Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A DESISTÊNCIA DE AGRA E O NOSSO ACERTO

Na semana que passou, depois de ouvir e ver uma entrevista do secretário Nonato Bandeira concedida a vários jornalistas na TV Master, quando o mesmo durante todo tempo evitou nominar Luciano Agra como candidato a prefeito, sendo inclusive questionado pelos entrevistadores, para nós não restou dúvidas que além dos aviões de carreira existia alguma coisa no ar e que Luciano definitivamente estava fora do páreo. Naquela ocasião, ainda aventei a hipótese que a sua substituta para a disputa, poderia ser uma das mais importantes pétalas do Coletivo Girassol, a secretária Estelizabel Bezerra. Pelos menos até agora no que diz respeito a renúncia que divulgamos isoladamente, acertamos em cheio e caso se confirme o nome da secretaria, teremos então, como se diz no popular feito barba, cabelo e bigode. Obs. Por fora correm o próprio Nonato Bandeira e o vereador Bira.

IRREGULARIDADES NA CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

Esta coluna já há alguns meses também isoladamente publicou que havia várias irregularidades na Câmara Municipal de João Pessoa e era preciso que fosse investigado o “inchaço” na folha de pessoal. Agora a nossa denúncia se confirma: A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público instaurou um inquérito civil público para apurar suposta prática de improbidade administrativa na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e acumulo de cargos. Além disso, a denúncia ainda relata que quatro pessoas da família do presidente Durval Ferreira também receberiam salário sem dar expediente: o filho do vereador, Durval Primeiro Neto, Erika Lima Ferreira, Maria do Socorro Lima Ferreira, e Miguel Ângelo dos Santos Lima, filhos, esposa e cunhado do presidente. O inquérito ainda investiga um suposto “trem da alegria” na Câmara Municipal. Conforme o processo, a Câmara possui 94 servidores efetivos ativos, 419 comissionados, 118 requisitados, sendo seis da Emlur, 92 da Prefeitura de João Pessoa, e 20 do governo do Estado, totalizando 631 servidores. Assim fica fácil se reeleger presidente e até mesmo vereador.

A FALTA DE SEGURANÇA E A OPINIÃO DO LEITOR

Esta semana tratamos aqui neste espaço sobre a falta de segurança em nosso estado e a verdadeira ‘maquiagem’ que a Secretaria de Segurança Pública indevidamente vem fazendo nas ocorrências, ou seja, sem que ninguém lhe desse tal competência o secretário Claudio Lima, resolveu selecionar as ocorrências que devem ser publicadas, ou seja, publicam algumas e esconde outras, tudo a seu critério, desmoralizando todas as pesquisas que forem feitas na área da segurança pública, que, diga-se de passagem, nunca esteve tão mal, tanto que após a nossa preocupação, uma ONG mexicana constatou que João Pessoa e a 29ª cidade mais violenta do mundo e a sétima do Brasil. Ainda a propósito de nossa publicação, o leitor que se identifica como, Edilberto Lima, revela de forma cristalina como se encontra a segurança pública em nosso estado.

A FALTA DE SEGURANÇA E A OPINIÃO DO LEITOR II

O mesmo a partir deste ponto: “Ops Eles podem tudo! Realmente eles decidem quais ocorrências são ou não relevantes e acabam fazendo com que o reclamante/contribuinte/vítima se sinta um cidadão de quinta categoria.Embora pareça piada, fui vítima de 26 (vinte e seis) assaltos (todos eles à mão armada) em meu estabelecimento comercial, aqui em João Pessoa e, garanto, o maior prejuízo não foi o material – o dinheiro e as mercadorias roubadas, as agressões físicas – mas outro, que marca por dentro, que tira a sossego e endurece a alma. Imagina o “cidadão” que chega a uma delegacia para registrar mais uma ocorrência e, após uma longa espera, é recebido por um servidor com cara de poucos amigos:- O que deseja?

– Bem, eu…

E o “cidadão” passa a relatar o ocorrido, como foi agredido por um bandido armado, que depois levou seu relógio, algumas mercadorias, dinheiro…- Levaram documentos, talão de cheques…? – interroga o servidor impaciente.

– Não! – responde o homem, já tomado pela desesperança.

– Rhummm!!! Então isso não é motivo pra fazer ocorrência!

E então o homem se cala! Volta para casa travado, toma um banho, recusa o almoço e sente uma terrível vontade de chorar. Pensa na mulher, nos filhos… procura domar a fúria, a indignação. Um peso imenso parece esmagar sua espinha. Mesmo assim, retorna ao trabalho. O ESTADO venceu, os BANDIDOS venceram!!!
Meses depois, aquele homem vende sua empresa, vende sua casa e muda de bairro. Anda pensando em deixar a cidade. Se pudesse, deixaria o país!Mas como? Uma cidade tão boa!!!”Realmente Edilberto, o seu comentário por si só já diz tudo e que Deus tenha piedade de nós.

O COMENTÁRIO DE ABELARDO JUREMA

No sábado passado, fomos honrados com um texto nosso sobre a Orquestra Sinfônica da Paraíba, publicado na coluna de Abelardo Jurema. A questão é que Abelardo se equivocou e informou que a nossa O.S.P.B. havia sido criada pelo ex-governador Tarcisio Burity, quando na verdade a mesma foi criada por um grupo de jovens da Sociedade de Cultura Musical e sua estréia ocorreu no Cine Plaza no dia 29 de maio de 1946, sob a regência do maestro Francisco Picado. Abelardo humildemente admitiu o engano e fez questão de publicar o nosso comentário.

Esta coluna e publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais.