Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

PT TESE DE CANDIDATURA PRÓPRIA VENCE ELEIÇÕES

Depois de muitas confusões, com direito inclusive a cenas de pugilato, finalmente aconteceu ontem às eleições para decidir como caminhará o sempre divido PT nas próximas eleições. O resultado é que tese de candidatura própria do PT venceu as eleições internas do partido neste domingo (18) em João Pessoa. A diferença para a tese de aliança com o PSB foi de mais de 200 votos. A apuração foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Educação do Município (SINTEM). Os petistas que defendem a candidatura própria, aliados do pré-candidato Luciano Cartaxo, comemoram o resultado. Resta saber se os perdedores democraticamente irão aceitar o resultado das urnas ou irão abrir um novo campo de batalha interna.

AINDA A DOAÇÃO FEITA POR MARANHÃO

Depois do anúncio de contratação de fantasmas para o gabinete do senador Cícero Lucena, eis que agora explodiu como uma bomba a notícia de que o seu filho Mercinho Lucena terá se beneficiado no apagar das luzes do Governo Maranhão com a doação de um valioso terreno de propriedade do estado, cujo imóvel o mesmo agora alega que foi apenas alugado com opção de compra. O danado é que tanto Cícero quanto o filho foram radicalmente contrários a torça da Acadepol e olha que diferente do belo negócio de Mercinho, no caso da Acadepol ocorreu ampla discussão e aprovação na Assembleia Legislativa. Que ninguém pense que o súbito apoio de Cícero a José Maranhão no último pleito tenha a ver com tal doação.

A COMPRA DO TERRENO DA ENARG

Por falar em doação e de boas e generosas ações entre amigos, as quantas andam a aquisição daquele famoso terreno da Enarg realizada na gestão de Cássio Cunha Lima, quando foi pago pelo mesmo a bagatela de R$ 4,5 Milhão, alegando que seria para instalar ali o Campus I da UEPB. O problema é que tal terreno localizado na BR 230, jamais poderia ter sido adquirido, pois já se encontrava penhorado pela Justiça. O fato é que até hoje ninguém foi punido e o dinheiro do pobre contribuinte jamais retornou aos cofres públicos e pelo visto, jamais retornará. É realmente de chorar.

DILMA E O BLOCO DOS SUJOS

‎Imperdível o artigo da jornalista Ruth de Aquino colunista da Revista Época, sobre a pressão que a mesma vem sofrendo de algumas parlamentares que a mesma classifica como sujos. Bnoi seu artifo denomindado :’DILMA E O BLOCO DOS SUJOS’. Pincei um pequeno trecho que pudblico para apreciação dos leitores:”A frase da semana é do presidente do PR e ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, deposto por suspeitas de irregularidades em julho do ano passado. Ele saiu em defesa da bancada vira-casaca do PR. Ameaçou o governo: “Acabou, chega! Ninguém aqui é moleque”. É. Pode ser. Afinal, os senadores se tratam por Vossa Excelência. Os moleques devemos ser nós, os 190 milhões que vêm sendo tratados como trouxas”.

QUESTIONADA AÇÃO DE WILSON SANTIAGO NO PARLASUL 

Chegou à mesa do senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), um questionamento formal oriundo da Procuradoria do Senado Federal a respeito do mandato do ex-senador paraibano Wilson Santiago no Parlasul. A pergunta é básica: como é que Santiago pode representar o Senado Federal brasileiro num parlamento internacional se ele não tem ligação alguma com o Congresso Nacional? Requião vai analisar o processo e Santiago, que se agarrou ao Parlasul e viaja pelos países da América do Sul participando dos eventos custeados pelo Senado Federal. Enquanto isso o seu verdadeiro emprego que é defensor público nem pensar, o homem pelo que se informar, faz meses que lá nem aparece. Se fosse um Zé Mané qualquer, já estaria respondendo um processo administrativo por abandono de emprego.

JARDIM OCEANIA INTRANSITÁVEL

Depois de 30 anos de espera, finalmente a Prefeitura da capital decidiu fazer o saneamento e pavimentar as ruas daquele residecial, tendo começado as obras em novembro, ou seja há quatro meses e até hoje não entregou para circulação nenhuma de suas ruas. O fato é que a construtora inexpicavelmente de uma só vez rebaixou o nivel das ruas e fechou todas as entradas, dificultando enormemente a vida dos moradores, que agora tem que deixar os seus veiculos bem longe de suas respectivas casas, já tendo ocorrido diversos arrombamentos, sem falar no transtorno de fazer feira, comprar gaz e água mineral, existidoo ainda prejuízo com relação ao carro do lixo, carteiros e outros serviços. Alegam os operários, que a escavação foi feita toda de uma só vez para assim forçar a Prefeituira a liberar os recursos. O dannnado é que os moradors daquele residencial estão sofrendo horrores e egixem providências.

A FALSA INFORMAÇÃO DE QUE MULHERES GANHAM MENOS QUE OS HOMENS

Ao sair do Exército trabalhei em quatro empresas privadas do ramo de hotelaria, bem como na Varig, tendo sido gerente em algumas delas e jamais vi ou verifiquei por exemplo, uma telefonista, uma recepecionista, uma camareira receber menos do que o gênero masculino. No serviço público onde ingressei em 1980, também jamais verifiquei tal diferença salarial, ou seja, na minha área de atuação, uma delegada, uma perita, uma agente, uma escrivã, sempre receberam e recebem salários absolutamente iguais aos homens, Essa diferença salarial para cargos iguais é pura lenda e nosso Senado entrou na cantilena e aprovou uma lei totalmente inócua, obrigando o pagamento de salários iguais para ambos os gêneros. Nossos parlamentares deveriam ter coisas mais importantes para fazer e cuidar.

PENSAMENTO
‘Passar a mulher pra trás é fácil. O difícil é passar adiante’
(Eduardo Suplicy)

Esta coluna é publicada em sete portais e no blogdopedromarinho.com