Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

O QUE NÃO SERVE PARA AGRA SERVE PARA RICARDO

Mesmo ambos insistindo que tudo continua como dantes do quartel de Abrantes, mas na prática a coisa não é bem assim, ou seja, o Prefeito Luciano Agra exonerou da Prefeitura Ronaldo Barbosa, presidente do PSB na capital por insubordinação e Ricardo Coutinho copiando as velhas práticas que sempre condenou, nomeou o dito cujo como assessor da Casa Civil do Governador, que muito chamam de aspone, exatamente por que não são assessores de p….. nenhuma. Aliás, afora Ronaldo Barbosa, já estão como assessores muito bem pagos do Palácio, os dois ex-secretários de Educação. No caso de Ronaldo fica comprovado que se ele não serve para Agra é muito bom para Ricardo Coutinho, pena que a sinecura seja paga por nós pobres contribuintes. A propósito de aspone ontem no programa Correio Debate na TV, o jornalista Wellington Farias disse com todas as letras que não viu como heroísmo o pedido de exoneração de Edvaldo Rosas do cargo de assessor da Prefeitura da capital, pois segundo Wellington, Edvaldo jamais o mesmo deu um dia de expediente e o classificou como cara-de-pau e até ofertou um vidro de Peroba para o mesmo, que com certeza deve ser um dos próximos a ser nomeado como assessor de p…. nenhuma pelo Governador. É só aguardar.

HERVÁZIO SE DIZ FIEL A RICARDO

Não tem jeito de união Nas hostes tucana. O deputado Hervázio Bezerra que é líder do governo e se encontra     como suplente no exercício do mandato, já disse em alto e bom tom que o seu candidato a prefeito na capital, será aquele indicado pelo governador Ricardo Coutinho. Por outro lado o também tucano o deputado João Gonçalves, continua apostando na candidatura de Luciano Agra e até sonha em ser vice do mesmo e caso tal idéia não se concretize, já revela que vai continuar como defensor da candidatura de Agra e para driblar a lei, caso o seu partido tenha candidato até fez piada sobre o assunto: Revelou que fará como Cássio Cunha Lima, que diz que apóia Cícero, mas nem aparece. Desse jeito e com aliados assim, Cícero nem precisa de inimigo.

CARTAXO APOSTA NO APOIO DE DILMA E LULA

Quem anda com a corda toda depois de vencer a batalha dentro da próprio PT defendendo a tese de candidatura própria é o pré-candidato Luciano Cartaxo, que agora sonha co a vinda de Dilma Roussef e o ex-presidente Lula para subir no seu palanque. Considerando o comprovado prestigio da dupla junto ao chamado povão, se tal acontecer, Luciano desde já pode antecipadamente adquirir terno novo para a sua posse.

RESIDENCIAL JESUS MISERICORDIOSO

A propósito, ainda esta semana no blog que leva o meu nome, estranhei que o prefeito Luciano Agra vá denominar a nova Praça de Hildon Bandeira, repetindo desnecessariamente o nome do residencial que se localiza as margens da Avenida José Américo de Almeida, cometendo assim os mesmos erros das praças do Conjunto Padre Zé e Costa e Silva que foram denominadas com os mesmos nomes dos bairros citados, quando poderiam perfeitamente homenagear vultos de nossa história. Ontem a população tomou conhecimento de que o mesmo pretende denominar um residencial novo de Jesus Misericordioso, esquecendo que o estado é laico e que nos dias de hoje nem cabe mais tais denominações, como também não faltam nomes importantes de nossa história para denominar os logradouros.

RESIDENCIAL JESUS MISERICORDIOSO II

Só para lembrar, citei os nomes de do ator Cilaio Ribeiro, do musico e compositor Gazzi de Sá, Abdon Milanez, que foi engenheiro, musico e autor do hino oficial da Paraíba, Aderbal de Araujo Jurema, que foi duas vezes deputado federal e senador. Ainda citei a musicista Isabel Burity, jornalistas, Francisco Pereira da Nóbrega, Jório Machado, Soares Madruga e Nathanael Alves, bem como monsenhor e ex-deputado federal José Vieira, comerciante e ex-vereadora Cleusa Pires, economista Celso Furtado, Padre Rolim, Zélia Campos Henriques, presidente da Rede feminina de Combate ao Câncer durante mais de 30 anos – cujo nome foi primeiramente lembrado por você – Jackson do Pandeiro, Virginius da Gama e Mello, poeta Jansen Filho, Poeta Zé da Luz, musicólogo Domingos de Azevedo Ribeiro, Raimundo Asfora e o ex-deputado e governador José Fernandes de Lima. Como se pode observar existem excelentes nomes, mas o que falta mesmo é conhecimento de nossa história.

LEMBRADO EM RONDÔNIA

Sem querer praticar cabotinismo, fui esta semana alertado por um colega que reside no estado de Rondônia, que no ‘Dia do Policial’ no mês de abril passado, numa cerimônia realizada na Assembleia Legislativa daquele estado, o atual diretor geral da Polícia Civil de Rondônia, delegado Pedro Mancebo, que tive a honra de tê-lo como aluno na Academia de Polícia e depois como colega de trabalho, citou meu nome como bom profissional e autor do hino oficial daquela instituição, que servi por mais de duas décadas, cedido que fui pelo Governo federal. O registro que faço é apenas para revelar a minha alegria e satisfação de puder ter servido aquela instituição e sair dali deixando uma legião de amigos, e, o mais importante ter como professor de várias disciplinas, contribuído para a formação profissional de varias gerações de policiais.

A MISSA DE WALDEREDO

Por falar em Rondônia, os familiares do ex-delegado, deputado e secretário de estado Walderedo Paiva recentemente falecido, informa que a sua missa de 30° Dia, será realizada na Catedral Metropolitana em Porto Velho, as 18hs do dia 7 de corrente. Ainda em Rondônia na semana que passou familiares e amigos de Walderedo atendendo um pedido seu, feito em vida jogaram parte de suas cinzas no Rio Madeira. Este amigo e colega do morto encaminhou a Secretaria de Segurança Pública daquele estado, sugestão para que o nome de Walderedo Paiva denomine o Palácio da Polícia que irá ser construído, devendo tal sugestão ser posteriormente examinada pelo Conselho Superior de Polícia, conforme informações recebidas.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

Oi Pedro, bom dia: Tomar conhecimento do que se passa hoje, no Brasil na esfera federal, dói na alma e até no juízo de quem acompanha a perversão que se instalou nos homens públicos. Constatar o sofrimento da zona seca, aonde falta água de beber e a consciência de que 6,800 (seis bilhões e oitocentos milhões de de reais são desviados, anualmente, dos cofres públicos para subvencionar a corrupção, o pranto não chega nos olhos porque a mágoa não sai do coração. Não deveria haver contemplação com os delinquentes engravatados e arranchados nas posições de mando, em qualquer esfera. Cadeia para todos.A intenção de não fiscalizar o governo é manobra para não chegar aos grandes culpados. Veja o mensalão… O programa de transposição de uma quantidade da caudal do São Francisco para a Paraíba, o Curimatau, a zona mais seca do Estado, porque o terreno salino não permite o uso doméstico das águas acumuladas, ficou de fora para não encarecer o plano. Em 1932, para acudir o Nordeste na estiagem mais cruel da sua historia no século XX, o pais tomou por empréstimo à Inglaterra, em libra esterlina, uma grande quantia. Vinte (20) anos depois o débito estava liquidado e aviso chegou às mãos do governador da Paraíba, José Américo, o salvador do Sertão naquele ano fatídico. O traslado do São Francisco (atual) fora orçado em 6 bilhões e 800 milhões de cruzeiros, 1/12 (um doze avos das quantia total) do que será gasto até Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e a Paraíba até Campina Grande.

AS FESTAS JUNINAS E A ALEGRIA DOS PREFEITOS

Em virtude da seca, prefeitos de vários municípios já estão estudando a possibilidade de cancelar as festividades do São João, suspendendo shows e eventos. Segundo os prefeitos – que não quiseram se identificar – a seca está causando um grave problema em vários segmentos da sociedade. Agricultores já chegaram a vender mais de 60% do rebanho de bovinos, caprinos e ovinos. “Não vale a pena investir recursos públicos em festas, enquanto suas cidades estão sendo castigadas pela seca”, comentou um dos políticos da região. O danado é que como para contratar conjuntos musicais não é necessário os rigores da licitação, determinados prefeitos literalmente fazem a festa, ou seja, saem com os bolsos recheados, pois pagam a tais conjuntos valores três ou quatro vezes superiores ao cachê real, sendo que o valor que ultrapassa retorna para o bolso do desonestos gestores.Vai ter prefeito por ai que vai chorar lagrima de sangue se tiver que por força das circunstancia cancelar eventos tão esperado – por eleS naturalmente.

SPENCER HARTMANN E A EXONERAÇÃO DA TABAJARA

A nossa Paraíba por conta de alguns homens se torna às vezes muito pequena. Há cerca de três anos, encontrei Spencer, no Ponto de Cem Réis extremamente triste, pois ainda no início do governo Maranhão III, um diretor da Rádio Tabajara – cujo nome agora infelizmente não recordo – sem nenhum respeito ao profissional e acima de tudo aos seus cabelos brancos com uma história de três décadas naquela emissora, o exonerou sem qualquer motivo, já que o mesmo levava aos ouvintes apenas alegria e boas músicas e jamais se envolveu em questões políticas, que pudesse justificar a maldosa exoneração.O pior de tudo – segundo Spencer – é que ele não teve sequer o direito de se despedir do seu fiel público, pois fez o programa e no dia seguinte quando retornou a emissora foi barrado na portaria, sem nenhuma explicação, sendo informado apenas que não faria mais aquele programa. Tempos depois, com a saída desse diretor, Spencer entristecido já residindo no Recife, foi para alegria de todos nós convidado a retornar aos microfones da Radio Tabajara. Esse relato tem o propósito de revelar ao público que nem sempre tudo foi alegria na vida profissional do grande Spencer Hartmann, principalmente porque teve a infelicidade de encontrar pela frente uma figura tão pequena como essa que um dia foi um dos dirigentes da nossa Rádio Tabajara.

TRE DEVOLVE MANDATO A SÉRGIO DA SAC

Por 4 votos a 0 o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) devolveu o mandato de vereador a Sérgio da Sac (PRP). A sessão aconteceu na manhã desta sexta-feira, na sede da Corte, na Capital. Sérgio da Sac reassumirá a sua vaga na Câmara Municipal de João Pessoa, imediatamente. O processo teve como relatora a Juíza Eleitoral Helena Fialho, que recebeu o voto dos relatores Márcio Acioly, Dilorenzo Serpa e João Batista.A Câmara Municipal de João Pessoa deverá ser informada sobre a decisão da Corte Eleitoral ainda hoje. O vereador Sérgio da Sac reassume a vaga no lugar do vereador Djanilson da Fonseca (PPS), que sequer esquentou a cadeira, já que assumiu há apenas três ou quatro dias. “O danado de tudo é que Djanilson ao assumir nem queria mais ser chamado de ‘Faca Cega” e pelo visto vai ter que aturar o apelido por muito tempo ainda.

PENSAMENTO

Se os seus princípios são rígidos e inabaláveis, você, pessoalmente, já não precisa ser tanto.

Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.com e em seis portais