Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CONSOLIDADA CANDIDATURA DE LUCIANO CARTAXO, PSB RESOLVE DISPUTAR EM SÃO PAULO

Alguns dirigentes do PT da Paraíba sempre tentaram “melar’ a candidatura de Luciano Cartaxo aqui em João Pessoa, sob a alegação de que haveria um acordo para o PSB apoiar o petista Fernando Haddad em São Paulo e em contrapartida o PT deveria apoiar o PSB nas principais cidades brasileiras, dentre elas João Pessoa. Esses dirigentes petistas aboletados em altos cargos na Prefeitura da capital e no Governo do Estado, a partir de agora vão ter que arrumar outra justificativa para o PT deixar de ter candidatura própria, circunstancia legitimamente conquistada por Cartaxo com votos de mais de 3 mil petistas. O resto é conversa fiada, interesses pessoais e puxasaquismo.

TATIANA MEDEIROS PODE FICAR FORA DA DISPUTA 

A candidata Tatiana Medeiros, escolhida pelo prefeito Veneziano Vital para sucedê-lo na cidade de Campina Grande, corre o risco de ficar fora da disputa, deixando assim o PMDB em péssima situação. O fato é que parecer jurídico já em mãos de opositores de Tatiana sustenta que ela não pode ser candidata tendo em vista que depois da data de desincompatibilização a mesma estava como Diretora da Clinica Ortotrauma, que presta serviço a Prefeitura de Campina Grande, o que é proibido pela Lei Complementar 64/90. 

SARGENTO DENIS E SUA ESPOSA DO PV SEGUEM DESUNIDOS

Informa o jornalista Luiz Torres, que o Sargento Denis que comanda o PV na Paraíba e a sua mulher que é presidente do Diretório de João Pessoa seguem no dia a dia da nossa política caminhos diferentes. Apesar da vida matrimonial, eles têm tomado posições partidárias antagônicas diante da disputa interna do PSB. Sargento Denis, tem participado dos eventos de Estelizabel Bezerra. E Maristela Viana, presidente do PV de João Pessoa e secretária municipal adjunta, tem defendido Luciano Agra. Pois é, ensina os maios sabidos e espertos da política, que familiares que marcham desunidos estarão sempre no poder independente de quem saia vitorioso nas urnas. A esperteza segue em frente, sem nenhum pudor.

MONUMENTO PARA AUGUSTO DOS ANJOS

O jornalista Carlos Aranha escreveu nas páginas do Jornal Correio da Paraíba, um excelente artigo em que solicita ao prefeito Luciano Agra que faça ao paraibano do século a justa homenagem que o mesmo merece construindo um monumento a altura do seu valor, conforme foi feito na Bahia com o seu poeta Castro Alves que teve erigido um monumento com quase onze metros de altura e que poderia, por exemplo, ser erguido na Estação Ciência, que recebe diariamente centenas de turistas e estudantes de nosso estado ou no seu anexo a ser inaugurado. As estátuas hoje existentes na capital, uma na Lagoa do Parque Solon de Lucena e uma outra na Praça Pedro Américo, estão muito aquém do valor desse extraordinário paraibano. Fica lançada a idéia. 

PARAIBANAS DE DESTAQUE NA HISTÓRIA

Falando em vultos esquecidos, ou aqueles cujas homenagens lhes são muito pequenas, dias desses este aprendiz de digitador enumerou aqui neste espaço dezenas de vultos paraibanos do sexo masculino, totalmente esquecidos por nossas autoridades. Agora o livro recém lançado pela desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, revela que nossa história se encontra repleta de mulheres vencedoras e cita alguns exemplos, como: Anayde Beiriz, só recentemente reconhecida como nome em colégio e conjunto residencial. Fátima Bezerril baseada em textos de Lourdinha Luna e Ana Maria Bernardo aponta também paraibanas que num passado mais distante tiveram grande importância na nossa historia como: Constancia Dias, esposa de João Tavares responsável pela povoação da Vila de Nossa Senhora das Neves, origem de nossa capital e de Cosma Tavares Leitão, esposa de Teódesio de Oliveira Leite, que ajudou o seu marido a fundar a cidade de Campina Grande.Num passado mais recente Fátima homenageia e reverencia professoras, jornalistas, entre elas Augusta Capistrano, Olivia Carneiro da Cunha, Eudésia Vieira, Analice Caldas, Daura Santiago Rangel, Carmem Coelho de Miranda Freire, Maria Bronzeado, Rosilda Cartaxo, Irmã Margarida Marcelo Costa, poetisa Formiga Violeta, esta já lembrada num colégio do Município, Ignês Mariz e finalmente Lourdes Ramalho a quem a cidade de Campina Grande deve muito.

ARMANDO ABILIO AINDA NÃO DECIDIU PARA ONDE IRÁ O PTB

Falou-se que Armando Abílio com o seu partido o PTB, iria apoiar a candidata do PSB Estelizabel Bezerra, mas tinha uma exigência, queria assumir nada mais nada menos do que a titularidade da Secretaria Estadual da Saúde, noticia que incomodou o presidente do Diretório Municipal de João Pessoa, vereador Tavinho Santos, que logo esbravejou que o PTB jamais apoiaria o candidato ou candidata do Governo, esfriando assim, pelo menos temporariamente as conversações. Logo depois correu a notícia na imprensa, que o prefeito campinense Veneziano Vital, considerando que o mesmo se encontra como primeiro suplente da coligação teria proposto uma licença de sua genitora Hilda Gondim do mandato de deputada federal por seis meses, abrindo assim vaga para Armando, que em troca fecharia com o PMDB naquela cidade e obviamente também por estas bandas, já que José Maranhão teria oferecido também uma licença do seu sobrinho Benjamim Maranhão. Armando Abílio, entretanto informa que não fechou com ninguém e que o partido se encontra aberto a negociações.

PROCON FLAGRA POSTO ADULTERANDO COMBUSTÍVEL E ESCONDE O NOME

Tem coisas que só acontecem mesmo na Paraíba. O Procon do João Pessoa com estardalhaço divulgou que multou os proprietários de 48 postos de gasolina que reajustaram os preços dos combustíveis em mais de 11%, por considerar o reajuste ilegal, agindo tais pessoas verdadeiramente como cartel. Um dos postos foi flagrado fraudando o volume de combustível repassado para os veículos e inexplicavelmente não teve o nome revelado, implicando dizer que os seus clientes irão continuar sendo roubados pelo desonesto proprietário do posto, que na verdade deveria ter ido mesmo era em cana. Ora, Ora, Ora se fosse seu José das Tapiocas lá do Mercado de Oitizeiro, o seu nome e fotografia estariam divulgados em todos os órgãos de nossa imprensa. Outra que não dar para engolir é a declaração do presidente dos Sindicatos dos Proprietários de Postos de combustíveis, dizendo que o Sindicado da categoria não tem nada a ver com os reajustes. Conta outra, num passado recente os então dirigentes desse Sindicato foram até presos e algemados, pois insuflavam o controlavam os reajustes e até ameaçavam aqueles que resolviam cobrar menos que os demais. 

OS DEVEDORES DA CAGEPA

Todo mundo sabe que a Cagepa se encontra em estado pré-falimentar, mesmo vendendo o chamado liquido precioso que é a água, cujo produto sequer necessita de publicidade. A Cagepa chegou a tal situação por conta de gestões desastradas, salários milionários e inexplicáveis de alguns diretores e principalmente por conta da tolerância com certos clientes estatais e particulares, ou seja, prefeituras, hotéis, hospitais e outros. Algumas Prefeituras consideradas ricas chamam a atenção, como por exemplo, as Prefeituras de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux e Santa Rita. Secretaria de Educação FNDE/ Estado, Hospital J Ribeiro Reabilita AO . Hospital Monte Sinai/João Pessoa, Hospital Inf.Dr. João Soares/ João Pessoa, Clinica e Pronto-socorro. Infantil/ Campina Grande, Hospital de Trauma/ Campina Grande, Cond. Empresarial Tambaú, Hospital Infantil R. de Aguiar/ João Pessoa, Pronto S. Cardiológico LTDA/ João Pessoa, Hospital Escola da FAP/ Campina Grande, Hospital M. Dr. Edgley/ Campina Grande, Hospital Pedro I/ Campina Grande, Residencial Água Azul, Cond. Praia Center/ João Pessoa, Colégio Pio XII/ João Pessoa, Hospital Mariana/ Campina Grande, Colégio QI/ Guarabira, Edifício Golden Center/ Campina Grande, Iate Clube da Paraíba , Hospital Santa Paula/ João Pessoa, Hotel Gameleira e Ouro Branco Praia Hotel, dentre outros. Realmente é incompreensível que a Cagepa seja tão rigorosa com os pequenos usuários suspendendo inclusive o fornecimento daqueles mais humildes e que seja tão tolerante com os entes estatais e principalmente com os nossos ricos empresários das mais diversas atividades econômicas. Realmente fica difícil entender.

PENSAMENTO

O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte. Friedrich Nietzsche
Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.