Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CRISE ENTRE AGRA E ESTELISTAS

 

O jardim Girassol já foi mais colorido. Mas agora a coisa ali anda tão feia que A cúpula do PSB estuda renúncia coletiva dos cargos da prefeitura da Capital, magoados com os últimos atos do prefeito Luciano Agra, que exonerou recentemente socialistas. A tese da renúncia é alimentada por “Estelistas” mais radicais do PSB, os mesmos que já pensaram até em expulsar Agra da legenda. E refutada pelos socialistas mais frios e menos passionais. Declarar guerra aberta com o prefeito Luciano Agra só iria comprometer ainda mais a candidatura de Estela, que deforma inusitada seria uma candidata da situação na oposição. O  racha dentro do partido, e suposta entrega de cargos dos auxiliares do PSB na administração de João Pessoa, foi desmentida ontem pelo prefeito Luciano Agra, quando da posse dos novos secretários, que disse: “isso não existe”. “Quem quer optar pelo governo fica no governo, quem quer se dedicar à campanha política entrega o cargo. Isso está posto. Mas pra mim não foi comunicado nada sobre saída de secretários” declarou Agra.

 

       MENOS RÔMULO GOVUEIA QUE ESTÁ NO CANADÁ  

 

O governador Ricardo Coutinho junto com o prefeito Luciano Agra e alguns assessores participaram com a Presidente Dilma de encontro para tratar sobre a seca que atinge o Nordeste, conseguindo ajuda para 143 municípios paraibanos e através do PAC R$ 336 milhões que Atenderá João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo, beneficiando assim 600 mil pessoas com a melhoria do sistema  de transporte público, inclusive com a implantação de veículos leves sobre trilhos. Só quem não compareceu foi Rômulo Gouveia que está no Canadá.

 

                                           O BOM ASSESSOR MUNICIPAL

 

Por falar em assessores municipais, muitos se destacam e levam com o seu comportamento e trabalho, mérito para o gestor Luciano Agra. Um leitor nos escreve dizendo que a Praça Maestro Joaquim Pereira, vizinha ao 3º DP na Epitácio Pessoa, se encontrava com os postes com todas as lâmpadas queimadas, bastou um simples telefonema para o chefe da iluminação pública José Herivalter Rodrigues, ligado a Seinfra e já no dia seguinte a situação estava resolvida. A mesma praça há mais de dois anos espera que a Secretaria de Planejamento, cumpra a sua obrigação e coloque no pedestal a placa que identifica o homenageado. Infelizmente nem todos os assessores são iguais.

 

 

ILUSTRES DESCONHECIDOS DENOMINAM AS RUAS DA CAPITAL

 

Aqui em João Pessoa o cidadão às vezes nasce e cresce morando numa determinada rua e diariamente ver uma placa com o nome de alguém, mas não tem a menor idéia de quem foi tal pessoa para receber aquela homenagem, que muitas vezes eram dadas sem muito critério e sem que tal figura tivesse qualquer merecimento, ou seja, alguns vereadores apresentavam nomes de ruas apenas para angariar os votos dos parentes do homenageado. No Rio de Janeiro exatamente para suprir essa falta de informação, a Prefeitura criou o projeto “Placas do Rio”, que abaixo de nome de forma sintética, uma linha e meia (140 caracteres). O projeto explicará quando possível, as datas de nascimento e morte do personagem que dá nome à rua; atividade exercida, os cargos públicos ocupados e tipos de premiação recebida. Ainda está previsto para o próximo ano um portal com a identificação das ruas, incluindo as fichas digitalizadas.

 

  LUCIANO CARTAXO PODE RECEBE APOIO DO PP

 

Depois de o PT ter fechado acordo em Campina Grande para apoiar a campanha de Daniela Ribeiro, o partido comandando pelo seu pai Enivaldo Ribeiro resolveu apoiar na capital a campanha de Luciano Cartaxo, que além de conquistar um apoio importante ganha também tempo de televisão. Quem não gostou muito de tal apoio em Campina, foi o prefeito Veneziano Vital, que se sentiu traído pelos petistas que faziam parte do seu governo há oito anos. Pelas bandas de cá quem não deve ter gostado do apoio dado a Cartaxo, com certeza foram os seus adversários.

 

O MST ACAMPA NO CENTRO ADMINISTRATIVO

 

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra ocupou a sede do Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe, na manhã desta segunda-feira, 23. Os 500 agricultores chegaram por volta das 6 horas no prédio e solicitam do Governo do Estado uma audiência para discutir questões como obtenção de terras, infraestrutura, crédito e segurança. A ocupação vai continuar até que haja diálogo com representantes da gestão estadual. Os ditos cujos foram infelizes apenas na escolha do local, pois só quem agüenta as péssimas condições e a falta de conforto do Centro Administrativo, são os pobres servidores lotados ali, que por dever de ofício são obrigados a trabalharem ali.

 

  AS AUTORIDADES DA SEGURANÇA SÃO MIOPES

 

O sempre antenado promotor de Justiça Marinho Mendes escreveu artigo Segurança , Municípios e a Miopia de Gestão, que diz exatamente o que este aprendiz cobra aqui neste espaço há muito tempo, ou seja, que os Municípios com as suas guardas devem ajudar no combate a marginalidade. Um pequeno Texto do artigo de Marinho Mendes: “ Temos plena certeza que faltam projetos, propostas, planejamento, e o choque de gestão já poderia ter ocorrido, se os gerentes da segurança pública no Estado tivessem procurado os municípios e proposto o seguinte: Os municípios podem, a lei não proíbe, que coloquem câmeras nas principais artérias e periferia da comuna, vez que vigiariam o próprio patrimônio público e serviriam de fonte de dados para as polícias, bem como, com o apoio da própria área de segurança, seriam criadas em todas as urbi a guarda municipal, hoje existentes apenas em algumas”.Aqui na capital apesar do efetivo de 500 homens ninguém ver os guardas municipais.

 

  AS AUTORIDADES DA SEGURANÇA SÃO MÍOPES II

 

 

Mais adiante prossegue Marinho Mendes: “O combate à violência e isto ainda não foi captado, devido à miopia daqueles que deveriam apresentar à Paraíba e aos paraibanos uma gestão de segurança renovada, antenada com os anseios dos cidadãos hodiernos e que pudesse chocar, no bom sentido a todos nós, demonstrando uma nova forma de se fazer segurança, mas para isto necessita-se de homens que vêem muito longe e não de míopes que enxergam apenas o óbvio, o 1, 2, 3, 4 dos quartéis e a instauração do devido inquérito nas delegacias, isto é muito pouco, o mundo avançou e não tolera mais gestores assim Senhor Governador”. Tem razão Marinho Mendes, pois aqui mesmo na capital a Guarda Municipal, tem um efetivo de 500 homens e ninguém os ver em lugar nenhum da cidade.

 

 

DEPUTADOS PARAIBANOS SE RECUSAM A ASSINAR CPI DE CACHOEIRA

 

Ainda repercutindo de forma bastante negativa a postura dos deputados federais Manoel Junior e Damião Feliciano que inexplicavelmente se recusaram a subscrever a CPI de Cachoeira. Como o detentor de mandato faz exatamente o que pensa os seus eleitores, resta saber quem autorizou os dois parlamentares a se negarem a ajudar a instalar uma CPI, que pretende apurar as bandalheiras de um bicheiro que se encontra preso e que teria espalhado os seus tentáculos criminosos entre vários ministérios e dentro do Congresso Nacional. Com tal recusa, os ditos cujos caíram na desconfiança geral, pois como se diz na máxima popular: ‘Quem não deve não teme”.

 

  RICARDO ANÍSIO HOMENAGEADO

 

O multimídia e sempre antenado Ricardo Anísio, nosso colega da Academia Paraibana de Música, será o poeta focalizado no Projeto Varal de Poesias da Estação Ciência ( Ponta do Cabo Branco, Farol oriental da cidade). O evento acontecerá na próxima terça-feira a partir das 19hs e haverá recital, debate e música.     O mesmo que tem uma legião de amigos e admiradores, conta com a presença de todos. Ricardo Anísio realmente merece todas as honras.

 

 

PENSAMENTO

 

Se todos os homens recebessem exatamente o que merecem, ia sobrar muito dinheiro no mundo. ~ Frase de Millor Fernandes

 

 

Esta coluna é publicada em seis portais e no blogdopedromarinho.com