Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

SEGUNDO PESQUISA LULA SE ELEGERIA PRESIDENTE COM 70% DOS VOTOS

Segundo Marcos Coimbra da Vox Populi, se Lula sair candidato à Presidência em 2014, recebe no mínimo 70% dos votos independentemente de quem sejam os seus adversários. Tal prestigio também tem a presidente Dilma que também se sagraria vencedora na disputa. É por isso que o pré-candidato Luciano Cartaxo sonha com a vinda da dupla a João Pessoa a fim de subir no seu palanque. Como pelo menos Lula, já comprovou que consegue transferir votos, seria uma mão na roda para Cartaxo.

O QUE NÃO SERVE PARA AGRA SERVE PARA RICARDO II  

Na última sexta-feira, aqui mesmo neste espaço, sob o título ‘O que não serve para Agra serve para Ricardo” noticiei que o presidente municipal do PSB Ronaldo Barbosa, exonerado da Prefeitura por insubordinação, tinha rapidamente sido nomeado como mais um na lista de dezenas de assessores que povoam o Gabinete do Governador. Naquela ocasião, ainda fiz menção ao jornalista Wellington Farias, que disse com todas as letras que não viu como heroísmo o pedido de exoneração de Edvaldo Rosas do cargo de assessor da Prefeitura da capital, pois segundo Wellington, Edvaldo jamais deu um dia de expediente e o classificou como cara-de-pau e até ofertou um vidro de Peroba para o mesmo. Ao encerrar meu comentário apostei Edvaldo seria que com certeza um dos próximos a ser nomeado como assessor de p…. nenhuma do Governador.Nem foi preciso esperar muito pois ainda no sábado, foi publicada no Diário Oficial a nomeação de Edvaldo Rosas também para o Gabinete do Governador.Quem tem padrinho não morre pagão.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

A respeito de jogo do bicho, a escritora e estudiosa de nossa história Lourdinha Luna, nos envia mais uma colaboração: “Oi Pedro: Não há quem controle o Jogo do Bicho, por mais enérgico que seja o governo, foge do seu domínio a fiscalização das normas estabelecidas. José Américo, seguindo recomendação superior tentou desterrar essa loteria que se representa por grupos de 25 animais. No entanto foi surpreendido, por pessoa idônea, quando lhe entregou uma “pule” do jogo. João Agripino quando foi contatado para proibir esse tipo de contravenção, tratou de legalizá-la. E foi melhor porque deu emprego a quem carecia de ocupação remunerada e renda para o Estado, ao lançar os bilhetes de loteria”.

A FALA DE LOURDINHA LUNA II

Lourdinha também se pronunciou sobre a seca que assola o Nordeste: “Oi Pedro, Tomar conhecimento do que se passa hoje, no Brasil na esfera federal, dói na alma e até no juízo de quem acompanha a perversão que se instalou nos homens públicos. Constatar o sofrimento da zona seca, aonde falta água de beber e a consciência de que 6.800 (seis bilhões e oitocentos milhões de reais são desviados, anualmente, dos cofres públicos para subvencionar a corrupção, o pranto não chega nos olhos porque a mágoa não sai do coração. Não deveria haver contemplação com os delinquentes engravatados e arranchados nas posições de mando, em qualquer esfera. Cadeia para todos.A intenção de não fiscalizar o governo é manobra para não chegar aos grandes culpados. Veja o mensalão… O programa de transposição de uma quantidade da caudal do São Francisco para a Paraíba, o Curimatau, a zona mais seca do Estado, porque o terreno salino não permite o uso doméstico das águas acumuladas, ficou de fora para não encarecer o plano. Em 1932, para acudir o Nordeste na estiagem mais cruel da sua historia no século XX, o pais tomou por empréstimo à Inglaterra, em libra esterlina, uma grande quantia. Vinte (20) anos depois o débito estava liquidado e aviso chegou às mãos do governador da Paraíba, José Américo, o salvador do Sertão naquele ano fatídico. O traslado do São Francisco (atual) fora orçado em 6 bilhões e 800 milhões de cruzeiros, 1/12 (um doze avos das quantia total) do que será gasto até Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e a Paraíba até Campina Grande”.

A FALA DE VIRGULINO ALENCAR

O nosso sempre fiel colaborado Virgulino Alencar nos envia comentário que escreveu sobre a manjada e repetitiva cartilha que Dom Aldo Pagotto distribui com os fieis a cada eleição. Virgulino a parti deste ponto: “Sua Excelência Reverendíssima, Dom Aldo Pagotto, Arcebispo Metropolitano da Paraíba, conquanto seja um cidadão de notória e incontestável inteligência, não prima por ser um bom gestor, enveredando, em seu comando, pelos caminhos que são mais próprios dos políticos e chefes arbitrários, autoritários. com escopo de ação na base do quero, mando e faço. Estou falando com um certo conhecimento de causa, porque sou membro do ECC-Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, fui G-5(Grupo de 5 casais que dirige o ECC) por dois mandatos, participei da Pastoral da Família e integro com minha esposa a Pastoral do Canto.Assim como faço na minha vida profissional de leigo, na Igreja observo bem o comportamento de quem chefia setores, paróquias e a própria Diocese.E confesso. Não guardo boa impressão de nosso Arcebispo”. Penso exatamente como Virgulino e assino embaixo em tudo que o mesmo escreveu.

O ABANDONO DA PRAÇA JOÃO PESSOA

Lendo a coluna de Abelardo Jurema, registrei a indignação do leitor Arael Costa, com o estado de abandono em que se encontra a Praça João Pessoa. Aqui mesmo neste espaço já deixei registrado a minha indignação pelo abandono daquela praça, que no Governo Antonio Mariz, a convite do presidente do Tribunal de Justiça, indicado pelo Chefe da Casa Civil Ronald Queiroz, tive a honra e o privilégio de plantar uma palmeira defronte o Palácio da Redenção, cuja arvore sempre visitada por mim, já alcança cerca de metros de altura. Dizem que o descaso é proposital, em razão de brigas com membros da família Pessoa. O fato é tão grave e diz respeito a um dos mais belos e visitados espaço de nossa capital, que a Curadoria do Patrimônio Público já deveria ter agido bem como a Câmara Municipal, para que o prefeito ou seu secretário de obras expliquem a razão do injustificado abandono. Por falar em abandono as praças da Independência e do Automóvel Antigo, esta localizada em Manaíra, também passam pela mesma situação.

A ENTREGA DO MERCADO DE CRUZ DAS ARMAS

Falando na Prefeitura de João Pessoa, se de um lado abandona a nossa principal praça é oportuno registrar hoje a entrega das primeiras chaves de boxes do Mercado de Cruz das Armas após a conclusão da reforma do equipamento. A entrega ira acontecer durante uma solenidade no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. O secretário da Sedurb, Ivan Burity. Informa que a inauguração do equipamento só deve ocorrer depois que todos os 152 comerciantes cadastrados estejam ocupando os novos boxes. “Após receberem as chaves os comerciantes terão financiamento do Empreender/JP com objetivo de equipar cada um dos pontos comerciais. Somente após a conclusão deste processo e com o mercado em pleno funcionamento é que faremos a inauguração”. É preciso não esquecer que o Mercado de Cruz das Armas construído há mais de 50 anos, jamais foi reformado e agora foi investido ali cerca de R$2 Milhões.

A MISSA DE WALDEREDO

Os familiares do ex-delegado, deputado e secretário de estado Walderedo Paiva recentemente falecido, informa que a sua missa de 30° Dia, será realizada na Catedral Metropolitana em Porto Velho, hoje as 18hs do dia e aqui em João Pessoa as 17 horas na Igreja São Pedro Pescador. Ainda em Rondônia na semana que passou familiares e amigos de Walderedo atendendo um pedido seu, feito em vida jogaram parte de suas cinzas no Rio Madeira. Este amigo e colega do morto encaminhou a Secretaria de Segurança Pública daquele estado, sugestão para que o nome de Walderedo Paiva denomine o Palácio da Polícia que irá ser construído, devendo tal sugestão ser posteriormente examinada pelo Conselho Superior de Polícia, conforme informações recebidas.

PENSAMENTO

As pessoas que falam muito acabam sempre contando coisas que ainda não aconteceram.Millôr Fernandes

Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.