Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

ARACILBA E O FISCO

A secretária da Receita do Estado Aracilba Rocha, entrevistada por Alex Filho na TV Master, ao falar sobre o cumprimento da chamada Lei do Fisco, revelou que respeita muito tal categoria que é responsável por parte da receita do estado, mas o governo não pode comprometer o que é arrecadado com apenas o salário de uma categoria composta por 800 profissionais, num universo total de 110 mil servidores. Disse Aracilba, que tal lei foi cumprida integralmente ainda no governo José Maranhão e que o governador Ricardo Coutinho deixou de cumprir apenas um item julgado diversas vezes inconstitucional que é exatamente aquele que vincula os subsídios dos auditores ao aumento da receita, o que seria segundo ela, desastroso para o estado, pois em caso de aumento da receita os subsídios seriam indefinidamente reajustados, ficando o governo, entretanto, impedido de reduzir os mesmos, caso ocorresse queda na receita. Ao final Aracilba disse que o povo quando votou em Ricardo Coutinho, o fez por acreditar em mudanças e renegar tudo que havia no passado. Aracilba mexeu com uma caixa de maribondo.

VICE-PRESIDENTE DO PSB VISITA A PARAÍBA E ESTRANHA A DIVISÃO DO PARTIDO

Foi preciso que o vice-presidente nacional do PSB Roberto Amaral, viesse ao nosso estado para dizer aos seus filiados o que todo mundo de bom senso já sabia: A divisão do Coletivo Girassol realmente é uma insensatez, ou seja, essa briga de interesses pessoais e vaidades, só interessa aqueles que foram apeados do poder e que tentam de todas as maneiras desbancar o projeto socialista. A preocupação do dirigente Amaral é que o PSB que aqui nas nossas bandas ocupa o governo do estado e a Prefeitura da capital, por idiotice – a dura manifestação é dele – perca a privilegiada situação política. Como apenas santo de fora faz milagre, resta saber se agora os socialistas vão retomar o rumo e o prumo que inexplicavelmente perderam há alguns meses.

CONFIRMADA CANDIDATURA DE NONATO BANDEIRA

Quem pensava que a candidatura do jornalista Nonato Bandeira era de brincadeirinha se enganou redondamente. O mesmo participou nesta terça-feira (8), pela manhã, da reunião da Executiva Nacional do PPS, realizada no anexo II da Câmara dos Deputados, onde foram discutidos assuntos referentes às eleições municipais deste ano. O partido reafirmou a orientação para que todas as capitais e cidades com mais de cem mil habitantes possam viabilizar candidaturas próprias do PPS. Nomes de 18 pré-candidatos das 27 capitais foram apresentados, entre os quais o de Nonato Bandeira, como o nome do partido para disputar as eleiçōes na Capital paraibana.O presidente do partido, deputado federal Roberto Freire, confirmou presença ainda este mês em João Pessoa para reforçar a pré- candidatura do PPS. Pior é que Cícero Lucena, andava num pé e outro querendo o apoio de tal legenda.

TRE PUBLICA ACÓRDÃO QUE REPROVOU CONTAS DE MARANHÃO O TORNANDO MOMENTANEAMENTE INELEGÍVEL

O acórdão contendo a decisão do Tribunal Regional da Paraíba que desaprovou as contas de campanha de José Maranhão, referente às eleições de 2010, foi publicado na edição de segunda-feira do Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral. Segundo o advogado Lincoln Mendes, que atua na defesa de Maranhão, o mesmo já está estudando qual o melhor caminho a seguir, para derrubar tal acórdão, não sabendo se via ingressar com embargos junto ao próprio TRE ou com Recurso Especial no Tribunal Superior Eleitoral. Os advogados acreditam que será fácil reverter o acórdão, pois existe um precedente com relação ao preceito de Picuí Buba Germano, que teve inicialmente as contas reprovadas pelo TRE que em seguida modificou o acórdão aceitando a correção das contas e tornando Buba perfeitamente elegível.

SANTIAGO VAI TRABALHAR EM BRASÍLIA 

Há alguns meses a imprensa noticiou que o chefe da Defensoria Pública do estado, procurava o defensor público Wilson Santiago, para que o mesmo cumprisse na citada repartição as suas obrigações profissionais como defensor público. Até a poucos dias, entretanto, Wilson Santiago indevidamente ocupando um mandato no Parlasul, utilizava tal argumento para assim se manter em Brasília. Há alguns dias defenestrado do Parlasul, todo mundo imaginou que o mesmo finalmente iria exercer as suas atividades aqui no nosso estado, ledo engano, pois o mesmo demonstrando ainda muita força, mesmo estando sem mandato, conseguiu uma verdadeira proeza, ou uma “boquinha” como classificou o jornalista Claudio Humberto, que escreve para vários jornais brasileiros, o dito cujo vai ficar a disposição de sua repartição em Brasília onde tem muitos negócios particulares na área da construção civil, inclusive poderá com mais facilidade correr em Brasília tentando retomar o mandato de senador ocupado por Cássio Cunha Lima, aliado de Ricardo Coutinho. Vá entender.

A REFORMA DA PRAÇA JOÃO PESSOA

Aqui mesmo neste espaço, na última coluna falei do descaso com relação à Praça João Pessoa, considerada a mais importante de nossa capital, pela sua localização privilegiada, já que fica entre os prédios do Palácio da Redenção, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, tanto que várias pessoas defendem que a mesma seja denominada de Praça dos Três Poderes, por considerar totalmente desnecessário homenagear o ex-presidente com nome no logradouro, considerando que o mesmo já foi devidamente lembrado com o seu nome denominando a própria capital. A questão é que tal local foi completamente abandonado pela atual administração, existindo pessoas que encontram uma única explicação para o descaso, alegando que seria por motivos políticos, considerando que membros da família Pessoa, fazem forte oposição ao atual gestor municipal Luciano Agra. O fato é que depois de tantas criticas o gestor municipal resolveu intervir na praça, realizando modesta reforma com pinturas de bancos e gradil, ignorando, porém o piso que se encontra em péssimo estado. Ainda ontem este editor registrou em fotos publicado noblogdopedromainrho.com, funcionários da Seinfra trabalhando no local.


A FALA DE LURDINHA LUNA 


A propósito do ultimo comentário sobre a praça recebi do sempre atenta Lourdinha Luna o comentário a seguir: Oi Pedro: Se esse logradouro falasse muito teria a contar desde quando foi praça Comendador Felizardo Toscano até ser designada de João Pessoa. Enquanto o presidente restaurava o palácio de Redenção fez da parte de cima do prédio de A UNIÃO, seu gabinete de Despacho. Em baixo, no coreto, entre coqueiros e árvores e canteiros de flores, nas quintas-feiras e domingos as bandas da Policia Militar e 22º Batalhão de Caçadores (15º RI) exibiam-se para um público apaixonado por música. O presidente assomava à janela, e com sua voz bem empostada, acompanhava a tocata cantando as canções do seu agrado. Ao fim o povo aplaudia o cantante, numa fervorosa demonstração de louvor. Em frente, onde hoje funciona a Faculdade de Direito, ficavam os homens sérios, solteiros ou casados, enquanto os jovens ladeavam o passeio público, em que as moças exibiam graça e sedução. Dali surgiram namoros que terminaram ao pé do altar. O exposto, com mais detalhes, ouvi de Zeamérico e Celso Mariz, na hora da recordação de suas distantes Juventudes. Era uma Paraíba feliz, apesar dos percalços que chegariam com a tragédia que infelicitou o Estado em 26 de julho de 1930.

O QUE NÃO SERVE PARA AGRA SERVE PARA RICARDO II

Na última sexta-feira, aqui mesmo neste espaço, sob o título ‘O que não serve para Agra serve para Ricardo” noticiei que o presidente municipal do PSB Ronaldo Barbosa, exonerado da Prefeitura por insubordinação, tinha rapidamente sido nomeado como mais um na lista de dezenas de assessores que povoam o Gabinete do Governador. Naquela ocasião, ainda fiz menção ao jornalista Wellington Farias, que disse com todas as letras que não viu como heroísmo o pedido de exoneração de Edvaldo Rosas do cargo de assessor da Prefeitura da capital, pois segundo Wellington, Edvaldo jamais deu um dia de expediente e o classificou como cara-de-pau e até ofertou um vidro de Peroba para o mesmo. Ao encerrar meu comentário apostei Edvaldo seria que com certeza um dos próximos a ser nomeado como assessor de p…. nenhuma do Governador.Nem foi preciso esperar muito pois ainda no sábado, foi publicada no Diário Oficial a nomeação de Edvaldo Rosas também para o Gabinete do Governador.Quem tem padrinho não morre pagão. (Republicado por incorreção em um dos nomes).

GOVERNO ENTREGA MÁQUINAS AO DER

Na última segunda-feira o governador Ricardo Coutinho entregou ao DER caminhões e máquinas, cujas aquisições somaram quase R$10 milhões, visando assim melhorar a qualidade do serviço da citada repartição cuja frota já conta com 25 anos. O governo Ricardo Coutinho que já fez 110 quilômetros de estradas e que pretende ainda na primeira etapa chegar a 900 quilômetros, informou que tais máquinas devem servir também para melhorar as condições das estradas vicinais e também auxiliarão os municípios no combate a estiagem, abrindo estradas e reforçando barreiros. Pelo visto o governador Ricardo Coutinho resolveu investir maciçamente numa área bem carente e que comprovadamente rende votos. 

TCE VAI FISCALIZAR FESTAS JUNINAS

Antes tarde do que nunca. Até mesmo aquelas pessoas consideradas inocentes e leigas já sabiam que os prefeitos de cidades pobres de nosso estado vinham há muito tempo tirando proveito pessoal com a contratação de bandas de música para festas perfeitamente dispensáveis. Agora o TCE vai fiscalizar tais abusos, com quatro lentes, segundo o presidente do TCE Fernando Catão que alega ser inadmissível a realização festas assim num momento de seca e fome. Este aprendiz de digitador pensa que mesmo em época de normalidade os abusos devem também ser contidos.

PREFEITO DE MOGEIRO TEM 85% DE APROVAÇÃO

Numa área sempre cobrada e bastante criticada, o prefeito de Mogeiro Antonio Ferreira em pesquisa administrativa obteve um reconhecimento de mais de 83% da população que aprovou seu governo. Segundo informações de pessoas que residem ali, o Prefeito Antonio Ferreira vem trabalhando muito por aquele daquele município. Na área da educação as escolas foram quase todas climatizadas, bem como informatizadas, ocorrendo também a instalação de circuito interno de câmeras, para a segurança dos alunos e professores,. Outro ponto visto com muito carinho foi à questão da qualidade na merenda escolar, oferecendo uma alimentação de qualidade e saudável. O prefeito Antonio Ferreira ainda investiu muito na limpeza da cidade, nos prédios públicos, bem como no calçamento das ruas, reformas em praças. O prefeito através de sua secretária de Obras vem ainda iluminando a zona rural e muitos outros logradouros. Por fim, recuperou o hospital local com equipamento de última geração, tentando assim melhorar a vida do povo mogeirense. Palmas para o prefeito de Mogeiro.

PENSAMENTO 

Se os seus princípios são rígidos e inabaláveis, você, pessoalmente, já não precisa ser tanto. .Millôr Fernandes

Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.