Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A FRACA ATUAÇÃO DOS NOSSOS VEREADORES

O nosso legislativo de um modo geral é um dos mais caros do mundo e mesmo as Câmeras Municipais, levam um bom dinheiro do bolso do contribuinte, sem que os vereadores ofereçam a devida contrapartida. Aqui mesmo na Câmara de João Pessoa o Portal Transparência Brasil, realizou um levantamento comprovando a baixa qualidade dos trabalhos dos nossos edis. Foi verificado que cerca de 65% das matérias legislativas são totalmente sem relevância, pois os parlamentares no ano de 2011 apresentaram 1.692 homenagens, batismos, sessões solenes entre outras matérias de nenhum interesse para o coletivo pessoense.

A FRACA ATUAÇÃO DOS NOSSOS VEREADORES II

O vereador que liderou o ranking de matéria sem importância Foi Luiz Flávio que das 54 apresentadas, 50 foram consideradas irrelevantes, ou seja, só serviu para gastar papel, tempo e despesa. Em segundo lugar – pasmem – veio o presidente da Casa de Napoleão Laureano Durval Ferreira, que abarrotou a Câmara com 244 propostas, sendo 215 consideradas sem nenhuma importância. Na ordem de matéria sem importância em terceiro lugar ficou Dinho, seguido por Bosquinho e Zezinho do Botafogo. No contraponto, ou seja, pela ordem os vereadores que se saíram melhor foram Marcus Vinicius, Raissa Lacerda, Bruno Farias, Jorge Camilo e Eliza Virginio. Sendo notadas as faltas dentre os mais destacados e operosos dos vereadores Bira e Tavinho Santos. Desta feita os dois ficaram devendo.

REVISTA ISTOÉ, CITA LUCIANO AGRA DE FICHA-MANCHADA

A Revista Istoé que se encontra nas bancas, adotou um novo termo para denominar aqueles que políticos que respondem processos na Justiça e que ainda não foram condenados. A revista os classifica como ‘Fichas – Manchadas’. Na edição em questão a revista publica dez fotografias de prefeitos, dentre eles o prefeito pessoense Luciano Agra que, segundo a revista, teria superfaturado a desapropriação da Fazenda Cuiá em torno de R4 3 milhões.Estes dias este colunista aventou a hipótese de Luciano Agra, caso condenado, vir a ser substituído por umas das principais pérolas do Coletivo Girassol, a secretária de Planejamento Estelizabel Bezerra. Vamos aguardar, inclusive que o prefeito Luciano Agra prove a sua inocência e que tudo não passe de boatos.

JOSÉ AMÉRICO E O SEU ANIVERSÁRIO

Se estivesse vivo o ex-governador José Américo de Almeida completaria 1025 anos no próximo dia 10 do corrente. José Américo que também foi senador da República nasceu em Areia no ano de 1887. Entre nós contamos coma presença de Lourdinha Luna que foi sua secretária e amiga e, portanto, testemunha ocular da história, sendo a mesma um verdadeiro arquivo vivo. Que a data não passe esquecida pelos nossos governantes.

TCE CONSEGUE APROVAR CONTAS DE MARANHÃO

Mesmo conta entendimento do Ministério Publico que pediu a reprovação das contas do Governo Maranhão II, o TCE em sessão bastante questionada, aprovou as cotas de tal gestão pelo apertado placar de 3×2. Parecer da procuradora Isabela Marinho, lido no início da sessão, foi fulminante. A Procuradora viu improbidade administrativa no gasto do governo Maranhão III com pessoal, desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal e recomendou a reprovação das contas de 2010 do governo. Ela identificou excesso de contratações na folha de pessoal. É por essas e outras que tal Corte frequentemente é denominada de Tribunal do faz de contas.

A PERSEGUIÇÃO EM CABEDELO

Todo mundo sabe que a gestão de José Regis em Cabedelo é verdadeiramente um desastre, pois até mesmo os serviços mais simples como retirada do lixo e pavimentação das ruas deixam muito a desejar. Para se ter uma ideia do descaso um único banheiro que atende ao público que procura a Secretaria de Obras -, repito – Secretaria de Obras, se encontra há mais de ano desativado, por conta de um pequeno defeito o que serve para mostrar o fracasso de uma gestão. Mas José Regis não é de todo parado, numa área a da perseguição ele e seus assessores são muitos bons, como por exemplo, perseguir pequenos comerciantes. Lá perto onde fica a Empada do Barnabé um cidadão instalou um lanche com mesas forradas tudo aparentemente bem organizado, pois já na primeira semana, os fiscais daquela Prefeitura apareceram por lá para multar e afugentar o trabalhador. Seria bom que José Regis fosse operoso assim nas demais áreas da cidade, como saúde, retirada do lixo, que infesta a cidade, pavimentação e cuidados com as escolas e creches.

CABEDELO, FORA FORASTEIROS

Por falar em Cabedelo, parece que o deputado Trocolli Junior e outros forasteiros não terão vida boa no pleito municipal em Cabedelo. Já circula em vários veículos dois adesivos: o primeiro pede para prestigiar os filhos daquela terra, não votando em forasteiros e o segundo adesivo diz simplesmente ‘Xou Forasteiros’. Candidatos pára-quedistas já podem ficar de barbas de molho.

Esta coluna e publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais