Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

DEPUTADO PARAIBANO PODE SER NOMEADO MINISTRO

O deputado Aguinaldo Ribeiro Filho poderá vir a ser eleito ministro do governo Dilma, pelo menos é o que garante o jornal Folha de S.Paulo, que voltou a especular neste sábado (28) que o deputado federal paraibano e líder do PP na Câmara Federal, Aguinaldo Ribeiro, poderá assumir nos próximos dias o cargo de Ministro das Cidades. De acordo com a publicação, o atual ministro Mário Negromonte deve entregar na semana que vem o cargo a presidente Dilma Rousseff (PT). Como a indicação é do PP que conta com poucos deputados e Aguinaldo ocupa hoje o importante cargo de líder de sua legenda na Câmara a nomeação pode se efetivamente se confirmar, o que seria em tese, muito bom para a nossa Paraíba.

PAULA FRASSINETE DEMONSTRA INSASTIFAÇÃO COM A SUA EXONERAÇÃO

A ex-superintendente adjunta do Instituto de Previdência do Município, Paula Frassinete conversou com a imprensa e se mostrou bastante chateada com a sua exoneração e a nomeação para o seu lugar de Francisco dos Santos no Instituto de Previdência do Município. Frassinete não concordou acima de tudo com forma como ocorreram os desligamentos, demonstrando enorme surpresa, pois em que pese à necessidade da reforma a mesma na sua visão foi intempestiva, pois havia prazo para que os membros da administração municipal que desejam disputar mandatos se desincompatibilizassem e tal deveria ter sido conversado e não foi. Ao final, Frassinete revelou que esperava que houvesse uma reunião dos auxiliares com o prefeito, mas não houve. Ele não conversou comigo. Pois é um auxiliar de uma gestão, espera ao sair pelo menos os devidos agradecimentos do gestor e, portanto, ser exonerado pela internet realmente é de lascar.

A INEFICÊNCIA DO NOSSO APARELHO POLICIAL

Tenho aqui até com certa frequencia criticado todo aparelho policial do estado, tendo em vista a ineficiência de nossas policias, principalmente do comando das mesmas. Ainda no início da gestão do governador Ricardo Coutinho, conhecendo um pouco da área policial, já que dirigi por muitos anos uma estrutura semelhante, ousei publicar naquela oportunidade dez medidas que deveriam ser adotadas de pronto, mas o secretário da Segurança e o comandante da Polícia Militar fizeram ouvidos moucos, pois infelizmente existem pessoas assim, ou seja, que não aceitam as idéias nem a colaboração de ninguém e até ficam zangados quando as recebem, pois se julgam bem inteligentes e profundos conhecedores do que fazem, mesmo que sejam apenas nas suas equivocadas cabeças. A propósito, o conhecido e preparado promotor publico Marinho Mendes, publicou um interessante artigo em que trata da falta de segurança e faz diversos questionamentos em razão da falta de planejamento e de ações reais por parte de nossas corporações policias. Seguem dois tocos do citado artigo: “É terrível saber-se que temos uma polícia competente, homens determinados, mas órfãos de planejamentos, de coisas mínimas como o Ovo de Colombo, sem pensamento, sem estratégias, sem projetos, pois se tivéssemos uma política institucional de segurança, todos os pontos de vendas de drogas e seus proprietários, os traficantes, estariam devidamente identificados, bem conhecidos e presos, até os terrenos baldios e prédios abandonados da capital estariam mapeados e vigiados, mas cadê? Nada! e as mortes violentas só aumentam a cada dia.”

A INEFICÊNCIA DO NOSSO APARELHO POLICIAL II

Mais adiante em outro tópico escreve Marinho Mendes: “Finalmente, o que se espera de um Secretário de Segurança e de um Comandante Geral da Polícia, é que sejam homens que saibam pensar, oferecer ao governo projetos, propostas e idéias, mesmo que simplórias como o Ovo de Colombo, para que o Estado possa gerar grandes políticas públicas contra a violência, mas se eles chegam, se aboletam nos comandos, tomando o lugar de quem verdadeiramente encontra-se preparado e tudo permanece como dantes no quartel de Abrantes, se tudo continua a mesmice de sempre, então a mexida tá incompleta, vez que contando com homens cuja miopia intelectual são incapazes de pensar soluções mínimas como o Ovo de Colombo, então é fato: todas as mexidas como essa governador, serão iniciativas inócuas e o seu governo permanecerá encurralado, mas como num jogo de xadrez dê a mexida certa, dê um check-mate e bote não reis, mas seres inteligentes para dirigir a segurança, no seio das próprias polícias existem esses indivíduos, esses elementos, esses sonhadores, mas desestimulados, já que às vezes o medíocre é o premiado com o posto maior e os grandes policiais pensantes e com soluções, sequer são escalados para tirar o POLICIAMENTO REMUNERADO, outra medida incompetente, ao lado da cidade segura e dos inativos novamente na farda, isto sim, eu provo, uma cópia velha, surrada, amassada do vizinho Pernambuco, que só onera nossos cofres, para que a partir da cúpula, possa pensar a segurança de todos nós,uma vez que, sinceramente, torcemos para que seu governo dê certo e que as próximas mexidas sejam certeiras.”

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DO RO PERDE O MANDATO

Esta semana quem perdeu o mandato, foi o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia Valter Araujo, preso na Operação Termópilas, por formação de quadrilha e desvio de dinheiro público e atualmente se encontra foragido. Este aprendiz de digitador na legislatura passada, quando o presidente era o deputado Neodi de Oliveira, ocupava o cargo de chefe de gabinete da presidência daquela Casa de Leis e por força do trabalho convivia e conversava com todos os deputados, dentre eles Valter Araujo, que numa das muitas conversas revelou que eu poderia apostar podia apostar que o mesmo ainda seria o governador daquele Estado. “Pois é, vai ver ele tentava fazer ‘caixa” para a campanha quando foi preso. O povo de Rondônia merece coisa melhor do que Valter Araujo, cuja máscara caiu definitivamente. 

A FALA DE VIRGULINO

A propósito da publicação aqui do reajuste concedido pelo governador Ricardo Coutinho, recebi do amigo e colaborador Virgulino Alencar, inteligente e oportuno comentário a partir deste ponto: “Amigo Pedro: Respeitando a sua opinião, sempre democraticamente plural, posição que é bem clara no seu Blog, permita-me discordar da avaliação do aumento anunciado pelo governo, em percentuais ridículos, incidentes sobre a parte menor dos vencimentos dos servidores, num procedimento não discutido com nenhum representante de qualquer categoria, ou seja, em decisão de cima para baixo, nivelando pela base rasa a remuneração dos servidores estaduais. No Rio Grande do Norte e em Pernambuco, nossos mais próximos vizinhos, a média salarial é bem superior à nossa. Se não deram aumento em janeiro, contudo o último aumento dado deu gás para enfrentar o período.E quanto ao Fisco, o governo foi arbitrário, autoritário, liquidou uma lei já juridicamente consolidada por um atos institucionais em que se consubstanciam as MP’s 183, 184, 185, ferindo dispositivos da Constituição Federal, além de esfacelar a máquina fiscal-tributária.
Enfim, nada, ma nada mesmo, sai de positivo dessa enganação que é o tal aumento concedido.

FÁBIO AGRA DIZ O ZEROU O JOGO PARA O SEU PTN

O presidente do minúsculo partido PTN Fábio Agra, que ocupa o cargo de secretário de estado no governo Ricardo Coutinho, deu uma entrevista, dizendo que com a saída de Luciano Agra da disputa do pleito de outubro vindouro o jogo zerou para o seu partido e que agora tudo mudou, ou seja, o mesmo não sabe o rumo que a legenda tomará. Oi espera ai, como pode o citado cidadão se pronunciar assim, mesmo ocupando um cargo de alta confiança no governo, cujo governante Ricardo Coutinho, lançou e apóia o nome de Estela Isabel Bezerra. Manda à boa e velha ética, que o mesmo antes de tais declarações, deveria abrir mão do cargo que ocupa que exigem fidelidade e o mais importante gratidão. 

AS NOSSAS CRACOLÂNDIAS

O Jornal Correio da Paraíba na sua edição de domingo publicou uma matéria sobre as Cracolândias existentes em vários municípios paraibanos, onde verdadeiros zumbis vivem em estado de completo abandono e inconsciência, necessitando urgente da ação do estado, conforme já vem acontecendo no Rio de Janeiro e São Paulo. Aqui na capital nem precisa procurar muito, pois, conforme já denunciei aqui mesmo neste espaço e no blog que leva o nosso nome – inclusive com varias fotografias – as duas grandes cracolândias acontecem exatamente nos dois principais pontos da cidade, ou seja, em pleno Ponto de Cem Réis e no Largo da Gameleira em Tambaú, cujos locais em que pese as suas importâncias históricas e turísticas, parecem que jamais são visitados pelas nossas autoridades. 

DIRIGINDO EMBRIAGADO

Neste sabado 28 Por volta das 6 horas da manhã, caminhava pela Avenida Argemiro de Figueiredo, no lado recentemente reservado para os praticantes do Cooper, quando verifiquei dois indivíduos jovens, ocupando uma camioneta preta fechada, tipo Pagero, Hunday, Tucson – podendo ser qualquer outra marca – propositadamente avançando sobre os cones ali colocados, destruindo alguns. Ao passar perto de mim, o motorista cujo estado de embriaguez era visível, bem como o passageiro, desviou o veiculo em minha direção e atingiu o cone, jogando tal peça violentamente na minha direção, passando a poucos metros da minha cabeça. Mais adiante o mesmo atingiu outro cone e a peça ficou presa entre a roda e o pára-choque, obrigando o mesmo a parar o veiculo e retirá-la, saindo em seguida em alta velocidade, sem ser incomodado por ninguém, já que não havia no local um único policial e muito menos os guardas das Sttrans. 

DIRIGINDO EMBRIAGADO II

O fato gerou bastante revolta entre os praticantes de Cooper, dentre eles o ex-conselheiro e ex-secretário Marcus Ubiratan que assistiu a tudo. Na oportunidade, um cidadão que tinha avistado o veiculo pouco antes de nós, revelou que conseguiu ver que se tratava de um veiculo de Pernambuco e que a numeração da placa era 3803, não sendo possível anotar a letras da mesma, dizendo ainda, que tal acontecia em razão de nossa Policia Militar não fazer a sua obrigação, que seria – a exemplo do que acontece em outros estados – realizar blitz nos fins-de-semana, para prender e autuar embriagados dirigindo, mesmo nas áreas mais chiques da cidade, onde definitivamente a nossa PM não gosta de agir, temendo magoar algum filhinho de papai de nossa chamada elite. O fato é que fiz toda caminhada, retornando após as 7 horas e não consegui avistar durante todo percurso, uma única viatura da Polícia Militar e muito menos da Sttrans, cujas corporações já que não cuidam da vida daqueles que lhe pagam, poderiam pelo menos cuidar do patrimônio público, que foi destruído por um irresponsável e embriagado jovem. 

Esta coluna e publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em sete portais.