Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CÍCERO REALMENTE NÃO PODE MAIS PRESIDIR PSDB

Esta coluna há poucos dias revelou que o senador Cícero Lucena não poderia novamente presidir os Tucanos na Paraíba, em razão de estatuto da legenda não permitir. Confirmando o nosso entendimento, o secretário geral do PSDB da Paraíba, João Fernandes, confirmou que o Estatuto Nacional do Partido não permite a segunda reeleição para cargos nos diretórios da legenda, o que impediria que o senador Cícero Lucena, eleito e reeleito presidente do partido na Paraíba, pudesse ser candidato novamente. Fernandes, porém tentou consertar o estrago e alertou que a regra pode ser superada dependendo da deliberação da maioria do diretório. Ora como os Tucanos irão rasgar o estatuto do partido e como Cícero pode ter o apoio para tal empreitada se maioria seguiu Cássio?



AGRA CHAMA CÍCERO DE RAIVOSO E INOPERANTE


Por falar em Cícero, ontem no Programa Correio Debate, o Prefeito Luciano Agra o classificou como raivoso e inoperante. Disse Agra que o o senador Cícero Lucena, destila todo rancor no governador Ricardo Coutinho. “Ele esqueceu o governo municipal, porque viu que não tem como avançar no debate, não apresenta proposta alguma pra João Pessoa, e foi pra cima, com todo o rancor, para o governo do Estado e contra o governador Ricardo Coutinho”. Para completar Agra ainda afirmou que Cícero nunca colocou nem conseguiu liberar emendas diretamente para João Pessoa. 


PRAÇA JOSÉ TARGINO MARANHÃO


Informa o Jornal Correio da Paraíba, que existe no Altiplano uma praça que ilegalmente tem o nome do ex-governador José Maranhão. Ora tal absurdo que fere legislação federal e até mesmo estadual e municipal, não diz respeito apenas ao ex-governador, pois o próprio Judiciário dar um péssimo exemplo denominando os seus prédios com nomes de juízes e desembargadores vivos. Lá mesmo no Altiplano o Complexo Judiciário leva o nome do desembargador aposentado Marcos Souto Maior e o Fórum de Cabedelo, leva o nome do desembargador aposentando Júlio Aurélio Coutinho, sem falar em outras comarcas espalhadas pelo Estado, Pior é que há mais de dois anos o CNJ mandou que tais homenagens fossem retiradas.


OS BANDIDOS E A FALTA DE POLICIAMENTO 


O governo Ricardo Coutinho teve um ano muito difícil em muitas áreas, explicando sempre que encontrou as finanças do Estado destroçadas. Já no final do ano que se findou, inegavelmente melhorou muito a sua gestão, fato atestado por diversos institutos de pesquisa. Uma área, porém tem sido o seu calcanhar de Aquiles, a segurança pública, ou seja, nada absolutamente nada aconteceu e os índices de violência até pioraram – em que pese o pouco confiável desmentido das autoridades do setor, que o fazem, mesmo em total descompasso com a sensação de insegurança vivida pela população em nossas ruas. O fato é que não se viu até agora a elaboração de um simples plano de segurança e nem mesmo incursões de nossas policias as áreas mais violentas das cidades, bem como blitzs permanentes nos bairros e nas estradas, pois mesmo com a desativação da exaurida Operação Manzuá, não se sabe o que foi feito com o numeroso efetivo que ali servia. Aqui na capital, nos Bairros Alto do Mateus e Mandacaru se tentou fazer um arremedo das UPPs do Rio de Janeiro, mas a imitação tem se revelado um verdadeiro fiasco, pois continua a violência naqueles bairros e a sucessão de mortes, sendo o ultimo deles um policial militar que foi caçado e morto com mais de 20 tiros no Alto do Mateus, comprovando assim que a polícia pode até ter se instalado naqueles locais, porém o trabalho de investigação e pacificação erroneamente não vêm sendo feito.


OS BANDIDOS E A FALTA DE POLICIAMENTO II


Ocupar por ocupar não serve absolutamente para nada. Comprovando essa nossa assertiva que a violência prolifera em todos os bairros, principalmente aqui na capital e cidades vizinhas, bem próximas de nós no Bairro Renascer os bandidos faz o que querem e até expulsam moradores do bairro, cujas mudanças são feitas – pasmem –com escolta policial. Dia desses um cidadão fez um grande investimento naquela área e dias depois teve o seu comercio invadido em plena luz do dia por bandidos armados, fato que se repetiu ainda uma segunda vez. Por conta da violência dos dois assaltos o comerciante ficou com seqüelas de ordem psicológicas e teve que procurar auxílio médico. De posse das duas fitas da ação dos marginais, o mesmo procurou a polícia ate hoje nada aconteceu, a não ser o fato de que policiais o procuraram para oferecer segurança privada, a preço totalmente inviável para o comércio do mesmo, que claro não aceitou a oferta, pois caso aceitasse inviabilizaria o seu comércio. Mais recentemente um outro comerciante ali instalado, teve o filho assassinado pelos mesmos marginais, que agora exigem que o comerciante em questão, acabe com o seu ganha pão, fechando o seu comércio e se retirando daquele bairro. Pior é saber que existe um batalhão de Polícia e uma delegacia na cidade de Cabedelo, que aparentemente nada fazem, deixando os cidadãos a mercê dos bandidos. Com a palavra o governador do Estado, ou quem suas vezes fizer. 


VITALZINHO O OBEDIENTE


Depois da notícia de que seria o novo presidente do Senado, cujo boato rapidamente se dissipou, agora surge à informação de que o senador paraibano Vital do Rego (PMDB) começa a ser ventilado como sucessor de Renan Calheiros na liderança do partido o PMDB no Congresso. Dizem que o senador paraibano seria um bom candidato, já que seria bastante obediente as ordens da dupla Renan/Sarney. Vai de retro.


CALÇADÃO DE TAMBAÚ 


Finalmente depois de uma inexplicável demora de meses, a Prefeitura de João Pessoa mesmo em pleno período de férias, quando a Praia de Tambaú está repleta de turistas, resolveu consertar o calçadão daquela praia cujo transitar se encontrava quase impraticável, com pessoas se acidentando nos inúmeros buracos existentes. Antes tarde do que nunca. Falta agora a Prefeitura lembrar que a Praça João Pessoa também faz parte do roteiro turístico da cidade e o seu calçadão também se encontrava em péssimo estado de conservação envergonhando a todos nós.

 

 Esta coluna e publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais