Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

NOVOS JULGAMENTOS DE CÁSSIO

O processo que o ex-governador Cássio Cunha Lima gostaria de ver julgado no STF e que permitiria a sua posse no Senado, infelizmente para si não acontece, mas no próximo dia 08 de fevereiro, o tucano irá enfrentar dois processos que entrarão na pauta da Corte Eleitoral paraibana.O primeiro processo refere-se à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) n° 269, que trata do ‘Caso dos Envelopes Amarelos’ apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal. Também no dia 08, o TRE retomará o julgamento dos embargos de declaração movidos pela defesa do tucano contra a decisão da Corte paraibana que condenou Cássio a uma pena de multa de 10 mil UFURS e inelegibilidade por três anos, a contar das eleições de 2006, por supostos gastos excessivos com publicidade governamental em ano eleitoral.

RÔMULO NÃO ACEITA ABSOLVIÇÃO DE VENEZIANO

Quem pensa que Rômulo Gouveia é de desistir fácil se engana redondamente. O advogado José Mariz, da coligação “Por Amor a Campina Grande”, de Rômulo Gouveia (PSDB), declarou-se indignado com o resultado do julgamento do recurso que pedia a cassação do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e anunciou que vai levar o processo “até as últimas consequências”. “Os tucanos vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).” Nós tivemos fatos configurados de condutas vedadas, de pessoas sendo utilizadas em campanha eleitoral, em período proibitivo. Pois é, a esta altura do campeonato a busca na verdade nem é mais pelo mandato, é que a condenação de Veneziano o transformando como ficha-seja, cairia como uma luva, pois estaria o mesmo impedido de se candidatar ao governo do Estado em 2014.

O BUSCA DO PODER MODIFICA AS PESSOAS

O deputado Ricardo Marcelo empolgado com os institutos de pesquisa que dava José Maranhão eleito com as mãos nas costas ficou os dois turnos da campanha última ao lado do agora derrotado, pois não queria ver Ricardo Coutinho nem pintado de ouro. Agora desejando continuar à frente da Assembleia Legislativa da Paraíba a qualquer preço, mudou-se com armas e bagagens para os lados do governador Ricardo Coutinho. É mais um tucano que bateu asas do ninho e deixa o guarda-chuva de Cícero Lucena. O difícil é saber o que fará Ricardo Marcelo amanhã quando não mais necessitar de Ricardo Coutinho.

DEPUTADO LUIZ COUTO ENTREGA LISTA AO GOVERNADOR      

O ex-secretario de Segurança Gustavo Gominho, no maior estardalhaço anunciou que já sabia quem eram as pessoas envolvidas em grupo de extermínio na Paraíba, porém terminou o governo e o mesmo nada resolveu. Agora mais uma vez o deputado federal Luiz Couto (PT) confirmou durante entrevista a uma rádio local, que entregará em breve ao governador Ricardo Coutinho (PSB) uma lista com todos os nomes de pessoas envolvidas com grupos de extermínio que atuam na Paraíba. Segundo o deputado, caberá a Ricardo usar a inteligência policial para prender e denunciar os envolvidos. “Tem peixe grande”, adiantou o deputado, que só anda por ai com seguranças.

LINDOLFO FORA DA DISPUTA NA ALE

Depois de um encontro com o governador Ricardo Coutinho e o vice Rômulo Gouveia ontem, a candidatura de Lindolfo Pires não existe mais. O deputado de Sousa foi orientado a sair da disputa. Para isso, fez apenas duas exigências: um pacto de boa convivência para que o adversário não tripudiasse de seu nome e o outro pedido foi de não ser pressionado para aceitar um cargo na mesa diretora chefiada pelo tucano. A estratégia da bancada governista agora é de operar uma mudança na composição da chapa de Ricardo Marcelo para abrigar alguns dos deputados que não aderiram à candidatura do presidente à reeleição. Sabe-se que há uma exigência de manutenção de Branco Mendes (DEM) na mesa diretora, mas o assunto deverá ser definido quando Ricardo Coutinho voltar da viagem que faz amanhã a Brasília.

IRÃE QUER PRESIDIR O PMDB

A vida de Antonio Souza da Silva, – que sequer conta com um mandato popular – fica cada dia mais difícil. Depois do deputado estadual Trócolli Júnior, agora é a vez da deputada estadual Iraê Lucena (PMDB) anunciar sua participação como candidata a presidente estadual do partido. A ainda parlamentar e futura secretária da Mulher e da Diversidade Humana a mesma sofre uma ameaça de expulsão por causa de sua postura no segundo turno da campanha para o governo, quando trocou a candidatura peemedebista pelo do socialista Ricardo Coutinho (PSB). Ora, ora, ora, historicamente a filha de Humberto Lucena tem muito mais identidade com a legenda do que o seu atual presidente.

MARCOS ODILON CONDENADO

Em sessão realizada nesta quarta-feira (26), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba julgou procedente a Ação Penal que tem como réu o prefeito do Município de Santa Rita, Marcos Odilon Ribeiro Coutinho. Por realizar 241 contratações irregulares, sem concurso público, preterindo candidatos aprovados em certame ainda válido, o gestor foi condenado ao pagamento de R$ 5 mil, destinados a uma instituição filantrópica a ser determinada pelo Juízo da Execução. A relatoria foi do desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

A POPULAÇÃO CONTINUA ARMADA

A semana passada morreu na praia de Tambaú um turista carioca morto a tiros por uma assaltante. Ontem a noite morreu no Bairro do Bessa, também a tiros um professor de Jiu Jitsi o que comprova que a população se encontra bem armada sem que exista um programa de desarmamento por parte da Policia Militar, cuja corporação é responsável pela prevenção, ou seja, evitar que o crime aconteça. A propósito, por conta da morte do turista o governo do Estado, já anuncia a criação de uma célula no Bairro de Manaira, com equipes das Policias Civil e Militar, retirando assim dos quartéis os militares, coincidindo assim com a proposta publicado aqui neste espaço, em que este aprendiz dizia que o militar aquartelado fica muito preso a normas e consequentemente o trabalho que tem que ser bastante ágil, fica muito engessado e lento. A segurança da Paraíba não pode esperar só na grande João Pessoa, em pouco mais de 20 dias do ano que se inicia, ocorreram 42 assassinatos.

FÁTIMA PESSOA SAI DE CENA

A Amiga Fátima Pessoa, com muita razão denunciou que maranhistas históricos estavam ocupando altos cargos na atual gestão. Lembrou Fátima que durante a última campanha o candidato socialista, que é seu amigo, utilizou o discurso que iria fazer uma nova gestão com novas práticas e novos gestores, o que infelizmente não vem acontecendo. O fato trouxe tanto aborrecimento à fiel aliada Fátima, que a mesma revelou a coluna que vai deixar a política por uns tempos e se dedicar aos seus contos, poesias e pesquisas. Fátima Pessoa vai fazer falta ao Grupo Girassol, onde é uma das mais ardorosas escudeiras.

A ROLIUDE NORDESTINA

A cidade de Cabaceiras, localizada no cariri do estado, vai ser palco de um grande evento que pretende reunir cerca de trezentos e cinqüenta jovens de todos os estados nordestinos. O I Intercambio Regional das Juventudes dos Territórios Rurais do Nordeste acontecerá entre os dias 19, 20, 21 e 22 de maio de 2011. Esta semana uma comissão formada por representantes da coordenação do evento esteve na cidade para avaliar os espaços (escolas, pousadas, restaurantes) que serão usados pelos participantes e pela comissão organizadora durante os quatro dias do Encontro. A equipe foi recebida pelo Prefeito Ricardo Aires e assessores. O I Intercambio Regional das Juventudes dos Territórios Rurais do Nordeste é realizado pela Escola de Formação Quilombo dos Palmares em parceria com a Rede de Jovens do Nordeste, em convenio firmado com o MDA e conta com o apoio do Governo do estado, SEBRAE e a Prefeitura municipal de Cabaceiras

ZABÊ E AS CEGUINHAS DE CAMPINA GRANDE

A “Rainha do Pífano” Zabé da Loca e as três irmãs Maroca, Poroca e Indaiá, as Ceguinhas de Campina farão um encontro histórico durante o II Festival de Cultura Popular Zabé da Loca – Homenagem Ilmar Cavalcante, que acontecerá em Monteiro, entre os dias 23 a 27 de fevereiro. O momento será um marco para o Cariri Paraibano, pela presença de duas grandes atrações da cultura popular, que se apresentarão no mesmo palco, na noite do dia 26. A história de vida tanto de Zabé, como das irmãs campinenses se confundem pelo sofrimento e o sucesso. Zabé morou por mais de trinta anos debaixo de uma loca na zona rural de Monteiro, onde criou seus filhos, desde os sete anos de idade tocava a arte do pífano, que era fabricado por ela mesmo, que se utiliza de caniço retirado do mato. Hoje aos 87 anos, Isabel Marques mora em uma casa doada pelo INCRA e já recebeu importantes prêmios como Revelação da Música Popular Brasileira e Ordem do Mérito Cultural.

Esta coluna é publicada em cinco portais e no [http://blogdopedromarinho.com]