 anos e não faz segredo para ninguém, que pretende que um dos seus filhos venha a sucedê-la no futuro, com se a FPF fosse uma capitania hereditária ou um reinado da família Gomes. O esporte brasileiro e paraibano agradece a iniciativa do senador.

O RECÉM NOMEADO LUCIO MATOS E O PASSADO QUE O CONDENA
Edward Matos, que atende através do telefone celular (61) 8274-9776 escreveu para o Amigo Tião Lucena, estranhando que Lucio Matos, eterno candidato a prefeito da cidade de Souza, tenha sido nomeado para o Seguro Safra e responsável erradicar a aftosa nos rebanhos da Paraíba. Informa o mesmo, que Lucio responde nas diversas varas do TJPB a 11 processos que vão desde Ação Civil Pública, 2ª Vara de Sousa; 4ª Vara de Sousa, Execução Fiscal; 10ª Vara de João Pessoa, Despejo por Falta de Pagamento; 3ª Vara de Fazenda de João Pessoa, Execução; 6ª Vara de Fazenda de João Pessoa, Execução; 3ª Vara de Fazenda de João Pessoa, Execução; 6ª Vara de Fazenda de João Pessoa, Execução; 4ª Vara de Sousa, Improbidade Administrativa. Ao final arremata: “A folha corrida do nomeado, recomenda que se declare impedido, pois falta-lhe moral e competência para tanto. Ah!!! Quanto a sua formação profissional, é nenhuma”.A propósito, não se encontra em plena vigência a chamada Lei da probidade administrativa que proíbe a nomeação de fichas sujas?

A IRMÃ DE EFRAIM É CANDIDATA NA CAPITAL

A irmã de ex-senador Efraim Moraes, Alba Lucia é candidata a vereadora pelo DEM na capital, fato que poderá gerar muita ciumeira e até desestimulo dos demais candidatos da legenda com relação ao trabalho em prol da candidatura de Estelizabel Bezerra, já que o seu vice o deputado Efraim Filho é sobrinho da citada senhora e seria muita ingenuidade imaginar que o mesmo vai deixar de protege-la na corrida para uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano, para apoiar outras candidaturas . Outra situação que também poderá gerar muito desconforto, diz respeito ao vice de José Maranhão Tavinho Santos, que resolveu lançar o nome do irmão Carlos Santos como candidato a vereador pelo PTB, fato que poderá também desestimular os candidatos do PTB em apoiar o candidato José Maranhão, podendo os mesmos ficarem como franco atiradores, ou seja, cada um por si, sem se importar em pedir votos para o candidato majoritário que é José Maranhão.

PEDRO COUTINHO FECHA COM CARTAXO

Por falar em debandada, Pedro Coutinho que é vereador eleito pelo PTB, fez questão de anunciar que além do seu próprio nome, irá trabalhar pedindo votos para uma chapa adversária aquela apoiada pela sua legenda, ou seja, fechou com Luciano Cartaxo do PT, que tem como vice Nonato Bandeira. O fato é que Pedro Coutinho é o mais antigo vereador em atividade e portanto tem cacife para fazer tal anúncio sem medo de admoestação, fato que não acontece com os demais candidatos, que abandona o candidato majoritário da legenda, o fazendo da forma mais discreta possível. Ai é que reside o perigo.

A FALTA DE CONHECIMENTO DOS DEPUTADOS DO PEN

Doze dos nosso deputados estaduais foram com armas e bagagens para o novo Partido Ecologico Nacional, numa demonstração clara de puro fisiologismo pois nenhum deles têm qualquer afinidade pela causa do meio ambiente e sequer sabem o conteudo programatico da nova legenda. Uma excessão porém a de se registrar a possível entrada do deputado Assis Quintães que é conhecido como defensor da sustentabilidade.

JOÃO GONÇALVES DEIXA LEGENDA E DAR DESCULPA ESFARRAPADA

Por falar em abandonar a legenda o deputado João Gonçalves deixou o PSDB, na falta de uma justificativa melhor, alegou que deixou a legenda porque tinha chances de se eleger prefeito da capital e foi preterido, sendo escolhido no seu lugar Cícero Lucena. Gonçalves já deve ter esquecido a lavagem de votos que levou na disputa com Ricardo Coutinho em 2008. Dificil é saber de onde o mesmo tirou tanta certeza que desta feita seria diferente.

OS CANDIDATOS DO PTN NA CAPITAL

Agradeço cara Pedro, você e já pode divulgar que vamos após as eleições filiar as pessoas que desejarem. Pois com a Saída de Toinho do Sopão, o PTN passa a ser unido, democrático e fiel aos princípios da ecologia, sustentabilidade e da geração de empregos, temos muitos ambientalistas já fazem parte de nossos quadros, e agora estamos abertos a quem desejar se unir a um partido de historia. Eis a relação dos candidatos a vereador do PTN: Raul José Bezerra, Daniel Nunes, João Trajano, (reciclagem): Nilda Vieira (ex-mulher de Toinho do Sopão) Junior Batista (Junior Som) e
Jonathan Gomes. O PTN está coligado com o PMDB.

VARADOURO COLORIDO

Salta aos olhos a beleza da pintura que a empresa Coral vem fazendo naquele conjunto arquitetônico localizado nas proximidades da Praça Antenor Navarro. O único ponto destoante e que ira fazer uma diferença muito grande, será a sujeira das paredes daquele casario em ruinas da Rua Cardoso Vieira, onde a Prefeitura informou há cerca de 4 anos que iria realizar a contrução de 40 apartamentos, num projeto denoiminado Moradouro, porém tal jamais aconteceu.Alguém da Prefeitura póderia dar uma satisfação sobre o que de fato aonteceu com tal projeto.

PENSAMENTO

Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam. Platão

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais