Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

  • por

NA PARAÍBA O JOGO É LIVRE

Há cerca de quatros dias, com forte estardalhaço a policia paraibana prendeu na cidade de São José De Piranhas, 18 pessoas que se encontravam no interior de um bar, jogando baralho a dinheiro, numa operação denominada “Cartas Marcadas”.Mas na capital acontece coisa bem pior, pois em pleno pátio do ponto de Cem Réis, no final das tardes, ocupando os poucos bancos existentes, vários grupos se reúnem para jogar baralho a dinheiro, utilizando inclusive fichas de cassino, sob o olhar atento dos policiais que ali trabalham e que solenemente ignoram a grave contravenção penal. Dizem que a vista grossa dos policiais ocorre em razão de que um dos assíduos jogadores é um coronel reformado da nossa Polícia Militar.

NA PARAÍBA O JOGO É LIVRE II

Mas a gravidade não fica apenas no jogo de baralho, um cidadão comprou ou alugou o prédio de esquina ao lado do Banco Santander e com direito a publicidade e tudo, inaugurou ontem pela manhã, uma casa de jogos que denominou “Bingo 1817”. A publicidade espalhadas em panfletos pela cidade, confirma a contravenção, pois informa que se trata de prêmios com cartões e ontem na inauguração a primeira rodada ofereceu um prêmio de R$ 500 reais. Como o jogo é porta de entrada de outros crimes, se a tal prática tem a tolerância de nossas polícias, o secretário de Segurança Claudio Lima e o comandante da Polícia Militar, começam mal, muito mal. Será que o governador Ricardo Coutinho tem conhecimento dessa jogatina?

OS POLICIAIS DA RESERVA

Por falar em secretário de Segurança, o mesmo em entrevista a uma estação de rádio, anunciou que o governo do Estado irá convocar policiais militares que se encontram na reserva para que trabalhem para outros poderes e façam guarda de presídios. Há alguns anos foi feito isso no Estado de Rondônia e claro que a idéia não é essa, pois o governo do Estado não tem nenhuma obrigação de oferecer policiais para serem vigias de prédios. Cada poder seja o Legislativo, o Judiciário e até o Ministério Público, devem criar as suas próprias seguranças. Os policiais da reserva devem ser utilizados sim no serviço administrativo, liberando os mais jovens para as atividades de rua. Com relação às guardas de presídio devem ser cortados também, tão logo os agentes penitenciários passem a contar com poder de polícia, conforme emenda em tramitação na Câmara Federal. Se a convocação for para as finalidades reveladas pelo secretário vai continuar tudo como dantes do quartel de Abrantes.

ADESIVO DE LUCIANO AGRA

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), voltou ontem a rechaçar as especulações sobre seu projeto à reeleição, porém já circula pela cidade alguns carros com um grande adesivo em que aparece a uma caricatura do prefeito Luciano Agra com seus inconfundíveis colete e chapéu. Ao lado a mensagem: “Calem as palavras, falem as obras”. Para bom entendedor.

O CHAPÉU DE TOINHO DO SOPÃO

O presidente reeleito da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) declarou que o deputado Toinho do Sopão (PTN) não poderá utilizar o chapéu de vaqueiro dentro das sessões oficiais daquela Casa. Segundo o presidente, o regimento interno diz que os deputados devem utilizar o traje formal, ou seja, paletó e gravata. Em Brasília, o então presidente da Câmara Arlindo Chinaglia quis barra o deputado conhecido por Mão Santa e pagou mico, pois o dito cujo de posse de uma liminar passou toda legislatura passada utilizando um chapéu de vaqueiro no plenário daquela Casa de Leis.

ASSEMBLEIA CONVOCA QUINTANS
A Assembleia Legislativa publicou nesta quarta-feira (3) a convocação do primeiro suplente Assis Quintans (DEM) para ser empossado na vaga aberta com a saída do deputado Adriano Galdino (PSB) que assume a secretaria de Interiorização, em Campina Grande.Com a chegada de Quintans a bancada do DEM passa de cinco para seis deputados e se firma como a segunda maior bancada na Casa de Epitácio Pessoa atrás apenas do PMDB que conseguiu eleger nove parlamentares.

LINDOLFO SECRETÁRIO EM BRASÍLIA
Após desistir de disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado Lindolfo Pires (DEM) afirmou em entrevista à Rede Paraíba Sat que caso seja convidado a ocupar alguma secretaria no governo do Estado ele aceitaria com uma grande honra. O parlamentar pode assumir o escritório de representação política de Brasília já que o cargo ainda não foi ocupado. Caso Lindolfo se vá um novo suplente do Dem será convocado.

JOSÉ REGIS ATRAPALHA O TERMINAL

Se depender da gestão do prefeito José Regis, o terminal de Cabedelo pode literalmente terminar em estágio terminal. O fato é que por razões ignoradas, o terminal não pode gerar riqueza para a nossa Paraíba por conta de uma mísera licença que deve ser concedida pela Prefeitura daquela cidade, que deveria ser a maior interessada no sucesso daquele empreendimento. Se tal licença seguir rápido como as obras de asfaltamento das ruas do Poço e Intermares é melhor os interessados irem buscar a licença na Justiça, pois ali as coisas na gestão de José Regis se arrastam mesmo, basta ver que um concurso realizado há um ano até hoje não foi homologado.

MANOEL LUDGÉRIO ASSUME PBPREV

O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta quarta-feira (2) que o deputado estadual Manoel Ludgério (PDT) será o novo superintendente da Paraíba Previdência (PBPrev). Ele aceitou o convite do chefe do Executivo Estadual e sua nomeação deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. Com a indicação de Manoel Ludgério para a PBprev, o vereador Hervásio Bezerra (PSDB/JP) deve assumir a vaga na Assembleia Legislativa. Pelo visto Hervásio é mais um que abandona a oposição e se muda com armas e bagagem para as hostes do governo.

DONA CREUSA EM LIVRO
Dona Creusa Pires que foi vereadora e comerciante, será homenageada com um livro que sintetiza sua trajetória de vida, quase dois anos depois de sua morte. Esta iniciativa partiu da professora e escritora Edna Martins Paiva, que lançará a obra “Creusa ‘Dos Anjos’ Pires Bezerra”, dia 10 de fevereiro, às18h30, na Fundação Casa de José Américo – orla do Cabo Branco, nº 3336.

Esta coluna é publicada em cinco portais e no [http://blogdopedromarinho.com]