Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A DANÇA DOS NÚMEROS DAS PESQUISAS

É preciso registrar que os institutos de pesquisa ficaram totalmente desmoralizados por estas bandas, depois do pleito passado, pois até aquelas pesquisas denominadas ‘bocas de urna’ davam como certa a vitória de José Maranhão e nem precisa dizer aqui o fiasco que foi depois que as urnas foram abertas. No caso dos candidatos Luciano Agra e Estelizabel Bezerra o índice alcançado pelos dois não surpreende a ninguém, pois existe uma forte beligerância no PSB e não se sabe até agora quem realmente é o candidato Girassol. No caso de José Maranhão, Chico Pinto no comentário logo abaixo, já definiu bem, ou seja, que o mesmo tem largada mas não tem chegada. Temos ainda nas primeiras colocações o ex-prefeito e atual senador Cícero Lucena, que por outro lado é um dos campeões de rejeição do eleitorado, implicando dizer que se crescer além de índice constatado será muito pouco e finalmente o candidato Luciano Cartaxo, que vem há meses de uma luta intestina dentro do seu próprio partido e mesmo depois de indicado por milhares de petistas, quando poderia ter acionado e projetado o seu nome, continuou lutando contra uma forte resistência de uma leva do seu partido o PT, um grupo que todos conhecem como a turma da mordomia, ou seja, aquela que ocupa cargos no governo e na Prefeitura da Capital e resiste muito em perder as sinecuras que conquistaram. Quando Luciano Cartaxo se livrar do fogo amigo – ou seria inimigo? – e realmente passar a ter condições de fazer a sua campanha, poderá galgar com facilidade melhores posições nas próximas pesquisas, garantindo assim o seu nome no segundo turno. Será que o PT vai deixar o cavalo passar selado como fez em 2004 com Ricardo Coutinho, que foi escorraçado da legenda e se tornou prefeito de João Pessoa pelo PSB?

MARANHÃO E A SÍNDROME DO CAVALO PARAGUAI

Imperdível o artigo escrito pelo Jornalista Chico Pinto, que retrata de forma muito verdadeira que José Maranhão sempre tem partido na frente em tudo que é disputa, mas que se esborracha quando se abrem as urnas e vai mais longe, profetiza que se tal acontecer de novo o velho político paraibano poderá pendurar as chuteiras por escassez de voto. Dentre outras coisas escreve Chico Pinto … ‘que o ex-governador José Maranhão, quando se trata de eleição, tem sido vítima constante da “Síndrome do Cavalo Paraguai”. Ou seja, é um candidato bom de arrancada, mas ruim de chegada. Para se tirar uma conclusão basta apenas dar uma verificada nas pesquisas eleitorais de 2006 e nas de 2010, quando todos os institutos davam como certa a vitória de Maranhão. O Ibope nem se fala: cantou vitória até mesmo às vésperas da eleição e o que se viu foi a arrancada de Cássio Cunha Lima em 2006 e a de Ricardo Coutinho em 2010, o que comprova que Zé sempre larga na frente, mas chega em segundo na final’.

O RESULTADO DA PESQUISA EM CAMPINA GRANDE

Campina Grande tem o segundo colégio eleitoral da Paraíba e de acordo com uma pesquisa da Datavox, a disputa deve ficar polarizada entre a deputada estadual Daniela Ribeiro, do PP, e o deputado federal Romero Rodrigues, do PSDB. Os resultados mostram a consolidação da candidatura da Deputada Daniella Ribeiro que aparece em primeiro lugar em todos os cenários avaliados. Na pesquisa estimulada, aquela em que se cita o nome dos postulantes, a deputada Daniella Ribeiro aparece com 32,2%. Em segundo lugar aparece o deputado Romero Rodrigues (PSDB), com 20,7%, seguido da médica Tatiana Medeiros, que aparece com 16,5%.Em quarto lugar aparece o deputado Guilherme Almeida, com apenas 3,8% das intenções de voto. Pelo visto o Cabeludo Veneziano vai ter que correr muito com a sua candidata, que a preço de hoje aparece apenas na terceira colocação com a metade dos votos que teria a primeira colocada Daniela Ribeiro.

TOINHO ACHOU POUCO 4% NAS PESQUISAS

Por falar em pesquisa o sempre polêmico Toinho do Sopão, mesmo aparecendo na quinta colocação da pesquisa eleitoral do Instituto Ipespe divulgada neste domingo (3), o pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Toinho do Sopão (PTN), afirma que está em posição melhor que a apontada acredita ainda na ampliação da sua pontuação. Toinho obteve 4% das intenções de votos e estranhamente ainda acha pouco para uma disputa majoritária em que o dito cujo vai servir apenas como mera figuração. Como Toinho anda sempre confuso e indeciso ele já até admite, que poderia abrir mão da sua pré-candidatura para compor com o socialista Luciano Agra para disputar a Prefeitura.

BIRA E AS ARTIMANHAS DA POLÍTICA

Pelo visto o vereador Ubiratan Pereira, O Bira, que foi lançado na vida publica pelas mãos de Ricardo Coutinho de quem era porta-voz na Prefeitura de João Pessoa, aprendeu muito cedo os vícios e as artimanhas próprias dos políticos, pois segundo o jornalista Luiz Torres, mesmo fazendo cavalo de batalha defendendo o ‘Volta Agra’, parece que o mesmo não acredita muito que o prefeito consiga vencer a disputa interna do partido, tanto que registrou a sua candidatura a vereador em separado, preferindo não vincular o seu nome a Luciano Agra. Diferentemente do que fizeram os vereadores Zezinho do Botafogo e Sandra Marrocos, que se inscreveram na candidatura de Estelizabel Bezerra, Bira preferiu arriscar vôo solo para não se prejudicar. Com aliados assim Agra se encontra mesmo em maus lençóis. 

ALEXANDRE URQUIZA QUER ADIAR CONGRESSO DO PSB

Falando em PSB, o primeiro vice-presidente do Diretório Municipal do PSB, Alexandre Urquiza, que se tornou fiel escudeiro de Luciano Agra, protocolou na manhã desta segunda-feira, 4, na sede da agremiação em João Pessoa, pedido de adiamento do Congresso do partido na cidade. O evento está marcado para acontecer no próximo dia 10 e tem o objetivo de deliberar sobre as candidaturas majoritária e proporcionais da legenda nas eleições deste ano. Segundo Urquiza, quando o Congresso foi marcado só havia uma pré-candidatura do partido para o cargo de prefeito da Capital. “Como é sabido, o prefeito Luciano Agra colocou o seu nome à disposição do partido para que fosse analisado o seu direito de disputar a reeleição, sendo necessário que o Diretório Municipal promova uma mínima viabilização de debate interno para esclarecimento dos filiados(as), o que não ocorrerá se a data for mantida”, diz o documento. Revela ainda Urquiza que até o presente momento mesmo solicitado formalmente não tiveram acesso a lista de filiados da legenda o que compromete a isonomia do pleito dentro da legenda.

AGRA SÓ TERIA 50 DOS 550 VOTOS DO PSB

No contra ataque os dirigentes do PBS que marcham com Estelizabel garantem que na legenda dos cerca de 1,5 mil filiados do PSB de João Pessoa, apenas 550 estão aptos a votar na convenção do partido que vai escolher entre o prefeito Luciano Agra e Estela Bezerra o candidato do partido as eleições de outubro.Destes, de acordo com o levantamento feito pelo grupo que apóia o nome de Estela, 500 votam nela e apenas 50 em Luciano Agra. Se tal se confirmar ficará definitivamente revelado que quem manda na legenda com mão de ferro é Ricardo Coutinho e se o mesmo indicar até mesmo um poste, todo mundo balançará a cabeça concordando. Sei lá o que é isso, vixe. 

O FIM DE SEMANA PROLONGADO DA ASSEMBLEIA

Que os deputados não são muito chegados ao comparecimento ao trabalho no Legislativo isso todo mundo está cansado de saber e ouvir o presidente daquele Poder Ricardo Marcelo, bradar aos quatro ventos que vai cortar os pontos dos mesmos, mera falação e enganação, pois os ditos cujos continuam agindo do mesmo modo como se nada tivesse acontecido. O que não dá para tolerar mais é toda segunda-feira dia normal de expediente para qualquer trabalhador brasileiro, as portas ali estejam totalmente travadas, prejudicando centenas de pessoas que procuram aquele órgão, principalmente aquelas que vêm do interior do estado, ignorando a inexplicável folga semanal dos deputados e servidores, sem falar na sexta-feira, quando também praticamente some todo mundo. Que os deputados aleguem que necessitam da segunda-feira para retornarem de suas bases no interior do estado com relutância até se aceita, mas no caso dos servidores que por lei são obrigados a residirem na capital do estado, a ausência dos mesmos é intolerável, injustificável e ilegal, já que recebem para trabalhar a semana inteira, ou seja, 40 horas semanais. Com a palavra o MP e TCE.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

A respeito do destaque que dei aqui neste espaço as o a paraibanas que se destacaram em toda nossa história, recebi de sempre antenada Lourdinha Luna, o comentário que considero histórico e digno de registro: “Pedro, boa tarde: Em seu comentário de hoje relevo – PARAIBANAS EM DESTAQUE NA HISTÓRIA – No prefácio do livro da desembargadora Fátima Bezerra a Presidente do CNJ, Eliana Calmon faz uma injustiça a Anayde Beiriz quando diz que ela foi “um misto de intelectual e pecadora.” Todos os depoimentos que tenho (com firma reconhecida) de homens e mulheres, daquela época, dizem que ela teve bom comportamento social e moral. O único homem com quem ela se relacionou foi João Dantas, e por pouco tempo, desde que o namoro começou no inicio de 1930. Sua virgindade instruí o atestado do médico legista de Recife na informação que madre Maria Breve passou à família de Anayde quando diz que “ela morreu pura”. Na 3ª edição de meu livro João Dantas x Anayde Beiriz vou acrescentar mais dados sobre os dois e a época em que viveram.Dizia José Américo, que conheceu João Dantas que jamais ele viveria um romance clandestino, com uma moça de família. Essa situação não se ajustava ao seu temperamento e formação.Lourdinha a história é sempre escrita pelos vencedores e no caso em questão tentaram de todas as formas enlamear João Dantas e Anayde Beiriz sem falar em João Suassuna miseravelmente assassinato sem que tivesse nenhum culpa na morte de João Pessoa.

PENSAMENTO
Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.Friedrich Nietzsche

Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.