Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

LUCIANO AGRA É REALMENTE CANDIDATO?

Em longa entrevista que concedeu esta semana a TV Master, o secretário de Comunicação do Estado Nonato Bandeira, em nenhum momento citou Luciano Agra como candidato a prefeito no corrente ano, alegando que neste momento era preferível não nominar pessoas. Observadores mais apressados, dizem que a não citação tem a ver com o Caso Cuia e o Caso do Aeroclube, pois se algum desses processos impossibilitar a candidatura de Agra uma das mais importantes pétalas do Coletivo Girassol tomaria o seu lugar, existindo quem aposte na atual secretária municipal de Planejamento Estelizabel Bezerra, que mesmo sem nunca ter disputado um mandato, sempre foi militante ativa dos movimentos da UFPB de onde a mesma é oriunda. Outra aposta seria numa chapa puro sangue com Luciano na cabeça e Estelizabel como vice. Só resta esperar e pagar para ver.

DURVAL NEGA, MAS QUER SER VICE

Por falar em candidatura, o vereador Durval Ferreira presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, por lei é o eventual substituto do prefeito Luciano Agra em seus impedimentos. O fato é que parece que o homem tomou gosto pela coisa, pois quase diariamente nas muitas entrevistas que concede, sem que se pergunte o mesmo já vai informando que não trabalha o seu nome para ser vice no próximo pleito, mas – sempre existe um ‘mas’ – o seu partido que há anos veste a camisa do gestor municipal pode saltar do barco quando março chegar e ocorrer então a reunião do Diretório Municipal do PP, para definir o rumo a ser tomado, informação claro que soa como uma ameaça velada contra o prefeito Luciano Agra e o seu grupo. Na verdade o homem quer ser vice de qualquer maneira.

O FIEL DUNGA JUNIOR

Bem diferente de Durval Ferreira age Dunga Junior, que estando fazendo parte do governo municipal, inclusive na condição de secretário, revelou a imprensa que não se empolga com a possibilidade do seu pai Carlos Dunga que é primeiro suplente de Cícero Lucena vir a assumir numa eventual vitória do Tucano na capital, nem ele próprio no caso da vitoria da deputada Daniela Ribeiro em Campina Grande. O homem é resolvido e realmente fiel e já disse que segue com Agra até o fim e deu até uma de Pitonisa sentenciando: ‘Dunga não será senador, porque o prefeito reeleito da cidade será Luciano Agra”.

O MAESTRO QUE SAI

O maestro João Linhares o segundo paraibano a reger a nossa Orquestra Sinfônica – o primeiro foi o maestro Joaquim Pereira – depois de muitos desentendimentos com os músicos da orquestra foi afastado e logo substituído pelo maestro Alex Klein, laureado com 4 prêmios Grammy e que já atuou nas mais famosas orquestras do mundo. Se sob a regência de um paraibano, os nossos compositores eruditos, como o próprio Joaquim Pereira, João Eduardo, João Artur, Camilo Ribeiro, José Siqueira, Abdon Milanez, Gazzi de Sá dentre outros, jamais foram lembrados, agora com um regente importado é que nossos conterrâneos não serão lembrados mesmo.

CONSELHEIROS TUTELARES OU GOLPISTAS?

Para surpresa de todos a Policia prendeu os conselheiros tutelares de Bayeux Toni Cultura e Jarbas Coelho acusados de tentarem extorquir o vereador José João do Nascimento, o Nino que estaria namorando uma adolescente de 16 anos. Os Conselheiros alegavam que o vereador teria estuprado a menor e que, portanto seria preso, exigindo ambos a importância de R$ 6 mil, para livrar o mesmo de toda e qualquer denúncia. Uma notícia assim fica difícil saber se pé para rir ou para chorar, pois é impensável que pessoas com um caráter desses, tenham sido votadas e eleitas e possam ser conselheiros de alguma coisa. A propósito, no Rio Grande do Sul. uma conselheira que depois se soube ser ex-proprietária de uma casa de prostituição, está sendo processada tendo em vista que estava aliciando crianças e adolescentes para a prostituição.Realmente o brasileiro não sabe votar.

A PEGADINHA DO NOVO CÓDIGO CIVIL

No governo de FHC sob pressão dos banqueiros, foi aprovada no Congresso Nacional a meia luz, uma lei que previa a hipótese de se tomar o único imóvel de eventual devedor. José Sarney percebendo o golpe contra o patrimônio familiar daqueles que por infelicidade caíram nas malhas dos banqueiros, por telefone solicitou ao então presidente que em nome da família brasileira não permitisse aquele abuso e que vetasse a lei ou o artigo que permitiria a tomada do único bem, sendo prontamente atendido, tendo assim naquela oportunidade salvo desesperados devedores que evidentemente não queriam perder o seu lar. Agora sorrateiramente na elaboração do novo Código Civil os banqueiros enfiaram um dispositivo que prevê a execução e tomada do único imóvel do devedor. Resta saber qual o parlamentar que vai ter coragem de aprovar uma excrescência dessas.

Esta coluna e publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais