Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A PF INEXPLICAVELMENTE HOMENAGEIA CÍCERO LUCENA

Preso pela Polícia Federal no chamado escândalo da confraria, o senador foi homenageado ontem em Brasília pela mesma PF que o prendeu e escandalizou seu nome. A PF comemorou seus 68 anos de existência distribuindo diplomas homenageando figuras que contribuíram para o desenvolvimento da corporação, cujos exemplos devem servir para as gerações futuras e Cícero foi incluído entre os inúmeros homenageados. Realmente fica muito difícil entender tal homenagem, seria um mea-culpa da PF, ou seria em razão do atual cargo que atualmente ocupa o senador na Mesa-Diretora do Senado Federal? 

UMA NOVA CPI NA ASSEMBLEIA PARA TERMINAR EM PIZZA

Até parece que nosso Parlamento não tem muito que fazer, pois toda e qualquer denúncia, mesmo aquelas que já estão sendo investigadas, logo servem de mote para instalação de uma CPI, que quase sempre nunca pune ninguém, como aconteceu, por exemplo, com a CPI instaurada para apurar a questão dos outdoors que acusavam alguns deputados de votarem contra os interesses dos habitantes do Bairro Mangabeira. Agora a oposição quer instaurar uma nova CPI visando impeachment do governador Ricardo Coutinho por ter recebido doações de campanha da empresa Ideia Digital, envolvida nas denúncias apresentadas pelo Programa Fantástico da Rede Globo. É preciso não esquecer que as contas de campanha do governador já foram julgadas e aprovas pelo TRE – Tribunal de Contas do Estado.

O ESVAZIAMENT0O DA LEI SECA

O Superior Tribunal de Justiça com base Constituição Federal que diz que ninguém será obrigado a produzir prova contra si mesmo, decidiu que só vale os exames de sangue e do bafômetro e que assim mesmo devidamente consentido por aquele que for flagrado numa blitz policial. Nem precisa dizer que o legislador constituinte quando colocou tal impedimento na Carta Magna, não estava evidentemente pensando nos bandidinhos e sim neles mesmo, na sua maioria sempre envolvida nas mais diversas falcatruas. Tá bom então. Quando o cidadão no aeroporto permite que sua bagagem passe por aquele mecanismo que ver o seu interior, não estaria produzindo provas contra si? Quando alguém na rua ou mesmo seu veículo é revistado pela polícia, não estaria também produzindo provas contra si? Finalmente, no processo de reconhecimento de paternidade a simples negativa do suposto pai em fazer o exame, já pressupõe pela negativa ser o mesmo pai da criança, como explicar então que não se possa agir do mesmo modo com aquele que se nega a fazer o teste de bafômetro, com a negativa não estaria bastante claro que o mesmo ingeriu bebida alcoólica?Vá entender as coisas do Brasil. Em tempo: esse mesmo STJ na semana passada inocentou um homem que estuprou três meninas de 12 anos.

LUCIANO AGRA SERÁ CANDIDATO

Este aprendiz de digitador já tinha escrito neste espaço que Luciano Agra, seria candidatissímo a reeleição e o seu recuo seria estratégico para assim sair um pouco do foco de criticas da oposição. Naquela ocasião afirmei também que Estelizabel Bezerra estaria apenas fazendo cena como candidata a prefeita, que lhe seria bem oportuno, já que na mídia permanentemente o fato vai lhe possibilitar uma visibilidade muito boa neste atual período para assim conseguir o seu real intento, que é disputar uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa. Ontem na inauguração do Residencial Anayde Beiriz diante de faixas e apelos dos moradores para que não desistisse da reeleição Luciano Agra, assim se manifestou: “A população de João Pessoa tem sido muito generosa e reconhecido o nosso trabalho, isso não só me anima como me estimula a trabalhar cada vez mais. O futuro só o tempo dirá. Jamais a gente deve abandonar um povo como esse, não seria um cidadão muito menos um gestor que poderia deixar de atender um apelo da população”. Será que é preciso dizer mais alguma coisa?

DILMA VIRÁ À PARAÍBA

Não se sabe bem a razão, mas falam que em virtude da prática de política rasteira e provinciana praticada por estes nossos lados, a presidente Dilma Roussef, jamais esteve na Paraíba, nem mesmo quando era candidata e por conseguinte necessitava dos votos dos paraibanos, agora pelo menos para isso a viagem do governador Ricardo Coutinho serviu, a mesma prometeu que em meados do próximo mês de Abril virá ao nosso estado, participando inclusive da inauguração de algumas obras.

A BRONCA DE VENEZIANO EM FABIANO GOMES

Com a voz bastante pausada, o prefeito de Campina Grande Vital do Rego Filho, interrompeu via telefone o programa de Fabiano Gomes, na Rádio Correio, para rebater as colocações do mesmo que teria informações que a Prefeitura daquela cidade estaria por trás das denúncias contra o Jampa Digital e que estaria tentando derrubar o ministro Aguinaldo Ribeiro e que também estaria “bancando’ a campanha do petista Luciano Cartaxo na capital. Veneziano lamentou o nível jornalístico do programa e estranhou que o Sistema Correio da Paraíba mantivesse nos seus quadros um jornalista como Fabiano, que não apura nada, não ouve as partes e já sai caluniando e difamando as pessoas e as instituições. Percebendo que o prefeito estava sendo bastante incisivo e detonando a sua credibilidade Fabiano tentou encurralar Veneziano, dizendo que o mesmo estava visivelmente nervoso, tendo o prefeito respondido que Fabiano não poderia dizer aquilo, já não estava lhe vendo. Com essa resposta, Fabiano ficou definitivamente encurralado. O mesmo agora vai pensar duas vezes para falar mal de Veneziano Vital do Rego.

BANDA FARÁ CONCERTO EM HOMENAGEM AS MULHERES

A Banda Sinfônica e Big Band José Siqueira, da UFPB, sob a coordenação e Regência: Profº Sandoval Moreno fará na próxima sexta-feira dia 30 as 18 horas, um concerto em homenagem às mulheres, tendo como Solista: Danielly Mayara Dantas de Medeiros. O evento será no Auditório da Reitoria – UFPB- PROGRAMA: 1 – Der Friegend H. Mastrosencho….R.WagnerArr: Kenichi Koda2–Trompete Voluntário…H.PurcellArr: W.Leer3– Capitão Maurício….Antonio Benedito4-Concerto em mib….C.M.von WeberSolista:Danielly Dantas Tranc.Normando Carneiro5– Contrastes……Fernando Morais. Realmente imperdível e o melhor de tudo, com entrada franca.

A SUSPEITA APURAÇÃO QUE A PM REALIZA

Quem leu ontem o Jornal Correio da Paraíba, ficou sem entender a noticia de que o a corregedoria da Polícia Militar pretende instaurar uma sindicância para uma série de denúncias contra de irregularidades por parte do capitão Nailton Souza, da 3ª Companhia do Município de Juazeirinho, em razão do mesmo receber dinheiro das prefeituras de Taperoá, Livramento, Tenório e Juazeirinho, para oferecer segurança nos eventos festivos e não dividir com os demais oficiais envolvidos. Ora, ora, ora, logo vêm às inevitáveis perguntas: O policial já não recebe um salário para oferecer a devida segurança a todos? O recebimento de dinheiro para oferecer segurança não seria propina? Qual seria então a prioridade dos policiais envolvidos, oferecerem segurança para quem lhes paga um extra ou para a população mais carente, cujo trabalho não tem nenhuma remuneração, salvo os salários a cada fim de mês? Com a palavra o comandante da PM, ou quem suas vezes fizer.

OFICIAIS ATUANTES

Por falar na Polícia Militar, jamais se viu acima da patente de tenente nas nossas ruas, ou seja, quando chegava ao posto de capitão, o militar já se aboletava num dos muitos gabinetes dos quartéis ou casas militares existentes dos três Poderes e simplesmente deixava de fazer policiamento ostensivo, que ficava a cargo de poucos abnegados tenentes e praças. No atual governo tal quadro mudou muito e já se observa muitos oficiais nas ruas, valendo destacar o extraordinário trabalho feito em Campina Grande pelo tenente-coronel Souza Neto sempre à frente dos seus comandados e aqui na capital o também tenente coronel Lívio, que dar o mesmo exemplo. Seria bom que a nossa Polícia Militar tivesse muitos oficiais como os dois citados.

MONUMENTO TOMADO PELA VEGETAÇÃO

O belo monumento localizado no Parque Solon de Lucena, que faz referência a obra do grande paraibano Ariano Suassuna, se encontra tomado pela vegetação plantada ali, cujo crescimento vem impedindo até mesmo a propagação da luz indireta colocada ali, o que deixa o monumento escuro e feio no período noturno. Seria bom o órgão responsável realizar uma limpeza num local, fazendo uma boa poda, cortando alguns ramos e galhos que cresceram muito.

PENSAMENTO 

“Errar é humano. Ser apanhado em flagrante é burrice”. Millôr Fernandes

Esta coluna é publicada em seis portais e no blogdopedromarinho.com