Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A PERSEGUIÇÃO DE ESTELIZABEL

Muito tem se falado do clima de beligerância e da tenaz e maldosa perseguição que se pratica dentro do PSB, com relação aqueles que por qualquer motivo discordam das decisões do Governador Ricardo Coutinho. Agora a candidata oficial, ou chapa branca como queiram os leitores, prova que aprendeu bem as lições do mestre, pois encarregada de cuidar da listagem dos vereadores não perdeu tempo e rifou da disputa o vereador Bira, mesmo sendo o fito cujo um candidato natural a reeleição. A sua queimação se deu apenas em razão de o mesmo não concordar com o nome de Estela como candidata da legenda para disputar a Prefeitura da capital. Chama a atenção as exonerações e a retaliações impostas por Estelizabel e aceitas por Ricardo. Estelizabel, segundo informações de bastidores, desde janeiro vinha afastando e perseguindo servidores ligados aos companheiros de legenda que não comungavam com sua indicação para disputar o cargo de prefeito da capital.

A PERSEGUIÇÃO DE ESTELIZABEL II 

Um dos mais atingidos por essa política pequena e sem escrúpulos teria sido o vereador Ubiratan Pereira, o Bira, cujas indicações para cargos de confiança no Estado teriam sido afastadas sem a menor explicação e sem nenhuma justificativa plausível, apenas por ele não concordar com o nome de Estela como candidata do PSB. Agora o golpe foi abaixo da linha de cintura, pois mesmo sendo o mesmo vereador da legenda, seu nome foi simplesmente retirado da lista dos candidatos, fazendo com que o ele recorra a Justiça para fazer valer o seu direito. Como dizia Voltaire ‘A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano’. Começa mal, muito mal essa moça.

A INCOMPREENSÍVEL ALIANÇA DOS SOCILISTAS COM O DEM
Ainda falando em Estelizabel, a mesma questionada sobre a espúria aliança com os Democratas, inclusive com a indicação do vice, cuja legenda o filiados do PSB sempre apontaram o Demo como um partido do mal, composto – segundo eles – por políticos com comportamento pouco republicano, mas agora mudaram completamente, pensando em chegar ao poder a qualquer preço. Pelo visto Estela pensa bem diferente da sua companheira de partido Luiza Erundina, que num postura digna de todos os elogios, recusou-se a compor uma chapa apoiada por Paulo Maluf.Por aqui a nossa candidata na falta do que dizer candidamente revelou que o vice dos Democratas o deputado federal Efraim Filho, foi aceito porque política é assim mesmo. Menos candidata, menos respeite os pessoenses.

TIÃO GOMES, GENIVAL MATIAS E A POLITÍCA ENVIESADA

Talvez o único lugar do mundo que se pratica a política de forma tão canhestra e tão tortuosa seja a nossa Paraíba. No domingo o PSL e PT do B, dos deputados Tião Gomes e Genival Matias, decidiram apoiar a candidatura de Cícero Lucena a prefeito de João Pessoa. O fato curioso é que mesmo assim informaram que continuam na base de apoio de Ricardo Coutinho. Pois é, a longa estiagem democrática além de todos os prejuízos que trouxe, formou também políticos assim, quer a cada dia aprimoram a própria caricatura.

DURVAL FERREIRA E O SÃO JOÃO SEM MILHO

Depois da informação postada aqui de que o presidente Durval Ferreira, mesmo a Prefeitura repassando o duodécimo a cada dia 20 do mês, não havia pago em tempo hábil os salários dos servidores, prejudicando os festejos juninos dos mesmos,este aprendiz de digitador recebeu email de um amigo desta coluna informando que Durval realmente não pagou os servidores, porém com os vereadores o tratamento foi bem diferente já que os salários dos mesmos foram pagos rapidamente. Vai ver Durval se encontra aborrecido por não ter sido indicado vice de umas das chapas concorrentes a Prefeitura como era o seu desejo.

MILANEZ NETO E A SUA RAIVA

Por falar em concorrente, o jovem Milanez Neto, filho do atual vereador Fernando Milanez andou informando através da imprensa que não mais disputará o mandato de vereador pelo seu partido o PMDB já que não gostou do rumo tomando pela sua legenda, inclusive até ameaça deixar o partido. Pura balela, o dito cujo sonhava que seu pai seria indicado vice na chapa de José Maranhão e ele então disputaria um mandato na Casa de Napoleão Laureano. Como o seu genitor sequer foi cogitado para vice, claro, disputará a reeleição, deixando Milanez Neto fora da disputa.

MARANHÃO NA VERDADE QUER SER GOVERNADOR

José Maranhão há quase meio século milita na política paraibana e sempre ocupando mandatos populares. Por força das circunstâncias assumiu o governo do estado com a morte de Antonio Mariz e de lá para cá já governou o estado por três vezes, sendo derrotado no último peito quando buscava o quarto mandato de governador. Engana-se, porém aqueles que imaginam que o homem pendurou as chuteiras, pois ele agora resolveu disputar a Prefeitura da capital, já pensando em ser candidato a governador em 2014, primeiro ele tentou um vice do próprio partido, depois no mesmo dia, escolheu Tavinho Santos como seu vice, depois trocou Tavinho por Wilson Santiago, Caio Roberto que que em seguida foi trocado por Gervásio Maia. Gervásio desistiu e agora novamente Tavinho do (PTB) foi convocado e aceitou figurar como vice na chapa de José Maranhão (PMDB) à prefeitura de João Pessoa. Para Tavinho que sequer conseguiu se reeleger vereador em 2008, terminou sendo um grande negócio.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

A propósito dessa possibilidade de José Maranhão buscar via Prefeitura o Governo do Estado, recebi email da sempre atenta Lourdinha Luna, a partir deste ponto: “ Meus caros Luis Torres e Pedro Marinho. Se for a intenção de José Maranhão,governar o Município por dois anos e tentar a Chefia do Estado, ele estará imitando o governador RC, quando impôs um candidato de sua confiança, que muito o ajudou a vencer a eleição para o governo do Estado. Jamais RC lembrou-se dos acordos firmados 4 anos antes e desalojou o PMDB de sua parceria.Porém o Partido continuou fiel… Confiada a Prefeitura ao vice Luciano Agra, antes de completar dois anos, RC, teve na moeda que usou para expungir o PMDB da aliança com os girassóis, o pagamento. De antemão (RECUANDO) já estava assegurado por Cássio C. Lima a união de interesse comum.

A FALA DE LOURDINHA LUNA II

Quando da vinculação do acordo, os girassóis respondiam: “nós nos unimos, mas não nos misturamos.” Se for certo o que diz a imprensa, nos noticiários de um ano atrás, o vice de Maranhão, não é o amigo com quem possa contar. Dizem que nem na Convenceu ele “deu as caras”. Acredito que Maranhão não pensa em cargo de maior relevância, pois dentro do seu próprio Partido encontrou resistência à sua pretensão, para Prefeito, tendo por argumento a idade e outros motivos. Quem não lembra dos ataque do deputado Manuel Junior ao pré-candidato Maranhão! Como partir para uma situação de excelsa relevância, com adversários tão desprendidos e “fiéis”!… Creio mais que o circulante, em forma de noticia, seja especulação dos irrequietos e sequiosos meios de comunicação”.

PENSAMENTO

Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira. Ronald Reagan

Esta coluna é http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.