Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

LUIZ COUTO DIZ QUE CANDIDATURAS DA CAPITAL E CAMPINA GRANDE NÃO SÃO DEFINITIVAS.

 

O deputado federal Luiz Couto (PT), em entrevista concedida nesta sexta-feira (27), informou que com relação à cidade de Campina Grande os petistas sequer respeitaram o prazo máximo dado pelo partido que seria o mês de janeiro e agora totalmente de maneira extemporânea decidiram apoiar a chapa encabeçada pelo PP. Com relação a João Pessoa, apesar de ter Luciano Cartaxo cumprido às formalidades exigidas pelo partido, a Executiva nacional da legenda não vai permitir candidaturas em várias cidades brasileiras, dentre elas João Pessoa. Segundo Couto, trata-se de um acerto para que o PSB apóie Fernando Haddad em São Paulo. Luiz Couto ainda revelou que não dar para conversar com o presidente regional da legenda Rômulo Soares, pois o mesmo muda de opinião de um dia para outro.

 

ESTELIZABEL INDICA MARCELO WICK EX-DE MARANHÃO COMO SEU COORDENADOR JURÍDICO  

 

A pré-candidata a Prefeitura da capital pelo PSB Estelizabel  apresentou Marcelo Weick, ex-Maranhão III, como coordenador jurídico de sua campanha. Segundo ela, Weick foi escolhido pela capacidade técnica de ajudar o projeto. Espera-se que o mesmo não cometa os mesmos erros ocorridos na campanha de Maranhão, quando permitiu que o mesmo entre o primeiro e segundo turnos, apresentasse aquela PEC 300 tupiniquim, reajustando os salários das polícias num procedimento totalmente ilegal e que poderia ter custado o mandato de governador, caso Maranhão porventura tivesse sido eleito.

 

 

ESTELIZABEL INDICA MARCELO WICK EX-DE MARANHÃO COMO SEU COORDENADOR JURÍDICO II

 

Observa-se ainda que o chamado Coletivo Girassol não dispõe de quadros, pois tanto Weick quando Ivan Burity, abandonaram aos respectivos cargos que detinham na Prefeitura da capital foram correndo servir o governo de José Maranhão e agora voltam como generais para o  governo socialista. No caso de Weick ainda tem outros agravantes, ele foi como advogado um dos responsáveis pela cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima, que é hoje um dos principais aliados de Ricardo Coutinho e é Autor de várias ações contra o PSB, Weick integra ação eleitoral do Caso Cuiá, que, solicita a inelegibilidade da própria Estelizabel Bezerra que agora o contrata. Na ação, que tramita no TRE paraibano, Weick responde como responsável pela coligação do PMDB e, logo depois, como advogado. O processo tem como réus, além de Estelizabel, o governador e o prefeito Luciano Agra. Vá entender.

 

  MAIS UMA VÍTIMA NO GOVERNO GIRASSOL

 

Quando a gente pensa que o clima de guerra dentro do Coletivo Girassol já chegou ao fim, eis que surge um fato novo que provoca novas feridas. Após uma série de demissões tanto na prefeitura, quanto no Governo do Estado,  mais uma vítima da ‘guilhotina girassol’ – dessa vez a vítima foi Murilo Cunha Wanzeler, que é esposo da  Secretária de Saúde da PMJP Roseana Meira.Murilo era assessor do Secretário de Saúde do Estado, Waldson de Souza e foi comunicado da sua exoneração nesta manhã. A ‘cabeça’ do esposo de Roseana teria sido um pedido pessoal do governador Ricardo Coutinho (PSB). Pois é não há como mascarar a coisa anda bem feia no Jardim Girassol.

 

 

  ESTELIZABEL VAI COORDENAR CHAPA DE VEREADORES

 

O presidente do diretório estadual do PSB, Edvaldo Rosas, anunciou que a chapa de Estela deve contar com 14 partidos aliados. Oito partidos marcaram presença no encontro, além do próprio PSB, o PV, PRP, PRB, PCdoB, PCB, PPL e um representante do deputado federal Luiz Couto, do PT. Além de defender a sua candidatura, a pré-candidata Estelizabel Bezerra, vai ter outra missão dada pela direção do PSB, coordenar a chapa de pré-vereadores da legenda. Das duas informações se conclui que para alcançar o apoio de 14 partidos o PSB vai ter que correr muito, pois conforme se verifica apenas oito estão hoje na sua base. Com relação à Estelizabel, tem alguém dentro do próprio partido querendo derrubá-la, pois fica difícil entender que sendo Estela uma noviça nas urnas necessitando desesperadamente projetar o seu nome junto ao eleitorado, tenha que ficar se imiscuindo em escolhas de candidatos a vereador, perdendo tempo e desagradando dezenas deles que inevitavelmente ficarão fora da nominata do partido.

 

 

 BENILTON LUCENA PODERÁ FICAR FORA DA DISPUTA

 

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral de vetar a candidatura de quem teve conta de campanha desaprovada nas eleições de 2010 pode deixar muita gente fora da disputa de outubro vindouro, inclusive candidatos a reeleição a Câmara Municipal de João Pessoa. Tal mudança de entendimento do TER pode prejudicar o vereador Benilton Lucena (PT), envolvido em problemas com a Justiça Eleitoral. . Esta é a situação vivida pelo vereador pessoense Benilton Lucena (PT), que juridicamente ‘momentaneamente’ está impedido de disputar as eleições de 2012 porque teve contas de campanha rejeitadas na campanha eleitoral em 2010. Comenta-se nos bastidores da Câmara Municipal de João Pessoa, que Benilton já estaria planejando um plano B: o seu chefe de gabinete e presidente do SITEM( Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Município), ocuparia o seu ligar como candidato.

 

RICARDO MARCELO NÃO ACEITA RUY CARNEIRO COMO PRESIDENTE DOS TUCANOS

 

Apesar da afirmação do senador Cássio Cunha Lima, de que o próximo presidente regional do PSDB seria deputado federal Ruy Carneiro, o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo, que é tucano de alta plumagem,  não se conteve e já declarou que a legenda vem definhando ao longo dos anos, por falta de dialogo com os seus membros. Disse Ricardo Marcelo que em 2006 o PSDB tinha 10 deputados hoje são apenas três e lamentou que o PSDB Não discuta os problemas que surgem junto aos membros da legenda, como deve ser numa democracia. Ao final disse que não é momento de se impor candidaturas.

 

MAIS NOMES PARA DENOMINAR A PRAÇA DO CONJUNTO  PADRE HILDON BANDEIRA

 

A Prefeitura por falta de conhecimento dos vultos de nossa história, tem insistido num lamentável erro, constrói praças nos mais diversos bairros da capital e coloca no equipamento o mesmo nome do bairro, como fez no Padre Zé e Costa Silva e agora pretende fazer no Conjunto Hildon Bandeira, perdendo assim importantes oportunidades de homenagear figuras de nossa história.Como o prefeito e os assessores que gravitam em seu entorno não conseguem se sensibilizar, algum vereador poderia apresentar projetos de lei nesse sentido. Como sugestão, acrescento uma nova lista, aquela que publiquei na última coluna: Monsenhor e ex-deputado federal José Vieira, comerciante e ex-vereadora Cleuza Pires, economista Celso Furtado, Padre Rolim, Zélia Campos Henriques, presidente da Rede feminina de Combate ao Câncer durante mais de 30 anos, jornalista Nathanael Alves e do também jornalista e ex- deputado Soares Madruga, dentre tantos outros. Como se verifica o que não falta são bons nomes.

 

PENSAMENTO

 

Se os seus princípios são rígidos e inabaláveis, você, pessoalmente, já não precisa ser tanto. Millôr Fernandes

 

 

 

Esta coluna é publicada em seis portais e no blogdopedromarinho.com